Percorrer por autor "Reis, Filipa Lopes dos, orient."
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Item Análise aos comportamentos dos turistas : um estudo nas unidades hoteleiras em Portugal(2023) Rodrigues, Gonçalo Alexandre Pereira; Reis, Filipa Lopes dos, orient.O desenvolvimento do Turismo está intimamente relacionado com desenvolvimento global. O conhecimento das pessoas, da história e da língua, e a transmissão da cultura, estão no centro dos paradigmas modernos de gestão e do planeamento. O consumo do turismo e as tendências de consumo, são cada vez mais inteligentes e estão impulsionando a procura por experiências personalizadas, para que possa diferenciar das experiências típicas desfrutadas pela população em global. O mundo não para de mudar a uma velocidade avassalante, e com a globalização baseada na competitividade sustentável, será um dos pilares que guiará o futuro do turismo global. O objetivo deste estudo é fornecer uma síntese, com uma perspetiva sobre o futuro, com o desenvolvimento turístico e prever quais são as tendências na evolução do turismo. Este estudo foi desenvolvido por meio de uma revisão literária, com o complemento de ferramentas de pesquisa, baseada em análise dos comportamentos dos consumidores. Metodologicamente, foram obtidas 103 respostas válidas utilizando um questionário online como ferramenta de dados. Em seguida, são processados e analisados de forma a obter resultados dos quais os atributos são fundamentais para caracterizar os turistas e os EH portugueses. Com base nos resultados, estabelecem-se expectativas em relação ao futuro do alojamento. Fatores como: personalização e tecnologia são fatores chaves para este segmento de mercado. Dadas as conclusões desta metodologia, existe a necessidade de investir globalmente em estratégia, promoção e inovação ao nível hoteleiro. Estes resultados mostram a importância da internet aquando dos turistas planeiam em reservar o alojamento, sendo que ao considerar os atributos mais importantes para a tomada de decisão, destacam-se os fatores como: a qualidade de serviço e disponibilidade. Conclui ainda, que a tecnologia e a personalização são as áreas que criam maiores expectativas dos consumidores quanto ao futuro dos EH em Portugal. Nesse sentido, as unidades hoteleiras não podem limitar somente à “venda de quartos”, pelo que é necessário uma experiência inovadora e pessoal, focada para cada consumidor. Os turistas procuram o fator tecnológico para melhorar a qualidade do serviço e para que possa potenciar as suas experiências e satisfações globais de cada um.Item Análise da incidência da formação especializada nos técnicos da hotelaria(2023) Morais, Ricardo José Morais; Reis, Filipa Lopes dos, orient.Este trabalho estuda a forma como a indústria hoteleira tem vindo a gerir a evolução tecnológica no corrente processo de desenvolvimento das empresas de turismo. Pretende-se assim perceber que áreas têm sentido maior desenvolvimento ao nível da inovação tecnológica e de que forma os colaboradores têm sido atualizados de forma a corresponderem às exigências que estas alterações geram. Deste modo o presente estudo tem como principal objetivo compreender como a corrente evolução tecnológica tem afetado os trabalhadores da indústria hoteleira através da análise da forma como as iniciativas de formação influem na preparação e utilização de ferramentas digitais com que trabalham regularmente. Para o estudo contribuíram 83 trabalhadores da indústria hoteleira da região de Lisboa através de resposta a um questionário elaborado para o objetivo em estudo. Os dados provenientes da amostra foram tratados em duas formas, por analise estatística simples, com recurso a gráficos para melhor demonstrar os mesmos e por analise estatística mediante o sistema GRETL para analise dos dados relativos às hipóteses levantadas. Finda a analise de resultados foi possível perceber que existe de facto uma relação entre o grau de dificuldade na utilização de ferramentas digitais face ao número de formações recebidas e à área em que cada pessoa trabalha. Por outro lado, não foram encontrada relação entre a faixa etária dos