IBER : International Business and Economics Review : Revista Internacional de Gestão e Comunicação, nº 6 (2015)

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    Reflexões sobre a utilização política das redes sociais em Portugal
    (CIGEST, 2015) Brás, Rui Manuel
    As redes sociais são cada vez mais percebidas como meios importantes no âmbito do marketing empresarial e pessoal. Através delas, a promoção de marcas e de produtos assumiu novos contornos que revolucionaram a maneira como se entende o próprio marketing. Também ao nível político as transformações são evidentes, se bem que ainda haja alguma relutância em aceitar o valor que as redes sociais podem ter para o marketing político. Em Portugal, a vaga digital na política ainda não foi devidamente assumida pelos diversos agentes para os quais as redes sociais carecem de seriedade para merecerem estratégias que também contemplem estes meios de informação e comunicação. Através da conjugação da teoria com a observação empírica, procura-se neste artigo lançar algumas reflexões sobre a utilização política das redes sociais em Portugal. 
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    A inovação nos suportes de publicidade exterior em Portugal
    (CIGEST, 2015) Fialho, Nuno Miguel Aljustrel; Fialho, Paulo Alexandre Aljustrel
    Este trabalho tem como primeiro objetivo enquadrar o setor da publicidade exterior em Portugal na atualidade, nomeadamente rever os problemas do setor no presente. No âmbito da análise do meio outdoor na atualidade, apresenta-se uma lista dos novos meios que estão a ser introduzidos no setor, como consequência da introdução da inovação e do investimento dos operadores da Publicidade Exterior em Portugal. 
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    A importância das categorias de produtos no processo de compras em lojas digitais: Continente e Jumbo
    (CIGEST, 2015) Martins, Bárbara
    Este artigo tem como objetivo saber mais sobre o comércio digital em Portugal. O estudo teve por base uma análise de conteúdo aos sites dos hipermercados online, Continente e Jumbo tendo aprofundado o tema na categoria de bebés, dado que é uma área particularmente sensível para as famílias consumidoras. A categoria de “bebés” disponibilizada nas lojas digitais dos hipermercados permite um planeamento eficaz das compras e poderá tornar-se importante dado que as compras realizadas são entregues em casa. 
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    Como ter sucesso na realização do mestrado: um modelo tridimensional de medição das condições para o sucesso
    (CIGEST, 2015) Costa, Sacramento
    Esta investigação tem como objetivo identificar o perfil do estudante e as condições de envolvimento com a escola e desta com o estudante conducentes ao sucesso na conclusão do grau de mestre. Baseia-se na revisão da literatura sobre esta problemática de natureza multidimensional. Foi construído um modelo de análise tridimensional de estudantes inscritos em mestrado, aplicado a uma população de 486 estudantes. Nesta parte II do estudo foi estabelecido o perfil do estudante que teve ou está a trabalhar na convicção de ter sucesso. O Modelo de Sucesso Tridimensional MST cujas três – o background do estudante, a sua condição sociocultural e económica e a relação com o mestrado na fase da dissertação -originou três hipóteses que em conjunto explicariam o sucesso dos estudantes na obtenção do grau. Verificou-se que nenhuma das duas primeiras dimensões é explicativa do sucesso e que o essencial do sucesso se joga na relação com o mestrado, nas fases de tema, problemática, aspetos metodológicos e no suporte e enquadramento pelo contexto de investigação experimentado pelos estudantes. 
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    Consultoria de gestão em Portugal: a análise do conceito à luz do campo de pesquisa da estratégia-como-prática
    (CIGEST, 2015) Costa, Renato Lopes da; António, Nelson Santos
    A consultoria de gestão representa uma das atividades mais antigas do mundo, pois as pessoas desde sempre prestaram auxílio e consultas a outras nos mais diferentes assuntos, no entanto foi a partir do final da década de 1950, que se começou a notar de fato o primeiro crescimento real da indústria de consultoria, indicando o inicio de uma transformação que a torna hoje em dia num elemento significante no atual dominante setor de serviços. Os resultados da análise empírica sob a forma de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados a consultores de gestão e gestores de PME em Portugal, vêm desta forma redefinir o paradoxo do conceito de consultoria de gestão a partir da perspetiva de análise de consultores e clientes em Portugal à luz de uma perspetiva ligada ao campo de pesquisa da Estratégia-comoprática, focalizando-o nos quatro paradigmas empresariais da consultoria de gestão e nas perspetivas macro e micro de análise que constituem o campo de pesquisa da Estratégia-como-Prática. 
