Percorrer por autor "Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient."
A mostrar 1 - 20 de 43
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Acesso de acadêmicos de direito à advocacia : perfis e percursos educativos em instituições de Ensino Superior de Goiânia(2020) Brasileiro, Vinícius Espíndula; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.O presente estudo pretende averiguar a relação entre o perfil dos acadêmicos do curso de graduação em Direito que foram aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e que pertencem a uma Instituição de Ensino Superior pública e a uma Instituição de Ensino Superior privada, da cidade de Goiânia, estado de Goiás. Recorremos a um estudo predominantemente quantitativo por meio de aplicação de inquérito por questionário a 60 discentes aprovados no exame da OAB no último ano de graduação em Direito, bem como à análise a documentos estruturantes das duas instituições. Os resultados demonstraram semelhanças e diferenças entre os perfis dos acadêmicos. As semelhanças, em ambas as instituições, centram-se, primeiramente, no sexo masculino, que foi predominante dentre os aprovados no Exame de Ordem, ao seguir a escolha pelo curso de Direito, que se deu pela admiração às carreiras jurídicas. Para a maioria dos inquiridos a aprovação nas duas fases do Exame de Ordem ocorreu logo na primeira tentativa e as estratégias utilizadas para alcançar êxito foram a combinação de resolução autónoma de exercícios e participação em aulas preparatórias, em cursos livres. Tal deve-se ao fato de os inquiridos considerarem que os conteúdos oferecidos pelas IES, apesar de serem úteis ao acesso à advocacia, não preparam para o mercado de trabalho. Quanto às diferenças entre os perfis, relativamente à IES pública, com a maioria de jovens, solteiros e que não possuem filhos, frequentou as aulas no período matutino e a renda familiar é elevada. Em contraste, os discentes da IES privada estão na fase adulta, casados, com filhos, frequentaram as aulas no período noturno, e sua renda familiar é significativamente menor. Conclui-se que o acesso de acadêmicos de Direito à advocacia pode variar conforme o perfil, o percurso e a Instituição de Ensino Superior frequentada. Embora o Ministério da Educação estabeleça critérios para a garantia da qualidade dos cursos superiores, em especial o Curso de Direito, é possível verificar que, apesar dos diferentes fatores que influenciam na aprovação do Exame da OAB, o resultado parece depender de maior empenho, autonomia e preparação especializada do discente.Item Agir pedagógico e metodologias ativas no ensino superior : estudo de caso num curso de Psicologia de uma IES privada(2022) Venturini, Cláudia Resende Alves; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Nas Instituições de Ensino Superior, a metodologia tradicional de ensino, caracterizada pela exposição de conteúdo, retenção da atenção, disciplinas desarticuladas e avaliações que exigem memorização, vem sendo confrontada, por limitar o processo de ensinoe aprendizagem e fragmentar o saber. Neste contexto, surgem as metodologias ativas, que visam estimular a participação ativa dos estudantes na sala de aula, valorizando as suas opiniões e conhecimentos na construção do saber. Frente o exposto, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar a eficácia das metodologias ativas e o sucesso educativo quanto ao saber e saber fazer de estudantes de um curso de Psicologia de uma Instituição de Ensino Superior privada, no Estado de Goiás. O presente trabalho configura-se como um estudo de caso simples, com abordagem qualitativa, que adotou para a recolha de dados a aplicação de uma entrevista individual semiestruturada, realizadas na modalidade online, via plataforma ZOOM, junto a 10 professores e 08 estudantes do curso de graduação de Psicologia da IES em análise. As entrevistas foram analisadas por meio da metodologia de análise de conteúdo de Bardin (2011) com o suporte do software webQDA, o qual possibilitou a identificação e a categorização dos dados. Os dados coletados permitem afirmar que as metodologias ativas potenciam o saber e o saber fazer dos estudantes do curso de Psicologia estudado; que os professores, apesar de não terem formação adequada, aplicam metodologias centradas no estudante, sendo percebidas por seus alunos como eficientes no desenvolvimento de novas habilidades e atitudes que serão úteis no futuro exercício profissional.Item Análise do impacto do programa cooperjovem em uma escola do município de Pedras de Fogo-PB(2018) Silva, Maria José Menezes da; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.O Programa Cooperjovem, bem recente na educação brasileira, é baseado numa metodologia que vivencia os valores e princípios cooperativistas entre educadores e aprendizes. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o impacto do Programa Cooperjovem numa escola da rede pública municipal, de ensino Fundamental II, do interior do Município de Pedras de Fogo – PB, junto dos docentes e dos alunos. Esta escola atende a filhos de agricultores de situação econômica baixa, que trabalham na agricultura familiar. Esta pesquisa, quanto à sua abordagem se apresenta como quantitativa e qualitativa. No seu percurso qualitativo, recorremos à entrevista estruturada ao Gestor Escolar e aos docentes que aderiram ao Programa. No seu percurso quantitativo, recorremos a um questionário com questões fechadas e abertas, distribuído aos alunos. Estas duas abordagens permitiu-nos fazer a triangulação da informação obtida de forma mais rigorosa. Os resultados permitem concluir que, apesar do Programa Cooperjovem não poder solucionar todos os problemas, é primordial na melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. Com a sua adesão, foi possível ajudar a mudar atitudes e comportamentos de todos os envolvidos no processo, pondo em prática os valores e princípios do cooperativismo. Para o seu bom desenvolvimento, e é de suma importância a aceitação de todos que fazem parte do meio escolar, e os educadores são as peças principais de uma nova metodologia para esta prática pedagógica da cooperaçãoItem Ausência familiar e suas repercussões na construção da aprendizagem de crianças institucionalizadas(2017) Lima, Ana Lúcia; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.A presente pesquisa tem como finalidade averiguar o impacto do desligamento familiar na aprendizagem escolar, em crianças institucionalizadas, no contexto de um Serviço de Acolhimento Institucional de uma instituição pública, localizada no município de Laranjeiras/SE. A presença da família na vida de uma criança é imprescindível para a sua formação, desenvolvimento afetivo e segurança emocional. Por isso, quando as crianças e jovens, devido a situações sócio familiares, precisam de ser afastadas temporariamente do seu núcleo familiar, são colocadas em instituições sociais, de forma temporária. Porém, embora estas instituições se preocupem com o bem estar da criança e do jovem, muitas vezes, estes, por vários fatores, chegam à escola completamente desmotivados, propiciando a indisciplina, o absentismo escolar e, podendo originar a estigmatização, por parte da comunidade escolar. No desenvolvimento desta pesquisa, seguiu-se a abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, onde, como instrumentos de pesquisa, recorremos à entrevista estruturada que abrangeu a equipe técnica do abrigo (a diretora, 01 Psicólogo e 02 Assistentes Sociais), e 12 professores da escola freqüentada pelas crianças e jovens da casa Abrigo. Os dados recolhidos foram agrupados em categorias e subcategorias possibilitando uma análise pormenorizada dos fatos descritos. O estudo concluiu que a quebra dos vínculos familiares constitui-se como fator decisivo no processo da não aprendizagem de crianças e adolescentes institucionalizadas.Item Avaliação da interação em ambiente virtual do curso de administração de uma instituição de ensino superior na modalidade educação a distância(2017) Schoucair, Eduardo Jorge Novaes; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.As instituições educacionais vêm passando por transformações significativas, quanto à forma de ensinar, independentemente do nível de escolaridade que a instituição oferte (ensinos médio, técnico, graduação ou pós graduação). Dessa forma, merece destaque neste cenário de mudanças, a modalidade a distância, a qual vem crescendo de maneira relevante, em todo o mundo, seja pela flexibilidade que a mesma oferece a quem pretende ingressar em um curso superior, caso específico deste estudo, seja pelo custo acessível das mensalidades, o que atrai cada vez mais estudantes a aderirem a EaD. Neste sentido, as universidades, em geral, procuram ofertar cursos com tecnologias avançadas, recursos adequados para um melhor aprendizado, com suporte pedagógico que supra as devidas necessidades dos alunos, por meio da capacitação dos seus professores e tutores, e criação de polos presenciais, de acordo com o que é preconizado pela lei. Não resta dúvida que este novo cenário exige mudanças radicais quanto ao papel do professor e do aluno, e