Mediação de Conflitos : um exercício de cidadania

Miniatura indisponível

Data

2014

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Sociedade Portuguesa das Ciêncas da Educação

Resumo

Importa cuidar das competências interpessoais e cívicas que permitem ao indivíduo conquistar uma participação na vida social e, consequentemente, promover uma sã convivência cidadã. Tais competências adquirem-se em distintos contextos, com especial relevo na Escola, a primeira comunidade formal em que os indivíduos convivem, aprendem a conviver e se deparam com as mais diversas dificuldades, manifestadas muitas vezes em conflitos. Neste contexto, a mediação de conflitos surge como uma metodologia impulsionadora da cidadania, porquanto desperta nos indivíduos o cidadão, um ator capaz de agir na realidade que o rodeia.

Descrição

Palavras-chave

Convivência; Cidadania; Mediação; Escola, MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, CIDADANIA, ESCOLAS, CONFLICT MEDITION, CITIZENSHIP, SCHOOLS

Citação

Costa, E. Pinto da & Teles, R. (2014). Mediação de Conflitos: um exercício de cidadania. Atas do XII Congresso da SPCE. As Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pp. 706-715.