Mestrado em Gestão Aeronáutica
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Percorrer Mestrado em Gestão Aeronáutica por assunto "AIRPORTS"
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Item Atual percepção da cultura de segurança : um caso de estudo no aeroporto Humberto Delgado(2018) Ribeiro, Joana Rita Gonçalves; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.A globalização e liberalização dos mercados, assim como, a conjuntura económica mundial e as questões de segurança, são as grandes preocupações do transporte aéreo comercial. Deste modo, considera-se pertinente que seja averiguado se no aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, os diferentes intervenientes nas variadas atividades do aeroporto estão sensibilizados para esta problemática e tem presente no seu dia a dia uma cultura de segurança. Ou seja, se os colaboradores das áreas operacionais, restauração e comércio tem conhecimento desta problemática, o que é que ela envolve e se o aeroporto é capaz de dar resposta em situações relacionadas com a segurança da aviação. Para tal foi preciso averiguar se a formação fornecida aos diversos intervenientes encontra-se adequada e se, as perceções comuns e convicções destes e dos colaboradores do nível da gestão superior estão em sintonia. Uma fragilidade num destes parâmetros pode ser um indicador determinante do estado atual deste problema e contribuir para a necessidade de ações de melhoria. Após análise dos resultados obtidos é possível afirmar-se que existe cultura de segurança no aeroporto Humberto Delgado, no entanto, existiram algumas fragilidades na recolha de informação que deveriam futuramente ser analisadas de modo a obter resultados mais consistentes e contribuir para a necessidade de medidas mitigadoras nesta temática.Item O binómio novas tecnologias e segurança aeroportuária na melhoria das experiências dos passageiros : um estudo empírico aplicado ao aeroporto Humberto Delgado(2021) Moreira, Diana Alexandra da Veiga; Vicente, José Manuel Ivo Carvalho, orient.O setor do transporte aéreo durante estes últimos anos tem crescido de uma forma gradual e cada vez mais rápido. Os aeroportos e as novas companhias aéreas enfrentam cada vez mais novos desafios dos quais serão necessários planos estratégicos para antecipar os riscos, sendo que o mercado é imprevisível e está sempre a mudar. Atualmente a tecnologia faz parte da nossa vida quotidiana, no entanto o impacto da tecnologia na indústria da aviação é notável e está mudando o conceito tradicional sobre os procedimentos das companhias aéreas (por exemplo, check-in, portões de embarque, certas facilidades no espaço aeroportuário), enquanto alguns aeroportos e companhias aéreas estão interessados em melhorar um negócio inteligente para entender a necessidade do cliente e também envolve os passageiros / clientes para esses processos de inovação. Contudo o principal objetivo deste trabalho de investigação visa compreender as novas perspetivas de como um passageiro poderá experienciar as novas tendências tecnológicas nos aeroportos sem qualquer tipo de barreiras e como estas poderão ser benéficas ao utilizarem diferentes tecnologias para obter uma melhor experiência a partir que chegam ao aeroporto até ao embarque, por outro lado, como o aeroporto no que diz respeito ao seu sistema de segurança pode se adaptar a estas novas tecnologias? Sendo assim, o estudo em si engloba certas ferramentas metodológicas tais como entrevista, questionário e estudo de caso. Os resultados esperados no desenvolvimento desta investigação, consistem principalmente em identificar as principais variáveis ou fatores que estão relacionadas com a satisfação dos passageiros relativamente aos novos sistemas tecnológicos existentes no Aeroporto Humberto Delgado. Seguidamente, analisar qualificar e quantificar a avaliação dos inquiridos e opinião dos entrevistados, perceber qual será a visão do aeroporto nos próximos anos, ou seja, quais as novas tendências tecnológicas que irão emergir e modificar a visão dos aeroportos. Em suma, o desenvolvimento desta dissertação acresce valor no mundo académico lusófono, tem um contributo para comunidade científica, principalmente na área da Aeronáutica, sendo uma temática atual e que principalmente irá dar mais valia na tomada de decisão dos utilizadores.Item O impacto do Aeroporto Francisco Sá Carneiro no desenvolvimento da região norte(2015) Esteves, António Marcos de Sousa; Reis, Filipa Lopes dos, orient.O aeroporto é cada vez mais o elo de ligação entre a região e o resto do mundo, servindo como impulsionador económico, social e cultural. Um aeroporto é tão mais eficiente quanto melhor for a sua inserção no meio que o rodeia. Esta premissa é uma obrigatoriedade nos tempos que decorrem e fruto de uma crise económica mundial que se tende a arrastar. Como é sabido, a Região Norte de Portugal é fortemente povoada por população migratória, que anualmente regressa a Portugal, sendo também cada vez mais um ponto de interesse para os turistas de todo o Globo. A ligação aérea por intermédio do Aeroporto Francisco Sá Carneiro é um fator de