Mestrado em Gestão

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    Consumer innovativeness: estudo do perfil do consumidor de vinho
    (2022) Espínola, Fábio Miguel Sousa; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.
    Este estudo visa perceber o perfil do consumidor de vinho português, bem como os fatores influenciadores da frequência de consumo. Pretendeu-se sobretudo perceber se o consumidor de vinho português está apto para a inovação neste mercado e se essa inovação influenciará o processo de decisão de compra e consumo por parte dos consumidores. Importa para a condução teórica desta investigação compreender o perfil do consumidor de vinho. Assim, e de forma a alcançar o objetivo proposto, procedeu-se primeiramente à construção de um modelo de análise que comporta a problemática teórica centrada essencialmente nos conceitos de innovativenes e comportamento do consumidor de vinho. Tratando-se de uma pesquisa de natureza quantitativa recorreu-se ao inquérito por questionário para a de recolha de dados. Verificou-se que os consumidores dão uma maior preferência aos atributos intrínsecos, em destaque o “sabor”, “tipo de vinho” e “aroma” ao invés dos atributos extrínsecos, pelo que assim sendo, para a inovação ter alguma influência no processo de decisão de compra e consumo por parte dos consumidores terá que ocorrer neste tipo de atributos. Palavras-chave: innovativeness; vinho; comportamento do consumidor
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    A internacionalização no sector da cortiça – o caso da Portugaliacork S.A
    (2022) Santos, Cristiano Henriques Rios dos; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.
    In an increasingly globalized world, driven by the growing industrial professionalization in all parts of the planet and the reduction of various trade barriers, there has been an increase in business competition in all international markets. This increase in competition, combined with an insufficient internal market, has led Portuguese companies to increasingly focus on internationalization as a tool for growth. Cork, a product so intrinsically linked to Portugal and its economy, emerged as the starting point for this dissertation, in which the intention is to design a case study of one of the companies linked to this sector. In order to understand the theme of internationalization, the dissertation based its initial methodology on articles and scientific journals, aiming to create a strong and comprehensive theoretical basis. The case study of the company Portugaliacork was the option chosen to confront these theoretical data in a real context, in order to study the phenomenon of internationalization in a real context. Four foreign markets, where the company has commercial activity, were also studied so that they could be analyzed based on several theoretical concepts. Finally, a semi-structured interview was made to the CEO of Portugaliacork in order to obtain informal data and compare them with the formal data provided by the company. With this dissertation it was possible to understand the need to optimize the strategic planning of companies and how it overlaps with the exclusive concept of profit maximization, being necessary to study the external markets, what characterizes them and what barriers they present. The cork sector represents an opportunity of high potential for Portuguese SMEs like Portugaliacork, provided they develop their projects based on a strategy adapted to their reality and dimension. Keywords: internationalization, cork, target markets, entry modes, case study
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    Um processo de terceirização da mão-de-obra na indústria petrolífera em Angola
    (2021) Salomão, Pedro; Magalhães, Carla Marisa Rebelo de, orient.
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    A gestão nas Organizações Sem Fins Lucrativos: a importância da comunicação interna
    (2021) Batista, Ana Sofia Couto; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.