trabalhadores face à dificuldade sentida em operar ferramentas digitais ou ao número de formações que lhes são disponibilizadas. Por fim não foi também encontrada relação entre o grau de dificuldade sentido na utilização de ferramentas digitais face ao número de ferramentas usadas pelos inquiridos.Item Comparação do nível de burnout dos audiologistas de diagnóstico versus o nível de burnout dos audiologistas de reabilitação(2021) Ramalho, Joana Isabel da Silva; Reis, Filipa Lopes dos, orient.As pessoas vivem num mundo cada vez mais digitalizado, interligado, moderno, mas também acelerado. Vivem numa sociedade em que têm de ter tempo para tudo e têm de chegar a todo o lado. Esta constante pressão leva ao aumento do stress, que no local de trabalho, quando não é controlado pode originar Burnout. Os profissionais de saúde são profissionais que estão em contacto com pessoas e na maioria dos casos com pessoas em situações mais debilitadas, o que leva a que o seu nível de stress laboral seja dos mais altos das diversas profissões. Tendo em conta estas informações, esta dissertação tem como principal objetivo avaliar o nível de Burnout nos audiologistas portugueses e se existem diferenças, entre as diferentes áreas de trabalho. Esta investigação iniciou-se com uma pesquisa bibliográfica, que foi a base de todo o trabalho. De seguida, aplicou-se o Copenhagen Burnout Inventory a 209 audiologistas portugueses. Após recolhidos, os dados foram tratados no programa SPSS. A análise dos dados permitiu verificar que o nível de Burnout pessoal é 42,68, o nível de Burnout relacionado com o trabalho é 43,75 e o nível de Burnout relacionado com o paciente é 43,26.Item Gestão de pessoas nas organizações: um estudo na Luz dos Pastorinhos(2021) Sadrudin, Madina Mamade Rodrigues; Reis, Filipa Lopes dos, orient.A investigação contemplada na presente dissertação foi concretizada na estrutura residencial para pessoas idosas Luz dos Pastorinhos, localizada na cidade de Lisboa. Esta instituição destina-se ao alojamento, temporário ou permanente, coletivo e prestação de serviços, para idosos em situação de maior risco de perda de independência e/ou autonomia. A presente investigação centra-se na gestão de pessoas, visando compreender a gestão de pessoas numa organização, neste caso específico, numa estrutura residencial para pessoas idosas e conhecer as perceções do diretor técnico e outros profissionais de diferentes categorias profissionais, relativamente às práticas de gestão de pessoas, implementadas nessa mesma instituição. A gestão de pessoas é, então, o objeto de pesquisa e o propósito do estudo que pretendeu compreender a gestão de pessoas na Luz dos Pastorinhos. Partiu-se da seguinte pergunta de investigação: Como é realizada a gestão de pessoas numa estrutura residencial para pessoas idosas? O estudo foi assente numa metodologia qualitativa, recorrendo à técnica da entrevista, mais especificamente a entrevista semi-estruturada. Primeiro foi realizada uma entrevista à direção técnica da estrutura residencial para pessoas idosas, em estudo, seguida de outra entrevista, também semi-estruturada, aos outros colaboradores. Paralelamente, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica e documental que permitiu realizar a aproximação ao objeto de estudo. Numa fase posterior, as informações recolhidas foram analisadas, através da técnica de análise de conteúdo. Foi possível verificar que o modelo de gestão de pessoas adotado na organização em estudo é baseado na informalidade. Refere-se, também, que diversas práticas de gestão de pessoas, que se encontram implementadas na instituição, poderiam ser mais desenvolvidas, sendo que, para algumas dessas práticas torna-se imprescindível a utilização de um instrumento concreto, ou seja, há que haver mais formalidade no desenvolvimento das práticas de gestão de pessoas, como é o caso do recrutamento e seleção, da formação e desenvolvimento e da gestão e avaliação de desempenho.Item O impacto do Aeroporto Francisco Sá Carneiro no desenvolvimento da região norte(2015) Esteves, António Marcos de Sousa; Reis, Filipa Lopes dos, orient.O aeroporto é cada vez mais o