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Percorrer FCSEA - Centros de Investigação por assunto "ART"
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Item 10. Franco-maçonaria e Esoterismo(2017) Ventura, António Pires; Bobet, Valeria Aguiar; Camargo, Felipe; Freitas, Rui Lomelino; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoUm sistema de ritos nos quais, através da alegoria e do símbolo se procura proporcionar ao iniciado a Iluminação e uma irmandade de filósofos-construtores – este é o ideal da maçonaria que influenciou diversos desenvolvimentos científicos, culturais, políticos e sociais até aos dias de hoje.Item 12. New Age e o Esoterismo Ocidental(2017) Honrado, Alexandre; Casademont, Eudald Espulga; Cordovil, Daniela; Vital, Mariana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA New Age é uma corrente variegada do esoterismo contemporâneo que se espalhou supõe-se que a partir da Califórnia, nos Estados Unidos, mas tem raízes em diversas correntes. É comum entre vários investigadores a indicação de Alice Bailey como ‘inventora’ da denominação New Age e Marilyn Ferguson e Fritjof Capra são tipicamente considerados os expoentes máximos desse movimento. O termo New Age é muitas vezes associado a Era de Aquário. O holismo ocupa um lugar central na filosofia da New Age. Nessa visão tudo está interligado. É objectivo deste painel temático compreender melhor o fenómeno na sua manifestação actual e nas influências advindas da tradição esotérica ocidental.Item 2. Arte e Esoterismo Ocidental(2016) Lousa, Teresa; Ribeiro, Luís Campos; Soares, Manuela; Marivoet, Salomé; Garcia, Jorge Tomás; Rita, Dora Iva; Garcia, Inês Henriques; Peneda, João; Ventosa, Roger Ferrer; Rodrigo, Júlio Mendes; Marjorie E., Warlick; Váraljai, Anna; da Rocha, Isabel; Nunes, Mariana Bernardo; Ribeiro-Pereira, Miguel; Oliveira, Arilson; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA arte constitui, tal como muitas outras áreas do saber, um veículo de expressão e de comunicação de conhecimentos interiores, sendo considerada pela Gnosis uma das quatro colunas do conhecimento, em conjunto com a Ciência, a Filosofia e a Religião. Podemos encontrar, da Antiguidade à Contemporaneidade, em templos, pinturas, esculturas, na música e também na literatura e poesia, muitos testemunhos de como os artistas plasmaram, numa linguagem metafórica, intuições de uma ciência tendencialmente dialética. Mais do que uma via mística, a arte constitui também uma das principais manifestações culturais de um saber que, por não ser mainstream e por ter sido cunhado pejorativamente durante séculos, não pode ter uma divulgação pacífica ou ostensiva. Por isso, o esoterismo ocidental encontrou inegavelmente na arte, pelo seu caráter imagético e metafórico e não textual ou literal, um território de difusão e promoção extremamente fértil. Assim, neste Simpósio Temático gostaríamos de receber propostas que explorem a relação da arte com o esoterismo ocidental numa dupla vertente: como revelação e como divulgação de um saber hermético.Item 3. Hermetismo, Pitagorismo e Platonismo como forças motrizes do Renascimento e da Ciência Moderna(2017) Anacleto, José Manuel; Marques, José Manuel; Gonçalves, Nuno Ferreira; Ferré, Pere Sanches; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Hermetismo, o Pitagorismo e o Platonismo – parentes próximos e, em muitos casos, indestrinçáveis – ressurgiram em força na Europa na primeira metade do século XV e constituíram forças iniciadoras ou deveras influentes do Renascimento e (por estranho que a muitos possa parecer) do nascimento da Ciência Moderna. Os concílios de Florença e de Ferrara, a Academia Florentina, figuras como Plethon, Marsílio Ficino, Picco della Mirandola, Giordano Bruno, Nicolau de Cusa, Copérnico, Kepler, Galileu, Newton, Roger Bacon e Francis Bacon, Thomas Morus e Thomas Campanella, entre outros, sem esquecer os manifestos Rosacruzes, representam sinais manifestos e até evidentes disso mesmo.Item 6. Estética, simbólica e esoterismo(2017) Cavalcante, Francisco de Assis; Amorim, José Carlos de Abreu; Moraes, Suelma; Mendia, Fabio; Jimenez, Rócio Sola; Segundo, João; Ferré, Pere Sanches; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs manifestações simbólicas e imagéticas que têm um amplo uso no ocidente e ao mesmo tempo foram rejeitadas, utilizam-se de uma larga morfologia, símbolos, sintemas, signos, ícones, emblemas, os mesmos fornecem significação para a construção da