    As Organizações Sem Fins Lucrativos, muitas vezes reconhecidas como Associações, são cada vez mais importantes e o seu desenvolvimento tem sido extraordinário. Desta forma, tem sido cada vez mais notável a influencia que estas vão tendo sobre os orçamentos de Estado nas economias modernas, assim como em distintas variáveis macroeconómicas. Devido ao ambiente complexo que se vive, não só pelo desenvolvimento da estrutura demográfica, mas também pelos desafios sociais que lhes são intrínsecos, a solicitação face a estas organizações intensificou-se. A presente dissertação consiste num trabalho de investigação descritivo e exploratório, cujo principal objetivo é demonstrar o poder da comunicação interna numa instituição. Sendo as instituições sistemas complexos, principalmente a nível relacional, esta é uma ferramenta que pode favorecer a unidade organizacional. A comunicação interna é uma conjuntura essencial para o bom funcionamento das organizações e um diferencial significativo num mercado cada vez mais concorrencial, pois quem comunica bem a nível interno irá comunicar muito melhor para exterior, numa mensagem única e uniforme, tendo assim a capacidade de atingir melhores planeamentos estratégicos, um trabalho de equipa mais produtiva, onde a informação flui com mais rapidez e facilidade. Na parte da metodologia recorreu-se a uma variedade de métodos de investigação, descritiva e exploratória, que por sua vez leva a uma diversidade de recolha de dados para dotar esta investigação duma maior complementaridade. A conclusão que é possível tirar deste estudo é que apesar de os recursos serem escassos as instituições deveriam e precisam de compreender a relevância que a comunicação detém no sucesso ou insucesso das suas atividades. Sem uma estratégia firme de comunicação e objetivos bem definidos dificilmente se consegue incluir a comunidade nas suas causas e mobilização social. O aproveitamento de recursos é praticável, mas isto só se consegue com uma profunda alteração de comportamento, a diversos níveis por parte dos responsáveis. Palavras-chave: Organizações Sem Fins Lucrativos, comunicação interna, organização, gestão organizacional
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    A implementação de um plano estratégico de recursos humanos e de inteligência emocional em uma ONG do Rio de Janeiro : investigação-ação
    (2021) Curcio, Manuela Alves Meyer; Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa, orient.
    A Inteligência Emocional (IE) é compreendida como a capacidade de gerir emoções próprias e de outrem de forma a tornar os indivíduos mais motivados e com maior percepção para administrar relacionamentos de naturezas distintas. No âmbito laboral, a aplicação da IE tem se mostrado muito relevante no que concerne à gestão de pessoas, visando atingir um equilíbrio que torne o ambiente saudável e produtivo. Ao longo dos anos, teóricos deixaram de considerar o Quociente de Inteligência (QI) como fator principal para distinguir colaboradores excelentes, médios e fracos. A teoria se mostrou ultrapassada quando a Inteligência Social (IS) ganhou destaque frente as competências técnicas. Colaboradores e líderes emocionalmente inteligentes, tendem a convergir para a manutenção de um ambiente de trabalho estimulante e uma liderança transformacional. A investigação que se segue, analisa a importância da implementação da IE na gestão de pessoas de uma ONG do Rio de Janeiro, uma organização não governamental brasileira que não possui uma área de gestão interna ou de Recursos Humanos (RH). Assim, o estudo tem por objetivo demonstrar como o trabalho de um profissional com alto quociente emocional (QE) e qualificado para gerir o capital humano através de ferramentas emocionalmente inteligentes, poderá impactar positivamente na performance e desempenho dos colaboradores. A pesquisa empírica foi desenvolvida por meio da técnica de observação participativa direta, que possibilitou um balanço dos pontos fortes e fracos da instituição e comprovou a relevância da temática no contexto organizacional. As conclusões do estudo evidenciaram que a ausência de um departamento de RH e a falta de aptidão emocional dos líderes, provoca insegurança, desvalorização, desmotivação e baixa na produtividade. Como produto desta investigação, apresenta-se um plano-ação como sugestão de implementação, a fim de aprofundar ainda mais os resultados obtidos até agora e aperfeiçoar a gestão emocionalmente inteligente de pessoas na referida ONG.
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    A influência da motivação no clima do trabalho docente : estudo de cariz exploratório no Agrupamento de Escolas de Canedo
    (2021) Seixas, Ana Rita Gomes; Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa, orient.