elo de ligação entre a região e o resto do mundo, servindo como impulsionador económico, social e cultural. Um aeroporto é tão mais eficiente quanto melhor for a sua inserção no meio que o rodeia. Esta premissa é uma obrigatoriedade nos tempos que decorrem e fruto de uma crise económica mundial que se tende a arrastar. Como é sabido, a Região Norte de Portugal é fortemente povoada por população migratória, que anualmente regressa a Portugal, sendo também cada vez mais um ponto de interesse para os turistas de todo o Globo. A ligação aérea por intermédio do Aeroporto Francisco Sá Carneiro é um fator de sucesso na Região Norte, contribuindo assim para um desenvolvimento mútuo. Desde a liberalização do espaço aéreo no Continente Europeu e com a chegada de companhias Low-Cost a Portugal, se verificou na Região Norte um aumento exponencial a nível turístico e por conseguinte comercial. Este trabalho procurará dar resposta ao real impacto do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, também denominado como Aeroporto do Porto, no desenvolvimento da Região Norte. A Catchment Area do mesmo, vai para além dos limites fronteiriços de Portugal, sendo que cada vez mais, e, fruto da intermodalidade, se alarga ao país vizinho, proporcionando assim novas oportunidades.Item O impacto dos influencers no processo de decisão e compra no Instagram(2019) Cleto, Beatriz Ferreira; Reis, Filipa Lopes dos, orient.Esta dissertação é elaborada no âmbito do mestrado em gestão de empresas, para obtenção do grau de mestre, tendo como objetivo analisar o impacto dos Influencers no processo de decisão e compra no Instagram. Para tal, foram delineadas três hipóteses, sendo que este trabalho possibilitou a validação das mesmas. Aplicou-se um questionário na região de Grande Lisboa e Grande Porto, e por via online para todo o País, a um total de 154 inquiridos e uma entrevista com uma Influencer. O tratamento dos dados foi efetuado com recursos ao Microsoft Excel 2007. Verificou-se que, 58% dos inquiridos afirmam que as suas decisões de compra são influenciadas por Influencers, cerca de 57% dos inquiridos afirma que os produtos apresentados por Influencers no Instagram despertam o seu interesse e sentem desejo de os adquirir, o que permite a averiguação da suscetibilidade do consumidor ao Instagram. Esta dissertação permite analisar como o processo de decisão e compra é afetado pelas redes socias e os seus utilizadores, que não se encontra abrangido na teoria clássica.Item A importância da liderança transformacional em tempo de pandemia Covid-19 : estudo de caso Da Vinci Airports com aplicações da PLSR e PLS-DA(2021) Gil, João Carlos dos Santos Lamy; Reis, Filipa Lopes dos, orient.Nesta época pandémica que estamos a atravessar desde março de 2020, a Liderança Transformacional tem cada vez mais importância, na resiliência das empresas e grupos económicos desta mesma época, e ao mesmo tempo salvaguardar as necessidades dos seus ativos mais importantes, os seus colaboradores. O setor de transporte aéreo, comercial e civil é, atualmente, a par de ser o setor essencial no desenvolvimento económico, é o mais atingindo por esta crise pandémica, tendo sofrido quebras de mais de 90% no seu EBITDA em relação ao ano de 2019 bem como o encerramento de inúmeros Aeroportos, bem como a implicação direta na falência ou dificuldades económicas graves de muitas companhias aéreas. Sendo o setor que se representa como o mais importante agente facilitador nas trocas culturais e comerciais entre os diversos países, representando cerca de 35% do comércio mundial (Comunicação da Comissão 2020/C 100 I/01). Esta investigação tem como objetivo primordial a demonstração da importância estratégica, na necessidade de haver uma liderança transformacional no setor da gestão aeronáutica em contexto de pandemia. Este estudo tem como objetivo a análise de forma como a liderança transformacional está relacionada positivamente com a resiliência quer das equipas de trabalho, quer da confiança dos passageiros em relação aos aeroportos que utilizam nas suas viagens, designadamente, nos aeroportos do grupo VINCI Airports. Para o devido efeito, irá