Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 10 - 2017 (Vol. 54) : Questões contemporâneas da Sociomuseologia
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Item Breves considerações sobre a genealogia e o significado da Recomendação sobre a proteção e a promoção dos museus e coleções, de sua diversidade e de sua função na sociedade Paris, 20 de novembro de 2015(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Gama, AlessandraItem MINOM: 30 anos de Museologia em favor dos Direitos Humanos(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Moutinho, Mário CanevaTexto apresentado na abertura das XXIII Jornadas sobre a Função Social do Museu Arronches, 9 e 10 outubro 2015Item O futebol na construção das representações identitárias nos museus(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Alegrias, LúciaOs museus desportivos revelam-se atentos às preocupações sociais contemporâneas e às temáticas relevantes para as sociedades plurais, que pautam a adopção do museu por estratégias inclusivas e novas linguagens museais. Envolvem as comunidades conferindo-lhes um sentido de participação nos processos de representação cultural e identitária. Constituindo-se o futebol uma produção cultural de um tempo, de um agora ou de uma formação social específica, poderemos interrogar-nos qual o posicionamento destes museus no âmbito da Sociomuseologia. Por outras palavras, poderemos começar por nos questionar se o ethos dos museus de futebol incorporam a dimensão social produzida, ou se esta sua dimensão é inerente aos discursos museológicos ai concebidos e evocados. Das Salas de Troféus aos Museus de Futebol atuais evoca-se a reflexão sobre os desafios permanentes à redefinição do pensamento museológico e ao conhecimento das suas dinâmicas. O nosso projeto de investigação privilegia o permanente diálogo com o tema, problemáticas e hipóteses demarcadas pelos conceitos sociais que sustentam a ação museológica nestes museus, como os conceitos de identidade e memória. Processos que surgem estruturados sobre a construção das representações identitáriasno futebol.Item O lugar das comunidades na preservação do património arqueológico. Um projeto de investigação(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Cândido, Maria JoãoNeste artigo apresentamos o projeto de investigação em curso, no âmbito do Doutoramento em Museologia pela ULHT, onde se propõe mapear as sítios arqueológicos do concelho de Setúbal, identificando os sítios com relevância para a (s) comunidade (s) e com os quais se identificam, caracterizando as memórias associadas aos sítios arqueológicos com ligação às comunidades e analisar a relação que as comunidades estabelecem com estes sítios. A par da relação que a comunidade estabelece com o sítio arqueológico, são analisadas as formas de divulgação e de comunicação da arqueologia como ciência e enquanto prática, versando sobre termos como arqueologia clandestina e arqueologia de trincheira.Item Museus e Arqueologia: algumas reflexões(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Saladino, AlejandraO presente artigo resulta de uma reflexão preliminar sobre os museus de arqueologia que parte da observação do setor museológico do Brasil, mas que eventualmente pode estender-se a contextos nos quais a preservação e musealização das referências patrimoniais arqueológicas são afetadas pela dinâmica da Arqueologia de Contrato. O objetivo deste texto é iniciar uma reflexão sobre algumas questões conceituais e metodológicas referentes aos museus de arqueologia, designadamente, as especificidades desse tipo de museu, as temáticas passíveis de abordagem, o perfil dos museus que adotam a gramática da Sociomuseologia e da Arqueologia Pública, a aplicação de estratégias museográficas para diminuir o gap entre o discurso das exposições de longa duração em relação ao desenvolvimento das pesquisas arqueológicas e os desafios da gestão das coleções arqueológicas decorrentes do desenvolvimento da Arqueologia de Contrato. A metodologia aplicada concentra-se na revisão bibliográfica sobre o tema e na observação empírica sobre o contexto brasileiro. As considerações a destacar desta reflexão preliminar dizem respeito à urgência do estabelecimento de uma agenda de trabalho coletivo e colaborativo dos diversos profissionais envolvidos nos processos de preservação do patrimônio arqueológico para que os museus exerçam sua plena potência enquanto loci de apropriação e ressignificação das referências patrimoniais arqueológicas.Item O canto - Análise multidimensional da cultura imaterial. Validação da versão do Singing Voice Handicap Index (SVHI), em lingua portuguesa de Portugal e do Modelo Hermenêutico/interpretativo de Agustin Escolano Benito(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Capucho, Maria Clara; Janeirinho, LuisaO presente artigo tem como objetivo a apresentação de um ponto comum de reflexão, da trajetória de saberes e conceitos, aparentemente, tão distintos como a medicina e a cultura. A análise multidimensional do canto e a validação da versão do Singing Voice Handicap Index (SVHI) traduzida e adaptada culturalmente para a língua portuguesa de Portugal constrói-se, nos seus pressupostos, no modelo interpretativo de cultura, apresentado por Agustin Escolano Benito, validando-se, também, a sua utilização para outros universos culturais que não só os da cultura escolar. O questionário utilizado na avaliação da desvantagem nos cantores com problemas vocais (SVHI), em que estão presentes para análise dados de naturezas diversas, pressupõe, mais que o corpo fisiológico, o corpo cultural onde se manifestam e interagem a cultura científica, a cultura política e a cultura empírica. É este corpo, enquanto património a presevar, que é lido enquanto narrativa com os detalhes da sua singularidade e que não se distância do preconizado pela UNESCO. O artigo apresenta o modelo interpretativo de cultura e avança para o conceito de voz, para se deter no estudo da análise multidimensional do canto, adicionando o modelo à lista de versões traduzidas (agora para português). Por último demonstra-se que a versão portuguesa do SVHI é instrumento fiável e válido na avaliação da desvantagem vocal nos cantores portugueses e pode ser acrescentada à lista de versões traduzidas deste instrumento, criado originalmente para a avaliação vocal dos cantores de língua inglesa da América e que o modelo de análise de Escolano Benito é válido para outros universos culturais que não só a cultura escolar.Item Museologia e Comunidades LGBT: mapeamento de ações de superação das fobias à diversidade em museus e iniciativas comunitárias do globo(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Baptista, Jean; Noita, TonyO presente artigo é etapa do projeto Memória LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e pessoas trans), responsável pelo mapeamento e análise das principais ações existentes em museus e iniciativas comunitárias da Europa, Américas, África, Ásia e Oceania. Por meio de visitas técnicas, entrevistas não-diretivas (presenciais ou virtuais), publicações da Revista Memória LGBT, pesquisas bibliográficas e consultas a sites oficiais, o mapeamento se propõe a indicar limites e possibilidades que se apresentam ao campo museológico mediante a inclusão de uma minoria presente em todos os continentes. Esta invisibilidade museal, favorece o esquecimento e consequentemente fortalece as fobias à orientaçãosexual e identidade de gênero. Ao analisar as técnicas de preservação, o conteúdo expositivo de cada proposta mapeada, bem como sua ausência em amplos territórios, procura-se indicar estratégias encontradas na construção de uma memória LGBT global. Problematiza-se, com isso, a democratização da memória e conteúdos manifestos em museus, iniciativas comunitárias ou políticas museais interessadas na conquista de direitos civis e na superação de fobias à diversidade sexual/afetiva.Item Museu das Remoções da Vila Autódromo: Resistência criativa à construção da cidade neoliberal(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Bogado, DianaO planejamento da cidade neoliberal que se consolida com a realização de megaeventos carrega dentre as suas implicações a redução do habitar ao habitat (Lefebvre, 2008). Levanta-se como hipótese neste trabalho que a proposta de sociedade que vem sendo modelada para residir na cidade neoliberal estrutura-se sobre o conceito do habitat. O empreendedorismo urbano (Harvey, 1996) é o fenômeno que sugere que a gestão da cidade se estabeleça nos moldes de uma gestão empresarial, alterando com isso, a condução da política urbana, que passa a submeter a reconfiguração territorial aos processos de valorização do capital de forma mais direta e acentuada. Destaca-se a dominação espacial, ferramenta necessária para adaptação do espaço à obtenção de lucro (Santos, 2011, Lefebvre 2001, Winnicott, 1975). No contexto de preparação/realização dos megaeventos no Rio de Janeiro a prefeitura removeu aproximadamente 22.059 famílias, dentre as quais anunciava a comunidade Vila Autódromo, caso de estudo deste trabalho. A permanência da comunidade culminou na construção do Museu das Remoções, fruto da luta da população frente à destruição levada a cabo pelo poder público. A aproximação da comunidade ocorreu através da observação participante (WHYTE,1943), ou da participação observante (WACQUANT, 2000). A autora deste trabalho é atora na pesquisa-ação (TRIPP, 2005) uma vez que é pesquisadora e ativista, tendo coordenado o projeto de extensão que construiu com a comunidade o Museu das Remoções.