dessa forma, as características próprias de ambas as partes precisam de ser repensadas, adequadas e analisadas, para que a aprendizagem de fato se concretize. Diante desta realidade, destaca-se a Universidade do estudo, na qual se implantou, em 2009, a referida modalidade, ofertando cursos de educação a distância. Nessa perspectiva, esta dissertação tem como objetivo geral analisar as percepções de alunos e professores sobre a interação desenvolvida em ambiente virtual no curso de Administração de uma IES na modalidade EaD, e o efeito que esta distância exerce no ensino e na aprendizagem. Para que a investigação fosse realizada, a estratégia de pesquisa utilizada foi uma abordagem qualitativa de um estudo de caso, conjugando instrumentos e técnicas qualitativas e quantitativas, com recurso à realização de entrevistas e à aplicação de questionários. Diante da realização do processo investigativo, através dos resultados oriundos da pesquisa, evidenciou-se que a instituição em foco oferece um ambiente virtual de aprendizagem favorável ao aprendizado do aluno, no que tange o curso de Administração. Através do mesmo, alunos e professores têm a oportunidade de exercitar novos papéis, e pôr em prática e aprofundar novas habilidades e competências. Em consequência, é evidente mais autonomia e responsabilidade do aluno, para gerir o seu tempo de estudos, desfrutando da flexibilidade da EaD, permitindo assim maior comodidade e praticidade no processo de ensino e aprendizagem.Item A construção da identidade e da prática docente do professor das escolas do campo(2013) Duarte, Ana Estela Brandão; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender o trabalho pedagógico dos professores do campo e a construção de sua identidade na rede municipal de ensino da cidade de Garanhuns-PE. Tomamos como fundamentação teórica a reconstrução da concepção ontológica do trabalho humano e sua aproximação à teoria do agir comunicativo, em consonância com a teoria pedagógica de Paulo Freire. Utilizamos a Metodologia Interativa, através de um estudo de caso, com inquérito por questionário e entrevista, com a técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético, observações e análise documental. A nossa amostra é composta por vinte professores. Os resultados revelam que o trabalho pedagógico dos professores das Escolas do Campo depende do posicionamento com relação à teoria pedagógica, podendo eles assumir o posicionamento bancário ou crítico e emancipatório. Propomos algumas sugestões que possam contribuir para o encaminhamento de mudanças em relação ao trabalho pedagógico sobre a educação e prática docente nas escolas e, particularmente no contexto da pesquisa, nomeadamente, proceder à revisão das teorias pedagógicas; promover estudos sobre a proposta curricular da Educação do Campo e a interdisciplinaridade; elaborar e implementar projetos em relação à prática e identidade docente, com visão interdisciplinar.Item De volta aos bancos da escola: percursos e motivações do curso EFA(2013) Pina, Maria Manuela Bigote Tavares Neves; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.A presente investigação visa analisar a eficácia das metodologias de ensino-aprendizagem dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) para a motivação e o sucesso escolar e profissional dos alunos do Ensino Básico. Por tal facto, sustentou-se, em diferentes perspetivas teóricas relativamente aos conceitos de (in)sucesso escolar, motivação e tomada de decisão. Para facilitar a compreensão da problemática do precoce abandono escolar e regresso à escola na vida adulta, ainda, no enquadramento teórico, realizou-se uma perspetiva histórica da evolução da educação dos adultos, em Portugal. A população alvo deste estudo compreendeu um total de cento e dez adultos de três níveis do Ensino Básico (B1, B2 e B3), que frequentaram uma Escola TEIP (Território de Intervenção Prioritário) na área de Gondomar, durante o ano letivo de 2012/13, uma área circunscrita ao cenário profissional da investigadora. No estudo optou-se por uma metodologia de tipologia mista através de uma análise de dados quali-quantitativos, com um forte pendor quantitativo. Assim, foi aplicado um inquérito por questionário, aos formandos/alunos e, em extensão, realizou-se uma entrevista à Coordenadora dos Cursos EFA. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que a participação no processo educativo, a construção de um portefólio e a abertura entre o professor/mediador e os alunos contribuíram para o sucesso escolar. Em suma, verificou-se que as metodologias de ensino-aprendizagem dos Cursos EFA potenciaram o sucesso escolar dos alunos.Item O desenvolvimento de competências práticas essenciais á formação do estudante do ensino médio e à sua inserção na vida ativa(2017) Pereira, Alfredo José Pacheco; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Esta pesquisa tem, por objetivo, analisar o desenvolvimento de competências práticas dos estudantes, na ação letiva docente, em uma escola do Ensino Médio, na cidade de Porto Seguro, considerando a inserção dos jovens na vida ativa. Tendo em conta a necessidade de os estudantes adquirirem competências que os preparem para a inserção na vida profissional, é essencial ir mais além de um modelo de educação conteudista, centrado na transmissão e memorização de conteúdos, que não contempla a utilidade prática dos conteúdos apreendidos. Nesta perspectiva, o estudo proposto, de natureza qualitativa, procura analisar a relação entre práticas pedagógicas e a aquisição de competências profissionais, através das percepções de alunos e professores. No estudo, verificou-se que o mercado de trabalho predomina quando se trata da expectativa do estudante, em relação ao aprendizado, o que reforça a ideia da relação entre educação e trabalho, no sentido da Escola como instituição voltada para a preparação profissional. Na percepção dos professores, é preciso um ajustamento do currículo às necessidades da vida prática, além de investimentos na formação dos docentes, para um ensino que vise a construção de competências articulada com o cotidiano. Entende-se, então, que as mudanças por que passa a sociedade, as formas de inserção, as exigências de um mercado mais competitivo, a flexibilidade e as competências essenciais a este mercado, cada vez mais tecnológico, evidenciam a necessidade de profundas reformas na instituição escolar. Assim, pela análise efetuada, é evidente a necessidade da alteração do currículo, uma vez que o Ensino Médio está identificado não apenas com a formação geral básica, mas também com a educação, em termos de tecnologia e formação para o trabalho.Item O dilema da (in)disciplina escolar(2015) Santos, Maria dos Prazeres dos; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.A sociedade vem passando por várias mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais. A população escolar já não é a mesma, caraterizando-se por uma grande diversidade. O estudo da indisciplina escolar, tem vindo a ser reforçado, devido à crise de valores, à recorrência do fenômeno e às dificuldades dos atores educativos em sala de aula. Neste sentido, o nosso objetivo é analisar as percepções de diferentes atores educativos, quanto a fenômenos de indisciplina ocorridos, no Ensino Fundamental, numa Escola Pública Municipal, a fim de evitar ou contornar esta problemática. A abordagem metodológica utilizadas foi predominantemente qualitativa, com um estudo de caso, centrado no Programa de Aceleração da Educação de Jovens e Adultos (PAEJA). De posse dos resultados, verificamos uma variabilidade de percepções acerca da indisciplina, entre diretor, professores e alunos, que apresentam uma complexidade de fatores e causas que resultam em tal fenômeno. Em primeiro lugar, é evidente a importância de uma construção e corresponsabilização, fundamentada nos documentos estruturantes da escola. Em segundo lugar, a indisciplina escolar é um dos grandes desafios na formação e na prática pedagógica do professor, que precisa de recorrer a novos paradigmas de ensino e aprendizagem, motivando os seus alunos com práticas pedagógicas ativas.Item O dito e o não dito na educação: políticas públicas educacionais de gênero no Brasil à luz do curso gênero e diversidade na escola_GDE(2020) Torres, Teodora; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Esta pesquisa, intitulada O DITO E O NÃO DITO NA EDUCAÇÃO: políticas públicas educacionais de gênero no Brasil, à luz do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE), objetivou conhecer a evolução processual das práticas dos/as professores/as participantes do curso de formação GDE, numa perspectiva de gênero. No seu percurso, emergiram questões sobre o processo de difusão de gênero na Contemporaneidade, sem perder de vista, especialmente, as particularidades predominantes nas teorias políticas feministas desde o século XX. Delimitamos os processos históricos nos anos de 1990 até aos dias atuais, que tratam da questão de gênero no campo da educação, destacando as novas exigências colocadas ao Estado e as respostas aos problemas emergentes, com foco na educação de