__ECATI - Teses de Doutoramento
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Item O hiperobjeto artístico e a autonomia da curadoria : novos media e modelos expositivos(2023) Lança, Constança Pérez Babo; Miranda, José Bragança de, orient.A presente investigação tem como objetivo nuclear analisar o impacto da arte dos novos media na autonomia da curadoria. Propõe-se a Tese de que tais obras de arte se tratam de hiperobjetos que problematizam e reconfiguram o contexto expositivo e museológico, uma vez que escapam e rejeitam as categorias da Estética, exigem novos modelos expositivos e inauguram dinâmicas inéditas de participação. Inviabilizam o controlo absoluto por parte quer do curador, quer da instituição e do próprio artista, impondo a reestruturação do sistema hierárquico institucional. Sugerem, inclusivamente, um novo museu. Perante este enquadramento, identifica-se e declara-se, doravante, uma nova etapa de crise na esfera da arte. Com efeito, para além das reformas e dos obstáculos já anteriormente decorridos na arte, a estrutura, o sistema e a hierarquia desta vêm-se destabilizados e fragilizados pelo hiperobjeto artístico, nomeadamente na medida em que este altera as relações entre obra, artista, espectador, curador e museu. Emerge um artista curador, criador de situações dinâmicas e relacionais, e um espectador decisor e coprodutor. Ao mesmo tempo, reforça-se a diluição de dicotomias e princípios modernos sugerindo um novo que não se define pelo progresso, mas pela pós produção e pela metamorfose. Conduz-se, ainda, ao debate da “imaterialidade” da obra de arte, e, no seu seguimento, à recusa da classificação dos objetos dos novos media enquanto imateriais. Neste âmbito, a investigação sustenta-se em teoria da Estética, sobretudo em Hegel, na viragem tecnológica anunciada por Walter Benjamin, na Estética Relacional de Nicolas Bourriaud e na redefinição dos objetos a partir do conceito “hiperobjeto” de Timothy Morton. Estudam-se, igualmente, a obra de Marcel Duchamp, as transformações na arte desde os anos 1960, e, especialmente, a década de 1990, na qual se situa o eclodir da tecnologia digital no contexto artístico e institucional, período durante o qual se testemunhou a transição para uma criação artística menos “objetual”, mais híbrida, participativa e interativa. Assim se atravessa da obra modernista à hiperobjetual. É também a partir daqui que se permite identificar e avaliar de que formas se manifesta e atua a hiperobjetualidade no campo artístico, principalmente ao nível da sua interferência na curadoria e na exposição, nesta última, sublinhe-se, tanto enquanto espaço como obra de arte. Constata-se que os hiperobjetos são instáveis e desenham-se caso a caso, razão pela qual impedem o estabelecimento de um conjunto de modelos expositivos continuamente aplicáveis. Pelo contrário, requerem soluções individuais e propícias a sucessivas reformulações e renegociações. Assim sendo, apontam-se, para análise e estudo de caso, exemplos de formatos, eles mesmos flexíveis, móveis, adaptáveis, híbridos e híper, que representem e respondam aos desafios impostos pelos novos media à curadoria. O primeiro, e a partir do qual se aprofunda o debate da (i)materialidade, será a exposição Les Immatériaux (1985, Centre Georges Pompidou), concebida por Jean-François Lyotard e Thierry Chaput. O segundo caso, a obra Immaterial Display (2021), discutida mediante o contexto da exposição itinerante Matter, Non-Matter, Anti-Matter (2021-2023) e do projeto Beyond Matter – Cultural Heritage on the Verge of Virtual Reality (2020-2023), iniciados pelo Zentrum fur Kunst und Medien Karlsruhe (ZKM). A peça em causa consiste num paradigma de novas modalidades curatoriais, expositivas, receptivas e experienciais, bem como num exemplar de hiperobjeto. Daí se avança com a proposta de um novo museu, o hipermuseu. Immaterial Display, mas também Les Immatériaux e várias ações do projeto Beyond Matter, realizam-se e projetam-se, com efeito, para lá da matéria, consolidando-se, assim, enquanto eventos da expressão e da concretização do tecnológico no campo artístico. É neste quadro que este estudo se inscreve e no qual pretende, de certo modo, constituir um manifesto da condição digital, virtual e hiperobjetual da arte. Atenta-se a demonstrar que a arte, enquanto campo no qual se inclui a curadoria, a par dos restantes domínios humanos, encontram na tecnologia o seu mediador e o seu vínculo a tudo o que, no mundo, os excede. Palavras-chave: arte dos novos media; hiperobjeto; curadoria; tecnologia; digital; virtual; museu; espectadorItem Estratégias para a criação de franchises transmédia(2023) Silva, Marco Filipe Fraga da; Damásio, Manuel José, orient.A presente investigação propõe um modelo de criação de franchises transmédia com génese na banda desenhada resultante da investigação efetuada na componente teórica e da construção do franchise de ficção especulativa intitulado Crónicas do Tempo e do Espaço na componente prática. Na componente teórica, enquadrada no transmédia no cinema, o enfoque foi dado em áreas como a banda desenhada (BD), a ficção especulativa, a pré-produção cinematográfica, o storytelling e o worldbuilding. Procurou-se definir e compreender como estas áreas se articulam no desenvolvimento de um franchise transmediático. Na componente prática, várias metodologias e estratégias foram aplicadas na construção de um universo ficcional expandido que se materializou num conjunto de guiões que foram posteriormente adaptados para o meio da banda desenhada e publicados e promovidos de diferentes formas, recorrendo a diversos meios. Vários elementos relacionados com o storyworld das Crónicas do Tempo e do Espaço foram compilados numa Bíblia de Produção que, em conjunto com as narrativas publicadas no formato de banda desenhada, permitirão o contacto com colaboradores independentes e produtoras de audiovisuais e de videojogos para a futura transmediação do universo ficcional produzido. Todo o processo teórico-prático permitiu o desenvolvimento de um modelo para a criação de franchises transmédia composto por quatro fases que correspondem à pré-produção de um storyworld expandido, produção de uma banda desenhada que permitirá o lançamento do franchise, compilação de materiais numa Bíblia de Produção que servirá o propósito de contactar colaboradores e empresas que permitam alcançar a última etapa do modelo – a disseminação transmediática da propriedade intelectual. A fase da transmediação apresenta três categorias de transmedia storytelling – intracomposicional, intercomposicional e complexo – e três tarefas essenciais – design da narrativa, design da experiência e design da interação – que permitem alcançar a transmediação através de pelo menos três média distintos. Palavras-chave: banda desenhada, pré-produção cinematográfica, ficção especulativa, modelo de transmediação, transmedia storytelling, worldbuildingItem The interplay of communication and health: the potential of communication technologies to promote health in school-based nutrition interventions with children(2023) Vaquinhas, Sara Henriques Fonseca Azevedo; Damásio, Manuel José, orient.Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito da comunicação em saúde, focando-se no potencial da comunicação e das suas tecnologias para promover a mudança de comportamentos de saúde em intervenções escolares na área da nutrição. A comunicação em saúde é um campo científico relevante que resulta da interseção entre o campo da saúde e da comunicação, destacando o papel fundamental da comunicação nas intervenções em saúde. Esta dissertação progrediu em três fases, incluindo cinco estudos no total, que evoluíram de uma abordagem teórica e exploratória para uma abordagem pragmática e empírica. A primeira fase é teórica e inclui dois estudos – 1) uma perspectiva integrativa dos modelos de mudança de comportamento em saúde e 2) uma revisão sistemática da literatura de intervenções de comunicação em saúde no contexto escolar. A segunda fase do projeto aplica uma abordagem exploratória incluindo dois estudos – 3) um inquérito online a pais sobre hábitos alimentares e intervenções de saúde que fazem uso de tecnologias de comunicação e 4) a análise da cobertura noticiosa nacional sobre alimentação nas escolas. A terceira fase centrou-se numa metodologia empírica e incluiu uma intervenção em saúde em contexto escolar sobre nutrição, com crianças dos 9 aos 12 anos. Os estudos desenvolvios nesta dissertação são complementares e contribuem para a compreensão teórica e empírica aprofundada do papel da comunicação e do potencial das suas technologias em intervenções de promoção da saúde. Palavras-chave: comunicação em saúde, intervenção em saúde, tecnologias da comunicação, mudança de comportamento em saúde, nutrição.Item A linha dinâmica : em estudos de movimento e animação(2023) Pereira, Cibele Torresão Saque; Pinto, José Gomes, orient.A presente proposta de tese de doutoramento intitulada de ‘a linha dinâmica em estudos de movimento e animação’, pretende contribuir para um estudo apurado da linha considerando o desenvolvimento de uma sua qualidade dinâmica de suporte a movimento visual. Implicando observação, reflexão e metodologia visual, situa ainda, contextos figurativos que retratam relações humanas com o mundo natural. O processo investigativo, ao refletir sobre a importância de um estudo do elemento linha e de contemplar uma sua aplicabilidade em projetos de comunicação visual, pretende especificamente questionar se o estudo da linha, nomeadamente da linha dinâmica, poderia constituir-se como uma ferramenta potenciadora e diferenciadora de perceção visual quando dirigida à criação de movimento para animação cinematográfica. Assim, posicionando este trabalho no contexto da Cultura Visual, pretende em primeiro lugar, estabelecer uma aproximação ao estudo do elemento ‘linha’ numa perspetiva de impressão do movimento. Recorrendo a um valor intrínseco ao Desenho nos seus processos artísticos de observação e criação, considerados campos de apreensão e estudo do que ‘permanentemente se move’, convoca-se a ‘linha’ como um elemento de acuidade visual, estruturante e transversal, nos caminhos de constituição de uma observação específica e contextual da imagem. Em segundo lugar, através de processos de correspondência de informação e estudo do movimento proporcionado e ampliado pelo elemento linha dinâmica, pretende convidar a uma reflexão que sugere uma sua potencial aplicabilidade em projetos de comunicação visual, nomeadamente em estudos de movimento dirigidos para contextos de cinema de animação no enquadramento de relações entre arte, media e cultura. Em terceiro lugar, concebendo a linha como uma forma de expressão visual, procura salientar a relevância do estudo de uma particular linha referencial, considerada como um apoio visual de carácter flexível, aqui considerando-a enquanto ferramenta de observação e comunicação. Sendo que, na perspetiva do movimento cinematográfico, pretende ainda salientar a relevância do ‘momento de dinâmica’ implicado em cinema de animação e proporcionar uma via complementar de construção visual voltada para o conjunto das imagens em movimento. Globalmente, a presente proposta reflexiva, procurou desenvolver uma análise histórica e teórica, bem como estética e técnica, com uma particular atenção dedicada ao elemento linha e a determinantes instantes do mover que geram a impressão visual de dinâmica em campo. Sendo que, na última parte deste trabalho, se apresenta um desenvolvimento aplicado que transforma dois estudos de caso, num espaço de experimentação e consolidação da proposta. Os contextos figurativos de animações que retratam relações humanas para com o mundo natural, procuram proporcionar uma pertinência temática de suporte a uma aceção da linha visualmente mais próxima, mantendo a perspetiva de uma abrangência visual estruturalmente participada. Palavras-chave: Linha, Desenho, Movimento, Dinâmica, Desenvolvimento, Desenho Animado.Item Segundas residências e desenvolvimento local em Portugal(2023) Oliveira, José António de; Roca, Maria da Nazaré Oliveira, orient.Neste trabalho, entende-se que as segundas residências são alojamentos onde ninguém tem a sua residência habitual e que são ocupados por períodos mais ou menos longos, com maior ou menor frequência e em diferentes partes do ano. Os estudos sobre este fenómeno têm raízes nos anos 60 do século XX, mas foi mais recentemente que se expandiram a diferentes contextos geográficos e sociais, também com diferentes