Revista Lusófona de Educação n.º 08 (2006)
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Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 08 (2006) por autor "CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento"
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Item Calvet de Magalhães e o Direito à educação(University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Tavares, Manuel; Ricardo, Maria Manuel Calvet; Magalhães, Manuel Maria de Sousa Calvet de; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO artigo Direito à educação, de Calvet de Magalhães, foi publicado em Fevereiro de 1974 para celebrar os 25 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Pela sua actualidade, pelas referências teóricas a que recorre, pela revisão de literatura e de legislação e pela visão democrática da educação, núcleo central do artigo, justifica-se a sua publicação Para além da perspectiva pedagógica do autor, aqui claramente explicitada, e das suas concepções filosóficas, enquadradas entre o socialismo utópico e o socialismo científico, o artigo exprime uma antevisão do modelo de sociedade que o 25 de Abril de 1974 possibilitou. No que diz respeito à democratização do ensino, Calvet de Magalhães considera que constitui o grande fundamento para o desenvolvimento económico e para elevar o nível cultural da população. Afirma, assim, que a verdadeira democratização do ensino consiste, fundamentalmente, em “assegurar o lugar que convém a cada um e não o acolhimento, sem controlo, nas escolas casernas ou, melhor ainda, nos armazéns de jovens. Neste sentido, a democratização não pode ser somente seleccionar, tem também de produzir “alunos que triunfem”; para isso, considera fundamental que o professor tenha um perfil que garanta um modelo democrático de ensino. Numa época em que se discute o Estatuto da Carreira Docente, em que se conflituam modelos pedagógicos e em que se apresentam diferentes filosofias para a resolução dos problemas da educação, este artigo de Calvet de Magalhães é de leitura obrigatória para todos aqueles que, directa ou indirectamente, estão envolvidos no processo educativo.Item Conflito docente no Brasil e manifestações sindicais : natureza e significados(University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Melo, Savana; Oliveira, Dalila; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEste artigo discute algumas tendências concernentes à natureza e ao significado dos conflitos docentes ocorridos no Brasil entre os anos de 1998 e 2003, a partir de suas manifestações acolhidas ou preconizadas pelos sindicatos. Procura-se identificar e analisar os conflitos manifestos no período, desenvolver reflexão sobre a especificidade do trabalho docente e apresentar alguns aportes teóricos para ampliar a compreensão desses fenômenos. Como resultado, buscou-se quantificar e qualificar os conflitos, identificando os protagonistas e analisando a principal motivação desses, seus desenlaces e as vitórias obtidas. Conclui-se que o trabalho pedagógico vem sendo reestruturado nos últimos anos, em decorrência das reformas educacionais empreendidas, o que pode estar dando lugar a novos problemas, conflitos e resistências, como expressão da insatisfação dos docentes.Item Da integração à inclusão escolar : cruzando perspectivas e conceitos(University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Sanches, Isabel Rodrigues; Teodoro, António; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA partir dos anos 1960, novos conceitos e práticas começaram a ser introduzidos no âmbito das respostas educativas a dar às crianças e jovens em situação de deficiência. A grande mobilidade das pessoas, o alargamento da escolaridade obrigatória e a consequente diversificação dos seus públicos trouxeram para a discussão educativa o papel e as funções da escola. Da procura de respostas para as situações de deficiência à necessidade de promover o sucesso para todos os alunos da escola, um longo e difícil caminho está a ser percorrido, com perspectivas e tomadas de posição algo controversas. Para que as palavras/expressões não sejam usadas aleatoriamente ou despidas do significado que esteve na origem da sua utilização educativa, procedeuse aqui à sua definição e contextualização, segundo as perspectivas divulgadas mais recentemente.Item O dever de casa como política educacional e objecto de pesquisa(University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Carvalho, Maria Eulina Pessoa de; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO dever da casa capitaliza explicitamente o tempo e os recursos materiais e simbólicos dos pais/mães, constituindo um foco da política educacional de promoção do sucesso escolar via incentivo à participação da família na escola, nos Estados Unidos e no Brasil. Seu enfoque permite examinar aspectos implícitos das interações entre escola e família no atual contexto mundial de reforma educacional neoliberal, que veicula a retórica de que escola pública boa começa em casa. Enfatizado como uma solução para elevar o aproveitamento escolar, o dever de casa é, fundamentalmente, uma questão política com implicações para um projecto de equidade