ECEO - Dissertações de Mestrado
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Percorrer ECEO - Dissertações de Mestrado por assunto "ACCOUNTING"
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Item Alterações normativas e impactos estruturais em empresas de auditoria externa no contexto de Pandemia da Covid-19(2024) Lins, Gustavo Quintella Marreiro; Borralho, João Miguel C., orient.O presente trabalho tem como finalidade compreender os efeitos oriundos da pandemia de Covid-19 sobre a estrutura das firmas de auditorias, sobre as alterações que impactam as auditorias e, por fim, mapear as publicações produzidas acerca do futuro da atividade de auditoria externa, verificando as expectativas geradas por meio das informações obtidas junto a inquéritos a profissionais Conclui-se que as empresas de auditoria estavam preparadas para continuarem realizando seus trabalhos em um ambiente majoritariamente remoto; Não foram sentidos grandes impactos na estrutura organizacional ou financeira das grandes empresas; houve a implantação de novos procedimentos frente a crise de Covid-19; e foram acionados mecanismos de crise na salvaguarda dos profissionais e dos ativos destas empresas. A experiência do trabalho remoto da auditoria durante a pandemia impulsionou a transformação digital na auditoria financeira. Palavras-chave: Auditoria digital; Covid-19; Estrutura Organizacional; Impactos EstruturaisItem A análise aos relatórios integrados nas empresas portuguesas(2020) Carvalho, Violante Manuela Salvador; Sarmento, Eduardo Morais, orient.A evolução dos relatórios de Sustentabilidade é uma realidade já reconhecida pelas organizações, como de extrema relevância para a sobrevivência e competitividade a médio e longo prazo. A presente dissertação visa relatar a análise dos relatórios integrados desenvolvidos pelo global reporting initiative (GRI), bem como, pelo internacional integrated reporting council (IIRC), tendo como objetivo auxiliar as organizações na elaboração dos seus relatórios e facilitar a sua interação com os «stakeholders», através da padronização dos conteúdos, e na divulgação da sua performance de forma mais objetiva e transparente possível. O presente trabalho é de natureza exploratória e tem como base uma análise onde mostra que o relato integrado é influenciado por diferentes fatores: responsabilidade social corporativa; relato ambiental e desenvolvimento sustentável; o relato económico, indo ao encontro das necessidades de informação dos investidores. As empresas divulgam este tipo de informações de forma voluntária, tornando-o num relatório integrado onde consta informação financeira e não financeira. Concluiu-se com este estudo, que nem todas as empresas fazem a mesma abordagem aos indicadores, visto que ainda existem algumas falhas na divulgação de informação. Se por um lado as empresas apresentam informações de aspetos de gestão mais relevantes, com um maior controlo na divulgação da sua visão, missão e estratégia de negócio, por outro lado na parte ambiental e social encontram-se mais diminutos os indicadores divulgados.Item Análise da implementação e uso do balanced scorecard(2016) Pontes, Márcia Jurema Guimarães de Sousa; Capelo, Carlos, orient.O Balanced Scorecard (BSC) surgiu nos anos 90, a partir de pesquisas académicas, e apareceu como uma nova tecnologia de gestão que rapidamente foi difundida e passou a ser utilizada por uma extensa gama de organizações. O BSC é uma ferramenta de gestão que traduz a missão e a estratégia da organização em um conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve como base para um sistema de gestão estratégica. O objetivo do presente trabalho consiste em desenvolver um estudo sobre as dificuldades e limitações no processo de implementação e uso do BSC. Este estudo pretende responder as 2 questões de investigação que são: quais as principais dificuldades e limitações na implementação e utilização do BSC? E quais as medidas aplicadas para mitigar essas dificuldades e limitações? A metodologia aplicada é indutiva, com propósito exploratório e de natureza qualitativa, e seguiu uma estratégia da meta análise na qual se procedeu a uma