Mestrado em Psicologia Forense
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Percorrer Mestrado em Psicologia Forense por assunto "ADOLESCENTS"
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Item Comportamento abusivo nas relações de namoro em adolescentes(2016) Lopes, Etelvina Maria Fortes; Brites, José de Almeida, orient.O presente estudo procura compreender e avaliar o fenómeno da violência no namoro entre adolescentes. Pretende-se, conhecer as estratégias de resolução de conflitos (abusivas/não abusivas) adotadas nas relações de namoro, avaliar se as estratégias de resolução de conflitos diferem em função do sexo, avaliar as atitudes sobre a agressão física em situações provocatórias e avaliar as atitudes sobre a agressão verbal, o controlo e o ciúme no namoro. Os dados para este estudo foram recolhidos nos distritos de Lisboa e Évora em Portugal e nas ilhas de São Vicente e Santiago do arquipélago de Cabo Verde. A amostra foi constituída por 150 adolescentes com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, sendo 81 do sexo feminino e 69 do sexo masculino. Concluiu-se que, no que respeita as estratégias de resolução de conflitos, os rapazes utilizam maioritariamente o abuso sexual, enquanto que as raparigas apresentam índices mais elevados de abuso verbal ou emocional. Concluiu-se também que os adolescentes do sexo masculino, em situações provocatórias, tendem a ter maiores níveis de agressão física quando comparados com os adolescentes do sexo feminino. Os resultados também apontam uma relação da agressividade com os níveis de ciúmes.Item Experiências de vitimação e saúde mental em adolescentes: o papel mediador da auto-eficácia(2018) Jarmela, Ana Catarina Cunha; Magalhães, Eunice, orient.O fenómeno da vitimação na adolescência tem implicações na saúde mental dos jovens assim como nas suas crenças de auto-eficácia. O presente estudo teve como objetivo analisar o papel mediador da auto-eficácia na relação entre vitimação e saúde mental (psicopatologia e bem-estar). Participaram 228 adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos. Os resultados demonstraram a relação entre as experiências de vitimação e o funcionamento psicológico dos adolescentes, e especificamente, o papel mediador das crenças de auto- eficácia. Níveis de vitimação psicológica mais elevados estão associados a piores resultados de saúde mental através das crenças de auto- eficácia mais reduzidas. Este estudo fornece resultados relevantes para a prática, nomeadamente para a prevenção de experiências de vitimação de adolescentes, bem como para a promoção da saúde mental e das crenças de auto- eficácia dos adolescentes.Item Jovens e comportamentos delinquentes: “Ponte” - Programa de Prevenção Face à Recidiva(2014) Espírito Santo, Ana Lúcia Conceição do; Chitas, Valentina, orient.O presente estudo tem em vista a compreensão do processo de reinserção social dos jovens com comportamentos desviantes inseridos em centros educativos, bem como a elaboração de um programa de prevenção face à recidiva. Neste sentido, num primeiro momento procedeu-se a uma revisão crítica da literatura sobre a temática da delinquência e sobre os fatores de risco e proteção face a recidiva tendo em vista fundamentação teórica do programa de prevenção. Num segundo momento, procurou-se perceber através de uma pesquisa qualitativa (entrevistas) e consultas dos Projetos de Intervenção Educativa (PIE) dos jovens internados no Centro Educativo da Bela Vista, quais os meios e recursos utilizados para a reinserção dos jovens internados e como é feita a transição dos mesmos para a comunidade. Num terceiro momento, e tomando como ponto de partida a revisão da literatura efetuada e a informação obtida através da pesquisa qualitativa, foi elaborado o programa de prevenção “Ponte”, dirigido para a promoção de competências pessoais e sociais e para a criação de um grupo de suporte aos pais na educação parental.Item Programa de prevenção : comportamentos sexuais de risco em adolescentes(2011) Pereira, Sara Alexandra Piteira; Poiares, Carlos Alberto, orient.Esta dissertação consiste numa revisão de literatura para se poder compreender a problemática da adolescência , verificando o que acontece no desenvolvimento durante essa fase de transição e crise ; a implicação que os pais, os pares e a escola têm nesta fase; e verificar quais os comportamentos sexuais de risco existentes nestas idades. O objectivo desta dissertação consiste na construção de um programa de prevenção de comportamentos sexuais de risco em adolescentes. Por este motivo verificou-se a necessidade de perceber a influência dos pais e da escola na sexualidade dos adolescentes e quais as intervenções existentes até ao momento.Item Programa de prevenção primária da sinistralidade rodoviária com adolescentes – “estrada 0%”(2011) Prata, Nair Diéb Ribeiro; Poiares, Carlos Alberto, orient.Devido à elevada sinistralidade rodoviária que ainda se faz sentir em Portugal e apesar de ser um fenómeno resultante de diversos factores, este estudo tem como principal objectivo reduzir o consumo de substâncias na prática da condução através de um programa de prevenção primária com adolescentes denominado “Estrada 0%”. Neste programa de prevenção as substâncias abordadas em profundidade são o álcool, cannabis e a cocaína, pois acredita-se serem as mais consumidas entre os jovens na actualidade. O programa é aplicado a jovens com idades compreendidas entre os 15 – 18 anos em meio escolar com a duração de dois anos lectivos. Na primeira fase é trabalhado com os adolescentes as competências sociais e pessoais e na segunda fase os mesmos serão os agentes divulgadores na escola e comunidade da problemática de conduzir sobre o efeito de drogas.Item Programa para a promoção de competências pessoais e socias de jovens “bullies”(2016) Robalo, Ineida Mendes; Oliveira, João Pedro, orient.O bullying é uma realidade com elevada prevalência nas escolas e uma preocupação para a comunidade educativa e pais. Foi objetivo deste estudo conhecer a realidade dos números num agrupamento escolar, na zona de Lisboa, considerado problemático e com base nos resultados obtidos e na revisão da literatura apresentar uma proposta de programa de prevenção do bullying neste agrupamento. Foi recolhida uma amostra de 70 estudantes, 37 do sexo masculino (52.9%) e 33 do sexo feminino (47.1%), com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos e uma média etária de 14.36 anos (DP = 1.16). Foi utilizado um questionário de prevenção da violência e do bullying (Carvalhosa, 2010). Os resultados mostraram contrariar a literatura e os papéis de género que refere que os rapazes apresentam maior prevalência como vítimas e agressores, não se encontrando praticamente diferenças entre sexos para as variáveis em estudo. As percentagens dos participantes que reportaram ter sido vítimas, agressores ou testemunhas de atos de bullying são elevados, sendo superiores aos encontrados na literatura nacional e internacional. Com base nos resultados apresentados é apresentado o programa Bullying - Ensinar a Respeitar o Outro (BERO).