abordagens disciplinares. Em Portugal esse interesse radica em estudos pioneiros dos anos 80 e 90, que se retomaram e expandiram desde a primeira década no século XXI. A principal questão de investigação deste trabalho relaciona-se com os efeitos e impactes da expansão das segundas residências sobre o desenvolvimento local, sendo que a respetiva resposta, tendo como embasamento teórico-conceptual o modelo IDENTERRA, foi obtida através de uma análise quantiqualitativa, tanto à escala do Continente português, como à da sub-região do Oeste, adotando uma segmentação em três dimensões: i) a casa; ii) os utilizadores; e, iii) os usos. O crescimento das segundas residências em Portugal, desde os anos 60 do século XX, tem sido marcado por três padrões distintos e complementares: i) a saliência das resultantes do abandono dos campos, sobretudo em áreas mais serranas; ii) seguidas pela consolidação das implantadas em áreas de amenidades ambientais, sobretudo litorais e nas imediações das duas grandes áreas metropolitanas; e, por fim, iii) as mais recentemente ligadas a fenómenos de desenvolvimento turístico regionalmente e economicamente integradas, com destaque para o Algarve e os fenómenos específicos do imobiliário turístico. As grandes conclusões do estudo foram as seguintes: i) em relação à dimensão “casa”, elas surgem no interior dos aglomerados e não são ostensivamente marcantes na paisagem, estando ligadas a sistemas de drenagem e de abastecimento e dinamizando alguns serviços locais de manutenção e reparação; ii) na dimensão “utilizador”, para além do estatuto económico e socioprofissional não ser distintivamente relevante, é visível uma separação entre os casais jovens com filhos e os mais idosos com netos, em relação direta com uma utilização que combina estadias mais curtas e mais frequentes com outras mais longas e, também por isso, menos frequentes; iii) na dimensão “uso”, destaca-se a fruição do descanso e lazer, a par da utilização da praia e dos passeios e convívio com familiares e amigos. No geral, a grande distinção entre todas as modalidades de relação das dimensões consideradas, é mediada, ou até determinada, pelo sentimento de pertença ou apego ao lugar, seja por via da existência de relações familiares, seja pela longevidade da sua frequentação. É a relação com o lugar que determina os maiores níveis de envolvimento e de produção de efeitos e impactes positivos sobre o desenvolvimento local, não só do ponto de vista da utilização e aquisição de bens e serviços, como dos níveis de conhecimento e envolvimento na solução dos problemas locais. Palavras-chave: segundas residências; turismo de segunda residência; desenvolvimento local; efeitos e impactes; ordenamento do territórioItem Social capital for action: “Let’s put the Sequeira in its rightful place”(2023) Torres, Nuno Cintra; Damásio, Manuel José, orient.A tese Social Capital for Action: “Let’s Put the Sequeira in Its Rightful Place” [Capital Social para a Ação: “Vamos Pôr o Sequeira no Lugar Certo”] documenta, analisa e interpreta a comunicação para construção estruturada de capital social para financiamento colaborativo online nas artes (2015-2016). A campanha resultou de decisão estratégica da Direção do MNAA com três objetivos -- museológico, branding e político-administrativo: a compra oportuna de recôndita pintura do século XIX A Adoração dos Magos do inconspícuo Domingos Sequeira; reposicionamento da subvalorizada marca MNAA como o “primeiro museu”; apoio à autonomia financeira e administrativa legislativa no setor de museus. O primeiro objetivo teve sucesso. É analisada a criatividade e a mecânica da comunicação desenvolvida para a campanha, centrada no apelo à ação social coletiva veiculado por um slogan que consubstancia os principais elementos da ação mediada onde Sequeira funciona como o avatar do foco do discurso: o artefacto pintado do mito dos Magos, o mais jovial de todos os mitos cristãos. O efeito de atração de uma pluralidade de construções sociais profundas, significados culturais, práticas discursivas é discutido. São identificadas histórias milenares, atores mitológicos ou expressivos emanados de mitos religiosos que exalam atributos naturalizados, simbólicos. É identificada a aplicação sincrética por Sequeira de processos de comunicação visual estabelecidos na Renascença e de elementos que antecipam o romantismo. Examina-se o poder diagramático mnemónico da imagem, os elementos visuais subjacentes que exerceram poder persuasivo silencioso não expresso. Analisa-se o discurso para persuadir confiança necessária para a construção de capital social e os seus elementos constituintes – transparência e prestação de contas. Liderança e empreendedorismo são destacados. Regras e flexibilidade, instituições estabelecidas e o contexto são identificados. A função de sinalização de atores institucionais, individuais, simbólicos ou de status imbuídos de poder significante acionável e conferentes de prestígio e a transformação da prática social em doar para a cultura é explorada. Elementos de construção de confiança no processo de doação e a garantia da qualidade artística do artefacto são identificados. O design da plataforma online, a proximidade de objetivos e recompensa emocional de doar são investigados. Palavras-chave: financiamento colaborativo; museu; Sequeira; Magos; MNAAItem Requalificação do espaço público em contexto AUGI(2022) Martins, Sara Isabel Alves Boaventura Macedo; Antunes, Filipa Oliveira, orient.No caminho do êxodo rural ficou a necessidade de habitação nas cidades, nomeadamente em Lisboa e Porto. A falta de políticas públicas adequadas levou à criatividade e os parcelamentos ilegais foram a forma encontrada por muitos para resolver o problema da falta de habitação a preços acessíveis. Pretende-se hoje, entender o fenómeno das Áreas Urbanas de Génese Ilegal do ponto de vista urbanístico, mas também social e económico, e fazer o seu enquadramento com as políticas públicas actuais, atendendo a que existe uma inversão da pirâmide demográfica em Portugal. A questão dos loteamentos como forma de produzir urbes e os entraves que se colocam na transformação do espaço público, atendendo a que estes espaços foram a última preocupação de proprietários e municípios. A importância do