    Com o objetivo de ajudar a compreender a influência do clima organizacional na motivação do docente, decidimos fazer a presente dissertação de forma a aprofundar este tema. As razões que nos levaram a optar por esta temática foram as inquietações sentidas, enquanto familiar de docentes de várias instituições, em que fomos ouvindo desabafos e preocupações, sejam elas relativas ao insucesso escolar, à falta de interesse e à indisciplina dos alunos, à desresponsabilização cada vez mais notável dos pais/encarregados de educação, às condições do trabalho, entre outras situações. Neste contexto, para caracterizar o problema em estudo, foi necessário avaliar o impacto do clima organizacional na motivação do docente nos dias de hoje. Foi aplicado um inquérito por questionário aos professores das escolas em estudo. Para complementar o tema, achamos por bem fazer um estudo de cariz meramente exploratório. Relativamente ao impacto do clima organizacional na motivação do docente no ambiente escolar destaca-se que, o clima bem alicerçado, contribui para o alcance dos objetivos de um modo geral. Sejam eles pessoais, organizacionais, e até mesmo sociais. Revela-se também que esta motivação é importante porque a ação motivada contribui para o alcance dos objetivos das escolas. É um estudo não probabilístico e a conjugação transversal de técnicas quantitativas e qualitativas não pretende nenhuma extrapolação de resultados para qualquer escala ou realidade. Trata-se de uma abordagem híbrida (quantitativa e qualitativa) de matriz exploratória e os indícios emanados apenas prefiguram tentativas indiciárias e não correspondem a dados estatisticamente relevantes ou consistentes. Contudo, também se concluiu que, independentemente de todos os constrangimentos a que está dependente, o docente mostra desempenhar todas as tarefas e funções da escola/agrupamento e faz o que for necessário em prol do êxito dos alunos, sendo estas intervenções um fator de satisfação profissional
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    Relação entre mobbing e stress em contexto organizacional português
    (2021) Martins, Ana Catarina Vital; Magalhães, Carla Marisa Rebelo de, orient.
    A questão do assédio moral no trabalho, embora seja um problema antigo, é ainda delicado de abordar. É em 1996 que Leymann o define como sendo um conjunto de problemas hostis, constantes e persistentes contra um ou mais sujeitos numa analogia entre agressor e vítima, que é responsável por um ambiente de trabalho desagradável e incómodo. O objeto de estudo é o mobbing nas organizações portuguesas, para tentar concluir a incidência e frequência dos casos de assédio junto dos trabalhadores, analisar tipos, causas e consequências das agressões e avaliar se existe alguma relação entre o mobbing e a vulnerabilidade ao stress. Para alcançar os objetivos propostos, o trabalho foi organizado em duas partes: na primeira parte é feito o enquadramento teórico, começando pelo conceito do mobbing, diferenças entre bullying e mobbing, tipos, fases, causas, consequências, perfis do agressor e da vítima. É ainda feito um enquadramento legal da questão. Na segunda parte é apresentado uma metodologia quantitativa, onde são revelados os resultados obtidos junto de uma amostra de 72 profissionais. Os resultados obtidos permitiram concluir que:  Questões como o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e segurança são aspetos muitos importantes para os colaboradores;  Apesar de presenciarem alguns comportamentos negativos no local de trabalho, a maior parte dos colaboradores afirma nunca terem sofrido ameaças tanto físicas como verbais;  Cerca de 69% dos inquiridos afirmam nunca terem sido vítimas de qualquer tipo de comportamento negativo no local de trabalho;  Os colaboradores não apresentam situações de mobbing no trabalho, mas apresentam quadros de depressão leve e estão vulneráveis ao stress;  Quanto melhor é o relacionamento entre colegas, menor a ocorrência de assédio;  As vítimas de mobbing estão mais sujeitas a níveis de stress mais elevado. Em suma, podemos afirmar que, apesar de alguns colaboradores verificarem comportamentos de mobbing no local de trabalho, estes não são significativos; os inquiridos apresentam quadros de depressão leve e são vulneráveis ao stress; em geral os profissionais encontram-se satisfeitos no local de trabalho, em particular com as relações que criam entre si; são as mulheres quem mais sofre com casos de assédio nas empresas.
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    Análise da tendência de adoção dos veículos elétrico em Portugal : o papel dos atributos instrumentais e simbólicos
    (2021) Nascimento, Verônica Nunes Avelar; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.