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    You don't know what you don't know
    (CIGEST, 2015) Dyer, Philip
    SME’s are often launched by individuals that may not have intended to run a business. The greater proportions of those SME’s were launched in order to secure revenue whilst controlling personal destiny. Consequently, marketing knowledge under these circumstances is often rudimentary or worse non-existent. It becomes distilled to a single purpose of advertising - circumventing other valuable associated marketing disciplines. As a result, expensive errors occur where there is a lack of alignment with pricing, product availability, customer service, etc. Primarily, digital communications are popularly presented as the panacea; the assumption of a strategy exists only secondary to this. Effective communications are organised around a requirement to deliver a message to an audience, not being able to position and target the most appropriate audience often results in expensive mistakes because of the lack of marketing knowhow. As such, this approach to marketing communications is a contributory factor to the level of business failures in the UK (Watkins 2014). 
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    Riding the waves of emotional culture
    (CIGEST, 2015) Birwatkar, Vaibhav P.
    Cultural values create a commonality among its employees in how they interpret and subsequently respond to emotional issues. Improving management understanding of employee emotions may enhance both productivity and quality of life in the workplace. Management of culturally diverse environments requires both the ability to meet intellectual challenges and emotional strategies to empathize with and motivate employees. Learning organization embraces the organization like its body and increases its current abilities and capabilities to encounter future events. Here, the process of learning expands throughout the organization and through it all personnel can acquire necessary knowledge and experience, perform their working duties in the best possible way and the organization can meet its predetermined objectives. Organizations may promote positive emotions and behaviors that lead to success, and minimize negative ones that waste company resources. Current literature lacks research data to quantify exactly how much of emotional intelligence is affected by culture. This paper suggests it is one, the only factor that influences the emotional process.
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    A justiça portuguesa e a sociedade da informação: os sistemas de informação do Ministério Público
    (CIGEST, 2015) Brandão, Nuno Goulart; Coelho, Nelson
    Hoje, a sociedade em rede é uma realidade e os sistemas de informação ocupam um papel fundamental no desempenho das organizações, independentemente da sua missão. A nossa investigação propõe-se analisar a implementação, no Ministério Público Português, do projecto Sistema de Informação do Ministério Público, um processo de profunda mudança organizacional com a adopção de novas metodologias de trabalho.
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    La comunicación de las universitarias españolas públicas y privadas en sus sedes webs
    (CIGEST, 2015) Blanco Sánchez, Tania
    Esta investigación analiza la comunicación de las universidades en España en sus sedes webs, agrupándolas en universidades públicas y privadas. Hoy en día, las sedes webs de las universidades se ha convertido en una herramienta primordial para comunicar y atraer a públicos potenciales. Por ello, todas las universidades españolas, ya sean públicas o privadas tienen sedes webs. El fin de este estudio es determinar si existe diferencia en la comunicación de las universidades públicas y privadas. Para ello, este trabajo ha utilizado el análisis de contenido para estudiar las sedes webs de las universidades españolas públicas y privadas. Posteriormente, se ha realizado un análisis comparativo de los dos grupos de universidades españolas. Con los resultados obtenidos se ha pretendido descubrir qué grupo de universidades comunica mejor a través de sus sedes webs.
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    O papel da comunicação na gestão de projetos
    (CIGEST, 2015) Aboobakar, Rahissa Mahomedbasir; Lopes, Paula Bela Rosa Luis
    A Gestão de Projetos é um tema cada vez mais atual devido à importância que alcançou no mundo empresarial. Desta forma é essencial estudar a gestão de projetos e a sua aplicação em qualquer tipo de negócio, seja este diferente ou inovador e que siga as tendências do mercado. A relação da gestão de projetos com a comunicação é fundamental em todas as fases do projeto sendo considerada fator decisivo para o seu sucesso. Neste artigo apresenta-se um estudo empírico baseado num questionário aplicado a gestores de projetos com o objetivo de perceber a importância da comunicação nesta profissão.
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    A gestão em tempos de crise
    (CIGEST, 2015) Varela, Miguel; Firmino, Manuel Brazinha
    O presente trabalho aborda os fatores que têm afetado o ambiente empresarial após o aparecimento da crise mundial com início em 2007. É ainda feita uma análise sobre os desafios que se colocam às empresas no contexto da atual crise na Europa. Perante as dificuldades surgidas nos mercados, pretende-se dar um contributo sobre as práticas a seguir para ganhar a resiliência necessária face à crise económica e financeira global, em que surge com grande dinamismo novos stakeholders/shareholders capazes de competir com êxito nos mercados. Finalmente, são apresentadas propostas no sentido de encontrar sugestões inspiradoras e novas perspetivas para a recuperação e crescimento das empresas.