análise dos resultados de 43 estudos de casos que apresentaram dificuldades e limitações na implementação e utilização do BSC em organizações. Os resultados do presente estudo mostraram várias dificuldades que foram agrupadas em 8 categorias sendo elas, a Cultura Organizacional, Motivação, Formação e Conhecimento, Comunicação, Indicadores e Metas, Alinhamento Estratégico, Recursos Limitados e por último, Envolvimento e Experiência dos participantes. As categorias Indicadores e Metas, Formação e Conhecimento, e Comunicação apresentaram maior frequência de dificuldades. Para superar as tais dificuldades e limitações as empresas apresentaram soluções para as colmatar, como, Formação dos funcionários, melhoria de comunicação entre os gestores e funcionários, reuniões frequentes, precisou de uma consultoria externa e alteração de planos estratégicos, e com isso, as empresas obtiveram resultados e bom desenvolvimento.Item Análise das receitas turísticas no destino Angola(2020) Costa, Guiomar António da; Sarmento, Eduardo Morais, orient.O presente trabalho tem como foco a análise da entrada de turistas no território e nas fronteiras Angolanas bem como o seu potencial de impacto no País. Neste sentido, pretende-se como principal objetivo analisar entre outros assuntos, a evolução da taxa de receita do turismo em Angola entre os anos de 2012 e 2017. Para a concretização desta investigação foram também delineados alguns objetivos secundários, nomeadamente: (i) análise da previsão da evolução da economia e (ii) análise dos principais indicadores do Turismo, de forma a analisar os seus efeitos na economia. Para atingir os objetivos traçados utilizou-se uma metodologia de caráter qualitativa apoiada numa profunda recolha de dados efetuada através de revistas, livros, artigos científicos e bases de dados como aconteceu com a WTTC. Em termos de conclusão, verificou-se que perante os desafios que Angola enfrenta, o turismo aparece como uma atividade com algum potencial de desenvolvimento alternativo do território. Neste sentido, as autoridades angolanas, deverão procurar maximizar o seu potencial através de uma cuidadosa gestão das receitas geradas pelo turismo, da abertura de hotéis, criação de restaurantes e também através de vários meios complementares facilitando assim uma maior geração de emprego entre outros fatores.Item Avaliação financeira de projetos ESCO baseada no value at risk: estudo de caso numa unidade hoteleira(2019) Biaguê, Júlio; Capelo, Carlos, orient.De acordo com muitos defensores da eficiência energética e decisores políticos, as ESCOs (Energy Service Companies), irão desempenhar um papel preponderante no processo de melhoria da eficiência energética das organizações, o que por sua vez irá contribuir para a resolução do problema global da concentração de C02. ESCOs são empresas que, através dum modelo de negócio inovador, definem, implementam e financiam projetos de eficiência energética em instalações de empresas suas clientes, usam o fluxo de receitas associadas às poupanças futuras de energia para remunerar os custos do projeto, e aceitam um certo grau de risco financeiro. As ESCOs enfrentam incertezas e riscos significativos acerca dos fatores que afetam o desempenho dos projetos de eficiência energética e consequentemente dos fluxos financeiros futuros. Por isso, é importante definir métodos que melhorem a compreensão financeira dos valores e riscos envolvidos. O objetivo deste trabalho consiste em explorar um método capaz para analisar a rendibilidade e risco do investimento em projetos de eficiência energético tipo ESCO, utilizando o método de Monte Carlo e a abordagem de Value at Risk. Com este propósito, foi desenvolvido um estudo de caso numa unidade hoteleira no qual foi analisado um conjunto de medidas de eficiência energética. Os resultados mostram que o método proposto é genericamente eficaz, pois proporciona ao investidor uma compreensão mais clara dos valores, riscos e volatilidades envolvidos.Item O Cash Value Added (CVA) como o indicador de avaliação do desempenho(2021) Quizomba, Achabwabwa; Borralho, João Miguel C., orient.Nas últimas décadas, o contexto empresarial