Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/8447
Título: Um projeto de mediação de uma escola TEIP (condicionantes, facilitadores e melhorias)
Autores: Costa, Elisabete Pinto da
Palavras-chave: MEDIAÇÃO
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
ESCOLAS
PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO
MEDIATION
CONFLICT MEDIATION
SCHOOLS
INTERVENTION PROGRAMS
Editora: Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
Citação: Costa, E. Pinto da (2016). Um projeto de mediação de uma escola TEIP (condicionantes, facilitadores e melhorias). A TEIP school mediation project (constraints, facilitators and improvements). Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., No. 02, pp. 95-100.
Resumo: Os Projetos de Mediação de Conflitos na Escola (PMCE) afiguram-se como uma tecnologia social de melhoria socioedutiva. Os PMCE de alcance amplo propõem uma mudança (inter)pessoal, cultural e organizacional. Com este artigo pretende-se evidenciar os fatores promotores e bloqueadores da implementação de um PMCE, tendo por base um estudo em profundidade e longitudinal, de cariz qualitativo, realizado numa Escola de 2º e 3º ciclos, Território Educativo de Intervenção Prioritária, na qual o projeto funciona desde 2009. Os resultados perimitiram identificar aspetos positivos e negativos e apontaram ainda a necessidade de uma intervenção sistemática, coletiva e participada.
School Conflict Mediation Projects (PMCE) are a social technology for socioeducational improvement. The broad-ranging PMEC propose a (inter)personal, cultural and organizational change. This article intends to highlight the factors that promote and block the implementation of a PMCE, based on an in-depth and longitudinal study, using a qualitative research framework, carried out in a School of 2nd and 3rd cycles, in the Educational Territory of Priority Intervention, in which the project has been working since 2009. The results have identified positive and negative aspects, and also pointed out the need for systematic, collective and participative intervention.
URI: http://hdl.handle.net/10437/8447
ISSN: ISSN 2386-7418
Aparece nas colecções:IMULP - Artigos de Revistas Internacionais com Arbitragem Científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Escola_TEIP_Projeto_mediação_escolar.pdfArtigo857.15 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.