Revista Lusófona de Educação n.º 36 (2017)

URI permanente para esta coleção:

Navegar

Entradas recentes

A mostrar 1 - 10 de 10
  • Item
    Research choice : Pragmatism in conducting research about universityenterprise collaboration in the Vietnamese context
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Tran, Thi Tuyet
    This article discusses the choice of methodology I had when conducting research on the university-enterprise collaboration (UEC) in the Vietnamese context. As I am more interested in how best to address the research problems rather than in the politics of methodology, the discussion in this paper will not focus on the differences between the two dominant approaches to educational research (qualitative and quantitative). Rather, this paper will discuss my way to approach the problems in order to find the best possible answers for the research questions. In this study, pragmatic approach was employed to develop a rich, contextualized understanding of underlying values, beliefs and assumptions that guide actions. This was done by a two phases research study: quantitative surveys focusing primarily on revealing current UEC situation, its obstacles and solutions were used first, then the qualitative interviews were followed to explore in depth why those obstacles existed and how feasible the solutions were - this was also the goal of this study. The focus on the second phase – to discuss the most meaningful and revealing issues related to the local issued of UEC, ultimately, helped me produce more meaningful study outcomes.
  • Item
    Significados das avaliações do ensino pelos estudantes : um estudo qualitativo na educação superior brasileira
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Bettencourt, Maria Beatriz Gomes; Earp, Maria de Lourdes Sá
    Este artigo apresenta resultados parciais de um estudo realizado em dez instituições de ensino superior (IES) sobre as avaliações do ensino feitas pelos estudantes (AEE), no âmbito do processo de auto-avaliação institucional prescrito pelo Sistema de Avaliação do Ensino Superior no Brasil. O presente estudo faz parte de uma pesquisa sobre os significados e efeitos das avaliações do ponto de vista dos estudantes. A metodologia utilizada é qualitativa e faz uso de entrevistas a estudantes que já tenham preenchido o questionário de avaliação institucional. A pesquisa revelou alguns fatores que influenciam as respostas dos estudantes: por um lado, a falta de confiança na confidencialidade das respostas e, por outro, uma crença positiva nos resultados de suas avaliações, ainda que seja reduzida a divulgação dos resultados e a participação dos estudantes ao longo do processo. Por fim, são feitas recomendações no sentido da institucionalização de uma cultura de avaliação formativa nas IES brasileiras.
  • Item
    Percepções de interdisciplinaridade de professores de Ciências e Matemática : um exercício de análise textual discursiva
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Lima, Valderez Marina do Rosário; Ramos, Maurivan Güntzel
    O artigo apresenta resultados de investigação cujo tema central é a interdisciplinaridade. A pesquisa pretendeu responder à seguinte indagação: quais são as percepções de um grupo de professores que atuam na Educação Básica brasileira sobre interdisciplinaridade em sua relação com aprendizagem em Ciências e Matemática? Os sujeitos de pesquisa foram 40 professores ingressantes em um curso de pósgraduação em Educação em Ciências e Matemática oferecido por uma universidade situada ao sul do Brasil. A coleta dos dados ocorreu por meio de narrativas produzidas pelos participantes e, para tratamento das informações, utilizou-se o método de Análise Textual Discursiva. A análise originou três categorias, denominadas: Caracterizações de interdisciplinaridade; Interdisciplinaridade como ilusão de mudança no espaço pedagógico; Interdisciplinaridade como possibilidade real de mudança no espaço pedagógico. Os resultados do estudo mostram que os participantes da pesquisa percebem a interdisciplinaridade de modo pouco claro, superficial e genérico, associando o tema apenas à integração de disciplinas. Entretanto, o conceito está mais claro para um pequeno grupo de docentes que vinculou interdisciplinaridade ao uso de pesquisa em sala de aula.
  • Item
    Matriz metodológica para análise de comunidades virtuais de prática
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Rocha, Antonieta; Pereira, Alda
    Neste artigo propomo-nos descrever a metodologia usada na análise de comunidades virtuais na rede. Dada a existência de Grupos, Redes, Coletivos e Comunidades que povoam a Rede global, importa refletir acerca do quadro metodológico a aplicar sempre que se persiga a intenção de investigar em particular uma destas entidades. Com o objetivo de analisar e caraterizar sete comunidades online, procurando evidenciar os traços que tipificam eventuais comunidades virtuais de prática, foi realizado um estudo de casos múltiplos, de natureza predominantemente qualitativa. Metodologicamente privilegiou-se a observação continuada da realidade vivida nessas comunidades, a realização de entrevistas online semiestruturadas aos moderadores, a análise de redes sociais, procurando analisar as dinâmicas interrelacionais, tendo-se complementado o estudo com o recurso à aplicação de questionários online aos respetivos participantes. Este artigo, para além de procurar dar conta da metodologia usada, apresenta uma matriz de análise dos dados que permite identificar, em face de estruturas localizadas na rede, a existência de comunidades virtuais de prática e a abrangência dos traços que as tipificam.