sucesso na Região Norte, contribuindo assim para um desenvolvimento mútuo. Desde a liberalização do espaço aéreo no Continente Europeu e com a chegada de companhias Low-Cost a Portugal, se verificou na Região Norte um aumento exponencial a nível turístico e por conseguinte comercial. Este trabalho procurará dar resposta ao real impacto do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, também denominado como Aeroporto do Porto, no desenvolvimento da Região Norte. A Catchment Area do mesmo, vai para além dos limites fronteiriços de Portugal, sendo que cada vez mais, e, fruto da intermodalidade, se alarga ao país vizinho, proporcionando assim novas oportunidades.Item Modernização e expansão do Aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe : impacto socioeconómico, tendo em conta a sua localização geográfica(2021) Espírito Santo, Cediney do Rosário do; Prazeres, Sérgio Alexandre Monteiro, orient.Este trabalho de investigação teve como finalidade de demostrar e mensurar a correlação positiva existente entre a Modernização e Expansão do Aeroporto Internacional de São Tomé e Príncipe e o Desenvolvimento Socioeconómico de São Tomé e Príncipe, sendo um estudo empírico, assente num formato simples e compreensível, procurando em todos osseus capítulos encontrar e estabelecer a estreita relação existente entre os impactos do transporte aéreo e os sectores económico e social. Tendo em consideração os desenhos e as perspetivas do mercado do transporte aéreo Africano através de Single African Air Transport Market (SAATM) e a localização geográfica de São Tomé e Príncipe, a pertinência e importância deste estudo assenta na carência de investigação neste campo, nos parâmetros e meios selecionados, ou seja, utilização de dados de painel com recurso a software estatístico/econométricos capazes não só de mensurar, mas também de prever e projetar. Primeiramente através do prefácio, onde estabelece-se os objetivos, a pertinência do tema, as metodologias, e depois nos sete capítulos subsequentes procura-se fazer um retrato pormenorizado do transporte aéreo, explanando sucintamente os contornos do seu aparecimento e desenvolvimento com ênfase nos aeroportos, os seus impactos socioeconómicos e a relação com outras indústrias, nomeadamente a do turismo. Particularmente no último capítulo serão apresentadas as principais conclusões e as reflexões finais, apresentando orientações de estudos futuros e as principais dificuldades encontradas na realização deste trabalho investigativo.Item A segurança do transporte aéreo pós 11 de Setembro e a aplicação do conceito de 'ponto de segurança único'(2018) Coelho, Fernando Manuel Cardoso; Vicente, José Ivo Carvalho, orient.Atualmente quase todos os passageiros que utilizam o transporte aéreo e que tenham de efetuar uma transferência num ou mais aeroportos intermédios antes de chegarem ao destino final são submetidos a um novo controlo de segurança para além daquele que foi efetuado no aeroporto de origem. Tal controlo é igualmente aplicado à sua bagagem de mão e/ou de porão. Apesar de alguns países já aplicarem tal procedimento antes de 2001, a exigência como norma internacional surgiu após os atos ocorridos a 11 de Setembro de 2001. Salvo raras exceções, esta repetição de procedimentos é efetuada porque a maioria dos países não reconhecem entre si as medidas de segurança aplicadas nos aeroportos de origem. Tal duplicação de controlos de segurança provoca ineficiências operacionais com custos elevados para os aeroportos e companhias aéreas assim como a insatisfação dos passageiros afetados. As várias organizações internacionais que regulamentam o setor do transporte aéreo assim como os vários representantes da indústria reconhecem as vantagens do reconhecimento mútuo das medidas de segurança tendo vindo a promover desde há alguns anos a adoção do conceito ponto de segurança único com o objetivo de evitar a repetição de controlos de segurança a passageiros e bagagens em transferência. No entanto a maioria dos Estados pouco têm avançado no sentido de estabelecerem acordos que permitiriam reduzir custos operacionais, aumentar a eficiência dos seus sistemas de transporte aéreo, contribuir para a satisfação do público viajante sem no entanto comprometer a segurança da aviação civil. O objetivo deste trabalho é dar um contributo para que um conceito que vem sendo discutido há mais de duas décadas, faz parte dos objetivos estratégicos do regulador internacional do setor e ter sido apoiado em duas conferências mundiais de alto nível e que seja adotado pelos países que o queiram implementar. Através da análise do sistema técnico-legal da aviação civil internacional tentaremos dar resposta a esta questão e apresentar soluções como é possivel implentar tal princípio mantendo a eficiência e regularidade do transporte aéreo sem comprometer a segurança de pessoas e bens num contexto de ameaça permanente. O trabalho baseou-se numa pesquisa exploratória qualitativa tendo os resultados revelado que o desconhecimento da informação associado ao caratér de confidencialidade condicionam a aplicação do “ponto de segurança único”.