    O objetivo do presente estudo é compreender de que forma a percepção dos portugueses sobre os atributos dos veículos elétricos, pode afetar a intenção de adoção de um VE nas suas próximas aquisições. Com a necessidade dos fabricantes de automóveis em cumprir as novas metas de redução de emissão do CO2, as empresas estão a investir nas suas fábricas para se adaptar a um aumento de VEs a médio prazo, e com isso há a expectativa dos fabricantes de automóveis de que os altos investimentos feitos terão retorno o quanto antes. Tal fato, faz com que os estudos sobre o comportamento do consumidor nesse setor se tornem cada vez mais importantes. Os dados são obtidos a partir de um inquérito nacional on-line a potenciais adotantes de VE em Portugal. Os resultados indicam que os atributos instrumentais e simbólicos são importantes, porém inconclusivos para garantir a sua relevância na decisão de adotar um VE. Também é possível concluir que, para os elementos que compõe a amostra, as pessoas que acreditam que uma autoidentidade pró-ambiental se ajusta à sua autoimagem têm mais probabilidade de ter percepções positivas dos atributos de VE. A partir do trabalho de Skippon et al. (2013), usando uma escala de Likert de cinco pontos, tornou-se possível efetuar o trabalho de pesquisa descritiva por inquérito a partir de um questionário, para verificar a relação entre os atributos instrumentais e simbólicos dos veículos elétricos, além da identidade pró-ambiental dos entrevistados e a intenção de adoção dos mesmos por parte do consumidor em Portugal.
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    O impacto da tecnologia na satisfação dos colaboradores : um estudo de caso em empresas do setor privado angolano
    (2021) Fialho, Fidi Gonçalves; Magalhães, Carla Marisa Rebelo de, orient.
    Duas décadas passadas deste século XXI é impossível pensar-se o mundo em que vivemos sem as tecnologias da informação. Seja na nossa vida privada, seja socialmente e, principalmente, no âmbito económico e financeiro, as tecnologias da informação, que, por convenção, se continuam a chamar de novas, são um instrumento imprescindível à nova ordem de organização entre as pessoas, as empresas e o mundo. No presente estudo, tomamos as tecnologias da informação e comunicação como objeto central e estudamos a forma como empregadores e funcionários de organizações do setor privado de Angola avaliam o nível de satisfação no uso de tecnologias de informação. A partir da pergunta de investigação, “De que maneira a tecnologia de informação afeta a satisfação dos colaboradores em empresas do Sector Privado Angolano?” visamos investigar o impacto da utilização da Tecnologia de informaçãoo e comunicação (TIC) nas empresas privadas em Angola, nomeadamente ao nível da satisfação dos colaboradores; contribuir para a promoção da compreensão dos supervisores que trabalham no setor privado de Angola acerca do efeito da informação e comunicação nas suas empresas e compreender que efeito é que estas tecnologias têm nas operações organizacionais, bem como na capacidade das empresas para exercer as suas funções comerciais. Para dar conta destes objetivos levamos a cabo um estudo quantitativo, de corte transversal, descritivo e correlacional, que teve como instrumento de recolha de dados um inquérito por questionário aplicado a dois grupos amostrais, não probabilísticos e de conveniência, correspondentes aos empregadores e aos funcionários de empresas do setor privado angolano. Da recolha, análise e discussão dos resultados obtidos foi possível determinar que existe, de facto, uma relação intrínseca entre a utilização das tecnologias da informação e comunicação nas empresas privadas de Angola e a satisfação dos colaboradores. Concluiu se que os colaboradores consideram que as novas tecnologias são facilitadoras do seu trabalho, tornando-o mais fácil, poupando tempo na execução de tarefas e promovendo uma maior e melhor comunicação entre todos os quadros da empresa.
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    O impacto da gestão de riscos no alcance dos objetivos estratégicos das empresas de saúde : análise de radioterapias no Brasil
    (2021) Morais, Clésio Barboza de; Magalhães, Carla Marisa Rebelo de, orient.
