FCESE - Dissertações de Mestrado
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Percorrer FCESE - Dissertações de Mestrado por autor "Andrés Marques, Maria Isabel, orient."
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Item Os cemitérios como atrativos turísticos: estudo de caso no Porto e norte de Portugal(2019) Maia, Cláudia Vanessa Carvalho; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.Para algumas pessoas os cemitérios são lugares para homenagear pessoas que já partiram, lugares para prestar respeito aos entes-queridos, no entanto, existem por todo o mundo, pessoas que visitam os cemitérios no âmbito da atividade turística. O Turismo Cemiterial está a ganhar expressão em todo o mundo, e também em Portugal onde já existem alguns cemitérios que fazem parte da Rota dos Cemitérios da Europa. A presente dissertação é um estudo exploratório que tem como objetivo perceber se existe um conhecimento sobre o Turismo Cemiterial no geral e na Região do Porto e Norte de Portugal, em particular, e se existe uma motivação primária para a sua prática, ou se, pelo contrário, as visitas que os turistas fazem aos cemitérios são complementares do Turismo Cultural. No fundo, o objetivo desta dissertação também é mostrar o que é este turismo e “o que é oferecido e quem o procura; o porquê de ser amado por uns e odiado por outros, sem esquecer o contributo que este tipo de turismo tem tido para a valorização patrimonial em Portugal.” (Pegas, 2013, p. IV)Item A empregabilidade dos cursos profissionais de turismo(2013) Dias, Helena Isabel Baltazar; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.Portugal tem vindo a apostar no ensino profissional não como uma alternativa ao ensino regular mas como um parceiro, uma alternativa viável, tendo em linha de conta que a preparação de ativos no segundo caso é muito demorada. São vários os cursos profissionais que o Ministério da Educação criou, permitindo uma grande variedade de novos técnicos e possibilitando também a dupla certificação aos jovens estudantes – o certificado de conclusão do 12º ano e o certificado de técnico de determinada área. Um dos cursos ministrados de nível III é o curso Profissional de Técnico de Turismo que tem sido ensinado nas escolas profissionais e secundarias do ensino oficial. As questões que se prendem neste estudo estão interligadas à empregabilidade do mesmo como reflexo final do esforço de formandos, formadores e escolas. É importante compreender se esta formação está a responder às exigências do mercado e se a empregabilidade deste curso em particular, é positiva justificando assim o papel integrador e nivelador das instituições nacionais.Item Gestão e importância das promoções no mercado do vinho : um estudo relativo à população portuguesa(2022) Pinto, João Fernando Vieira; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.Nesta investigação temos como principal objetivo desta investigação é analisar as promoções na perceção do consumidor, o seu comportamento enquanto consumidor, relativamente ao seu conhecimento de vinho, ao seu rendimento e ao seu género. O vinho é um produto que se caracteriza por apresentar atributos, intrínsecos e extrínsecos e para o consumidor o preço é um dos atributos mais importantes no momento decisão de compra do produto. Se a este atributo ainda aplicarmos as promoções, facilmente a mente do consumidor pode ser induzida a tomar certas decisões. Neste sentido, é importante investigar a lealdade do consumidor e o efeito das promoções de vendas nessa mesma. Foi efetuado um estudo quantitativo, tendo sido utilizado um inquérito por questionário via online. Na análise de este estudo, os resultados permitem-nos concluir que o preço e as promoções do vinho são fatores que afetam a decisão do consumidor. Ainda de referir que a região, marca e ano, são atributos igualmente extremamente valorizados pelo consumidor.Item A pandemia da covid-19 como possível responsável pela mudança do paradigma do turismo : um estudo exploratório do mercado espanhol(2021) Jauregui González-Guija , Ignacio; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.Tradicionalmente, o paradigma do turismo estava a ser liderado por dinâmicas focadas na obtenção de benefícios económicos, sem considerar os impactos sociais e ambientais, o que favorecia em alguns casos o desenvolvimento do fenómeno do overtourism. Com a chegada da pandemia da Covid-19, a indústria do turismo foi um dos setores mais afetados, vindo a constituir uma oportunidade para mudar as dinâmicas em que a atividade estava a ser desenvolvida. O presente trabalho tem como objetivo responder às seguintes questões: se os turistas espanhóis que já visitaram o Porto consideram que existe overtourism na cidade, como a pandemia da Covid-19 afetou o comportamento dos espanhóis que já visitaram o Porto