qualidade, intrinsecamente associada à busca por equidade e a valorização da diversidade. No aspecto metodológico, a pesquisa é de abordagem qualitativa de um estudo de caso, conjugando instrumentos e técnicas qualitativas e quantitativas. Assim, selecionamos procedimentos sistemáticos de análise de conteúdo, privilegiando as técnicas de entrevista junto a 12 professores/as egressos/as do curso GDE e aplicação de questionários junto a 59 alunos/as de três professoras, no município de Codó/MA, no período de julho a novembro de 2016. Destacamos a motivação e iniciativa dos/as professores/as entrevistados/as para participação do curso GDE, as suas concepções e aprendizagens antes e depois do GDE, as suas percepções sobre as políticas de gênero na Educação, analisando os paradigmas de gênero e diversidade predominantes no contexto escolar, articulados com as suas práticas e os documentos normativos oficiais da Educação. Concluímos que o curso GDE representou uma iniciativa inovadora, no campo da formação docente, pelo seu aporte teórico e metodológico. Contudo, as práticas pedagógicas revelaram limitações, pelas barreiras culturais, religiosas, sociais e políticas presentes no ambiente escolar. Quaisquer que sejam as evidências, ou até os impactos que permeiam a subjetividade, o curso GDE, no decurso de nove anos da sua implementação, revelou-se desafiador no enfretamento de dimensões fundamentais do quadro de desigualdade de gênero, raça/etnia e diversidade sexual no país. Atualmente, a conjuntura política brasileira retrata o retrocesso das ações do Estado, no que diz respeito ao enfrentamento dessas demandas, pressionadas, inclusive, por instâncias governamentais formadas por religiosos e fundamentalistas, que pretendem derrubar o que denominam de “ideologia de gênero”, em prol da heteronormatividade e do conceito de família tradicional, em detrimento das agendas de direitos humanos. Logo, o que deve ser dito e o que não deve ser dito na Educação brasileira, retoma sua agenda de consolidação dos significados culturais hegemônicos, estruturados e reproduzidos pelo conservadorismo e religiosidade.Item A educação das crianças e a relação escola-família : um estudo de gênero com mães trabalhadoras(2014) Silva, Roxana; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Embora na atualidade as mulheres tenham evidenciado muitas conquistas de independência social, as suas responsabilidades familiares não diminuíram, persistindo ainda uma baixa participação dos homens nas responsabilidades familiares. Essas mudanças deixam as mulheres em uma situação vulnerável, na medida em que elas continuam a cuidar da família e trabalham fora de casa, para manter ou contribuir com o sustento da sua família. Os papéis e estereótipos de gênero e a pressão social têm contribuido para dificultar a partilha das responsabilidades familiares, por parte dos homens, mantendo-se assim da mulher toda e qualquer responsabilidade com relação as suas crianças, incluindo a sua educação. O estudo de caso teve por finalidade analisar as percepções de mães trabalhadoras, no que se refere às responsabilidades maternas na educação dos filhos e filhas. Procurou-se averiguar como são construídas estas relações e quais as responsabilidades das mães, de acordo com as percepções dos diferentes atores envolvidos, incluindo as professoras, em uma escola pública.Os resultados revelam uma nova consciência das mães trabalhadoras. Apesar da continuidade das representações simbólicas tradicionais do feminino e do masculino, estas mães trabalhadoras cumprem uma multiplicidade de funções, com a consciência de que fazem parte de um processo de mudança. Enquanto mulheres, mães e trabalhadoras, mostarm-se capazes de defender os seus direitos, mantendo as suas responsabilidades essenciais no domínio da Educação.Item Educação de jovens e adultos : enfrentamentos e possibilidades refletidos em histórias e vidas de estudantes com mais de 60 anos(2015) Passos, Marta Cordeiro dos; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.O presente estudo analisa as percepções dos idosos a frequentarem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede pública de ensino, em comunidades periféricas da Grande Recife, no Estado de Pernambuco. A análise considera o enquadramento das perspectivas políticas, no âmbito da educação brasileira, destinada a essa fatia populacional, tendo em conta os avanços e retrocessos vividos durante o período histórico, que oportuniza a participação da população adulta no sistema de ensino. O estudo teve como objetivo geral analisar a