Mestrado Em Psicologia Clínica e da Saúde
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Percorrer Mestrado Em Psicologia Clínica e da Saúde por assunto "ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL"
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Item Educar na adversidade: necessidades e práticas de apoio escolar no acolhimento residencial – um estudo exploratório(2022) Ferreira, Andreia Isabel Guimarães; Oliveira, Célia Regina Gomes, orient.Algumas conclusões da investigação internacional sobre o Acolhimento Residencial apontam para uma aparente ênfase nas respostas às necessidades básicas do quotidiano das crianças e jovens, a par de menor investimento em domínios centrais ao desenvolvimento adaptativo, como é o caso das práticas educativas (Carvalho, et al., 2015). Neste domínio, o apoio escolar adquire especial relevância por constituir um fator protetor do desenvolvimento integral e contribuir para o bem-estar psicossocial das crianças e jovens acolhidos. No que concerne à realidade nacional, a literatura evidencia uma escassez de dados que permitam caracterizar a qualidade das respostas neste âmbito. Neste sentido, com o presente estudo pretendeu-se avaliar as necessidades e práticas de apoio à aprendizagem escolar, em contexto de Acolhimento Residencial. Para o efeito, adotou-se uma metodologia de investigação quantitativa e transversal, aplicada a uma amostra constituída por 33 instituições, representadas por elementos das equipas diretivas, técnicas ou educativas de Casas de Acolhimento Residencial (CAR) em território nacional. Os resultados revelam que, apesar de as Casas de Acolhimento apresentarem planos para a prática do apoio escolar, escasseiam as respostas específicas para as crianças com algum tipo de dificuldade cognitiva, assim como os recursos humanos para um apoio individualizado à aprendizagem. Além disso, verifica-se a necessidade de qualificação dos profissionais que prestam este apoio. Na avaliação da percepção da prioridade atribuída à educação escolar, as instituições participantes tendem a atribuir a este domínio uma prioridade equivalente à dos demais domínios de intervenção. Estes resultados contribuem para uma identificação inicial das potencialidades e necessidades da atuação educativa das Casas de Acolhimento Residencial, apresentam implicações para a prática profissional, e apontam possibilidades de aprofundamento conceptual e empírico para a investigação futura neste âmbito. Palavras-chave: Acolhimento residencial, Práticas educativas, Apoio escolar, Crianças/Jovens.Item Perturbação reactiva de vinculação e competências sociais em crianças institucionalizadas(2013) Consciência, Eliana Martins Duarte; Baptista, Joana Isabel Soares, orient.Os estudos têm demonstrado a manifestação dos comportamentos perturbados da vinculação em crianças em acolhimento institucional temporário, sendo que os autores apontam inúmeros riscos associados a estas crianças que justificam a procura sistemática de informação neste âmbito. Nesta linha de pensamento, e motivada pela escassez de estudos no âmbito desta temática, o presente trabalho procura compreender as associações entre a perturbação reativa da vinculação e as competências sociais da criança, tendo em conta os fatores sociodemográficos. Trata-se de um estudo observacional/descritivo, correlacional e transversal. A amostra foi constituída por 35 crianças de ambos os sexos de sete instituições da zona norte de Portugal. Dos resultados apurados não foram encontradas diferenças de género ao nível da perturbação reactiva de vinculação nem associação da mesma com a idade e o tempo de institucionalização. Foram encontradas associações positivas significativas entre o tipo inibido e as subescalas relação com os pares, competências académicas e total da escala de competências e correlação negativa significativa entre o tipo desinibido e a relação com os pares. Estudos devem continuar a incidir sobre a investigação nesta área de forma a serem promovidas intervenções cada vez mais eficazes.