    O risco de efeitos adversos e quase falhas em radioterapia é real e deve ser conside rado, porque a terapia é altamente complexa nas várias etapas do processo, exigindo a entrada de muitos grupos profissionais diferentes no planeamento e a entrega de trata mento. Essa complexidade decorre da ampla gama de condições tratadas, do número de profissionais envolvidos, das tecnologias utilizadas e do alto grau de experiência profis sional necessária para planear e oferecer tratamentos. Essa complexidade é composta pelas múltiplas etapas envolvidas e pelo fato de que os processos mudam continuamente em resposta a novas pesquisas e à introdução de novas tecnologias. Dessa forma, as unidades de saúde, especificamente em radioterapia, estão cada vez mais preocupadas com a gestão dos riscos inerentes a estes serviços, sendo que estes são normatizados por órgãos internacionais de qualidade e nacionais, como ANVISA e CNEN, envolvendo diversos tipos de aspectos (Gerais, Legais, Técnicos, Infraestrutura Física, Garantia e Qualidade em Radioterapia, Eventos Adversos Graves), os quais são monitorizados de diversas maneiras, através de inúmeras ferramentas de gestão que auxiliam no controlo e monitorização, maximizando a segurança dos pacientes e a redução das falhas e erros. Para demonstrar tal aplicação, foi realizado um estudo bibliográfico, procurando definir os conceitos e temas afetos à Gestão de Risco e em seguida foi feita uma abordagem quantitativa, que procurou saber como é que a população investigada reflete os concei tos abordados. Este estudo vem mostrar a contribuição da gestão estratégica dos riscos em unidades de Radioterapia, com o intuito de encontrar na gestão de riscos a oportuni dade de evitar perdas de receitas, prejuízos e outros danos, conseguindo concluir que há aplicabilidade de forma satisfatória da Gestão de Riscos nas unidades de saúde, contudo ressalvando que não se encontra em plenitude a sua execução nos serviços, já que em alguns casos há apenas a obediência à legislação, sem concretizar os procedimentos basilares da Gestão de Risco.
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    Clima organizacional - influência dos fatores internos na motivação dos colaboradores numa PME no sul do Brasil : estudo de caso
    (2021) Zimmer, Cristiane Maria; Moreira, Ricardo Manuel Magarinho Bessa, orient.
    Este estudo teve como objetivo analisar a influência do clima no nível de motivação dos colaboradores dentro de uma empresa familiar de pequeno porte no estado do Rio Grande do Sul, na cidade Barão. O clima organizacional é um fenómeno vasto e complexo que possui fatores internos e externos de influência. O presente estudo realizou a coleta de dados por meio de um inquérito qualitativo, para identificar quais fatores do Clima organizacional podem afetar a motivação dos colaboradores. Primeiramente, revisou-se a bibliografia existente acerca do clima, cultura organizacional e motivação, verificando o que é conhecido sobre a conexão entre estes tópicos. No âmbito empírico, foi aplicado um inquérito a 10 colaboradores da empresa estudada, com o objetivo de perceber como é o clima dentro da empresa, de acordo com a concordância dos participantes. Usou-se como técnica a entrevista semiestruturada, cujas questões abertas foram inspiradas e tiveram como base de indagação o estudo de Bispo (2006), de cariz quantitativo. O clima organizacional é algo sensível e precisa ser analisado constantemente. Comparou-se a perceção de outros autores sobre aspetos que geram um clima negativo e positivo, e listou os principais fatores internos que devem ser analisados para o diagnóstico do clima organizacional. Segundo o autor, é o que pode ser correspondido dentro do cenário atual das organizações e pode ser aplicado em todos os tipos de empresa. Dentre os fatores internos, foram destacados alguns aspectos que possuem frequência maior de resposta, que podem gerar insatisfação ou satisfação. De forma geral, o estudo identificou que a empresa possui um clima organizacional satisfatório, apresentando resultados positivos na maioria das questões aplicadas com os entrevistados. Entretanto, é relevante o aperfeiçoamento em alguns aspetos discutidos. Este estudo, de cariz exploratório e não preditivo ou probabilístico, possibilitou obter conhecimento sobre o clima organizacional de uma empresa na região sul do Brasil e seus possíveis fatores de influência, perceber a importância destas ferramentas na sua motivação, sugerir melhorias à organização, identificar a importância atribuída aos fatores climáticos, e validar o modelo proposto neste estudo.
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    Liderança e inteligência emocional no coaching organizacional
    (2020) Fernandes, António Manuel da Costa; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.
    No mundo globalizado de hoje ocorrem várias mudanças, aumentando cada vez mais a competitividade no mercado e entre as organizações, exigindo novas estratégias de inovação. Tendo em conta a crescente informatização dos processos organizacionais e a sua disseminação pelo mercado, a grande distinção entre empresas encontra-se nos seus recursos humanos e no que eles são capazes de criar. Pode dizer-se, deste modo, que os recursos humanos são o principal ativo das empresas de hoje. Para desenvolver e potenciar as competências dos seus recursos, cada vez mais organizações recorrem a estratégias de coaching, sendo que o principal objetivo deste trabalho é perceber de que forma a liderança e inteligência emocional influenciam esta estratégia. Recorrendo a uma metodologia quantitativa e tendo-se aplicado um questionário a 41 pessoas, através do Google Forms, conclui-se que o coaching se relaciona com o novo paradigma da liderança participativa, em que os líderes se encontram comprometidos com as pessoas e com os resultados organizacionais. No caso da Inteligência Emocional, nomeadamente, ao nível do controlo emocional, esta revela-se uma ferramenta essencial para um processo de coaching bem sucedido.