trajetória escolar de estudantes idosos da EJA, através das percepções dos mesmos sobre a escola no passado e na atualidade. Neste estudo optamos pela pesquisa qualitativa, através das histórias de vida dos idosos e seu contato com a escola, no contexto da EJA. Com a aplicação de inquérito por entrevista, foi realizada uma análise descritiva e de conteúdo, aos relatos de vida, considerando processualmente o percurso de vida e escolar de cada participante, no confronto entre uma escolaridade do passado e atual. Como resultado desta pesquisa, vale salientar que os sujeitos não perderam a simpatia pela vida, relatando, à sua maneira, as suas experiências vividas num passado hostil à escola. Todos referem as vantagens da educação, acreditando que agora com a maturidade adquirida, e frequentando os bancos escolares, só lhes falta a saúde para estudar melhor. Esperemos que este estudo sirva de suporte para outras pesquisas no campo da educação de jovens e adultos, de maneira a promover o diálogo entre os segmentos educacionais e ampliar o debate, visando a valorização pessoal desses educandos e educandas idosos nas redes de ensino.Item Educação digital : um desafio socioeducacional brasileiro : um estudo de caso de uma escola de São Gonçalo(2022) Paulo, Ezaulina da Cruz; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Esse estudo tem como objetivo analisar a inserção da Educação Digital como uma prática educacional inovadora como uma forma de potenciar o desenvolvimento socioeducacional dos jovens estudantes enquanto cidadãos. Optou-se por uma metodologia mista, por meio de estudo de caso simples, de uma escola do ensino fundamental, da rede privada, localizada no município de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. Como estratégia quantitativa recorremos ao inquérito por questionário a estudantes com a faixa etária que varia entre os 14 e os 17 anos de idade, do 2º ciclo do ensino fundamental. Como estratégia qualitativa recorremos à entrevista realizada à diretora da escola e a uma coordenadora pedagógica do ensino fundamental do 2º ciclo, responsável pelo turno da manhã e turno da tarde, bem como a duas professoras especialistas em tecnologia educacional, totalizando assim, quatro entrevistas. Em conclusão, podemos constatar que os nossos participantes do estudo, acreditam que a educação digital surge como uma ferramenta indispensável para o exercício da cidadania digital, trazendo, em paralelo, novas oportunidades ao seu desenvolvimento social e ao processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, a escola preocupada com a capacitação dos seus professores para o uso das novas tecnologias, promove regulares ações de formação com tecnologia na educação.Item Educação em Saúde : a mudança de hábitos de alunos de uma escola do Ensino Fundamental através do Programa Saúde na Escola(2022) Marques, Lóide Seles; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.O estudo que se apresenta tem por objetivo analisar de que forma as ações desenvolvidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), envolvendo a Escola e a Estratégia de Saúde da Família (ESF), podem originar a mudança de comportamento e a prática de hábitos saudáveis, de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, de uma Escola municipal de Porto Seguro. A pesquisa teve como ponto de partida uma revisão bibliográfica, respeitando o tema selecionado, tendo sido aplicada uma metodologia mista. Na vertente quantitativa, a pesquisa focaliza a aplicação e análise de um inquérito por questionário, a alunos concluentes do Ensino Fundamental. Na vertente qualitativa, foi concretizado e analisado um inquérito por entrevista à Diretora da Escola e à Enfermeira responsável pela ESF. Os resultados comprovam que nem sempre foi realizado um planejamento atempado, nem houve um diálogo construtivo entre os profissionais de Saúde, a Escola e a Família. Contudo, as perceções da Diretora, da Enfermeira e dos alunos convergem, quanto à relevância do PSE na Escola e à importância do trabalho intersetorial, transversal às áreas curriculares. Neste entendimento, conclui-se que as ações desenvolvidas podem contribuir para a mudança de comportamento e a prática de hábitos saudáveis pelos alunos, se forem planificadas em trabalho colaborativo entre os profissionais de Saúde e da Educação, em ligação e diálogo com a Família, num processo de consciencialização individual e coletivo. Por último, é essencial mais investimento na formação de professores, na área da Saúde, para que estes reforcem a sua contribuição nesta área