se estabelecer uma relação entre as diferentes variáveis, o problema identificado e a liderança transformacional, utilizando dados estatísticos recolhidos e trabalhados através do Método de Análise da Regressão de Mínimos Quadrados Parciais (PLSR–1º ensaio) e análise discriminante de mínimos quadrados parciais (PLS-AD-2º ensaio). O estudo utiliza duas amostras distintas para cada um dos ensaios. No 1º ensaio o estudo utiliza uma amostra de 5.120 colaboradores dos aeroportos do grupo Vinci; no 2º ensaio utiliza uma amostra de 15.767 respostas de passageiros desses mesmos Aeroportos em virtude deste método ter um algoritmo robusto e de minimizar os efeitos da multicolinearidade de amostras de reduzida dimensão como a analisada no presente estudo. Em síntese, para o negócio aviação a pandemia COVID-19 teve um impacto muito negativo, levando a perdas financeiras de 90% e perda de inúmeros postos de trabalho. No entanto, a existência de uma liderança transformacional na gestão de cada um dos negócios de aviação (Aeroporto) irá de alguma forma minimizar esse impacto, conseguindo ajustar a sua estratégia ao contexto pandémico através da segurança das suas instalações aeroportuárias para todos que têm a necessidade de utilizá-las, conseguido mitigar as suas perdas durante a crise COVID-19 e ao mesmo tempo manter ao máximo o número dos seus colaboradores.Item A liderança na gestão de equipas em IPSS : o as como líder(2021) Seúlo, Jorgina Liudmila Catala; Reis, Filipa Lopes dos, orient.Para uma liderança de sucesso, deverá ser medido competências como gestão, além das competências emocionais elevadas, saber aplicar os estilos de liderança a cada situação deparada no seio da organização. Ser influenciada e saber envolver a equipa para atingir com maestria os objectivos propostos. A presente investigação retrata os estilos de liderança presentes e aplicados pelos líderes das IPSS’s estudadas. Temas como motivação, satisfação, abordagens e conceitos de liderança, foram propostos a serem estudados, com recurso a revisão bibliográfica de outros estudos já efectuados. Foi obtida a informação necessária, com recurso de um questionário a uma amostra da população ativa na Área do Distrito Lisboa, que foi alvo de tratamento estatístico com várias IPSS, demostraram que um líder eficaz deverá não só revelar conhecimento técnico para transmitir aos liderados que executam as tarefas, mas também a capacidade para lidar com as pessoas, para comunicar com os funcionários no sentido de realizarem o trabalho desejado. Estes mesmos resultados demonstraram a preferência transversal dos líderes nas IPSS’s pela adopção do estilo de liderança democrático, independentemente das variáveis situacionais que explanam algumas situações conflituais. No sentido oposto, o estilo de liderança autocrático é o menos adoptado pelos mesmos.Item Liderança no género feminino e as suas repercussões na motivação dos colaboradores : estudo de caso no mercado de trabalho(2021) Henriques, Ana Raquel Silva da Costa Figueiredo; Reis, Filipa Lopes dos, orient.Ao longo dos anos, têm sido muitos os estudos que têm vindo a analisar e a estudar o papel das mulheres em cargos de topo ou até mesmo em cargos e/ou posições hierárquicas nos quais têm de exercer liderança. Com o passar dos séculos, as mulheres têm vindo a ganhar maior importância no mercado de trabalho. Apesar de ainda existir uma desigualdade de géneros nas sociedades, cada vez mais a Mulher tem ganho destaque em diversos cargos organizacionais. Portugal continua a ser um dos países com desigualdades de género quer a nível dos cargos quer a nível salarial. Esta dissertação teve como principal objetivo estudar se liderança do género feminino tem repercussões ao nível da motivação dos colaboradores, passando por uma pequena análise do subtema dos obstáculos e oportunidades que as mulheres tiveram ao longo do seu percurso profissional. Para tal, foram delineadas as seguintes questões principais: “Quais são as repercussões que a liderança no feminino pode ter quer na motivação dos colaboradores quer na gestão da organização?” e “Quais os obstáculos e oportunidades que as mulheres, a exercerem cargos de liderança, tiveram ao longo do seu percurso profissional?”