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    Responsabilidade social das empresas exportadoras de castanha de caju na Guiné-Bissau: um estudo de caso
    (2019) Itibeto, Joaquim Carvalho; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.
    Este estudo procura analisar a responsabilidade social empresarial na Guiné-Bissau, nomeadamente em algumas empresas exportadoras de castanha de caju. O objetivo desta investigação é, assim, compreender se as empresas analisadas desenvolvem ações de responsabilidade social e que impacto isso tem no seu meio envolvente. O método de investigação utilizado foi, sobretudo, quantitativo e teve por base uma análise bibliográfica e documental, relativamente ao tema em estudo, classificando-se como um estudo de caso. Foram aplicados questionários a uma amostra de 52 pessoas, cujas respostas foram analisadas estatisticamente. A principal conclusão indica que as empresas estudadas ainda estão longe do conceito de responsabilidade social empresarial, tendo um longo caminho a percorrer, no que diz respeito a este tema.
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    Aplicação de redes neuronais à previsão de preços de ações
    (2020) Sousa, Virgínia Maria Ferreira de; Monteiro, Hugo Alonso Vilares, orient.
    Ter a capacidade de prever o preço de um determinado título é sem dúvida um grande desafio, quer pela complexidade, quer pela volatilidade implícita dos mercados financeiros. Trata-se de um tema de grande interesse para investigadores e para os agentes dos mercados, pois a eficácia da previsão traduz-se em ganhos monetários avultados. Esta dissertação tem como objetivo demonstrar a aplicação de redes neuronais à previsão de preços de ações. Foram escolhidos dois títulos financeiros, designadamente a Apple e a Microsoft. A escolha inicial das variáveis preditoras compreende as mais utilizadas e referenciadas nos trabalhos científicos publicados sobre este tema. Esta dissertação demonstra a importância de uma seleção cuidada de algumas dessas variáveis para um bom desempenho das redes neuronais.
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    A relevância da sustentabilidade ambiental na gestão da Lavandaria Cavada
    (2020) Cabenguela, Christopher Roberto; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.
    A preocupação básica deste estudo é apontar as principais práticas que devem ser utilizadas de maneira que pactue com o nível de sustentabilidade ambiental no sector. O presente trabalho procura analisar o parâmetro da sustentabilidade na empresa tendo como objectivo descrever a dimensão da sustentabilidade, que é categorizada em aspectos ambientais, económicos e sociais, sendo esta interligação um diferencial para as pequenas e médias empresas. De forma minuciosa, com o estudo buscamos explorar e apontar as principais fontes de degradação ambiental, como também mensurar e dimensionar os custos associados à sua redução, com o propósito de melhorar as estratégias privadas com base no conhecimento sobre o meio ambiente. Procuramos contextualizar a relação entre a sustentabilidade ambiental e a actividade económica que podem servir de instrumentos para a função redistributiva do rendimento e da riqueza do empresário tendo em conta a crescente preocupação das pessoas em relação a preservação do ambiente. A metodologia de pesquisa aplicada no presente trabalho é a pesquisa bibliográfica e estudo de campo. Para a elaboração desta revisão, foram percorridos os seguintes passos: identificação do tema, pesquisas bibliográficas, estudo de campo ou investigação na qual são incluídos os instrumentos de recolha de dados, avaliação, interpretação dos resultados e sugestões que servirão para realização de uma mudança cultural do empresário em relação a sustentabilidade ambiental. Conclui-se que os principais factores que podem motivar a adoção de práticas ambientais são o factores externos como a legislação do ambiente, o apoio do Estado, e os factores internos (consumidores) se manifestarem preocupações sobre o ambiente, a redução de custos, e outros factores que proporcionam o aumento do nível de competitividade dos negócios tais como criação de valor e a visibilidade da marca da empresa no mercado em que actua.