tem vindo a sofrer várias alterações rápidas e determinantes, uma vez que a globalização e as inovações tecnológicas passaram a influenciar a competitividade global e aumentar o risco na tomada de decisão das empresas. Os métodos tradicionais usados na avaliação de desempenho das empresas deixaram de ser suficientes e surgiu então a necessidade de desenvolver outros indicadores que acompanhassem melhor os gestores na criação de valor das empresas. Apareceram então novos indicadores financeiros, os indicadores de criação de valor, cujo objetivo era maximizar a criação de riqueza para os acionistas ao longo do tempo. Estes indicadores vieram substituir os tradicionais de base contabilística, com especial referência para o : Cash Value Added (CVA - Valor Monetário Adicionado) e o Economic Value Added (EVA - Valor Económico Adicionado). A presente dissertação, que adotou um formato de estudo de caso, tem como objetivo estudar o indicador financeiro que retrata os resultados financeiros de três empresas, o CVA, por comparação com o indicador financeiro EVA. As empresas selecionadas estão cotadas na Euronext, e são as seguintes: CTT – Correios de Portugal, S.A, IMPRESA – SGPS, S.A, e Teixeira Duarte, S.A. Os dados obtidos, através de análise às demonstrações financeiras, permitiram o cálculo de diversas variáveis, como o índice beta, resultado operacional ajustado, custo médio ponderado (WACC), capital investido, amortização económica, e dos indicadores CVA e EVA. Verificou-se que o CVA apresenta valores positivos e negativos, que parecem refletir a criação de valor das empresas, podendo assim considerar-se que é um indicador adequado. No entanto, apenas para as empresas CTT e na Texeira Duarte, se obteve uma variação mais regular dos valores do CVA no período estudado. A empresa Impresa apresenta valores negativos nos primeiros anos e no ultimo ano teve um valor positivo. Os valores negativos do CVA para a empresa IMPRESA confirma que a empresa não criou valor para os acionistas, situação que está associado a um clima financeiro instável, ao contrário dos valores positivos apresentados. Adicionalmente, observámos que a instabilidade dos mercados financeiros no período analisado tornou problemático o estudo da relação causa-efeito da performance empresarial, dificultando a compreensão da relação entre o CVA e EVA, e do potencial de um indicador face ao outro.Item Concepção de um balanced scorecard para uma empresa do setor agrícola(2020) Pardal, Ana Marta Pinto; Barros, Rúben Silva, orient.Ao longo dos anos tem surgido interesse por estudos e aprofundamento do conheci-mento sobre como a gestão de uma empresa pode ser apoiada e controlada para que alcance um melhor desempenho. As empresas, cada vez mais confrontadas com o mercado exigente e competição, sen-tem pressão sobre a sua gestão e começa a ser como que uma solução a construção e implemen-tação de ferramentas de gestão para apoio e melhorias na sua performance. Nesse sentido, no presente trabalho foi inicialmente estudada uma comparação entre os dois modelos de medição de desempenho mais usados e conhecidos, Balanced Scorecard (BSC) e Tableau de Bord, tendo sido concluído que o modelo mais benéfico para a empresa escolhida e a construir no presente trabalho seria o BSC. O objetivo do presente trabalho centra-se na contribuição para a construção de um modelo BSC para uma empresa do setor agrícola, de atividade agropecuária e assim, descrever todo o desenvolvimento do modelo BSC para a empresa Z. Foi identificada a missão, visão, valores da empresa Z, definidos os objetivos estraté-gicos, indicadores e iniciativas a considerar pela empresa, caso realizada a implementação. Por fim, tiradas as respetivas conclusões sobre o modelo, a sua construção para a empresa escolhida e as limitações sentidas.Item Conhecimento e utilização dos instrumentos associados à filosofia lean : estudo empírico na indústria hoteleira em Portugal(2022) Lopes, Sérgio António Moreira; Machado, Maria João Cardoso Vieira, orient.O objetivo geral do presente estudo é contribuir para o conhecimento sobre as ferramentas associadas à gestão Lean, conhecendo sobre as suas