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Item Efeitos da educação na conectividade estrutural no envelhecimento saudável(2024) Baracat, Carla Maria Manzi Pereira; Escola de Psicologia e Ciências da VidaEste estudo teve como objetivo, identificar os efeitos da educação na conectividade estrutural/microestrutural no envelhecimento saudável. A pesquisa foi realizada com 57 voluntários saudáveis com idades entre os 23-79 anos, apresentando visão normal ou corrigida e sem histórico de distúrbios neurológicos e psiquiátricos. Na metodologia, foram utilizadas informações a partir da aquisição de dados de neuroimagem; do processamento de dados de imagem por tensor de difusão e reconstrução de redes neuronais, a extracção de medidas de teoria de grafos e eficiência de conectividade e posterior análise estatística, com a finalidade de comprovar ou não esta tese. Os resultados demonstram que o envelhecimento está associado com o declínio da eficiência na conectividade estrutural/microestrutural de uma larga rede neuronal cortical. Por outro lado, os níveis de educação, quantificados como o número de anos de escolaridade, demonstraram uma associação positiva com a eficiência da conectividade estrutural. No entanto, importante salientar que os efeitos positivos da educação na conectividade estrutural não sobrevieram quando controlados para a variável idade, indicando que os resultados do estudo não permitiram conclusões definitivas no que se refere a potenciais efeitos de neuroproteção da educação durante o envelhecimento saudável. Estudos futuros poderão ter como base uma população mais envelhecida (e.g. com participantes a partir dos 65 anos) quando começa a surgir um maior declínio da integridade cerebral e quando os efeitos de educação na neuroproteção assumem particular relevância. Palavras-chave: Conectividade Cerebral, Neuropsicologia, Envelhecimento Saudável, Educação e Conectividade EstruturalItem O impacto da pandemia de Covid-19 nas academias seniores do concelho de Lisboa(2024) Martins, Ana Patrícia Vieira; Instituto de Serviço SocialEm março de 2020, foi decretado Estado de Emergência em Portugal, devido ao confronto mundial com uma das maiores pandemias do século XXI. Por esse motivo, o presente estudo teve como objetivo investigar e compreender o impacto da pandemia no funcionamento das academias seniores. Através de entrevistas aos diretores dessas respostas sociais e a inquéritos por questionário aos respetivos alunos, a presente dissertação analisou e compreendeu as adaptações implementadas com vista a manter os seus objetivos e também as perspetivas dos seus alunos. Como resultado deste estudo, verificou-se que as academias seniores são essenciais no envelhecimento ativo, combatendo a solidão e o isolamento social através da interação e relações interpessoais, como foi possível verificar durante o período da pandemia de Covid-19. Palavras-Chave: Academia sénior, covid-19, envelhecimento ativo, impacto, isolamento social, qualidade de vidaItem Stress ocupacional dos assistentes sociais em contexto de SAD(2024) Ngenda, Amélia Nassessa Luciano; Instituto de Serviço SocialA pressão sentida no local de trabalho decorrente das condições de trabalho desajustadas às expectativas de cada colaborador gera custos tanto na saúde do trabalhador como nas organizações/instituições. Segundo a literatura, o stress ocupacional decorre do contacto constante ou prolongado dessas pressões. A presente dissertação aborda o tema de stress ocupacional nos assistentes sociais que exercem funções em contexto de SAD. Para o presente estudo foram identificados 63 assistentes sociais, que constituem a amostra. Os objetivos consistiam em analisar o nível global de stress ocupacional dos assistentes sociais a trabalhar em SAD; identificar as principais fontes de stress relativas ao trabalho e perceber que tipo de relações se estabelecem entre as variáveis sociodemográficas e de enquadramento laboral com a perceção do stress ocupacional destes profissionais. Para tal, optou-se por uma metodologia quantitativa e a recolha de dados efetuou-se através de inquérito por questionário, cujo link foi enviado por email a várias instituições do SAD identificadas através da Carta Social. A análise e tratamento dos dados realizou-se com auxílio de Software IBM SPSS Statistics, versão 28. Os resultados apurados revelam a existência de níveis elevados de stress entre os assistentes sociais inquiridos. Quanto às fontes de stress, os resultados indicam a carreira e remuneração, excesso de trabalho, problemas familiares e relação com utentes como as principais fontes de stress. O teste das correlações entre as fontes de stress indica associações positivas e maioritariamente moderadas, destacando uma associação forte entre o excesso de trabalho e os problemas familiares. Os resultados encontrados neste estudo revelam níveis altos de stress entre as/os assistentes sociais inquiridos, destacando-se as/os assistentes sociais com funções de coordenação de instituições, o que nos leva a concluir quanto maiores forem as responsabilidades, maior será a pressão sentida perante profissão, o que pode influencia o aparecimento de stress. Palavras-chave: Assistente Social, Trabalho, Stress Ocupacional, Serviço de Apoio Domiciliário