espaço público enquanto promotor da qualidade de vida e da atratividade dos locais e os mecânismos legais para a criação e requalificação dos espaços públicos existentes. Palavras chave: Requalificação, espaço público, AUGI, políticas públicasItem Wireless networking for autonomous mobile smart camera drones(2022) Asaamoning, Godwin Anuork; Mendes, Paulo Jorge Milheiro, orient.Dispositivos voadores em rede, tais como veículos aereos não tripulados (UAV), também chamados drones, equipados com camaras inteligentes estão cada vez mais a serem utilizados para formar sistemas autonomos cooperativos para realizar tarefas de fotogrametria e detecção, incluindo a captação de dados de vídeo e imagem em tempo real de alta qualidade para monitorização no terreno, vigilância e serviços de gestao de desastres. O aumento dos UAV tem sido principalmente atribuído a sua maleabilidade e oferta de grande autonomia no estabelecimento de uma rapida ligação sem fios, permitindo esforços coordenados na recuperação de informaçao crítica e sensivel ao tempo a partir de varios locais, incluindo locais em perigo para reduzir os factores de risco humano. Embora tenham sido desenvolvidos drones de camara inteligente em rede para produzir enormes quantidades de dados críticos de locais atingidos por catastrofes que precisam de ser transferidos e analisados em tempo real, o funcionamento em rede e relacionado com a comunicação, abrangendo o sistema de UAV único a uma grande rede ad hoc de UAVs (UAV-FANET) capaz de fornecer uma coordenação rápida de agentes para uma recuperação e disseminação adequadas de dados de vídeo e imagem, vem com desafios significativos, nomeadamente topologia dinamica e mobilidade rápida dos nós. Al em disso, as UAV-FANETs enfrentam desconexoes intermitentes e não disponíveis intermitentemente, em grande parte devido a sua estrutura 3D, impactando assim a qualidade dos pacotes disseminados. Determinada a enfrentar estes desafios, o principal objectivo desta tese e investigar novos sistemas de redes de camaras inteligentes voadoras capazes de capturar e transmitir imagens e vídeo de alta qualidade em grandes areas geográficas, concentrando-se não na reprodução de vídeo, mas na investigação de abordagens avançadas de redes sem fios para a transmissao de pacotes. Para este fim, o objetivo desta tese surge no seguinte: analisar o estudo de aplicabilidade de enxames de drones para rede e requisitos de computação necessários para o funcionamento eficiente de um sistema de enxame como um sistema de controlo em rede; investigar escolhas fiaveis de desenho de comunicaçoes sem fios capazes de fornecer apoio suficiente para a captura e disseminação adequadas de pacotes de vídeo e imagem em grandes UAV-FANETs; conceber e implementar um novo esquema baseado em clusters chamado Mecanismo de Clustering Dinamico com Balanceamento de Carga para realizar o clustering devido a mobilidade dos nós e à estrutura 3D, ao mesmo tempo que se abordam as restrições causadas por alterações topológicas, e em sincronia com uma função de entropia para lidar com a tolerância a falhas de cluster e sobrecargas de tráfego para uma disseminação adequada dos pacotes de dados FANETs; e finalmente, para investigar o encaminhamento híbrido interoperavel baseado na posição, onde o encaminhamento intra-cluster e capaz de evitar caminhos de encaminhamento inadequados com base num metodo de classificaçao simples, enquanto o encaminhamento entre cluster baseado em abordagens gananciosas e de regras de mao direita para reduzir a sobrecarga de mensagens e para escapar a situacões de nós vazios, para resolver desconexões intermitentes e limitações de escalabilidade em FANETs agrupadas. A avaliação experimental realizada utilizando a ferramenta de simulação NS-3 provam que as nossas novas estruturas de comunicação são capazes de fornecer uma disseminação adequada de pacotes de dados em comparação com outros mecanismos de última geracão. Em suma, as estruturas teórica e lógicas investigadas neste estudo fornecem a base para a concepção e implementação de sistemas sem fios adequados capazes de fornecer uma disseminação adequada de pacotes de vídeo e imagem em grandes FANETs de UAV.Item Empoderamento, bem-estar e acessibilidade em jogos digitais(2022) Mira, Carla Patrícia Gonçalves e Sousa; Damásio, Manuel José, orient.Devido às suas características únicas, os jogos têm sido cada vez mais estudados como relevantes para a aprendizagem, representação, empoderamento, bem-estar e, em última análise, inclusão social. No entanto, no campo da deficiência em geral e da Deficiência Intelectual (DI) em particular, estas vantagens estão ainda imersas num conjunto de barreiras e obstáculos decorrentes da falta de acessibilidade deste medium e da falta de representação nos processos de investigação e criação. A presente coletânea de artigos científicos propõe uma abordagem conceptual e empírica a estas questões, com o objetivo principal de explorar o papel dos jogos digitais no empoderamento e bem-estar das pessoas com DI. Na abordagem empírica implementámos um processo de Investigação de Ação Participativa, envolvendo adultos com DI (N = 14) e estudantes do ensino superior (N = 17), visando três objetivos principais: (a) explorar a eficácia desta abordagem no empoderamento e bem-estar de adultos com DI institucionalizados; (b) verificar a viabilidade das abordagens participativas para a promoção da acessibilidade em jogos; e (c) explorar o valor pedagógico desta atividade no desenvolvimento profissional de futuros game designers e game developers. Nesta medida, a metodologia adotada incluiu uma abordagem etnográfica ao processo de criação colaborativa de jogos, envolvendo ambas as amostras, alinhada com avaliações pré e pós-processo. Entre Março de 2020 e Fevereiro de 2021 foram realizados: um focus group sobre interesses e hábitos mediáticos, nove sessões de criação participativa com feedback do público alvo, três rondas de playtesting e 162 sessões de jogo com adultos com DI. Deste processo resultaram 10 jogos acessíveis para pessoas com DI — criados considerando os seus interesses, necessidades, características cognitivas e motoras —, e 10 interfaces tangíveis (controlador) concebidos à medida de cada jogo. Os resultados obtidos