Entretextos (2011)

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    Necessidades educativas especiais : emergência do conceito
    (Edições Universitárias Lusófona, 2011) Brites, Isabel
    Todas as sociedades contam, entre os seus membros, alguns que são considerados mais capazes e outros menos capazes, tendo em conta a componente média maioritária, membros que apresentam desvios de desenvolvimento e requerem, por isso, providências específicas desnecessárias à maioria. E todas, de uma forma ou outra, se organizam para lhes responder. Diz-se de uma sociedade que o seu nível civilizacional é evidente na maneira como trata os mais fracos, os mais desprotegidos, os mais vulneráveis, e também os que são diferentes. E do atendimento que lhes é proporcionado diz-se que traduz o grau de consciência cívica e moral de um povo e os valores que perfilha. Diz-se ainda que o nível de desenvolvimento das sociedades se reflecte na qualidade da educação que promovem. Desde a exclusão total, e do tratamento mais desumano, a que foram submetidos os “retardados”, os “desviados”, os “anormais”, os “deficientes”… até às preocupações integrativas e inclusivas dos dias de hoje, vão séculos de evolução social, cultural, política, económica, científica, mas também do pensamento filosófico e do sentimento religioso, em Portugal e no mundo. É disso que pretendemos dar testemunho no presente trabalho, através da divulgação da obra de alguns dos seus protagonistas – médicos e pedagogos.
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    A criação do Município de Cruz no discurso de Nicodemos Araújo : conflito ou harmonia
    (Edições Universitárias Lusófona, 2011) Freitas, Gleiciane Maria Silveira e
    As marcas da objetividade e subjetividade humana na pesquisa histórica causaram, e ainda causam, divisões no campo da historiografia. Segundo os defensores da primeira, seria a segunda, responsável pela incredibilidade com relação a veracidade dos fatos apresentados no discurso histórico, enquanto para os adeptos da segunda, ao se conceber o homem enquanto ser social e agente de diversas relações constituídas na trama histórica, o produto de suas ações deve, também, ser entendido a partir dos interesses e visões de mundo de quem os produziu. Mas até que ponto as marcas da subjetividade do historiador, presentes no discurso historiográfico, pode constituir-se instrumento de poder e dominação? O artigo em questão discute as formas de dominação embutidas no discurso histórico. O objeto de análise é o discurso do memorialista Nicodemos Araújo acerca da criação do município de Cruz, no Ceará. Debruçamo-nos sobre a narrativa construída pelo autor acerca da criação do jovem município. Nossa pretensão é a de apresentar discussões acerca da construção desse discurso, não com a intenção de encontrar uma “verdade” acerca do fato, mas de compreender o que torna diferentes, as construções historiográficas acerca de um mesmo fato.
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    Educação inclusiva : a cooperação dos atores educativos e a emergência de um novo paradigma de escola
    (Edições Universitárias Lusófona, 2011) Sanches, Isabel Rodrigues
    Os alunos considerados com necessidades educativas especiais obrigaram a uma abertura da escola não só para «outros» alunos, mas também para «outros» profissionais, e ao desencadeamento de outras práticas de actuação. Pretendeu-se com o trabalho que aqui se apresenta saber como atuam os professores de apoio educativo, do primeiro ciclo do ensino básico, da região educativa de Lisboa, com os «outros» intervenientes do processo educativo do aluno considerado com necessidades educativas especiais: os pais (encarregados de educação), os técnicos de saúde e o psicólogo e, ainda, a gestão da escola (o conselho escolar e o conselho executivo). A recolha empírica foi feita através da aplicação de questionário a 340 professores de apoio educativo (46,9% da população alvo). Para o tratamento da questões fechadas foi feita uma análise quantitativa, usando o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Para as questões abertas foi utilizada a análise de conteúdo, segundo as regras preconizadas por d’Unrug (1974) e Bardin (1977), considerando também as leituras que outros investigadores (Estrela, 1986; Vala, 1986; Robert & Bouillaguet, 1997) fizeram mais recentemente. Apurou-se que a cooperação existente, embora pouco significativa, encarando a problemática da diferença numa perspetiva sistémica, pode ser o élan necessário que nos conduza à possibilidade da mudança nas respostas educativas aos alunos considerados com necessidades educativas especiais, em particular, e a todos os alunos, em geral, à entrada de outros profissionais na escola e, até, à possibilidade de mudança de paradigma da própria escola.