associações entre as características dos hotéis e entre ascaracterísticas dos responsáveis financeiros de um conjunto de hotéis, em Portugal. Para este fim, foram delineados dois objetivos específicos para esta investigação: analisar a taxade conhecimento sobre as ferramentas de gestão Lean e a sua associação com as característicasdos responsáveis financeiros; e analisar a taxa de utilização destas ferramentas e a suaassociação com as características dos hotéis. Relativamente ao método de recolha de dados, traduziu-se no desenvolvimento de um inquérito online direcionado aos gestores financeiros de hotéis de 3, 4 e 5 estrelas localizados em Portugal. Obtivemos 126 inquéritos completos, o que gerou uma taxa de resposta de 24%. Os resultados obtidos desta análise permitem concluir que existem associações entre ascaracterísticas dos responsáveis financeiros e o conhecimento das ferramentas de gestão Lean,confirmando estatisticamente que a idade, as qualificações académicas, a área académica e o género influenciam o conhecimento destas ferramentas. Adicionalmente, os resultados obtidospermitem também provar a existência de associações entre as características dos hotéis e a utilização das ferramentas de gestão Lean, nomeadamente a categoria do hotel e a sua dimensão.Item Custeio baseado nas atividades e balanced scorecard : estudo empírico nas 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal(2021) Marques, Lanna Mara Araújo; Machado, Maria João Cardoso Vieira, orient.O presente estudo tem como objectivo geral contribuir para a investigação sobre o conhecimento e a utilização de dois métodos de contabilidade de gestão pelas empresas portuguesas, uma vez que, esses métodos são considerados pela teoria como os mais adequados, sendo eles: Custeio Baseado nas Atividades (CBA) como método de valoração dos produtos e serviços e Balanced Scorecard (BSC) como método de avaliação de desempenho. Os objectivos mais específicos são analisar as taxas de conhecimento e utilização do CBA e do BSC, os motivos que condicionam a sua utilização, identificar se existe associação entre o conhecimento desses métodos e as características dos responsáveis financeiros e analisar as possíveis associações entre sua utilização e as características das empresas. Para isto, foi enviado o inquérito para cada uma das empresas constantes no ranking das 100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal, divulgado pela Revista Exame em 2019. Os resultados obtidos permitem concluir que a maioria das empresas conhece tanto o CBA quanto o BSC como sistemas de contabilidade de gestão, contudo, esses métodos ainda são pouco utilizados por essas empresas, uma vez que, as taxas de utilização foram consideravelmente baixas. Não foi possível encontrar associação entre o conhecimento do CBA e as características dos responsáveis financeiros, no entanto, os resultados indicam a existência de associação entre o conhecimento do BSC e a idade dos responsáveis financeiros. Por último, não foram obtidas evidências que suportem haver relação entre as características das empresas e o uso de cada um dos métodos abordados neste estudo.Item O custeio baseado nas atividades nas 100 melhores empresas para se trabalhar em Portugal(2021) Nunes, Jessica Sofia Pedro; Machado, Maria João Cardoso Vieira, orient.This paper aims to contribute for the knowlodge of management accounting practices between the best companies where to work in Portugal, in particular about activity based costing. The specific objectives extend to the knowledge of costing methods and its use by the enterprises, such as the understanding of the association between the knowledge and utilization and the explanatory factos based on the financial officers personal characteristics and the organizational characteristics. The results obtained show that most of the respondents knows the ABC, although most of the enterprises still does not use the ABC. Were not identified association between the knowledge and the financial officers personal characteristics. The data showed that exists a link between the use of the approach by activities and the enterprise registered office.Item O