Dispositivo de mediação socioeducativa: educação de alunos em mediação de conflitos em contexto de turma

Miniatura indisponível

Data

2011

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

Partindo das novas teorias sobre o conflito, a mediação advoga a sua apropriação e valorização pelos sujeitos, tornando-o uma oportunidade de crescimento pessoal e social. Nessa medida, a mediação diz respeito uma conceção mais ampla do que a busca de soluções para disputas, sustentando-se, também, como uma estratégia de educação e de transformação na gestão das diferenças e dos diferendos entre indivíduos e/ou grupos. Assim, entre as vantagens da mediação destaca-se o seu pendor educativo que assume particular relevância para as escolas, enquanto espaços privilegiados de aprendizagem e de socialização.

Descrição

Palavras-chave

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, GESTÃO DE CONFLITOS, ESCOLAS, CONFLICT MEDIATION, PEDAGOGIC MEDIATION, CONFLICT MANEGEMENT, SCHOOLS

Citação

Costa, E. Pinto da (2011). Dispositivo de Mediação Socioeducativa: educação em mediação de conflitos em contexto de turma (Poster). Actas do I Encontro de investigadores “Investigar em Educação e Mudança na Escola”. Porto: Centro de Estudos em Educação e Formação (CEEF; ULP) e do Centro de Investigação em Educação e Formação (CeiEF, ULHT).

Coleções