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    A influência do marketing ecológico no consumo de bens, estudo comparativo entre a geração X e geração Y
    (2019) Oliveira, Marta Santos; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.
    O marketing verde é entendido como a satisfação das necessidades dos consumidores e a proteção do meio ambiente. Identificam-se como variáveis de marketing: produto, preço, comunicação e distribuição. O objetivo é estudar se estas variáveis aplicadas com um conceito ecológico estão a surtir efeitos positivos no comportamento de compra do consumidor. Irá estudar-se os consumidores da geração X e Y. A geração X engloba os consumidores nascidos entre 1965 e 1980, que se caracterizam por serem consumidores sensíveis ao preço. O altruísmo é um dos fatores que os influencia a adotar comportamentos ecológicos e a publicidade deve ter um conteúdo mais informativo do que persuasivo. A geração Y incluí indivíduos nascidos entre 1981 e 2000, sendo que este segmento é composto por jovens independentes, que utilizam o telemóvel para tudo, particularmente para as redes sociais e para a procura de informações sobre produtos, e respondem positivamente a um estilo de vida ecológico e os anúncios publicitários devem ser únicos e distinguíveis. Este estudo aplica uma pesquisa quantitativa em que os dados foram recolhidos através de um questionário respondido exclusivamente online. Os aspetos em que se identificaram comportamentos semelhantes nos consumidores de ambas as gerações foram: a predisposição na compra e capacidade de identificação dos produtos ecológicos, o impacto das campanhas de comunicação com forte apelo emocional na intenção de compra de produtos ecológicos e a opinião de que os produtos ecológicos têm distribuição limitada. Identificaram-se diferenças no que diz respeito à perceção de eficácia dos rótulos dos produtos ecológicos enquanto elemento comunicativo das características ecológicas, sendo que para a geração Y os rótulos comunicam de forma mais eficaz. Para os consumidores da geração Y o fator preço não é um impedimento à compra de produtos ecológicos, ao contrário da geração X.
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    Orientação para o mercado e inovação : estudo aplicado ao setor do calçado
    (2019) Souza, Satria Schinidher; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.
    O estudo aplica-se a 70 empresas do setor do calçado do polo I (Felgueiras). Como as empresas orientadas para o mercado tendem a ser mais inovadoras, ao procurar satisfazer os desejos bem como as necessidades de seus compradores prevendo o que o seu cliente quer antes que esse o saiba permitindo que os seus produtos possam ser inovados antes que se tornem obsoletos, criando valor ao seu cliente, para que possa usar como ferramenta estratégica competitiva. Porém com a presente globalização o mercado torna-se mais competitivo, as empresas desenvolvem mecanismos para manter os seus clientes fidelizados, e estudam cada vez mais o mercado de modo a perceber o comportamento dos compradores, o que os leva a optar por determinada empresa ou marca. A pesquisa se destaca por ser um estudo que tem crescido, onde na visão de alguns autores a orientação para o mercado deveria ser a cultura de qualquer empresa, uma vez que o setor do calçado tem grande importância no mercado Português, pois mesmo em tempo de grande crise ainda impõe-se de forma significativa. A partir do trabalho de Narver e Slater (1990), através da escala de Likert de cinco pontos, tornou-se possível efetuar o trabalho de pesquisa descritiva por inquérito a partir de um questionário, para verificar a relação entre a orientação para o mercado e a inovação, através da análise dos dados.
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    Endomarketing, motivação e cultura nacional : um estudo em uma empresa portuguesa de e-commerce
    (2019) Backes, Amanda Jéssica; Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.
