Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição por autor "Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient."
A mostrar 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Efeito da idade relativa na composição dos planteis dos clubes de futebol do campeonato nacional da 1ª divisão - escalões sub-15, sub-17 e sub-19(2021) Silva, Vilson Britto da; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.O efeito da idade relativa (EIR) pode ser definido como as diferenças na idade cronológica entre atletas jovens pertencentes a mesma faixa etária, com maior prevalencia de atletas nascidos nos primeiros meses do ano nos elencos das equipas desportivas. Há muitos estudos na literatura científica que trata do tema EIR, contudo, em Portugal no Futebol são poucos, dando relevância ao estudo feito nesta investigação sobre a temática. A presente pesquisa teve por objetivo verificar a influência da idade relativa na composição dos plantéis das equipas de formação no Campeonato Nacional da 1ª divisão Portuguesa de Futebol, época 2019/2020, tendo como referencial as equipas participantes na 2ª fase da competição nos escalões Sub-15, Sub-17 e Sub-19. Na busca de dados concretos para a pesquisa, utilizou-se do site . A população total da amostra foi de 2.028 atletas jovens do futebol, dos quais 665 pertenciam ao escalão Sub-15, 504 ao Sub-17 e 859 ao Sub-19. Os atletas foram classificados de acordo com suas datas de nascimentos no ano, em quatro quartis: Q1 (jan/fev/mar), Q2 (abr/mai/jun), Q3 (jul/ago/set) e Q4 (out/nov/dez). Para análise dos dados foi utilizada a análise estatística descritiva, utilizando os valores das frequências absoluta e relativa. No presente estudo verificou-se um maior percentual de atletas nascidos nos dois primeiros quartis do ano, em termos globais. Também foi verificado que em todos os escalões e em todas as posições, o número de jogadores decrescia sucessivamente do Q1 para o Q4. Como conclusão principal, existirá uma influência da idade relativa na composição dos plantéis, em todos os escalões estudados, bem como em todas as posições.Item Relatório de estágio nas equipas seniores do Sporting Clube Linda-a-Velha e Casa Pia Atlético Clube 2018-2019(2019) Silva, Vasco José Dias Duarte; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.O processo de estágio, enquadrado no Mestrado em Futebol – da Formação à Alta Competição, foi realizado em duas equipas distintas: na equipa de seniores A do Sporting Clube Linda-a-Velha (SCLV) e, posteriormente, na equipa de seniores A do Casa Pia Atlético Clube (CPAC). As diferentes realidades vão ser exploradas ao longo deste relatório, que se inicia com a introdução ao contexto do estágio e aos seus objetivos, seguindo-se a caracterização dos clubes, equipas técnicas e plantéis. Posteriormente, são abordadas as filosofias dos treinadores principais e a definição de objetivos para a temporada, os modelos de jogo, de treino e de observação e análise de performance. Através da análise aos métodos de treino utilizados nos períodos competitivos verificou-se um volume total de 9565 minutos de atividade. Os Métodos Específicos de Preparação (MEP) foram os mais utilizados, ocupando 44% do volume total de treino no SCLV e 41% no CPAC, fruto da procura de trabalhar em especificidade relativamente ao modelo de jogo adotado por cada equipa. A presença nas competições foi também alvo de análise. Finalmente, é apresentado um estudo de revisão bibliográfica sobre os estilos de tomada de decisão do treinador, o que os influencia e os seus efeitos na satisfação dos atletas e na sua intenção de continuar a prática da modalidade.Item Relatório final de estágio na Equipa B do futebol sénior do Sporting Clube Linda-a-Velha 2019/2020(2021) Miguel, João Castelo Branco Rangel; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.O presente documento relata o trabalho desenvolvido pelo Treinador Estagiário e equipa técnica integrada por este, durante a época 2019/2020. O estágio foi realizado em duas equipas distintas: Juniores A (Sub-19) do Atlético Clube de Portugal e equipa Sénior B do Sporting Clube Linda-a-Velha. Este iniciou-se em Agosto de 2019, na primeira equipa mencionada, e estava previsto terminar em Junho de 2020. Devido à situação pandémica causada pela COVID- -19, este viu-se forçado a ser terminado em Março de 2020. Para a elaboração do presente relatório foram discriminadas unicamente as actividades respeitantes ao trabalho realizado na última equipa mencionada. Este trabalho teve como objectivo a conjugação entre a formação de jogadores para a equipa A e a conquista de resultados desportivos na competição disputada. Para tal, seguiram-se os princípios do Modelo de Ensino pela Compreensão e da Game Sense Approach, assim como se adoptou o modelo da Periodização Táctica. O modelo de jogo foi a base dos modelos de treino e modelo de observação e análise. Este focou-se