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    A utilização das novas tecnologias no campo educativo e na promoção da cidadania
    (Edições Universitárias Lusófona, 2011) Marçal, Bruno Guimarães
    Nos dias de hoje é extremamente relevante trabalhar a problemática da utilização das novas tecnologias associadas às mais variadas práticas decorrentes da vida em sociedade. É particularmente evidente o papel dos sistemas de ensino e de formação no que diz respeito à utilização deste tipo de recursos e na sua responsabilidade de gerar novas competências nos indivíduos associadas à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no sentido de formar os futuros cidadãos tendo em conta não apenas a sua dimensão técnica mas garantindo a promoção dos valores necessários para a pleno exercício da cidadania.
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    Psicanálise e Psicopedagogia : a aprendizagem do sujeito aprendente
    (Edições Universitárias Lusófona, 2011) Parente, Ana Virginia Aragão Dantas
    O presente trabalho explora alguns dos aspectos mais significativos da aprendizagem e das possíveis dificuldades do aprendente no ato de aprender, colocando a relação do saber como fator integrador entre ensinante – aprendente e aprendente – ensinante no âmbito de uma instituição escolar. O repertório explorado abarca a Psicanálise como enfoque investigativo tanto da vida intrapessoal como da interpessoal desse aprendente. Mediante à contribuição da Psicanálise à Psicopedagogia frente aos transtornos de aprendizagem surge o sujeito desejante do saber no processo de aprendizagem. Considerando as várias dimensões utilizadas para atingir soluções para os transtornos de aprendizagem, o professor é o meio pelo qual o aprendente supõe alcançar este saber. Contudo, o conhecimento adquirido pelo o aprendente não é considerado como o ideal, ficando sempre algo a ser satisfeito. Diante dessa insatisfação, poderá ocorrer o transtorno ou a dificuldade de aprender, considerando que frente à presença de maiores dificuldades, diminuem os níveis de satisfação de aprendizado ao mesmo tempo que diminui o desejo de aprender. É nessa 'fratura' no processo de aprendizagem que entra o psicopedagogo com propostas de intervenção, trabalhando não só a 'falta', mas a reintegração do desejo de saber. No desenvolver do artigo tecem-se algumas reflexões e propostas de intervenção, focalizando não apenas os transtornos e as dificuldades, mas a formação global do aprendente no seu todo.
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    A influência dos naturalistas franceses nos manuais escolares portugueses de ciências naturais : o caso das teorias da origem das espécies
    (Edições Universitárias Lusófona, 2011) Cavadas, Bento
    Esta investigação abordou a influência dos naturalistas franceses nos manuais escolares de Ciências Naturais portugueses, no que diz respeito à apresentação das teorias da origem das espécies. Com esse objetivo foram estudados cinco manuais escolares representativos de Ciências Naturais dos séculos XIX e XX, a partir de uma grelha com as seguintes categorias de análise: naturalistas franceses; natureza da ciência; História da Ciência. Os resultados obtidos mostram que as conceções criacionistas ou evolucionistas de vários naturalistas franceses foram aludidas frequentemente pelos autores dos manuais escolares. Essa abordagem foi realizada de acordo com perspetivas da natureza da ciência caracterizadas atualmente como positivistas ou pós-positivistas e recorrendo a fontes da História da Ciência.
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    The pedagogical Congresses of Portuguese Secondary Teaching : the participation of female teachers (1927-1928)
    (Edições Universitárias Lusófona, 2011) Cavadas, Bento; Mimoso, Anabela
    This paper was written within the context of the research project “The development of teacher’ associative organizations and unionism (1889-1990)” funded by the Fundação para a Ciência e Tecnologia (Foundation for Science and Technology). Five important congresses about secondary education were organized in Portugal between 1927 and 1931. These congresses served to claim the rights of teachers and the consolidation of the class, as well as to promote the discussion of scientific and pedagogical problems. In these congresses, the presence of female teachers was residual. However, the few teachers who participated had a significant contribution to the definition of secondary education during the following decades. Among other issues, it contributed to the discussion of female education and to analyze the importance of Biology and Physical Education in high schools. This paper presents the analysis of the minutes of the 1927s and 1928s Congresses. This analysis allowed the assessment of the important role played by a group of teachers to define, at the end of the first third of the 20th century, the future guidelines of Portuguese secondary education. It also reported that these teachers were pioneers who opened the way for the increasing number of teachers in secondary education during the 20th century.
