Dispositivo de mediação socioeducativa: educação de alunos em mediação de conflitos em contexto de turma
Miniatura indisponível
Data
2011
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Partindo das novas teorias sobre o conflito, a mediação advoga a
sua apropriação e valorização pelos sujeitos, tornando-o uma
oportunidade de crescimento pessoal e social. Nessa medida, a
mediação diz respeito uma conceção mais ampla do que a busca
de soluções para disputas, sustentando-se, também, como uma
estratégia de educação e de transformação na gestão das diferenças
e dos diferendos entre indivíduos e/ou grupos. Assim, entre as
vantagens da mediação destaca-se o seu pendor educativo que
assume particular relevância para as escolas, enquanto espaços
privilegiados de aprendizagem e de socialização.
Descrição
Palavras-chave
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, GESTÃO DE CONFLITOS, ESCOLAS, CONFLICT MEDIATION, PEDAGOGIC MEDIATION, CONFLICT MANEGEMENT, SCHOOLS
Citação
Costa, E. Pinto da (2011). Dispositivo de Mediação Socioeducativa: educação em mediação de conflitos em contexto de turma (Poster). Actas do I Encontro de investigadores “Investigar em Educação e Mudança na Escola”. Porto: Centro de Estudos em Educação e Formação (CEEF; ULP) e do Centro de Investigação em Educação e Formação (CeiEF, ULHT).