na formação duma equipa dominadora com bola e pressionante defensivamente. O modelo de treino focou prioritariamente o treino do modelo de jogo, complementando-o com trabalho de preparação geral. Dessa forma, dividiu-se em “treino de preparação para o treino do jogo” e “treino do jogo”. Os métodos de treino fundamentaram-se nas perspectivas ecológicas, pelo que os métodos específicos de treino foram os que mereceram maior percentagem de volume de treino. Por fim, no âmbito desses ideais ecológicos, foi descrita a influência das variáveis situacionais no estilo de jogo adoptado pela equipa. O estudo, embora careça de validade científica, demonstrou que as variáveis contextuais influenciaram os processos de tomada de decisão dos jogadores.Item Relatório final de estágio numa equipa de sub-11 da Escola de Futebol Central 32 na época desportiva 2018/2019(2021) Martins, João Leite; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.O estágio realizou-se na Escola de Futebol Central 32, no escalão de Benjamins “A”, tendo-se procedido à análise da operacionalização do processo de treino, aplicado na época desportiva 2018/2019, caracterizando-se os métodos e conteúdos de treino abordados nos diferentes períodos do planeamento da época. Da análise a 111 sessões de treino, destaca-se, no Período Pré-Competitivo (PPC), a aplicação de Exercícios Complementares com Oposição - Manutenção da Posse de Bola com Duas Equipas, em 13% do tempo útil de prática, devido à importância dada ao contacto com bola, essencial na transmissão de conhecimentos técnico-táticos em fases precoces de aprendizagem. No Período Competitivo, a incidência verificou-se em Exercícios Essenciais de Forma III - Jogo Formal, em 12% do tempo útil de prática, devido ao foco na aplicação dos princípios em situações de jogo, permitindo o conhecimento referente à ocupação de espaços e à organização do jogo. Por último, é apresentado um estudo de revisão da literatura onde se procura entender quais os fatores influenciadores de desempenho desportivo em atletas da mesma idade cronológica e perceber quais as estratégias para o melhor rendimento possível dos mesmos, tendo em conta a literatura analisada, pôde verificar-se a elevada importância do nível de maturação do atleta, assim como o comportamento dos pais e treinadores no processo de evolução do mesmo, no que respeita ao desenvolvimento e desempenho do jovem jogador de futebol.Item Relatório final de estágio: Sport Clube Sanjoanense seniores: época desportiva 2017/2018(2018) Santos, Luís Miguel Fonseca dos; Cunha, Paulo Jorge Rodrigues, orient.A realização deste relatório, tem como objetivos, a conclusão do mestrado em futebol, a demonstração de como é e funciona um clube amador no distrito de lisboa, relatando as dificuldades e os proveitos em treinar uma equipa de seniores de um clube “pequeno” que é o Sport Clube Sanjoanense e acima de tudo, dar a perceber como é que eu e a minha equipa técnica trabalhamos globalmente e como nos adaptámos a este contexto. Foi uma época longa, um processo demorado, que teve a envolvência de 114 sessões de treino, organizados em 41 microciclos e em cerca de 10.260 minutos de treino. Para a classificação de exercícios de treino, foi escolhida a taxionomia do professor Silveira Ramos, derivado à sua classificação ser devidamente validada. A partir daqui, foram demonstrados quais os exercícios utilizados e em que frequência nas várias sessões de treino que foram realizados. Exercícios como os essenciais de forma III e os complementares especiais com oposição, foram os mais utilizados derivado à nossa ideia de jogar. Apesar do ano complicado e irregular, conseguindo posicionar-se em diversos lugares durante todo o decorrer da época desportiva, no final a equipa conseguiu classificar-se em 2º lugar, dando lugar à tão desejada subida de divisão, objetivo estipulado desde início por todos. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre “a transição do escalão de juniores para o escalão de seniores”. Dando me a possibilidade de perceber o porquê do abandono de muitos jogadores neste período das suas vidas. Mas ao mesmo tempo, também consegui averiguar fatores que podem ajudar na diminuição desse abandono, existindo assim várias soluções que os clubes possam utilizar e implementar para que os jogadores continuem a praticar esta modalidade com o mesmo prazer enquanto jovens. Conseguindo concluir que, basta paciência e trabalho por parte dos clubes no momento da transição dos jogadores do escalão de juniores para seniores, para que a percentagem de abandono nesta altura diminua e para que a adaptação a um novo paradigma seja realizada com sucesso. São exemplos disso, a preferência de desenvolver um jogador inteligente em detrimento do jogador formatado, a introdução de um modelo de jogo igual em todos os escalões do clube, a existência de equipas B, de clubes satélites e de competições sub23.