realidade que o homem apreende a partir do século XV. Haja vista, que há uma ampla divulgação de tratados alquímicos, cabalistas, herméticos, movimento este que alcança no século XVIII uma barreira impávida do racionalismo. Desta maneira, temos aqui uma ampla e difusa produção imagética, cuja a permanência de indicadores estéticos nos permite evocar uma estetização nestes trabalhos, a partir das imagens evocadas e ilustradas que nos remetem à conceitos abstratos e alegóricos dos textos, cuja a análise dos mesmos, nos permite inseri-los no âmbito da arte. O presente simpósio visa receber trabalhos que voltem-se para os aspectos estéticos (este termo entendido de forma ampla), presentes nos múltiplos trabalhos alquímicos, herméticos, cabalistas, rosacruzes e outros do gênero, que possuam um diálogo com o esoterismo ocidental. Afim de, que possamos perceber as contribuições epistemológicas para o campo do esoterismo na estetização.Item The collectors of meanings. Theoretical considerations on text and image conjunctions(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Jecu, Marta; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoThis article is an overview of a long tradition of fusing text and image in the body of literary texts. IT explores the role of conceptual art in these approaches by analysing the work of Os Espacialistas e Gonçalo M. Tavares, an artists group and a writer, who recently started to work together.Item Estudos Jungianos – O Homem Moderno em Busca da Alma(2017) Bettencourt, Constança; Fernandes, Teresa Sousa; Boeser, Mascha; Fidyk, Alexandra; Miranda, Punita; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNa aurora do séc. XX a jovem Psicologia médica foi ganhando um corpo de prática clínica que lhe permitiu simultaneamente focar-se na psique e destacar-se das áreas irmãs como Religião e Filosofia às quais tinha estado ligada. Com a delimitação de campos de saber cada vez mais específicos, a Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung cartografava o âmago humano, considerando a ênfase que a produção simbólica dos pacientes exercia sobre o desenvolvimento do trabalho terapêutico. A sua participação clínica no mistério do vas hermeticum, onde a personalidade total renasce, reflecte as linhas de uma psicologia objectiva de carácter impessoal. Observado que as representações arquetípicas que estavam nos sonhos do homem moderno em busca da alma, eram as mesmas das religiões, do misticismo e das filosofias orientais, Jung debruça-se sobre as pontes perdidas com o mundo antigo considerando igualmente as correntes relacionadas com as áreas ditas irmãs da Psicologia. Dedica anos de estudo a campos como o Gnosticismo e a Alquimia e observa autores como Basílides ou Paracelso (mencionando alguns), construindo um saber multidisciplinar que enquadrasse psicologicamente o Homem ocidental através das suas raízes. A pertinência da sua vastíssima obra, onde se inscreve uma pluralidade ‘Alexandrina’, poderá colocar-se na contemporaneidade da História da Filosofia Hermética, de forma a que estes campos se fecundem mutuamente e construam uma narrativa académica integrada.Item “Gnosis”: Cristianismo gnóstico; Hermetismo e Neoplatonismo: as Raízes do Esoterismo na Antiguidade(2017) Borges, Paulo; Gomes, Manuela; Francini, Tatiana; Ferré, Sanches; Raposo, Vitor Manuel; Mendia, Maria Cecília; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoDe acordo com Faivre, as tradições esotéricas do Ocidente têm as suas origens em diferentes formas de filosofia helénica, em particular o Gnosticismo, Hermetismo e Neoplatonismo, os quais por sua vez deixaram traços vitais nas três religiões abraâmicas . Estas correntes e as suas ciências tradicionais (alquimia, magia e astrologia) chegaram ao mundo ocidental medieval através das culturas Islâmica e Bizantina. Gilles Quispel releva a importância da gnose, sugerindo que a cultura Ocidental assenta fundamentalmente em três pilares: Racionalidade, Fé e Gnose. Efectivamente, numa perspectiva puramente histórica, encontramos na Antiguidade e período medieval, as raízes do esoterismo ocidental no cristianismo gnóstico, no hermetismo, e nas correntes neoplatónicas, de onde decorrem diversas correntes assimiladas posteriormente durante o Renascimento. O eixo temático deste painel/simpósio será portanto a Gnose, permitindo um maior aprofundamento dos diversos sistemas e correntes e seus conceitos teológicos, cosmológicos, antropológicos, soteriológicos.