. Neste estudo foram utilizadas metodologias qualitativas e quantitativas. As metodologias qualitativas centraram-se numa entrevista semiestruturada, a uma mulher que ocupa cargo a exercer liderança. Quanto às metodologias quantitativas as mesmas focaram-se num questionário de forma a estudar se os estilos de liderança adotados pelo género feminino têm um impacto positivo ou negativo na organização e se a liderança feminina tem impacto na motivação dos colaboradores. No que concerne às hipóteses estipuladas para análise deste estudo, verificou-se que, apesar de existir uma relação significativa entre as variáveis em estudo, as quatro hipóteses estudadas foram rejeitadas. Concluindo-se desta forma, que tendo em consideração o presente estudo as variáveis como a liderança e a qualidade da relação líder-colaborador, não se relacionam positivamente nem com a satisfação dos colaboradores no trabalho nem com a motivação dos colaboradores no trabalho.Item Liderar em tempo de mudança : estudo de caso : o impacto pandémico na residência sénior avós arco-íris(2023) Santos, Maria Teresa Leirôa Gomes; Reis, Filipa Lopes dos, orient.O mundo sofre o impacto da pandemia Covid-19, marcando a sociedade com mudanças vertiginosas. As instituições restruturaram de forma urgente o seu funcionamento, onde a mudança e o impacto da pandemia levaram a consequências de desgaste e stress da equipa multidisciplinar no seu quotidiano. Esta investigação debruça-se sobre o estilo de liderança em torno do papel da Direção Técnica da ERPI e a respetiva dinâmica entre os elementos fundamentais de liderança: o grupo, a influência, a situação, a motivação e os objetivos, na conquista de resultados e superação das dificuldades ao longo da pandemia. O tema “Liderar em tempo de mudança - Estudo de Caso: o impacto pandémico na Residência Sénior Avós Arco-Íris” resulta da necessidade de avaliar a liderança e gestão do trabalho numa Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI). Para tal, serão avaliados os dados empíricos obtidos na investigação, através de uma análise mista. A amostra do estudo é igual ao universo, considerando nesta amostra os 16 elementos da equipa multidisciplinar de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 25 anos e os 62 anos, representada pela diretora técnica (DT), pela assistente social, pelo médico, pelo enfermeiro, pela encarregada geral, pela coordenadora geral, pela animadora sociocultural e por 9 ajudantes de acção direta (AAD’s). A liderança é um fator importante para o funcionamento de uma equipa, sendo imprescindível a envolvência emocional e estabelecimento de relações interpessoais entre o líder e os colaboradores, facilitando a gestão do trabalho e o bem-estar geral da Instituição. Analisando os resultados da investigação adquiridos na entrevista semi-estruturada à equipa multidisciplinar e aos residentes, assim como no questionário realizado às ajudantes de ação direta, onde foi feita a análise da liderança, satisfação, motivação e desgaste da equipa profissional da ERPI, assim como a opinião dos utentes, sobre a Covid-19 e o que trouxe de novo à residência. Considera-se que, apesar do cansaço e das adversidades vividas, existe uma liderança positiva com união do grupo multidisciplinar, e um objetivo comum, o bem-estar do idoso.Item A motivação em equipas virtuais estudo das teorias e fatores de estímulos(2019) Larangeira, Camila Gomes; Reis, Filipa Lopes dos, orient.Uma equipa é um grupo de pessoas que se reúnem para atingir um objetivo comum. Portanto, equipes virtuais ou remotas podem ser definidas como grupos de profissionais geograficamente dispersos, interconectados por meio de plataformas de comunicação digital, com o objetivo de executar uma tarefa específica indicada pela organização. A motivação é um fator importante a considerar ao adotar o trabalho com equipes virtuais e este estudo apresenta correlações entre teorias motivacionais e trabalho virtual, a fim de identificar fatores de estímulo que podem ser aplicados em cenários de trabalho remoto. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma revisão da literatura científica e do uso de ferramentas de pesquisa de campo desenvolvidas com base na análise de fatores motivacionais abordados no referencial teórico encontrado no Capítulo I. Um questionário foi aplicado a 700 inquiridos sendo os resultados e análises refletidos nos capítulos III e IV deste trabalho, que correlacionam as perceções dos profissionais com as teorias motivacionais no local de trabalho. A dissertação conclui que métodos motivacionais retornam resultados semelhantes em equipes virtuais e presenciais, com os mesmos fatores de estímulo aplicados em ambos os cenários para obter resultados semelhantes.Item O papel da inteligência emocional na gestão de conflitos : estudo em estrutura residencial para idosos da Associação Casapiana de Solidariedade de Lisboa(2021) Custódio, Maria Clara de Almeida; Reis, Filipa Lopes dos, orient.O objetivo deste estudo tem como finalidade entender a importância da inteligência emocional (IE) na gestão de conflitos, e em que medida é um fator determinante nas relações interpessoais em contexto laboral. Desta forma, o objetivo geral desta investigação foi perceber se os indivíduos desta organização possuem determinadas competências, relacionadas com características da IE, e se as aplicam perante situações potenciadoras de conflito. Foi efetuada uma revisão bibliográfica, onde se procedeu à consulta e recolha de informação pertinente em relação à área de investigação e à problemática desta investigação. Fez-se a caracterização da amostra e realização de um modelo de equações estruturais. Assim sendo, neste estudo, desenvolveu-se a pesquisa através da utilização de questionário. A amostra não probabilística e intencional mostrou-se como a mais adequada para este estudo, uma vez que os sujeitos foram escolhidos de forma intencional. Após a recolha de dados, fornecidos pelo questionário, procedeu-se a tratamento informático. A leitura e interpretação dos dados foi facilitada através da elaboração de quadros e gráficos. Da leitura dos dados recolhidos, obteve-se resposta à questão de partida deste estudo, bem como às hipóteses colocadas. Os sujeitos que integraram a amostra, demonstraram capacidade e competências para lidar com as suas emoções e de conduzir as emoções dos outros, quando confrontados com situações potenciadoras de conflito, evidenciando Inteligência emocional, indo assim ao encontro da informação recolhida da bibliografia consultada.Item Papel do gestor assistente social na gestão de conflitos: estudo de caso no serviço de apoio domiciliário de uma IPSS(2021) Gonçalves, Carlos Isaías de Sousa Carvalho da Silva; Reis, Filipa Lopes dos, orient.As organizações do Terceiro Setor possuem particularidades relativamente ao serviço prestado e às fontes de recursos financeiros, que implicam a adoção de práticas de gestão eficiente e que envolvam toda a equipa. Como tal, o líder de cada valência que as constituem deve assumir uma posição que promova o diálogo, a participação, a partilha de responsabilidades, mesmo em situações de conflito. Para fazer uma primeira abordagem às competências sociais do assistente social na gestão de pessoas foi realizado um estudo de caso na valência de Serviço de Apoio Domiciliário de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo como objetivo perceber que estilo de liderança e que estratégias de gestão de conflitos são adotados pela líder e coordenadora da valência e qual a influência das suas competências nestas escolhas. Numa primeira fase adotou-se uma metodologia qualitativa, convidando os 14 membros da sua equipa a responder a um inquérito por questionário, que incluía o Questionário Multifatorial de Liderança (MLQ) e o Inventário de Conflito Organizacional de Rahim II (ROCI-II). Numa segundo fase foi realizada uma entrevista estruturada à própria coordenadora para analisar o seu ponto de vista. Os resultados permitiram concluir que a coordenadora utiliza uma combinação de liderança transformacional e transacional e privilegia a estratégia colaborativa, apesar de utilizar outras quando as circunstâncias assim o exigem e a própria afirmar preferir