Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ens. Básico e Secundário por assunto "ACTION RESEARCH"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Desafios na introdução de práticas contemporâneas nas aulas de artes visuais(2014) Jacinto, Susana Santos Ferreira de Almeida e; Vasconcelos, Maria Constança, orient.O presente relatório tem como objetivo sublinhar o potencial da Arte Contemporânea como recurso, atualmente, na sala de aula. O que é, para que serve e como ler a arte hoje? Pretende-se também compreender de que forma os alunos interpretam e aceitam a Arte Contemporânea, e qual o papel do professor de artes visuais na condução da leitura de uma linguagem que se pode considerar assumidamente difícil e desafiante para ambos, mas essencial para uma integração dos alunos nas atividades culturais do seu tempo. A pertinência da pesquisa a realizar prende-se com o facto de possibilitar uma reflexão sobre o ensino da arte na atualidade e com o incentivo para a realização de práticas de ensino sobre um tipo de arte que está inteiramente ligada à vida, refletindo a época atual, impregnada de mudanças que ocorrem celeremente na sociedade, na cultura e na arte. Diante da crise de interpretação que se vive na contemporaneidade em relação à arte, sublinha-se a importância do contacto dos alunos com práticas artísticas contemporâneas na sala de aula e que o mesmo seja objeto de reflexão e discussão, reforçando o imperativo de que os alunos devem compreender a linguagem do seu tempo. No âmbito desta pesquisa pretendeu-se analisar e investigar o potencial pedagógico da arte contemporânea na sala de aula, a partir das premissas possibilitadas pelo campo expandido das suas práticas e nobilitando o poder da cultura visual. Os dados apurados através dos diferentes instrumentos permitem-nos concluir que as estratégias de contacto direto com a arte, a realização de exercícios de agilização do pensamento criativo e a abordagem de conteúdos relacionados com a Arte Contemporânea, a par da realização de experiências de produção plástica, proporcionaram o aumento dos níveis de literacia em artes plásticas dos alunos, promovendo os seus conhecimentos sobre Arte Contemporânea e o desenvolvimento do seu potencial criativo.Item Pintura: um caminho para a inclusão investigação-ação com uma aluna com necessidades educativas especiais(2018) Mota, Ana Tamara Ribero França; Silva, Maria Odete Emygdio da, orient.Nesta dissertação foi investigado como as artes, na valência da pintura, contribuíram para a aprendizagem e uma melhor inclusão de uma aluna com necessidades educativas especiais. A investigação deste trabalho ocorreu ao longo do ano letivo 2016/2017, durante a prática supervisionada requerida por este mestrado. A prática decorreu num Agrupamento de Escolas na cidade de Tomar, em torno de uma aluna abrangida pelo Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, detentora de um currículo específico individual. De natureza qualitativa, esta investigação-ação teve como suporte de técnicas e instrumentos, a pesquisa documental, a observação e as notas de campo. A planificação, intervenção e avaliação da ação realizaram-se em dois contextos: no contexto sala de aula, na disciplina de Desenho A, e no contexto apoio individual. A principal vertente da ação foi a inclusão através da pintura, sendo aplicada em diversos suportes de forma a que a aluna pudesse alargar os seus conhecimentos nas áreas das artes visuais e plásticas. Perante o trabalho realizado ao longo do ano letivo, concluímos que a aluna aprendeu técnicas e experienciou o manuseamento de materiais novos. Desta forma, os trabalhos que a aluna realizou, levaram a uma maior inclusão desta na sua comunidade escolar e aceitação pelos pares, através das exposições realizadas com o grupo turma.