sublinham a eficácia da abordagem apresentada na promoção do empoderamento e do bem-estar em adultos com DI, registando-se níveis estatísticos significativamente superiores após o processo (p < .05) que foram corroborados pelos dados da observação participante. Quanto aos estudantes, observaram-se níveis estatisticamente mais baixos (p < .05) de atitudes de preconceito em relação a pessoas com DI e um maior conhecimento da implementação de características de acessibilidade em jogos. O referido empoderamento, parece ter sido promovido pela aplicação de um processo criativo participativo de desenvolvimento, do qual resultaram um conjunto de jogos ajustados às narrativas e experiências das pessoas com DI. Embora este trabalho seja um estudo de caso com uma amostra limitada e desenvolvido num contexto específico, é possível identificar as suas potenciais contribuições para uma maior inclusão de pessoas com DI na indústria de jogos e nos estudos dos media. Sendo esta uma questão de direitos, também é estratégia exequível para abordar questões de acessibilidade e representação. Os resultados deste estudo podem ajudar a enquadrar uma discussão mais ampla sobre a inclusão das vozes dos grupos sub-representados por via dos jogos e como estas estratégias podem ser parte da formação dos futuros profissionais daquela área.Item A transformação da telenovela portuguesa na transição do século XX para o século XXI(2022) Costa, Jorge Paixão da; Damásio, Manuel José, orient.A telenovela é o objeto de estudo desta dissertação. Genericamente, explora-se a génese deste formato em Portugal e, em particular, dá-se relevo ao período produtivo que se sucedeu no fim do milénio. O autor deste trabalho esteve ligado à produção de telenovelas, em Portugal, enquanto guionista e realizador - embora não se reduza a isso a sua área de interesse e prática no audiovisual. Esta circunstância influenciou indelevelmente a investigação académica do autor, e esta, por sua vez, está também ligada à actividade enquanto docente universitário, em particular na área da ficção para televisão. Prossegue-se, assim, a investigação lançada anteriormente, no mesmo domínio. Apresenta-se aqui a mudança no modo de produção da telenovela portuguesa, no advento da era digital - o período a considerar vai de 1999 a 2017. Os conceitos decisivos são os de “localização do formato”, “cultura de produção” e “capital social” de ligação. A especificidade do modo de produção português de formatos de ficção serializados de longa duração resultou de uma conjuntura específica de organização da estrutura de produção em que os recursos organizacionais e humanos associados foram decisivos. Entre outros factores, a tese dá destaque à ligação original (portuguesa) entre capital social e modo de produção.Item Fotografia e construção da experiência cinemática : qual a influência da direção de fotografia na perceção da narrativa cinematográfica? Contributos para o estudo da relação entre a prática da fotografia e a construção da experiência cinemática(2022) Costa, António Afonso; Damásio, Manuel José, orient.Compreender a influência da fotografia cinematográfica na construção da experiência cinemática com enfoque nos aspetos narrativos e estéticos é o principal objetivo deste estudo. O percurso investigativo envolve a análise das variáveis do processo de construção fotográfica que influenciam a narrativa e a estética cinematográfica do ponto de vista da receção da obra. A construção de um filme pressupõe a participação e a colaboração de vários elementos especializados de diferentes departamentos que ocupam posições chave no domínio criativo. O realizador, como responsável principal pela obra artística, conta com a colaboração de outros criadores, como o diretor de fotografia, que concebe a imagem, e com outras participações, nomeadamente do responsável pelo desenho de produção, do criador da música, possivelmente do responsável pelos efeitos especiais, entre outros que, de uma maneira ou de outra, têm um maior ou menor grau de influência na conceção visual da obra. Este estudo concentra-se essencialmente no desempenho do diretor de fotografia na construção da narrativa cinematográfica. Interessa saber qual o grau de influência que a direção de fotografia tem na obra final. Importa explorar se, através de uma interpretação singular em termos da opção estética na utilização da iluminação, de movimentos de câmara, da composição de imagem por parte do diretor de fotografia, independentemente das orientações estabelecidas pelo realizador, a imagem obtida tem ou não um papel relevante no curso da perceção cognitiva do espetador. Este estudo procura obter respostas através de um ensaio empírico que consiste na filmagem de uma mesma cena com três diretores de fotografia diferentes. O mesmo guião é filmado pelo mesmo realizador, com os mesmos atores, a mesma equipa e o mesmo cenário; a única variação entre os filmes reside no diretor de fotografia. Os resultados são apresentados a uma audiência que constitui os grupos de foco, os quais de seguida, por sua vez, respondem a um questionário. O resultados são obtidos através da análise das respostas.Item Uma netnografia da participação da vida na fé, nos terreiros de Candomblé e Umbanda, em Portugal(2022) Lima, Anna Maria Salustiano de Andrade; Álvares, Cláudia, orient.Imersos numa sociedade pautada pelas regras do consumo, todos nós, queiramos ou não, necessitamos de estar predispostos a nos “adequarmos” às exigências de um tempo guiado pelo lucro. Com a religião, os interesses mercantilísticos não são distintos, o que a torna em algo que transcende e legitima o discurso que também é social. Através da prática do culto, esta reaviva o local de origem do imaginário diaspórico, imprime-se um carácter associado à redefinição da pertença cultural e histórica dos indivíduos, construída fora da ligação territorial, fixa e nacional. Para tal, contribuiu a comunicação transnacional que derrubou as barreiras nacionais, dando expressão ao modelo que Gilroy designa de «Black Atlantic» (1993), o qual exprime o sentimento de desterritorialização da cultura, com a diáspora a desempenhar um papel importante nesse desenvolvimento. O processo de construção de diásporas é, assim, um domínio semântico mais vasto e igualmente