a evitação. Relativamente às competências sociais que se enquadram nos estilos de liderança e estratégias de gestão de conflitos que mais faz uso, destacam-se a promoção da participação e do espírito de equipa e o ambiente de confiança que gera e, por outro lado, a dificuldade de comunicação com a sua equipa.Item Satisfação, valor e fidelização de clientes: o caso da COPS (Companhia Operacional da Segurança) – Portugal(2023) Sanhá, Mamadú; Reis, Filipa Lopes dos, orient.A presente dissertação tem como objetivo principal conhecer o nível de satisfação, valor e fidelização dos clientes da empesa COPS em Portugal. Foi orientada pelas seguintes perguntas de partida: Qual é o grau de satisfação dos clientes face ao serviço prestado pela empresa COPS em Portugal? Qual é a perceção dos clientes em relação à valorização dos serviços da COPS? Qual é o nível de pretensão dos clientes em fidelizarem na empresa. Para a obtenção das respostas a essas questões, além da revisão da literatura sobre os conceitos de satisfação, valor e fidelização, com base em pesquisas bibliográficas, foi realizado um inquérito e aplicado um questionário, com perguntas fechadas e semifechadas aos clientes da COPS. O estudo teve um cunho essencialmente exploratório e descritivo. Concluiu-se que, os clientes da COPS estão satisfeitos por lhes serem proporcionados melhores serviços, com baixo custo. Atribuiram um elevado valor aos serviços que recebem, superior a 90%, pretendem fidelizar-se na COPS, usufruirem-se dos seus serviços, por ser a empresa de preferência de 92,6% dos clientes. Após o enquadramento teórico e descrição da empresa, apresentou-se os resultados alcançados do inquérito, com as análises e discusões, seguidos da conclusão e propostas de melhoria. Palavras-Chave: Satisfação, Valor e FidefidadeItem Sustentabilidade económico-financeira das instituições particulares de solidariedade social de paralisia cerebral(2020) Veiga, Virgínia Maria Lima; Reis, Filipa Lopes dos, orient.As Instituições do Terceiro Setor têm vindo a adquirir um importante papel na Sociedade ao longo dos tempos, com novas exigências lhe são impostas, tanto em recursos humanos como financeiros. Muitos estudos se têm vindo a realizar no âmbito da Sustentabilidade das IPSS. No entanto, este irá abranger o Setor das IPSS de Paralisia Cerebral, Instituições onde os problemas económico-financeiros são determinantes, e também por ser um uma das áreas mais sensíveis da Sociedade, onde os recursos são escassos. O objetivo principal deste estudo é o de saber quais os fatores que poderão pôr em causa a Sustentabilidade das IPSS de Paralisia Cerebral. Para isso utilizou-se o método quantitativo, através de um questionário por Inquérito e pela análise dos Balanços e das Demonstrações de Resultados, por forma a completar, em termos estatísticos, a nossa análise. Da interpretação desses resultados pretende-se determinar quais os fatores da perda da Sustentabilidade destas IPSS, quais as zonas de risco que enfrentam, nomeadamente o endividamento, identificar as áreas passíveis para a Criação de Valor, formular possíveis recomendações e priorizar iniciativas para a implementação de um programa de transformação. Os fatores que de uma maneira geral que contribuíram para a vulnerabilidade financeira destas IPSS segundo os participantes inquiridos, estão na grande maioria dos casos, relacionados com sintomas relativos com a parte económico-financeira e de gestão. Com este estudo, também se procurou inovar, criando um quadro orientador e limitador das zonas de risco de perda de sustentabilidade, mapa esse que poderá servir no futuro aos gestores e técnicos das IPSS, para detetarem o aparecimento de tais sintomas, os quais podem levar as Instituições a situações de incumprimento e eventualmente a um estado de falência. A situação de subsídio dependência em relação ao Estado, requer por parte dos dirigentes a adoção de novas medidas inovadoras, quer em termos técnicos quer humanos, que lhes permitam serem autossustentáveis, continuando a serem agentes importantes na intervenção social, com impacto significativo junto das populações mais desfavorecidas.