custo da preparação do relato financeiro nas pequenas entidades(2016) Carlos, Telma Lima Adosindo; Paiva, Inna Choban de Sousa, orient.Num contexto de harmonização contabilística entre países, cada vez mais as normas contabilísticas assumem um papel importante no âmbito do relato financeiro e dos múltiplos utentes da informação financeira. As micro e pequenas entidades constituem um segmento de extrema importância tanto a nível nacional, como a nível europeu. Em Portugal existem normativos exclusivos para este tipo de entidades, que pretendem adequar as especificidades das empresas de menor dimensão às suas necessidades de relato financeiro. Nesse sentido, os normativos simplificados existentes em Portugal para as micro e pequenas entidades têm por base desonerar estas empresas de exigências de relato financeiro exageradas para a sua natureza. Pretende-se, deste modo, que não incorram em custos desproporcionalmente mais elevados relativamente às empresas de maior dimensão. É objetivo deste estudo analisar a aplicabilidade das normas simplificadas para este tipo de empresas. Esta análise é feita através da perceção do custo do relato financeiro, por parte dos contabilistas, face ao nível de simplificação e implicações da adoção destes normativos. A utilidade desta análise é pertinente e os resultados obtidos na investigação têm um olhar crítico sobre a estrutura dos normativos contabilísticos aplicáveis em Portugal, principalmente ao nível das micro e pequenas entidades.Item Determinantes de contabilidade de gestão nos estabelecimentos hoteleiros de Cabo Verde(2013) Teixeira, Edna Sofia Varela; Lopes, Ana Sofia Dias, orient.O presente estudo tem como objetivo identificar a situação dos estabelecimentos hoteleiros cabo-verdianos em relação a contabilidade de gestão. Identifica-se as técnicas tradicionais e contemporâneas adotadas e os motivos que estiveram na base da adoção das técnicas de contabilidade de gestão utilizadas nos estabelecimentos hoteleiros cabo-verdianos, bem como as mudanças ou alterações ocorridas nos últimos cinco anos e conhecer os fatores que originaram essas mudanças. Para atingir o objetivo proposto foi feita a revisão da literatura e a recolha de dados através de um questionário enviado via correio eletrónico aos 79 estabelecimentos hoteleiros de Cabo Verde de 3 a 5 estrelas pelo que foi recebido em tempo útil, 27 respostas, correspondendo a 34,18%. Através da revisão da literatura averiguou-se que a contabilidade de gestão tem sofrido várias alterações de forma a responder as mudanças do meio envolvente onde as empresas estão inseridas, isto é, atualmente as organizações estão inseridas num mercado muito competitivo e em constante alterações. De acordo com os resultados obtidos verificou-se que dos 27 estabelecimentos hoteleiros inquiridos, 14 dispõe de contabilidade de gestão. Concluiu-se que as técnicas tradicionais de contabilidade de gestão são as mais utilizadas nos estabelecimentos hoteleiros analisados. No que diz respeito as técnicas contemporâneas de gestão verificou-se que estás estão a ser poucas utilizadas e que os estabelecimentos hoteleiros as utilizam, mas em simultâneo com as técnicas tradicionais. Verificou-se também que em 78,6% dos estabelecimentos hoteleiros que dispõe que contabilidade de gestão ocorreram mudanças ao nível das técnicas de contabilidade de gestão utilizadas nos últimos cinco anos.Item Determinantes do cumprimento da divulgação da IFRS 3 - combinações de negócios: o caso da Àfrica do Sul(2020) Machado, Celço Cabral; Gamelas, Emanuel Freire Torres, orient.Nosso estudo visa identificar os determinantes do cumprimento de divulgação obrigatória da IFRS 3- Combinações de Negócios, pelas empresas cotadas na bolsa de valores da África do Sul. Para a análise do estudo empírico foram observadas, as empresas não financeiras cotadas na bolsa de valores da África do Sul, nos anos de 2012 a 2015. A metodologia para se proceder com a investigação, foi considerada uma metodologia de natureza quantitativa, com a construção de um índice de divulgação com itens baseados nos parágrafos da IFRS 3- Combinações de Negócios, informações extraídas dos relatórios