complexo, congregando sentimentos de ambiguidade entre espaço de origem e destino de estabelecimento. Nessa vastidão, que inevitavelmente perpassa o campo tecnológico, apresentamos a composição do contexto religioso e sociocomunicacional do Candomblé e da Umbanda em Portugal, como um fenómeno de ‘Reforma Digital’ (Drescher, 2011), composto por conexão, participação, criatividade, e colaboração voluntária dos usuários, encorajados pelo uso das redes sociais on-line em diversos aspetos da vida diária, incluindo a vida na fé. Num recorte específico dos sites institucionais e de páginas do Facebook, focamos o ‘engajamento’ dos fieis, na página do Templo de Umbanda Tenda de Oxóssi (TUTO) localizado em Aveiro, Templo de Umbanda Pai Oxala (ATUPO), em Braga, Terreiro Espiritual de Umbanda, Caboclo Nharauê, localizado, em Coimbra, Lisboa e no Algarve, Templo Lendas de Aruanda, em Leiria e Templo de Urubatão, na Malveira, para compreendermos melhor esse universo, em que a audiência será também responsável pela dinâmica das alterações nos espaços on-line e presencial. Procuramos demonstrar a harmonia que existe entre a religião, que utiliza novas tecnologias, e as características da sociedade de consumo da atualidade. Ao longo do percurso, traça-se um caminho na busca pela “terra que mana leite e mel” (Êxodo 33: 3), que neste caso “flui com gostos e compartilhamentos” como metáfora para a abundância digital do lugar que se deseja alcançar.Item A relação dos media e o poder público em Angola(2021) Candumba, João Félix Pedro; Miranda, José Bragança de, orient.O presente trabalho de investigação subordinado ao tema “A Relação dos Media e o Poder Público em Angola” trata dos aspetos marcantes da comunicação social de forma histórica e prática, realçando os elementos da democracia, opinião pública e da identidade cultural a partir das diversas formas de comunicação. São igualmente discernidos termos como a opinião pública, a esfera pública de modo geral, as diversas formas de democracia (representativa e participativa), o espaço público e o desdobramento dos meios de comunicação social no mundo e em Angola. Atrelamos também o jornalismo na construção da democracia, visto que é um elemento fulcral para a cristalização das sociedades e/ou com o jornalismo de desenvolvimento como fundamental para este processo. Abordamos também da relação entre o jornalismo e a política, as dificuldades encontradas a partir das liberdades de imprensa, expressão e outras que são de índole universal e nacional. Destaca-se também a ética e deontologia no jornalismo angolano, a satisfação dos profissionais que trabalham na área de jornalismo. Por outro lado, apresentamos também o funcionamento dos media audiovisuais sobretudo a rádio e a televisão, sua relevância depois da independência, o surgimentos de novos canais de rádio e televisão, a concentração destes media em Luanda e sua divergência da não extensão em todo o país. Finalizamos a nossa pesquisa com os aspetos ligados à internet, o jornalismo feito pelos cidadãos, o surgimento de novas plataformas de informação, as discussões e a esfera pública digital em Luanda, assim como o posicionamento do poder público.Item A curadoria entendida enquanto ato artístico : o caso WAIT(2021) Franco, Orlando Miguel GasparA presente investigação resulta de um trabalho contínuo, que buscou compreender as relações entre reflexão teórica e prática artística implicadas na construção do projeto WAIT. A práxis do artista é sempre um território complexo onde abundam as questões. Questões em torno da imagem e as suas aparências, questões em torno da materialidade da obra, questões em torno da forma de a dar a ver. Torna-se determinante encetar sempre que possível um campo para a investigação, que abarque todos estes processos. Neste sentido esta dissertação percorre um campo de reflexão e interrogação em torno dos fenómenos da imagem, da sua aparição à sua receção. De que forma os artistas lidam com o crescente número de imagens, de que modo produzem uma eleição, para acolherem as suas imagens. Foi também necessário recorrer a um conjunto de referências históricas que protagonizam a importância dos novos media na produção e exposição de obras de arte. Tornou-se assim necessário traçar um percurso que analisa a história das práticas da instalação de imagem em movimento, recorrendo às práticas da instalação-filme e instalação vídeo durante o século XX. Não deixámos de parte a importante mudança que ocorre no século XIX com o surgimento da fotografia e do cinema. A exposição WAIT assume-se como zona central de estudo, neste trabalho, pelos motivos que elencamos em seguida: Pode uma exposição constituir-se enquanto objeto artístico? Podemos entender a exposição como uma décima arte? Para isso, este trabalho pretende também investigar alguns dos fenómenos recentes em torno das práticas curatoriais, nas suas mais diversas expressões, em particular quando o curador é em simultâneo artista visual. Por último, esta dissertação, apresenta um conjunto de elementos estruturais à prática artística, que influenciaram a conceção da exposição WAIT.Item A produtividade na adaptação cinematográfica o caso Materna doçura(2017) Cachapa, Possidónio; Miranda, José Bragança de, orient.O propósito desta tese é duplo. Parte-se primeiramente de uma problematização da adaptação, sabendo-se que os Estudos em Adaptação estão a passar por forte convulsão. Centrado principalmente no cinema, foi ganhando amplitude dada a crescente importância dos vídeo-jogos, das obras hipertextuais e de hipermédia, para além do teatro, da poesia, etc. Fenómenos como o da passagem dos filmes a novelas ou romances, alterando a direcção da adaptação, são sintoma de que a adaptação, longe de ser um tema menor ou secundário, se coloca no centro da produção cinemática contemporânea. Desenvolveu-se assim uma reflexão sobre a produtividade da actividade de adaptação, levando-nos a questionar as formas clássicas centradas na ideia de origem e de original, para revelar as cargas estética e artística que excedem as técnicas adaptativas. Num segundo momento, inseparável desta problematização, procedeu-se a um trabalho experimental centrado num romance de 1998, Materna Doçura, consubstanciado na construção de um argumento