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Percorrer pure-collection por assunto "ACESSIBILIDADE"
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Item A aplicabilidade da educação inclusiva nas aulas de educação física do município de Ananindeua-Pará : um estudo das dificuldades, entendimentos e atitudes dos professores de educação física e educação especial, frente aos desafios do processo de inclusão de alunos com deficiência física(2021) Caldas, Reinaldo Dias; Faculdade de Educação Física e Desporto; Palmeira, AntónioA deficiência é parte da condição humana, provavelmente todos estaremos temorária ou permanentemente incapacitados em algum momento da vida. E a medida que cresce o aumento de matrículas de pessoas com deficiências (PCD`S) na escola, cresce a responsabilidade das instituições educacionais. A Educação Inclusiva escolar para de fato vir a se efetivar, é necessário independer de características de cunho social, intelectual, físico, cultural, religioso ou racial; o respeito a essa gama de diversidades encontradas no seio escolar é o grande propulsor, para que as instituições escolares eduquem alunos com necessidades educacionais especiais de forma eficiente e com igualdade de oportunidades. O objetivo deste estudo científico investigou como vem sendo realizado o processo de inclusão de alunos com deficiência física nas escolas públicas do Município de Ananindeua – Pará, coletando informações via questionário semiestruturado, e servindo de amostra: Professores de Educação Física e Professores de Educação Especial, que atendem diretamente esses alunos em suas respectivas escolas, todos vinculados a Secretaria Municipal de Educação (SEMED); percebendo quais as dificuldades, entendimentos e atitudes os educadores tem sobre o tema. O estudo foi realizado com uma amostra de 53 professores (N= 54,7% do género feminino e N= 45,3% do género masculino). Foi aplicado questionário semiestruturado adaptado, construído em colaboração com este autor e validado por Júri de Experts. A análise dos resultados obtidos permitiu-nos concluir que 81,1% dos docentes já tiveram a oportunidade de trabalhar nas escolas de Ananindeua com alunos com deficiência física. Onde 77,4% estão atendendendo atualmente esse público em sua aulas. A forma de participação mais utilizada pelos professores: é a participação adaptada a todas as atividades físicas durante as aulas: 45,3%. Ao se deparar com a informação que possui aluno com deficiência física, a atitude dos professores em 75,5% é a Inclusão do aluno as atividades, enquanto 17% dizem que é a Integração, e 0% dispensam o aluno das aulas. Em termos de preparação para atende-los: 45,3% dizem que estão 70 a 90% preparados, mas necessitam de formações continuadas sobre o tema, e absolutamente nenhum deles se diz 100% preparado. No entendimento de 54,7% das respostas, a acessibilidade precisa de melhoria tanto no ambiente externo, como dentro do ambiente escolar. E 0% deles entedem que a acessibilidade está perfeita.Item Designing inclusive board games : game designers' strategies, challenges, and perspectives(2024) Barros, Joana Mourato Sardinha Figueiredo de; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; Mira, Carla Patrícia Gonçalves e SousaEsta pesquisa explora o design inclusivo em jogos de tabuleiro com o objetivo de melhorar a acessibilidade para grupos diversos, incluindo pessoas com deficiência, crianças e idosos. Apesar dos avanços na acessibilidade de jogos digitais, os jogos de tabuleiro físicos muitas vezes carecem de diretrizes para a criação de um produto inclusivo. Este estudo aborda essa lacuna ao examinar as percepções, metodologias e desafios enfrentados pelos designers de jogos de tabuleiro na integração de recursos de acessibilidade. A pesquisa envolveu a análise qualitativa de entrevistas com vinte e seis designers de vários países, idades, gêneros e níveis de experiência. Estas entrevistas foram gravadas, transcritas e sistematicamente codificadas para identificar temas recorrentes e percepções relacionadas ao design inclusivo de jogos de tabuleiro. As principais conclusões destacam aspetos cruciais da acessibilidade: visual, cognitiva, emocional, socioeconómica e interseccional. Os designers enfatizaram a disponibilização de regras claras, com auxílios visuais, elementos táteis e mecânicas adaptáveis para atender às necessidades dos jogadores. No entanto, desafios como os altos custos de produção, o equilíbrio entre inclusão e a integridade do jogo e a resistência do mercado permanecem significativos. Estas conclusões fornecem aos designers uma orientação para integrar a acessibilidade no processo de design dos seus jogos, aumentando a inclusão e o nível de satisfação dos jogadores. Editores e desenvolvedores de jogos podem usar estas percepções para promover novos padrões de acessibilidade na indústria, enquanto os policymakers e organizações da sociedade civil e ativistas podem promover uma cultura de jogo mais inclusiva e aumentar a consciencialização sobre o design acessível. Palavras-chaves: Jogos de Tabuleiro, Design de Jogos, Acessibilidade, Designers de Jogos de Tabuleiro, Design InclusivoItem "Meeple-Centred Design" to assess collaborative play : the case of team3(Lusofona University, 2024-01-01) Barros, Joana Mourato Sardinha Figueiredo de; Casimiro, Cátia Sofia Fernandes; HEI-LAB (FCT) - Digital Laboratories for Environments and Human Interactions; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas TecnologiasThe social model of disability refers to the fact that disabilities occur when the surrounding environment isn’t prepared to accommodate the needs of People with Disabilities. Since accessibility has been given more importance in several areas of social life, we argue here that board games can also contribute to promoting the social life of People with Disabilities, since they can help combat their social isolation. As such, we will be doing an analysis of a game based on its accessibility.Keywords: Board game accessibility; Team3; Accessibility guidelines; Accessibility evaluation; InclusionItem Playful by design : a third space community of practice for game studies & design(Lusofona University, 2024-01-01) Pitar, Judith; Bievenue, Lisa; HEI-LAB - Human Environment Interaction LabThis paper traces the history and development of Playful by Design, a cross-campus initiative at the University of Illinois Urba-na-Champaign from which the interdisciplinary Game Studies & Design program emerged. Interdisciplinary collaborations bridge differences between academic cultures and can spur innovative research and new programs and initiatives. Games, under-stood both as objects of study and as a methodology for conducting research on topics other than games, are moving into the mainstream within multiple academic disciplines; that doesn't mean that interdisciplinary game studies must disappear as an intellectual endeavor. Playful by Design has become a local and global community of practice in which shared and overlapping interests in game-relevant research of all kinds, but also in design, pedagogy, and technology, provide a durable interdiscipli-nary third space. As a network, it can welcome multidisciplinary activities pursued by teachers, scholars, artists, and designers within their own disciplines and in their own ways. Through creative collaborations, the sharing of resources, and the growth of team-based studio work and other experiential learning, this approach facilitates the emergence of transdisciplinary and glocal aspirations. These include shared values of accessibility and inclusion, reflected in how we teach and conduct research, and in the design and creation of games, simulations, and other interactive and immersive experiences that address the critical shared challenges of our times.Keywords: Game Studies, Game Design, Game Development, Community of Practice, Third Space, Glocal, Collaboration, Accessi-bility, Emerging Technologies, Playful by Design