de contas das empresas do estudo e da base de dados Thomson, para formulação do modelo de regressão, para relacionar o índice com as variáveis independentes do estudo (auditor, dimensão, endividamento, goodwill, internacionalização, market-to-book e rentabilidade). Os resultados deste estudo indicam que a dimensão é uma característica que determina o nível de divulgação obrigatória da norma IFRS 3- Combinações de Negócios das empresas cotadas na bolsa de valores da África do Sul, visto que as empresas com maior dimensão são mais propensas em divulgar as informações.Item Divulgação da informação sobre responsabilidade social pelos municípios europeus através das páginas web(2019) Santos, Daniela Pereira; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.O presente estudo tem como finalidade apurar os níveis de divulgação de informações relacionadas com a temática da responsabilidade social por parte dos principais municípios da UE, através das suas páginas web. Para tal, durante o período de Abril e Maio de 2019, procedeu-se à análise de conteúdo de todas as páginas web da amostra, analisando quantos dos noventa e seis itens são divulgados. Aplicando um sistema de pontuação dicotómico, sendo atribuído o valor de zero (0) se a informação não constasse da página web e de um (1) se a informação estivesse divulgada, cada um dos sites foi analisado e no final foram apurados índices que fornecem informação sobre o nível de divulgação para cada um dos municípios, dimensões e itens. Da análise efetuada, foi possível perceber que o nível de divulgação global da amostra é de 25,30% mostrando que, em média, os vinte e um municípios da UE analisados divulgam apenas um quarto da informação relativa à responsabilidade social através das suas páginas web. Quanto ao tipo de informação divulgada, a dimensões social e ambiental são as mais divulgadas, enquanto que a dimensão da contratação de serviços e obras públicas é a que obteve piores índices. Em analogia com estes resultados, conclui-se que os níveis de divulgação são ainda muito reduzidos e deve trabalhar-se em prol da obtenção de valores mais elevados.Item Divulgação de informação aos empreendedores através das páginas web dos municípios : um estudo aplicado aos municípios de Cabo Verde(2021) Martins, Sandri de Brito; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.Este trabalho foi realizado no âmbito da obtenção do grau de Mestrado em Contabilidade e Fiscalidade, tem como objetivo analisar as páginas web dos municípios de Cabo Verde para averiguar o nível de divulgação de informação aos empreendedores. Para contextualização dos dados desta pesquisa que ocorreu durante os meses de maio, junho e julho de 2020, procedeu-se à análise de conteúdo de todas as páginas web dos onze municípios que constitui a amostra, para assim analisar quantos dos quarenta e nove itens, divididos em cinco blocos de análise são divulgados para cada um dos municípios. No decorrer de todo o estudo e mais concretamente na recolha e registo de dados foi adotado um sistema de pontuação dicotómica, sendo atribuído o valor de zero (0) se a informação não constasse da página web e de um (1) se a informação estivesse divulgada, assinalando assim todos os itens e com ajuda de uma folha de Excel foram apurados os respetivos cálculos dos índices. Por fim, o estudo mostra que os municípios de Cabo Verde divulgam 9,56% das informações aos seus empreendedores através das páginas web, isto dos onze municípios analisados. Quanto ao tipo de informação divulgada o bloco, informação geral é a mais divulgado seguido de empreendedor ativo que é o segundo mais divulgado. O bloco menos divulgado corresponde aos recursos de apoio ao empreendedor. Olhando para o resultado, conclui-se que os níveis de divulgação são muito baixos, portanto os municípios devem trabalhar cada vez mais para tornar essa informação acessível e transparente aos seus empreendedores.Item Divulgação de informação sobre responsabilidade social na administração pública através das páginas web: um estudo aplicado aos governos provinciais de Angola(2020) Morais, Daniela Solange Costa; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.Durante