face às suas deslocações turísticas e perceber se a Pandemia da Covid-19 vai alterar as escolhas dos destinos turísticos, favorecendo o Slow Tourism e o Turismo de proximidade. Para atingir os objetivos, foi utilizada uma metodologia integradora que combina ferramentas qualitativas (como a análise de documentos) e quantitativas (nomeadamente um inquérito por questionário). Da análise dos dados conclui-se que, no que toca ao turismo do Porto, embora os dados indiquem que os inquiridos não percecionam que exista overtourism no Porto, existe uma concordância no diz respeito à posição que os gestores deverão tomar para encontrar estratégias para enfrentar os problemas causados pela pandemia e que estas devem considerar medidas que evitem no futuro situações de overtourism. A pandemia da Covid-19 obrigou os turistas espanhóis a alterarem as suas práticas habituais por força das medidas de contingência dos vários países e da necessidade de segurança, sendo obrigados a procurar novas formas de turismo, como o turismo de proximidade, o turismo rural e os alojamentos mais pequenos e menos massificados. No entanto, o facto de eles não irem para destinos de longa distância não deriva do fator medo de contágio, mas sim de se sentirem mais seguros em termos de saúde. Apesar da pandemia, os dados do estudo mostram que os turistas não se posicionam totalmente de acordo com a mudança de hábitos de consumo no que toca às viagens nem ao tipo de alojamento. Assim sendo, os dados não são totalmente reveladores de que os inquiridos tencionem mudar os seus hábitos numa situação de pós-pandemia. Pelo que tudo indica que a pandemia não será responsável por uma mudança de paradigma.Item Proposta de melhoria da qualidade de serviço e da satisfação dos clientes do Hotel Holiday Inn Express Porto Exponor(2017) Pinheiro, Guilherme Artur Ferreira; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.O trabalho projeto apresentado tem como principal objetivo melhorar a qualidade de serviço prestada no hotel Holiday Inn Express Porto Exponor, por forma a aumentar o nível de satisfação dos seus hóspedes. Para a realização deste trabalho iremos efetuar uma pesquisa rigorosa com vista a identificar os fatores que mais contribuíram para a insatisfação dos clientes deste estabelecimento hoteleiro. Assim, iremos utilizar os resultados dos inquéritos de satisfação efetuados nos anos de 2014 e 2015 e iremos analisar os comentários, conhecidos com reviews, que os anteriores clientes deixaram em sítios da internet especializados nesta área, como são a Booking.com, o TripAdvisor e a Expedia.com. Pretendemos entender quais os aspetos que estão a comprometer a qualidade do hotel e como é que contribuem para a insatisfação dos hóspedes. Utilizando a informação alcançada com os inquéritos e com os reviews, saberemos exatamente quais foram as fontes de frequente insatisfação. Desta forma, iremos conseguir projetar as medidas de melhoria para cada aspeto que necessite de intervenção. Em suma, pretendemos saber o que o cliente pensa acerca do hotel e dos seus serviços para podermos definir estratégias de melhoramento. Desta forma, iremos alcançar a satisfação dos hóspedes, melhorar o serviço do Holiday Inn Express Porto Exponor e aumentar a notoriedade e a procura através de uma qualidade reconhecida.Item Turismo e comunidade local - as duas faces de uma mesma moeda : um estudo de caso na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia(2019) Dias, Maria Manuela Baptista Carneiro; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.De acordo com a Organização Mundial do Turismo (2016), durante décadas o turismo teve um crescimento contínuo e uma diversificação profunda até se tornar num dos setores económicos que cresce com maior rapidez em todo o mundo. Atualmente o volume de negócios do turismo é igual ou superior ao das exportações de petróleo, produtos alimentares e automóveis, o que torna o turismo um motor chave do progresso socioeconómico e uma das principais fontes de receita de diversos países em desenvolvimento (OMT, 2017). Sendo um importante agente de mudança, causa impactos de diversos tipos: económicos, ambientais e socioculturais. O desenvolvimento do turismo em Portugal acompanha a tendência mundial e as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia são um bom exemplo disso. De acordo com dados do Pordata de 2018, Vila Nova de Gaia viu nascer em 2017 mais 5 estabelecimentos hoteleiros face ao ano anterior, registando cerca de mais 40 mil hóspedes. Este aumento na atividade turística provocou impactos na cidade: impactos económicos, pela entrada de turistas na cidade e receitas geradas, entre outros; impactos socioculturais pela interação entre turistas e residentes, pela revitalização dos costumes locais, como por exemplo, o artesanato; e ambientais ao