    Este estudo analisa como o endomarketing é utilizado em uma empresa portuguesa de pequeno porte, da área de e-commerce de soluções integradas para banho, e verifica sua relação com a motivação laboral de seus colaboradores. Além disso, propõe-se um modelo de associação entre teorias de motivação laboral, endomarketing e cultura nacional, que foi avaliado em um pré-teste com os participantes deste estudo. Primeiramente, revisou-se a bibliografia existente acerca dos temas endomarketing, motivação e cultura, verificando o que é conhecido sobre a conexão entre eles. No âmbito empírico, foram aplicados inquéritos a colaboradores da empresa estudada, com o objetivo de perceber como o endomarketing é utilizado pela organização, de acordo com a concordância dos participantes, verificar a percepção dos funcionários sobre a importância destas ferramentas na sua motivação laboral, apontar sugestões de melhorias ao programa de endomarketing da organização, identificar a importância atribuída a cada uma das dez motivações laborais, e validar o modelo proposto neste estudo, que associa estes três tópicos. Trata-se, portanto, de um estudo quantitativo, seguindo o paradigma positivista e usando-se a metodologia de survey. Os resultados foram analisados através da ferramenta MATLAB 2019 e expostos em gráficos, relativos a cada dimensão do endomarketing, conforme a matriz de importância e desempenho de Slack e Lewis (2009). Concluiu-se que a empresa PTX aplica ações de endomarketing e que seus colaboradores atribuem às variáveis apresentadas uma grande importância para a sua motivação laboral, apesar de não estarem satisfeitos com o quadro atual relativo a alguns destes atributos. A dimensão Custo é a que demanda maior urgência e atenção da empresa, visto que todas as variáveis avaliadas foram enquadradas abaixo da linha de desempenho mínimo, seguida pelas dimensões Companhia e Coordenação. Os atributos da dimensão Comunicação foram os que obtiveram os melhores resultados, estando todos na zona adequada. Ao analisar-se os resultados obtidos, não se atingiu uma conclusão clara que confirme a associação entre os atributos do endomarketing, os tipos de motivação laboral e a cultura nacional conforme o modelo sugerido.
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    O aeroporto Francisco Sá Carneiro e a sua relação com o turismo na região norte de Portugal
    (2019) Barros, Helena Isabel Coelho de; Monteiro, Hugo Alonso Vilares, orient.
    O Aeroporto Francisco Sá Carneiro e o turismo na região Norte de Portugal têm crescido de forma muito significativa nos últimos anos. Esta dissertação apresenta um estudo da relação entre o número de passageiros que circulam no aeroporto e as dormidas na região. O estudo é baseado numa análise de regressão linear simples. Como resultado, propõe-se uma forma de prever as dormidas, conhecido o número de passageiros.
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    O impacto do preço do petróleo: análise da vulnerabilidade dos países exportadores de petróleo
    (2019) Bamana, Margareth Rosa da Silva; Candeias, Maria Teresa Ribeiro, orient.
    Dada a sua importância na economia mundial, o preço do petróleo é uma importante variável para os agentes económicos para tomada de decisões. As variações dos preços do petróleo influenciam diretamente os mercados financeiros internacionais, o comércio exterior e os investimentos. Compreender como indicadores macroeconómicos respondem a essas variações pode ser de grande valia para formuladores de políticas económicas na tomada de decisões em geral. A presente investigação incide sobre a Vulnerabilidade Produtiva; comercial; fiscal e Macroeconómica dos países exportadores de petróleo, se propõe a classificar os países exportadores de petróleo quanto a sua vulnerabilidade em relação as variações do preço do petróleo, que abrangem aspetos macroeconómicos, comercial, fiscal e social. Estes indicadores são aplicados aos países da OPEP, os EUA, a Rússia e ao Brasil. Para tal, foram utilizadas a análise descritiva e análise de Clusters. Da análise dos resultados derivam-se implicações das vulnerabilidades em termos de taxa de crescimento do PIB, taxa de desemprego, maior vulnerabilidade comercial, variação da taxa de câmbio e vulnerabilidade fiscal. Os resultados apontaram que o 4º Cluster, formado pela Venezuela e pela Rússia. apresenta maior exposição a variações no preço do petróleo em termos de taxa de crescimento do PIB, taxa de desemprego e maior vulnerabilidade comercial. O 3º Cluster formado apenas pelo Qatar representa o grupo dos países mais vulneráveis do ponto de vista fiscal. O 2º Cluster formado pelos Estados Unidos da América maior variação da taxa de câmbio. O 1º Cluster formado pelos restantes países apresenta maior variação da taxa de inflação, grande variação na taxa de crescimento do PIB e vulnerabilidade fiscal face a variações do preço do petróleo.