cinematográfico, onde se testam as principais consequências teóricas e estéticas da tese. A construção do referido argumento constitui-se, deste modo, não tanto como objecto de tese, mas como teste da parte teórica acerca da produtividade da adaptação. Neste contexto, procedeu-se em seguida ao levantamento dos trabalhos elaborados sobre as questões da adaptação em sentido lato e restricto, bem como de muitos outros que permitem estabelecer pontes com as questões de tradução e outras áreas de trabalho e pensamento de forma a melhor compreender as problemáticas inerentes ao tema. Finalmente foi desenvolvida a referida comparação entre os dois trabalhos, com natural incidência no argumento cinematográfico. A confrontação com um grande número de obras de referência escritas desde os anos 1950, e o seu cruzamento com conceitos quer do domínio das ciências da comunicação quer dos estudos filosóficos, permite sustentar a tese de que vivemos numa época pós-clássica da adaptação, que reserva a este tipo de estudos um vasto futuro.Item Da arché ao arquivo e do arquivo a arché: o gesto arquivial como conceito e método na prática artística contemporânea(2020) Barata, Hugo Miguel Marques das Neves; Miranda, José Bragança de, orient.Um resumo desta investigação deve, primeiramente, justificar a sua intitulação: Da Arché ao Arquivo e do Arquivo a Arché: O gesto arquivial como conceito e método na PRÁTICA ARTÍSTICA contemporânea. Pretende-se constituir uma aceção que permita, ou revele, um fio condutor de acesso ao Real, e que na nossa tese é tudo o que se encontra fora do Arquivo. No fluxo entre a ARCHÉ originária e o contemporâneo, faz-se a leitura do presente a partir do qual as obras de arte qua arquivos transportam, finalmente, o presente para o futuro, a partir de um processo de ANARQUIVAÇÃO constante. Existe uma contradição intrínseca que caracteriza o arquivo e que induz a sua insofismável dinâmica criativa. A contingência dos estatutos do ARQUIVIAL e do ARTÍSTICO, e a permeabilidade destas duas categorias tidas como tradicionalmente distintas - uma obra e a documentação (mesmo que seja documentação de uma obra) - colocam em evidência as convenções institucionais que mantêm a distinção entre estes dois gestos. Algumas destas tentativas de esclarecimento e comentário procurarão ser respondidas partindo do arquivo como OPERACIONALIZANTE, em GESTO anarquivial, de uma estética e uma mecânica de investigação em arte, assente em processos de construção do trabalho prático que parecem considerá-lo uma espécie de ESTILO CONTEMPORÂNEO em espaço SUBMEDIAL. Aqui, o conceito de Arché não é olhado como um ponto de partida mas enquanto lugar de chegada, procurando dar a ver uma manifestação em POTÊNCIA. Talvez a função do arquivo não consista meramente em ilustrar ou representar a história ou em agarrar-se às memórias da própria, como se de um espelhamento pelo qual se realizou «de facto», no Real. Pelo contrário, talvez o arquivo constitua o pré-requisito necessário para algo que emerge, porque só no arquivo, que «já lá está», somos capazes de comparar o novo com o antigo, o presente com o passado projetado no FUTURO.Item O ordenamento do território e a revisão dos Planos Diretores Municipais : execução e equidade(2020) Pena, Edília Maria Almeida; Oliveira, Fernanda Paula, orient.A problemática da execução de planos municipais e o desfasamento existente entre o planeado e o executado é uma realidade que caracteriza o sistema de planeamento em Portugal. Os planos municipais, designadamente os Planos Diretores Municipais, não se podem limitar a meros instrumentos de natureza normativa nos quais temos inevitavelmente que enquadrar as dinâmicas territoriais em constante mutação. Constituem-se antes como importantes instrumentos de ordenamento e análise prospetiva, no desenvolvimento de um território que se quer capaz de antecipar mudanças de paradigma, equacionar e dar resposta às profundas transformações de natureza económica, social ou tecnológica. Reconhecendo-se a importância de uma intervenção territorial planeada e processando-se a realidade a um ritmo cada vez mais acelerado, para o sucesso de implementação do plano, evidencia-se premente a necessidade de alinhar os instrumentos de gestão territorial com o ritmo dessas transformações, promovendo simultaneamente uma proposta de ordenamento mais equitativa. Neste âmbito assume particular relevância a salvaguarda de aspetos relativos à estratégia, os critérios de classificação do solo enquanto substrato base, bem como a adoção de soluções que preconizem ajustes do modelo de ordenamento, numa perspetiva menos rígida e mais flexível. Quase duas décadas passaram após a introdução da perequação no enquadramento legal, com o propósito de promover a justa repartição de benefícios e encargos decorrentes da proposta de planos territoriais. Os Planos Diretores Municipais recentemente publicados têm recorrentemente remetido a execução para Planos de Pormenor, Planos de Urbanização ou Unidades de Execução. Mas serão estes mecanismos de execução ou instrumentos à espera de intervenção? Serão instrumentos capaz garantir a equidade no ordenamento do território à escala municipal? A abordagem é efetuada a partir da análise crítica ao quadro legal, às propostas de PDM recentemente publicados e ao estudo de caso do PDM de Sintra. A legislação tem vindo reforçar os instrumentos equitativos abrindo a possibilidade de estabelecer mecanismos destinados a compensar a proteção de interesses gerais, como seja o contributo dos ecossistemas, prevendo neste âmbito a transferência de edificabilidade. A análise ao estudo de caso releva os possíveis impactos que tal opção pode representar, num território heterogéneo, considerando-se indispensável o papel regulador do município. Conclui-se que para tornar o ordenamento do território na revisão dos PDM mais exequível e equitativo tem de existir flexibilidade e alargamento da abrangência dos instrumentos equitativos, integrando na equação as questões da remuneração dos ecossistemas.Item O papel da literacia em saúde : compreensão e produção de mensagens de e-saúde para a autogestão da pessoa com diabetes(2019) Nogueira, Adinan Carlos; Damásio, Manuel José, orient.Este trabalho teve como ponto de partida o desenho, desenvolvimento