prioritária no Brasil, de grande relevância na mudança para hábitos saudáveis e mais qualidade de vida dos alunos.Item Educação integral e ensino e aprendizagem : o caso de uma escola pública de tempo integral no Município de João Pessoa(2016) Araújo, Vanúbia Dantas; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.O presente estudo tem como objetivo analisar as percepções do gestor Adjunto, supervisor, professores e alunos de uma escola pública de Tempo Integral, situada em João Pessoa, quanto às potencialidades de desenvolvimento curricular e melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. Neste estudo recorreu-se a uma metodologia com uma abordagem qualitativa, tendo por base entrevistas estruturadas e o Projeto Político Pedagógico. Os sujeitos participantes foram a gestora adjunta, uma supervisora, dois professores (um de português e um de matemática), seis alunos (sendo três do 6 ano e outros três do 9º ano). Procedeu-se à análise descritiva dos discursos dos atores envolvidos, triangulando diferentes percepções. Como resultados da investigação, verificou-se que a ampliação do tempo de permanência na escola sem uma estrutura que favoreça as necessidades básicas dos estudantes vai contra a aquisição do conhecimento e aprendizagem. Concluindo-se que para haver uma educação integral é imprescindível o aluno estar inserido em um ambiente que o contemple na integralidade.Item Ensino profissional como meio de preparação do formando, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho(2014) Magalhães, Carla Fernanda Carvalho; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.A presente investigação visa analisar em que medida o ensino profissional é perspetivado como forma de preparação profissional, pelo formando, poderá, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho. Sob o ponto de vista teórico, sustentou-se em diferentes perspetivas relativamente ao assunto. A formação profissional visa dotar os formandos de competências essenciais para conseguirem acompanhar a rápida evolução tecnológica da nossa sociedade e por sua vez, conseguirem um melhor emprego na sua área de formação profissional. Foi selecionada uma amostra correspondente à totalidade de 156 formandos de um Centro de Formação Profissional ligado à Construção Civil, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos que frequentam, em 2014, cursos em horário diurno e nas diversas ações de formação modular. No estudo, optou-se por uma metodologia de abordagem quantitativa, tendo sido aplicado um questionário aos formandos da instituição em análise. Segundo os resultados obtidos, concluiu-se que, na maioria dos casos, a opção de continuar a estudar através da formação profissional surge como uma forma de tentar ampliar as oportunidades de emprego. A inserção neste tipo de ensino ajuda-os, de uma forma prática e muito direcionada para o contexto de trabalho, a desenvolver conhecimentos e competências, que lhes permitem desempenhar de forma mais profissionalizada as suas atividades profissionais.Item Ensino superior e políticas públicas : o voluntariado do projeto escola legal e a formação universitária(2014) Cabral, Vera Lúcia da Silva; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.O trabalho de investigação que se apresenta tem como objetivo analisar os desafios e oportunidades na gestão do voluntariado realizado no Projeto Escola Legal realizado, por uma faculdade do município de Caruaru, no processo de políticas públicas dirigidas para o ensino superior, assim como suas interfaces a formação universitária. Na era da globalização é fundamental que todos tenham conhecimento do exercício da sua cidadania. A intervenção em sociedade, através de voluntariado, deve ser pautada por valores de respeito recíproco e cooperação, que facultem o diálogo, a entre ajuda e a mudança. O Projeto Escola Legal, atua na rede pública estadual e municipal do município de Caruaru e tem por finalidade reduzir a violência, entre crianças e adolescentes, em contexto escolar, utilizando técnicas de mediação. Para a realização da nossa investigação recorremos a uma abordagem qualiquantitativa, de estudo de caso. Como conclusão, identificaram-se alguns avanços trazidos pelo trabalho voluntário dos estudantes em análise. Verificou-se, igualmente, que este projeto apresenta uma vertente do Bem-Estar Social a partir de um ‘novo gerencialismo’ estatal focado em novos sujeitos e instituições que possam representar um novo pensar das políticas públicas, inclusive na e para a educação superior.Item Escola atual e gestão