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    Instituição de ensino superior : alternativas pedagógicas
    (Edições Universitárias Lusófona, 2011) Gramacho, Clarice Oliveira
    Apresenta-se uma retrospectiva da história das universidades brasileiras, e síntese das tendências pedagógicas na prática docente, no Brasil. Parte das mais tradicionais e neoliberais, às mais dialógicas e libertadoras, como a Tendência Pedagógica Crítico Social dos Conteúdos, também buscando construir uma visão mais ampla das universidades e dos autores, que caminham para compreender a dinâmica do ensino superior em sua época. Reafirma que a contínua transformação filosófica, política e pedagógica podem interferir nas relações educativas, quando busca entender o papel social das Instituições de Ensino Superior, desde sua origem até a nossa época. Reflete sobre a importância da prática pedagógica, utilizar métodos que considerem a realidade dos educandos e tome os seus problemas e necessidades como ponto de partida. Métodos centrados nas discussões de temas sociais e políticos, sendo a Crítico-social dos conteúdos a única que proporciona confrontar conhecimentos sistematizados com as experiências sócio-culturais e a vida concreta. Nas atuais práticas de ensino, as Tendências (Liberal e Progressista) embora antagônicas se mesclam na prática educativa. Isto se dá porque o sistema educacional foi fundado pela pedagogia liberal tradicional, tendência vigente na época em que o sistema de ensino começava a se organizar, e representava os interesse da classe dominante. 
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    Leituras e tradutibilidade : a biblioteca Borgeana
    (Edições Universitárias Lusófona, 2011) Lage, Maria Otília Pereira
    Trabalho colectivo de debate sobre dinamização da leitura, no âmbito de disciplina de um curso de Mestrado, este artigo configura-se basicamente como uma leitura plural e prismática resultante de um workshop sobre o emblemático conto “A Biblioteca de Babel” de Jorge Luís Borges (1893-1986), o maior poeta argentino, clássico da literatura mundial. Trata-se de uma reflexão crítica informada pela análise documental e literária, sobre leitura(s) enquanto prática cultural imediata, resultado, universalmente, partilhado da aprendizagem escolar, o moderno conceito de tradutibilidade, paradigmas de biblioteca e bibliotecário, aprendizagem e investigação colaborativa no ensino superior.
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    A importância da escola Marieta Rios para a educação de Itarema
    (Edições Universitárias Lusófona, 2011) Oliveira, Maria José Freitas de
    O início da História do município de Itarema está ligado aos índios Tremembé e a colonização portuguesa, tendo também alguma influência da atuação da escravidão negra em determinada região do município.O tema enfocado nesse Artigo é a educação no município de Itarema, considerando desde a atuação dos Jesuítas até as instituições oficiais, tendo como referência a atual EMEF Marieta Rios Em 12 de setembro de 1949, por ato estadual, foi criada e instalada a primeira escola pública no distrito de Itarema, pelo governador do Ceará Faustino de Albuquerque, estando presente ao ato inaugural o Sr. Prefeito de Acaraú Manoel Duca da Silveira, com a denominação de Escolas Reunidas de Itarema, depois Escola de 1º grau de Itarema. Em 1979 a escola foi reformada pelo Orzete Filomeno Gomes, a mando do governador da época Virgílio Távora. Em 1983 denominou-se Escola Estadual de 1o grau Marieta Rios e logo depois Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta Rios. Em 1998 passou a mão da prefeitura municipal de Itarema e foi mais uma vez mudado seu nome para Escola Municipal de Ensino Fundamental Marieta Rios. Em 2001 foi ampliada pelo prefeito José Stênio Rios. Atualmente existem projetos de uma transformação muito grande em sua estrutura já muito danificada.