e implementação de um conjunto de intervenções no domínio da literacia em e-saúde vocacionadas para a informação e prevenção em torno da diabetes. Estas intervenções foram desenhadas a partir de conteúdos digitais orientados para a promoção adoção de um estilo de vida mais ativo que melhore a capacidade de autogestão e, consequentemente, os padrões de saúde de pacientes diabéticos. O objetivo deste trabalho foi aferir o potencial dessas intervenções para melhorar as condições gerais do paciente e definir uma metodologia de intervenção que, recorrendo aos princípios da comunicação estratégica, nomeadamente no que concerne ao uso da persuasão, melhore o processo de construção e a eficácia de mensagens em e-saúde. O trabalho pressupõe que a qualidade e o conteúdo da comunicação veiculada através de mensagens tecnologicamente mediadas é essencial para a modificação do comportamento dos indivíduos a longo prazo. A pesquisa realizada envolveu avaliação da eficiência - considerando o nível de compreensão e literacia dos receptores – de mensagens com informações em saúde disponibilizadas através de dispositivos móveis a pacientes de diabetes no Brasil. Os testes foram aplicados em uma amostra composta por adultos a partir de 18 anos, com diabetes e de diversos níveis socioeconômicos na cidade de Poços de Caldas (Minas Gerais). Considerando os objetivos do estudo, foi desenvolvido um desenho misto com componentes qualitativas e quantitativas, destinado a aferir em simultâneo do grau de eficácia das mensagens junto dos pacientes e do grau de envolvimento dos prestadores nas intervenções desenhadas com recurso a essas mesmas mensagens. A pesquisa foi do tipo exploratória e descritiva quanto aos objetivos, com pesquisa qualitativa e quantitativa em grupos de pacientes e qualitativa junto a profissionais de saúde. A fase de análise de resultados recorreu a um desenho quaseexperimental de natureza causal em ordem ao teste das hipóteses. Compreendeu-se de que forma o uso dos recursos audiovisuais suportados por meios de comunicação tão presentes hoje na vida dos cidadãos - como é o caso de TVs digitais e meios móveis como smartphones e tablets - quando associado à veiculação de mensagens em torno de tópicos de saúde desenhadas com base nos princípios de comunicação e persuasão característicos da comunicação publicitária e estratégica, melhora a eficácia de intervenções em e-saúde e pode aumentar os níveis de literacia em saúde.Item Comunicação e desenvolvimento : entre as dimensões teórica e prática do conhecimento(2020) Sousa, Ângelo Paulo Fino de; Álvares, Cláudia, orient.O desenvolvimento dos procedimentos cognitivo-comunicacionais deixa-se apreender no movimento de uma progressiva influência conceptual e metodológica de instrução lógico-formal. A consequência, cada vez mais explícita no nosso quotidiano, surge sob a égide de um distanciamento conceptual entre as parametrizações qualitativas do conhecimento, adquirido no perfil do saber enquanto exemplo, memória ou valor, e as suas parametrizações quantitativas, que o configuram, no perfil da informação, como esquema, registo ou cálculo. Dos juízos de valor para os juízos de facto progredimos no sentido de uma desontologização moral dos fenómenos sociais e humanos, visível na discrepância actual entre as reivindicações normativas das sociedades afirmadas como democráticas e as reivindicações empíricas nelas geradas pelas economias de mercado. Na salvaguarda do imprescindível equilíbrio ética-ciência, não podemos simplesmente preterir a pretensão de validade das perspectivas sócio- -epistemológicas baseadas na concepção intersubjectiva dos valores normativos, em favor da pretensão de veracidade das perspectivas sócio-epistemológicas fundadas na correcção sistémica das relações auto-organizacionais, sem aceitar correr o risco de uma inteira descaracterização do ‘humano’, compreendido, não como inevitabilidade essencial do ser mas, sim, como a realização da mais consensual e participada interacção entre indivíduos livres, atentos e compassivos.Item Cinema e objetos(2020) Alves, Júlio Manuel Lopes; Miranda, José Bragança de, orient.Este trabalho investiga a importância outorgada aos objetos no cinema. A sua metodologia empírica envolveu a realização de três filmes durante o período da investigação, a saber, Objetos entre Nós (2018), Casa Encantada (2018) e Sacavém (2019), os dois primeiros estreados nos festivais DocLisboa 2018 e, o último, no Indie Lisboa 2019. Os três filmes constituem a trave mestra da investigação, na medida em que é a partir deles que se procura testar a hipótese segundo a qual os objetos longe de desempenharem um papel meramente ornamental num filme — embora muitas vezes tenham essa função — surgem como elementos verdadeiramente decisivos na sua construção. A sua aparentemente materialidade, rigidez, inexpressividade, funcionalidade, características lhes são habitualmente atribuídas, podiam dar lugar — organizados de outras formas, construindo outras relações, dispostos de maneiras diferentes — a histórias complexas, profundas e a experiências estéticas audazes. Esta era a hipótese que queríamos testar nos três filmes que realizámos, nos quais os objetos surgem estruturados, em cada um deles, de maneira totalmente diferente. Desse trabalho empírico também faz parte a análise a quatro filmes The Clock (2010), de Christian Maclay, The Rope de Alfred Hitchcock (1948), The Human Voice de Jean Cocteau (1930) e Ladri di Biciclette de Vittorio de Sica (1948), que constituem, a nosso ver, exemplos paradigmáticos da relevância que os objetos podem adquirir nos filmes. Tanto o tema como a hipótese inscreviam-se num quadro mais geral: o tema da relação dos objetos com o humano e a hipótese, que o pensamento contemporâneo se tem forçado por mostrar, segundo a qual, os objetos são, nessa relação, sujeitos ativos na construção do homem e do mundo e que o seu valor depende do tipo de ligações criadas na estrutura onde estão inseridos. Haveria então que discutir esse aspeto. Daí que a parte literária da tese se inicie por propor a análise teórica dessa relação que se debruça sobre quatro momentos históricos: a Antiguidade e a Idade Média, a Modernidade e a contemporaneidade, examinando com maior detalhe este último momento.