os últimos anos as entidades que compõem o setor público preocupam-se cada vez mais com o nível de divulgação de informação sobre questões relacionadas com a sua atuação social, ambiental, económica, ou seja, com a responsabilidade social corporativa (RSC).Esta investigação tem um carácter exploratório pela sua aplicação às economias africanas, uma vez que não são comuns os estudos publicados sobre este assunto, em especial no caso de Angola. O objetivo deste estudo é averiguar os níveis de divulgação de informações referentes a responsabilidade social, no que tange ás 18 províncias de Angola, através das suas páginas web. Para esse fim, no decorrer do mês de Maio de 2020, efetuou-se uma análise de conteúdo de todas as páginas web da amostra, investigando quantos dos noventa e seis indicadores por eixo de análise são divulgados. Por meio da técnica da análise para atingir este objetivo, usou-se a metodologia já existente numa investigação desenvolvida por um conjunto de investigadores aplicada em Portugal e em Espanha por Nevado-Gil e Gallardo-Vásquez (2016). Utilizando um sistema de pontuação dicotómico, sendo classificado o valor de zero (0) se a informação não constasse da página web e de um (1) se a informação existisse, através de um exame exaustivo para cada um dos sites foram examinados e foram calculados os índices de divulgação de informação para cada uma das províncias. Deste modo destaca-se que o índice de divulgação global (IDG) da amostra é de 4,19%, exibindo que as 18 províncias de Angola analisadas divulgam um conhecimento mínimo revelando uma baixa informação em relação à responsabilidade social através das suas páginas web. De acordo, com o paradigma de informação divulgada, a dimensão da corporação provincial e a dimensão social são as mais divulgadas, sendo a dimensão económica a menos divulgada, apresenta valores inferiores quando comparados com as restantes. Em conformidade com estes resultados, os níveis de divulgação são muito reduzidos, ao se verificar estes dados praticamente inexistentes, de modo a obter melhores resultados é imprescindível a realização de boas práticas que valorizem a responsabilidade social e a divulgação de informação de modo a aperfeiçoar os seus níveis de divulgação.Item Divulgação de informação sobre responsabilidade social pelos municípios através das páginas web(2019) Embaló, Alassana; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.O presente trabalho visa estudar a divulgação de informação sobre Responsabilidade Social pelos municípios através das páginas web. Este estudo foi aplicado aos 35 municípios que compõem as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto (Portugal) sendo que a Área Metropolitana de Lisboa tem 18 municípios e a do Porto tem 17 municípios. Esta análise é motivada devido a nos últimos anos, ter-se vindo a verificar um crescimento significativo nas entidades que compõem o setor público, que informam sobre questões relacionadas com o seu comportamento económico, social, ambiental e Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Existem formas diferentes de pensar sobre o que se entende por RSC, havendo uma tendência para a identificação de várias dimensões associadas a este conceito: Dimensão económica, Dimensão Social, e Dimensão Ambiental. Para este estudo escolheram-se os municípios que compõem as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, por serem regiões onde se concentra grande parte da população portuguesa e por não existirem estudos similares aplicados a este território. Para atingir este objetivo foi utilizada uma metodologia desenvolvida para os municípios do Alentejo-Portugal por Nevado-Gil e Gallardo-Vásquez (2016). Através de uma análise exaustiva, das páginas Web dos municípios selecionados, a presença ou a ausência da informação para um conjunto de itens que constituem indicadores que medem a divulgação de informação pelos municípios. Os resultados revelam que em geral a AML apresenta uma maior taxa de divulgação do que a AMP na generalidade dos itens estudados.Item Divulgação de informações sobre responsabilidade social no desporto através das