  • Item
    Gnoses e Fazeres Interdisciplinares do/no Campo : a integralização de conhecimentos e práticas docentes na formação de professores da Educação do Campo
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Andrade, Leonardo; Paula, Maristela; Borges, Neila; Rosalem, Vagner; Leal, Geraldo
    A proposta de integralização dos conhecimentos e práticas docentes em uma formação interdisciplinar a professores do Campo através do saber e fazer docente tem sido um grande desafio. Nesse sentido, avaliar e analisar o conteúdo das respostas dadas dos futuros professores no que tange a uma formação integradora dos conhecimentos é o escopo principal deste artigo. Como instrumento de coleta, um questionário foi elaborado com base na perspectiva qualitativa, considerando-se os seguintes fatores: a) percepção na formação em relação a condição de se tornarem sujeitos ativos do saber e fazer docente interdisciplinar de forma significativa e (b) sentimento de inserção e pertencimento como parte do projeto de formação integrando saberes e fazeres docentes nas áreas de conhecimento propostos pelo curso. O percurso metodológico baseou-se em uma análise de conteúdo dos dados levantados a partir da aplicação do instrumento supracitado. Os resultados apontam que os futuros docentes não entendem a proposta integradora de abordagem interdisciplinar dos conhecimentos e não se sentem parte do processo e desenvolvimento de saberes e fazeres docentes na perspectiva de integração do conhecimento.
  • Item
    Formação continuada de professores da educação superior : novas linguagens, novas práticas, novos desafios
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Gomes, Sandra; Tavares, Manuel
    O texto que apresentamos pretende ser uma reflexão, a partir da literatura ajustada à temática, sobre a formação continuada de professores da educação superior e os desafios que se lhes colocam numa sociedade globalizada, infiltrada pelas políticas neoliberais que invadiram também o mundo educativo. Refletimos sobre as novas linguagens impostas pelas agências internacionais de regulação, em tempos de globalização, e que têm implicações nos processos educativos e nas concepções sobre educação. Consideramos ser importante sugerir, a partir de um conjunto de autores, a superação do professor monocultural e a exigência de um novo professor – multicultural -, capaz de promover a interculturalidade na sua prática pedagógica. Para isso, se torna necessário a articulação entre pesquisa e prática pedagógica. Percorremos alguns textos de Cortesão, Nóvoa, Sousa Santos e Walsh que conosco refletiram sobre as diversas temáticas abordadas. Consideramos que o pensamento de Freire, abordado no final do texto, se encontra numa linha de consonância com as perspectivas dos autores anteriormente referidos. O texto apresentado não contempla uma dimensão empírica, constituindo um suporte teórico para um trabalho de pesquisa de campo em curso.
  • Item
    Formação académica em metodologia qualitativa : prática pedagógica em Psicologia da Educação
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Antunes, Ana Pereira
    O desenvolvimento das competências de investigação constitui uma preocupação na formação académica de futuros psicólogos. Associada a essa preocupação aparece ainda a discussão sobre a opção metodológica mais adequada à investigação: a metodologia quantitativa, a metodologia qualitativa ou mista. Com este estudo pretende-se, de uma forma mais específica, refletir e discutir sobre a adequação e eficácia do ensino de metodologia qualitativa, através da apresentação de uma Unidade Curricular de Métodos de Investigação. Participaram 12 alunos (10 mulheres e 2 homens), com uma média de idade de 25,4 anos, que frequentavam a disciplina Métodos de Investigação II, integrada no 1º ano do plano curricular de um curso de 2º ciclo em Psicologia da Educação, numa universidade portuguesa. Os dados foram recolhidos através de uma narrativa individual sobre o funcionamento da disciplina em estudo e foram analisados com recurso a análise de conteúdo, em função de 2 tópicos. Em relação ao tópico de análise sobre a Dinâmica das Aulas registaram-se categorias como: Clima de aula e motivação, Estratégias pedagógicas e Papel do Professor; e, em relação ao tópico Abordagem Qualitativa registaram-se categorias como: Esclarecimento e conhecimento, Rigor e validade, Experienciação e Ética. Os resultados traduzem, na generalidade, satisfação com a dinâmica das aulas bem como a aquisição de conhecimento e de competências de investigação qualitativa, revelando adequação e eficácia no ensino de investigação qualitativa. Tecem-se algumas considerações e apresentam-se linhas orientadores para trabalhos futuros.
  • Item
    A promoção do Letramento Acadêmico em uma disciplina de escrita: contexto universitário brasileiro
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Vieira, Bruna
    Em tempos de Publish or Perish, as habilidades de escrita acadêmica, especialmente em língua inglesa, são cobradas de pesquisadores de todas as áreas do conhecimento ao redor do mundo. Apesar dessa necessidade, um número restrito de cursos de um número ainda menor de universidades brasileiras oferecem disciplinas de escrita acadêmica, levantando o debate sobre a necessidade de multiplicação de disciplinas dessa natureza, e sobre a sua eficiência em preparar os alunos para a comunicação acadêmica. A presente pesquisa teve por objetivo investigar os potenciais da disciplina Metodologia Científica – Redação e Documentação Técnica em promover o letramento acadêmico de graduandos em Ciência da Computação de uma universidade pública brasileira. Para tanto, incialmente, uma investigação quantitiva e qualitativa foi realizada a partir da aplicação de um questionário a 30 egressos da disciplina. A análise das respostas dos alunos mostrou a necessidade de aprofundamento da investigação qualitativa por meio de uma entrevista com a docente e da análise de documentos teóricos e institucionais que regulam e embasam as práticas pedagógicas da disciplina. Os dados levantados nas três investigações foram analisados com base nos Novos Estudos do Letramento e na perspectiva sociorretórica de ensino de gêneros. Os resultados indicam pouco potencial da disciplina em promover o letramento acadêmico dos alunos, uma vez que o ensino se desenvolve com base em perspectivas tradicionais de ensino de escrita.
  • Item
    A investigação sobre manuais escolares e materiais curriculares
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Rodríguez Rodríguez, Jesús; Álvarez Seoane, Denébola
    Este trabalho apresenta uma classificação das diferentes perspetivas e linhas de pesquisa que foram analisadas e desenvolvidas nos últimos anos sobre materiais didáticos. Essas perspetivas foram as seguintes: (i) papel e influência dos manuais escolares e dos materiais curriculares nas práticas de aula; (ii) discurso ideológico subjacente aos materiais; (iii) análise dos aspetos formais nos manuuais escolares e noutros materiais curriculares; (iv) impacto das políticas e processos de reforma educacional sobre as características desses materiais; (v) função e estudo desses materiais nas diferentes áreas do currículo e nas didáticas específicas; (vi) análise do manual escolar e de outros materiais como discurso curricular e de profissionalização docente; (vii) processos de comercialização dos manuais escolares e programas de gratuidade; (viii) diretrizes para avaliação e análise de manuais escolares; e (ix) investigação sobre a elaboração de materiais pedagógicos alternativos. Neste estudo, apresentamos algumas investigações que nos parecem interessantes vir a desenvolver sobre manuais escolaires nos próximos anos.
  • Item
    A bioliteracia e a cidadania : os alunos do ensino secundário
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Soeiro, Maria da Conceição Ferreira
    A Escola não pode ignorar a multiplicidade de problemas deste mundo globalizado, cabendo-lhe um papel acrescido de responsabilidade na promoção da bioliteracia dos jovens. Neste século, as grandes descobertas no campo da Biologia têm confrontado os cidadãos com questões que, pela sua natureza, exigem destes um grau de bioliteracia que os capacite a intervir e agir na sociedade. Neste artigo, vamos apresentar os dados resultantes de um trabalho de investigação centrado na avaliação do grau de bioliteracia dos alunos do ensino secundário, nos anos de 2008-2009 e 2009-2010, cuja reforma vigente fora promulgada pelo XV Governo Constitucional, em 2004. A opção metodológica teve como base a aplicação de um questionário aos alunos do ensino secundário. Os resultados obtidos permitiram constatar diferenças significativas no nível geral de bioliteracia dos estudantes do ensino secundário consoante determinadas condições sociodemográficas. De um modo geral, podemos concluir, pelos resultados obtidos, que metodologias ativas, que vão ao encontro das principais premissas nas atuais políticas educativas, podem ter contribuído para os resultados globalmente satisfatórios na bioliteracia dos alunos em fase de conclusão do ensino secundário.