Revista Lusófona de Ciência das Religiões Ano XI, nº 16/17 (2012)
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Item O Brasil no Arquivo Secreto do Vaticano(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Melo, Maria Filomena Borja de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo descreve o âmbito e os critérios de apresentação dos conteúdos dos documentos respeitantes ao Brasil existentes no fundo da Nunciatura Portuguesa, no Arquivo Secreto Vaticano. Salienta-se a diversidade de temáticas abordadas neste conjunto documental e apontam-se as principais linhas de estudo que pode suscitar, sugerindo-se também a consulta de outras fontes coevas que com ele se articulam.Item Continuidade nas cissiparidades Neopentecostalismo brasileiro(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Bitun, Ricardo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo procura levantar algumas questões ligadas ao neopentecostalismo brasileiro, em especial, a continuidade em meio à cissiparidade. Procuramos mostrar que o movimento neopentecostal, apesar de suas várias rupturas, aparece como um movimento de continuidade. O movimento sofre uma ruptura, reorganiza-se e reinterpreta seus símbolos e liturgias, atribuindo-lhes novos significados, ao mesmo tempo que resgata diversas práticas de décadas anteriores. Demonstramos como a Igreja Mundial do Poder de Deus, ao enfatizar a cura divina, remasterizou uma antiga prática pentecostal muito utilizada pelas igrejas fundadas nas décadas de 1950 e 1960. Examinamos ainda a presença do mal, bem como a teologia da referida igreja, a fim de buscarmos um fio condutor de continuidade que caracteriza o neopentecostalismo.Item O cristão e a Res publica : lições da história mais antiga(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Lamelas, Isidro Pereira; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente estudo pretende mostrar como foi emergindo e se foi consolidado a consciência política cristã no período que antecedeu a grande viragem constantiniana, isto é, durante o período em que essa consciência mais foi posta à prova. Mais do que retomar a velha questão das relações Império-Igreja, pretende-se relevar, por um lado, os aspectos distintivos da cidadania cristã, tal como foi exposta na primeira apologética cristã, por outro, mostrar como, desde Paulo até Eusébio de Cesareia, se foi consolidando uma teologia política mais em continuidade do que em ruptura. Tal evolução marca a passagem da religião da cidade à religião da consciência ou do “homem cívico” ao “homem interior”, mas assinala também a transição do modelo paradoxal, marcado pela esperança escatológica, para o modelo providencialista da “igreja imperial” e do império teocêntrico. Desde então a salvaguarda do paradoxo (tensão escatológica) só será possível pela via da “fuga mundi”, tal como será reivindicada pelo monaquismo.Item Cultura escolar católica, elitista e masculina(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Dallabrida, Norberto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste ensaio se propõe a compreender a cultura escolar burguesa praticada no Ginásio Catarinense, estabelecimento de ensino secundário, localizado na cidade de Florianópolis (cidade da região Sul do Brasil), dirigido por padres jesuítas alemães e freqüentado por adolescentes do sexo masculino, durante a primeira metade do século XX. Por um lado, analisa os saberes sofisticados transmitidos por esse colégio, definidos pelos poderes públicos mas ressignificados pela visão católica e germânica do clero jesuíta. Ele coloca o foco também sobre as habilidades distintivas desenvolvidas entre os estudantes, que concorriam para a produção de um habitus burguês. O artigo apresenta uma perspectiva “sócio-histórica”, sendo apoiado empiricamente em depoimentos de ex-alunos e em abundantes documentos escritos, de modo especial nos relatórios anuais do colégio.Item As Flamengas (da Ordem das Clarissas)(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Honrado, Alexandre; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEstudar a história da chegada e estabelecimento em Lisboa de um grupo de freiras vindas dos Países Baixos para fugir à perseguição protestante movida contra as ordens católicas é o objetivo central deste artigo. Pertencente ao convento de Alkmar, da Ordem de Santa Clara, o grupo de freiras proveniente da Flandres refugiou-se em Lisboa, fundou convento e transpôs o seu modo de vida comunitário autónomo para Portugal.Item Jesuítas e Franciscanos perante a sociedade e religião nipónicas : o caso da Apologia do Japão de Valentim Carvalho(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Franco, José Eduardo; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoOartigo faz a contextualização da missionação cristã do Japão no século XVI e analisa o processo que conduziu ao desfecho trágico da história do cristianismo nipónico no século seguinte. Um dos factores que contribuíram para a ocorrência de desentendimentos graves entre os missionários das ordens mendicantes, que entretanto quiseram participar na missionação