paginas web : um estudo aplicado aos lubes de futebol da Liga NOS(2020) Toste, Verónica Alexandra Amaro; Carvalho, Luísa Margarida Cagica, orient.Sendo consensual a importância da Responsabilidade Social Corporativa para as organizações em geral, verificou-se existirem poucos estudos para as organizações desportivas, particularmente em Portugal. Esta investigação pretende estudar a divulgação de informação sobre Responsabilidade Social Corporativa através das websites dos clubes portugueses da Liga NOS na época desportiva de 2017/2018. O estudo é de carácter exploratório e baseado numa metodologia do tipo qualitativo, onde a recolha e análise bibliográfica e documental recaem sobre os estudos já existentes sobre a temática da responsabilidade social associada ao contexto desportivo e na recolha de informação através das páginas web. As conclusões obtidas na realização do estudo pretendem dar a conhecer qual a tipologia de informação mais divulgada pelos clubes assim como a quantidade que os clubes com realidades orçamentais e localizações distintas apresentaram ao longo da época.Item A dupla tributação em Portugal, União Europeia e PALOP’S(2015) Colela, Isabel Iliana Martins da Silva; Pimentel, Lúcio, orient.A dupla tributação é um obstáculo às relações comerciais e à circulação de bens, serviços, de pessoas e de capitais. A eliminação deste obstáculo ganha maior acuidade no contexto atual, dominado pelas novas tecnologias e pela internet. Segundo Alberto Xavier (1997) a económica 1existe quando o mesmo rendimento é objeto de tributação na esfera de dois sujeitos passivos diferentes. Esta tributação pode ser Internacional ou não, pois ela verifica-se quando a empresa distribuidora de dividendos – lucros e os respectivos sócios são sujeitos passivos de um imposto no mesmo sistema fiscal. No que diz respeito á dupla tributação jurídica, verifica-se quando o mesmo rendimento está sujeito a tributação na esfera do mesmo sujeito passivo, que vem de dois sistemas fiscais diferentes, ou mesmo no âmbito do mesmo sistema fiscal. No caso da dupla tributação jurídica o instrumento para obter a eliminação da dupla tributação internacional são as convenções bilaterais. Foram celebradas várias convenções, seguindo sempre o Modelo de Convenção da OCDE. Os sistemas fiscais nos PALOP’s apresentam diversas diferenças. Porém, verifica-se que com a reforma do sistema fiscal angolano um desenvolvimento crescente e com a reforma dos sistemas fiscais tencionou-se prevenir a evasão fiscal. No caso do sistema fiscal angolano, cada vez mais se aproxima do modelo de desenvolvimento português e da União Europeia.Item Empresas familiares e a divulgação da responsabilidade social: o caso português(2019) Robalo, Carlita Mendes; Paiva, Inna Choban de Sousa, orient.Este estudo analisa a divulgação da responsabilidade social nas empresas Portuguesa Cotada em Bolsa de Valores de acordo com índice GRI, para os anos 2014 a 2016, e as suas caraterísticas, comparando as empresas familiares e não familiares. Deste modo, analisamos os relatórios de gestão e de responsabilidade social de 49 empresas familiares e não familiares considerados nos sites dessas empresas, na base de dados Sustainability Disclosure Database (SDD-GRI) e na Bolsa de Valores. Para isso, usamos o modelo de regressão dos Mínimos Quadrados Ordinários (OLS) para explicar o relacionamento e o impacto da responsabilidade social empresarial. As conclusões principais revelam que as empresas familiares, dimensão da empresa, ativos intangível e setor da indústria estão relacionadas a maior divulgação da informação sobre responsabilidade social empresarial. Adicionalmente, o estudo demonstrou que as empresas familiares são mais propensas a divulgar informações da responsabilidade social do que as empresas não familiares. Este estudo contribui para a literatura, dado que adiciona conclusões sobre a realidade de responsabilidade social empresarial nas empresas familiares comparando com não familiares. O estudo reforça a eficiência de melhoria na divulgação dos índices da responsabilidade social das empresas portuguesas.
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