Gabinetes de mediação de conflitos: estrutura de pacificação, dinâmica e resultados
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Data
2016
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Editora
CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Universidade do Minho
Resumo
Os gabinetes de mediação têm como finalidade auxiliar no tratamento dos
conflitos que perturbam as interações, o ambiente escolar e o processo educativo.
Este estudo versa sobre a dinâmica dos gabinetes de mediação numa
lógica de aprendizagem e melhoria. Para o efeito, partilha-se a análise dos resultados
de gabinetes de duas Escolas, Territórios Educativos de Intervenção
Prioritária, do 2º e 3º ciclos. A amostra constituiu-se por 150 participantes,
dos quais 49 mediadores (35 jovens e 14 adultos) e 101 mediados (99 jovens
e 2 adultos). Recolheram-se dados através de questionários e para a sua análise
recorreu-se ao método de análise quantitativa descritiva. Confirmou-se
que estas estruturas criaram oportunidade para a abordagem colaborativa
na resolução dos conflitos; foram aceites e reconhecidas; a elas recorreram
alunos dos dois ciclos de ensino, de ambos os géneros, predominando a
mediação informal no 2º ciclo; tanto diretores de turma como alunos encaminharam
casos; focaram-se no tratamento de conflitos de “comunicação/
relação” e apresentaram um elevado índice de eficácia. Concluiu-se que a
aprendizagem individual e organizacional, potenciada pela implementação
destas estruturas, torna a Escola uma organização construtiva na gestão das
relações interpessoais, contribuindo para a melhoria do ambiente socioeducativo
escolar.
Descrição
Palavras-chave
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, PRÁTICAS PROFISSIONAIS, CULTURA ORGANIZACIONAL, CONFLICT MEDIATION, PROFESSIONAL PRACTICES, ORGANIZATIONAL CULTURE
Citação
Costa, E. Pinto da .; Torrego, J. & Martins, A. (2016). Gabinetes de Mediação de Conflitos: estrutura de pacificação, dinâmica e resultados. In A. M. C. Silva; M. L. Carvalho & L. R. Oliveira (EDS.). Sustentabilidade da mediação social: processos e práticas. CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Universidade do Minho, pp. 107-118.