japonesa, e os missionários jesuítas pioneiros da evangelização das Ilhas do Sol Nascente foi a discordância daquelas em relação aos métodos aculturacionistas usados pelos Padres da Companhia. Depois da expulsão dos missionários ocidentais em 1614 e da proibição da prática da religião cristã no Japão, chegou até nós um documento manuscrito da autoria do jesuíta Valetim de Carvalho que propõe uma explicação para este desfecho da actividade missionária ocidental no Japão e faz a apologia do modo de missionarinaciano contra as críticas dos mendicantes, particularmente dos franciscanos. O nosso artigo pretende dar a conhecer e fazer uma primeira análise deste manuscrito que transporta uma importante memória histórica.Item Missionação, perseguição conflito de pertenças : um pano de fundo para ler o acervo documental referente ao Oriente da Nunciatura de Lisboa patente no Arquivo Secreto do Vaticano(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Miranda, José Carlos de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoSubjaz ao próprio nome – e, a fortiori, à auto-representação – da Modernidade um programa de reposição das coordenadas filosóficas, sociais e políticas da Antiguidade. Linhas-mestras desse programa são a reabsolutização da Razão e a reabsolutização do Poder. Na Europa meridional católica, esta teve de se fazer contra a Religião, isto é, secularizando-se. É este o pano de fundo em que se propõe uma leitura global do acervo documental em epígrafe e do seu significado para a história da sociedade e da mentalidade portuguesas.Item O Movimento Emaús : notas para a sua história(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Carreteiro, João; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Movimento Emmaus é um Movimento secular, de solidariedade social, comprometido com a não-violência e que reclama independência em relação a qualquer forma de poder. Fundada na França do Pós-Guerra pelo Abade Pierre, com o objectivo de “devolver a esperança e a dignidade” aos mais desfavorecidos e “acordar consciências” entre os privilegiados, a sua independência é assegurada pelo trabalho dos seus membros e voluntários, levando-os a ajudar outros em igual ou pior situação. Constituída em «comunidades», encontra-se espalhada pelo mundo.Item Natureza e velocidades do movimento ecuménico(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Oliveira, Silas de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO movimento ecuménico moderno é de origem Protestante e Ortodoxa, tem cem anos e desemboca na instituição do Conselho Mundial de Igrejas. Embora convidada desde o início, a Igreja Católica Romana rejeitou o apelo e proibiu aos seus fiéis o contacto com esse movimento. Só depois do Concílio Vaticano II aceitou integrar uma das comissões do C.M.I., mas sem pertencer à instituição como uma das suas Igrejas membros. O movimento ecuménico teve sempre o cuidado de se conceber como pluralidade de Igrejas e o C.M.I. assume-se, na língua inglesa, como uma fellowship of Churches. O ensino oficial da Igreja Católica Romana mantém que as Igrejas Ortodoxas estão em falta enquanto não aceitarem a doutrina do “Primado de Pedro” e que as “Comunidades Eclesiais” provenientes da Reforma, sem Episcopado e Eucaristia válidos, “não são Igrejas em sentido próprio.” O entendimento católico da unidade ecuménica continua a ser o de “retorno”, enquanto o movimento ecuménico representado pelo C.M.I. busca os propósitos de koinonia e de consenso.Item Para uma história de uma ordem secreta de filiação monárquica : Sociedade Secreta de São Miguel da Ala (1848-1859)(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Levi, Joseph Abraham; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo pretende problematizar e contribuir para o conhecimento das origens e do complexo e pouco estudado percurso da Ordem Secreta de São Miguel da Ala, afeta ao partido miguelista e defensora do ideário da recuperação do Antigo Regime legitimista, no contexto do processo de consolidação do regime liberal em Portugal.Item Para uma história do Arquivo Secreto do Vaticano : a propósito da edição da documentação do período da expansão portuguesa do fundo da Nunciatura Apostólica(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Franco, José Eduardo; Pinheiro, Luís; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO levantamento e a edição dos descritivos da documentação patente no fundo da Nunciatura de Lisboa existente no Arquivo Secreto do Vaticano, pretende ser um serviço significativo para o conhecimento da nossa histórica na sua relação com a história de muitos povos e culturas. Trata-se de documentação relativa ao período da expansão portuguesa que promoveu aquela que podemos chamar a primeira globalização do Cristianismo na sua forma confessional católica desde a modernidade.Item A persistência do projecto português nos documentos da Nunciatura Apostólica de Lisboa(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Santos, Fernanda Cristina; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo trata de assuntos referentes aos documentos da Nunciatura Apostólica