democrática : participação reflexiva da comunidade educativa(2018) Santos, Manoel Messias dos; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.As escolas brasileiras vêm passando por um processo de mudança, que implica uma adaptação aos novos padrões da sociedade, através da inovação e da prática de uma gestão democrática e participativa. Neste contexto, foi nosso objetivo analisar a participação da comunidade educativa através da gestão democrática de uma escola pública, na zona sul de Aracaju, tendo em conta a implementação de mecanismos democráticos de participação. A investigação seguiu um percurso qualitativo, com recurso a entrevistas estruturadas à gestora/diretora, a professores e pais da referida escola. Os resultados permitem concluir existir uma certa resistência por parte da comunidade escolar em participar das decisões tomadas na escola. Embora a gestora/diretora tenha a preocupação de sensibilizar a comunidade educativa para a importância da participação, encontramos por parte dos professores e dos pais entrevistados certa resitência a essa participação colaborativa e reflexiva de forma no processo de ensino e aprendizagem.Item A escola como construção social : perceções dos estudantes sobre a organização do ensino e aprendizagem da disciplina de Português(2015) Pinto, Patrícia Conceição Almeida; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.O presente estudo incide sobre a Escola como construção social, nomeadamente nas perceções dos estudantes sobre a organização do ensino-aprendizagem da disciplina de português. Neste âmbito, verificamos que o clima e cultura de turma e de escola estão diretamente relacionados com o ensino-aprendizagem e permitem conhecer e analisar a forma como podem influenciar o in(sucesso) na disciplina de português. Nesta investigação, realizada numa Escola Secundária com 3º Ciclo do concelho de Matosinhos, foi utilizada uma metodologia quantitativa, tendo sido aplicado um inquérito por questionário a 46 estudantes do 9º ano, que frequentavam a sala de estudo. Da análise dos resultados da nossa investigação verificamos que os estudantes inquiridos consideram que o clima e a cultura de escola estão intimamente ligados com o ensino-aprendizagem. Os inquiridos apresentam diferentes perceções quanto à organização do processo de ensino-aprendizagem de português, estando, no entanto, de uma maneira geral, envolvidos no mesmo. Conclui-se que os estudantes têm, de um modo geral, sucesso na disciplina de português e consideram que o clima e a cultura de turma e de escola são bons e contribuem para o sucesso educativo. Consideram ainda que o papel do professor é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, os temas trabalhados nas aulas são atuais e interessantes.Item Estratégias de ensino-aprendizagem para a superação de dificuldades na leitura e na escrita nas séries iniciais do ensino fundamental(2014) Silva, Zélia Damião e; Martins, Alcina Manuela de Oliveira, orient.Este estudo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre as dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita dos discentes nas séries iniciais do ensino fundamental. A finalidade era a superação dessas dificuldades, numa perspectiva construtivista, partindo da cultura e dos saberes dos educandos. O estudo foi realizado numa escola, em turmas heterogêneas, tendo com instrumentos metodológicos notas de campo da observação de aula de leitura e escrita, e ainda inquéritos por entrevista a professores. Através dos dados obtidos na pesquisa de campo, averiguamos que as principais dificuldades que os discentes apresentam para ler e escrever, são decorrentes de vários fatores, nomeadamente a falta de acompanhamento individualizado tanto por parte da família como também da própria escola, bem como a falta de uma metodologia adequada de alguns dos docentes, recursos inadequados, assim como a responsabilidade da família em manter os discentes na escola. Através da triangulação das entrevistas com a observação das aulas dos docentes, constatamos a importância da diversificação de estratégias e atividades, e a abertura às intervenções dos discentes. Em conclusão, comprovamos a importância da formação docente. Em turmas heterogêneas, torna-se difícil o ensino de qualidade, em que o professor conjugue estratégias e atividades que impliquem todos os alunos. Por isso, a atualização docente é essencial, tal como referida nas entrevistas e nas notas de campo, como condição da qualidade das aprendizagens e do sucesso educativo.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »