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Título: A perceção dos professores de educação física do 2º e 3º ciclo do ensino básico sobre a interdependência professor-aluno
Autores: Leitão, Francisco Ramos, orient.
Ferreira, Andreia Filipa Lopes
Palavras-chave: MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO FÍSICA
PHYSICAL EDUCATION
ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
PHYSICAL EDUCATION TEACHING
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
EDUCAÇÃO ESPECIAL
SPECIAL EDUCATION
INCLUSÃO ESCOLAR
SCHOOL INCLUSION
DESPORTO
SPORT
Data: 2013
Resumo: O presente estudo, tem como objetivo, compreender a relação da perceção dos professores do 2º e 3º ciclo sobre a interdependência professor-aluno nas variáveis género, idade, experiência do professor no trabalho com alunos com NEE e contatos tidos com NEE no decorrer da sua juventude. Para o efeito, foi realizada uma revisão da literatura e posteriormente efetuou-se um estudo observacional de carácter quantitativo. A amostra é constituída por 108 professores de EF, 54% do género masculino e 46 % do género feminino. O instrumento utilizado foi o questionário “As perceções dos professores sobre a aprendizagem na sala de aula” (ASA-PPP, Leitão, 2013). Relativamente à metodologia, o estudo tem natureza observacional, averiguando a existência de relação entre as variáveis, por meio de uma amostra da população, agrupada em quatro níveis (as variáveis independentes), de modo a depreender se estes têm influência na perceção dos professores face à interdependência Professor-Aluno. A recolha de dados é de natureza quantitativa, utilizando medidas numéricas para testar as hipóteses Quanto aos resultados do estudo, nenhuma das quatro hipóteses, se confirmam, ou seja, não se verificaram diferenças significativas em função do género, idade e experiência profissional, ou em função dos contatos tidos com NEE no decorrer da juventude.
This study aims to understand the relationship between the perception of teachers in the 2nd and 3rd cycle on the interdependence student teacher in the variables gender, age, teacher's experience in working with pupils with SEN and contacts taken with SEN during its youth. To this end, a literature review was performed, and then we performed an observational study of quantitative nature. The sample consists of 108 PE teachers, 54 % of males and 46% females. The instrument used was a questionnaire, "The perceptions of teachers on learning in the classroom" (ASA - PPP, Leitão, 2013). Regarding methodology, the study is observational nature, verifying the existence of a relationship between variables, by means of a sample of the population, grouped into four levels (independent variables) in order to deduce whether these influence the perception of teachers towards the interdependence Student Teacher . The collection of data is quantitative, using numeric measures to test the hypotheses Regarding the results of the study, none of the four hypotheses are confirmed, ie, there were no significant differences by gender, age and professional experience or based on contacts with SEN taken during youth.
Descrição: Orientação : Francisco Alberto Ramos Leitão
URI: http://hdl.handle.net/10437/6294
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

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