de Lisboa existentes no Arquivo Secreto do Vaticano de Roma, escritos entre o século XVII e XX, decorrendo da sua consulta e levantamento. Em três séculos, a Igreja sofreu inúmeras e incontáveis transformações de que os documentos e toda a correspondência da Nunciatura Apostólica dão conta. A documentação relativa ao Oriente apresenta diversos assuntos de grande importância, mas quer o Padroado quer as Missões no Oriente merecem atenção especial, dada a sua relevância histórica e a sua presença esmagadora nos documentos. A instituição das nunciaturas apostólicas deu-se no final do século XV. A institucionalização deste serviço foi o resultado de um processo que teve o seu início, já antes do primeiro milénio. A Nunciatura de Lisboa, como instituição de carácter permanente consolidar-se-á nas primeiras décadas do século XVI. De futuro, a instituição Nunciatura será instância aferidora das relações de Portugal com Roma, não esgotando, todavia, todos os mecanismos de relacionamento com a sé apostólica. A história de Portugal, logo de início, enquadra-se naturalmente dentro desta organização eclesiástica. A história do Padroado Português Ultramarino, quer se estude no Brasil, na África ou no Oriente, obedece aos mesmos princípios. Observa-se facilmente que a história do Padroado português no Brasil ou na África é muito mais pacífica do que no Oriente, uma vez que no Oriente Portugal sofreu a concorrência de estranhos. A deslocação do centro de gravidade da expansão ultramarina do Índico para o Atlântico assenta em novas estruturas de aproveitamento dos recursos e na colonização sistemática do Brasil. Nos finais do século XVIII e princípios do XIX continuava a ser esta colónia de fixação o destino preferencial da emigração portuguesa. Os domínios africanos enumerados nos textos constitucionais formavam um conjunto de territórios espalhados pelas áreas africano-atlântica e índica. O império colonial português mostrou-se grandioso e persistente graças aos esforços concertados entre a acção missionária e o Estado português.Item The “right way” of Hermetism: disputes on Gnostic’s, Pagan’s and Christian’s (re-)visions of the Hermetic phonomenon in late antiquity(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Pereira, R. G. Gurgel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO presente artigo propõe uma análise do fenómeno denominado “hermetismo” pelo viés de sua recepção e reprodução na sociedade antiga. Através do estudo da circularidade textual propomos uma compreensão do processo que transformou os discursos herméticos filosóficos como instrumentos de discursos sociais bem específicos. Os discursos herméticos são aqui compreendidos como o resultado de uma produção: tendo sido compostos por homens e propostos a homens é de grande relevância identificarmos as intensões presentes por trás da produção do texto. O principal objectivo desse trabalho é, portanto, demonstrar como são dinâmicas as forças que dialogam nesse processo de recepção, interpretação e difusão dos hermetica a ponto dessa literatura ser dragada para um contexto de mobilização social, mediante suas diferentes interpretações pelos respectivos grupos sociais que se apropriam dela.Item Santo António de Lisboa nos caminhos da Europa(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Abreu, Luís Machado de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoTexto da Oração De Sapientia proferida em Outubro de 1995, na Universidade de Aveiro, por ocasião do 8º Centenário do Nascimento de S. António de Lisboa. Depois de esboçadas as principais fases da formação escolar e religiosa em Lisboa e em Coimbra, mostra-se como o futuro santo decidiu abraçar a ordem franciscana. Tornou-se pregador notável, atento às questões sociais da época. A tradição popular acolheu-o, desde muito cedo, e continua a festejá-lo efusivamente. Também os poetas o cantam com frequência nos seus poemas.Item A segunda união desideratum pungente e visões problematizadas no seio da Igreja Católica romana(Edições Universitárias Lusófonas, 2012) Oliveira, Rui A. Costa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs situações canonicamente irregulares do matrimónio – resultantes de ruturas, e convertidas, civilmente, em divórcios e segundas núpcias – e a dificuldade desses fiéis conformarem as novas situações com a plena prática religiosa (sem interdição dos sacramentos) e a letra do Código de Direito Canónico, tem levado muitos católicos a afastarem-se da sua Igreja, ou abandonando as práticas da fé ou a abraçarem outras confissões eclesiásticas cristãs, onde não existe esse interdito. É uma preocupação profundamente sentida por muitos dos responsáveis eclesiásticos e pungentemente vivida no âmago mais íntimo da Igreja católica – o da profundidade da consciência dos seus fiéis. Nesta reflexão, pretendemos, tão-só, deixarmos mais um alerta para os aspetos que nos parecem de grande intransigência, maculada de farisaico legalismo institucional, e por demais denunciados, pela sua feição incoerente, por inúmeros teólogos, pastoralistas e psicólogos de fidelidade católica, aqui invocados.