nível de congestionamento, lixo, consumo de água, entre outros. Assim, devido ao aumento de turistas na cidade e consequentemente na zona ribeirinha onde se situam as caves do vinho do Porto, surge o objetivo da presente dissertação: perceber qual a perceção dos residentes e comerciantes da zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia sobre a atividade turística e os seus impactos, após o encerramento da via ao trânsito automóvel. A metodologia utilizada é de natureza quantitativa, assente na aplicação de um inquérito por questionário e na sua análise. Sustentada numa lógica dedutiva, pretende-se analisar qual a perceção dos residentes e comerciantes dos impactos que o encerramento da via pode ter aos níveis - económico, ambiental e sociocultural.Item Valor Patrimonial da Gastronomia Portuguesa : impacto na satisfação dos Turistas no destino Porto(2014) Araújo, Maria José Saraiva de Lemos; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.A cultura portuguesa tem nas suas tradições gastronómicas um valor inestimável, que muito tem contribuído para a valorização da oferta turística do país. Portugal é considerado um dos melhores destinos da Europa para viagens de gastronomia e vinhos e a gastronomia portuguesa revela elevados níveis de satisfação junto dos turistas, que procuram fatores de autenticidade ligados à cultura e tradição dos destinos. A oferta da restauração contempla um conjunto de variáveis associadas a uma dimensão material, como o preço ou a segurança alimentar. Mas comporta também uma dimensão imaterial, com componentes ligadas à cultura e história portuguesas. Estas componentes intangíveis não estão, contudo, claramente assumidas como sendo as principais responsáveis pela satisfação dos turistas com a gastronomia portuguesa, sendo essa a análise que se pretende efetuar, confirmando o valor patrimonial da gastronomia portuguesa em geral e da região do Porto e Norte em particular. A análise estatística e correlacional das variáveis que constituem as dimensões material e imaterial foi efetuada a partir de 381 respostas válidas a um inquérito por questionário aplicado no aeroporto do Porto. Este estudo demonstra que variáveis como a simplicidade, a hospitalidade, a ligação ao mar, o sabor e gosto, que constituem a dimensão imaterial da gastronomia portuguesa, são as que os turistas mais valorizam, as que lhes provocam maior satisfação, contribuindo fortemente para o enriquecimento da sua experiência turística e sendo determinante na intenção de revisita e de recomendação do Porto como destino turístico.Item Valorização da gastronomia açoriana: um estudo de caso sobre a oferta e a procura gastronómica no centro histórico de Ponta Delgada(2018) Viveiros, Carolina Miranda; Andrés Marques, Maria Isabel, orient.A gastronomia faz parte da vida de um povo, utilizada como produto turístico e representada fisicamente nos restaurantes, mercados locais e até mesmo nos produtores. Um elemento patrimonial, que envolve marcos identitários da cultura de um determinado povo. Sem dúvida que é um aspeto diferenciador de um local, sendo que cada povo tem a sua própria identidade, comunicada através dos seus costumes, hábitos, alimentos e práticas gastronómicas que a ela se associam. O turismo é um setor em crescimento nos Açores e, ao mesmo tempo, os diversos produtos e experiências turísticas começam a ser mais valorizados, como é o exemplo da gastronomia. Esta pesquisa, tem como objetivos tentar perceber se os gestores dos restaurantes locais estão a valorizar a gastronomia típica, se os turistas procuram uma experiência gastronómica relacionada com a identidade do povo açoriano, e também se a oferta nos restaurantes se adequa à procura e às suas preferências gastronómicas. Em termos de pesquisa, foi feita uma revisão de literatura e a metodologia consistiu na construção e aplicação de um inquérito a turistas, complementados com entrevistas aos proprietários dos restaurantes; e como suplemento extra, o levantamento dos pratos confecionados nas ementas dos restaurantes típicos localizados no centro histórico de Ponta Delgada, no sentido de validar as hipóteses e responder aos objetivos do estudo. Quanto aos principais resultados, eles demonstram que os restaurantes locais têm uma oferta gastronómica que evidência a cultura gastronómica açoriana, utilizando produtos locais e que os turistas inquiridos dão importância à experiência diferente do que a habitual. Da mesma forma, a oferta é adequada às motivações da procura, observada na validação das hipóteses. O estudo demonstra ainda que a valorização da gastronomia por parte dos diferentes públicos, a sua satisfação com a mesma, e a qualificação positiva após experiência no local, o que torna a gastronomia como produto em ascenção, indo de encontro ao crescimento do turismo local.