educacional. Como componente do processo ensino-aprendizagem e da avaliação do aproveitamento escolar, afeta o planejamento pedagógico e o trabalho docente, bem como a vida familiar, ao pressupor conexão entre as atividades de classe e de casa e uma estrutura doméstica de apoio. A consideração das implicações das práticas de dever de casa abre uma ampla agenda de pesquisa.Item Ética ambiental e educação nos novos contextos da ecologia humana(University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Lencastre, Marina Prieto Afonso; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO presente artigo ocupa-se com a apresentação crítica de correntes que animam, nos dias de hoje, a ecologia enquanto pensamento social e educativo. Delas emergem alguns dos problemas do conservacionismo moderno, dos direitos dos animais e da natureza e, genericamente, dos novos contextos da acção ética e da educação. Estes últimos são informados tanto pela tecnociência, como pela dinâmica social e cultural na origem de fenómenos eco-sociais recentes que, nos dias de hoje, extraem a educação de uma missão estritamente escolar, e a solicitam para contextos cada vez mais reais e variados da vida humana.Item Globalização e identidades educativas : rupturas e incertezas(University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Pacheco, José Augusto; Pereira, Nancy; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoCom este artigo pretende-se debater escolar e curricularmente a globalização e a identidade como dois espaços posicionais que configuram as políticas educacionais, concretamente ao nível da organização escolar. Defendemos que a globalização contribui de modo efectivo, contrariamente ao que a construção das identidades escolares pressupõe, não só para o reforço da homogeneização escolar, incluindo as práticas curriculares, como também para o reforço da noção de currículo como facto. Os resultados que se apresentam dizem respeito às práticas de elaboração de projectos educativos (político-pedagógicos) configurando a existência de projectos que são trabalhados escolarmente pelos professores numa lógica normativa e num ritual de cumprimento de macrodecisões, mesmo que a sua justificação seja feita na base da autonomia das escolas e de identidades curriculares locais.Item Língua portuguesa e cooperação para o desenvolvimento [de] Maria Helena Mira Mateus e Luísa Tetónio Pereira(University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Duarte, José Bernardino; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoItem Os manuais escolares, a construção de saberes e a autonomia do aluno : auscultação a alunos e professores(University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Santo, Esmeralda Maria; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA divulgação do estudo e dos resultados desta investigação tem por objectivo constituir uma contribuição para o aprofundamento do conhecimento científico sobre manuais escolares como ferramenta pedagógica - por isso dita manual - ao serviço da construção de saberes pelo aluno. Norteia-nos o paradigma construtivista e recorremos às categorias de Hummel (1988). Através de um “estudo de caso instrumental”, e tendo por suporte uma metodologia qualitativa, realizaram-se entrevistas semi-directivas (alunos/professores) numa escola da periferia de Lisboa. Para obtermos uma visão transversal da construção do Saber, analisaram-se dois manuais - Português B/ Ciências da Terra e da Vida - do ensino secundário. Da análise de conteúdo releva a pertinência de coexistirem categorias primárias (categorias adoptadas de Hummel, 1988) e secundárias (categorias que resultaram da análise de conteúdo das entrevistas) na construção de manuais. E a de uma conceptualização de “autonomia pedagógica” do aluno pelas implicações que tem na gestão pessoal do processo de aprendizagem do aprendente. Analisamos, ainda, o papel do professor, quanto às possibilidades de interacção no trabalho com o manual. Por último, esperamos contribuir para a melhoria da “Formação de Professores” nesta área temática alusiva ao trabalho dos professores com o manual escolar. As questões editoriais não foram objecto do nosso estudo.Item Quais os contributos da Antropologia para a compreensão das situações de deficiência?(University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Gardou, Charles; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEm que é que a Antropologia pode ajudar a pensar a questão da deficiência? Esta é a interrogação, voluntariamente depurada, que orienta aqui o nosso propósito. Perguntar-nos-emos em primeiro lugar em que é que o encontro com o outro, em situação de deficiência, pode contribuir para abrir os nossos olhos e conduzirnos a discernir para além da singularidade, por vezes extrema, os universos da humanidade. Tentaremos em seguida mostrar que todo o pensamento neste domínio é ao mesmo tempo um pensamento sobre a sociedade, porque a deficiência funciona como significante social, incarnando a nossa difícil relação com os outros. Estas questões, enroladas nas profundezas das sociedades humanas, obrigam a “pensar” no que define o homem, para além da multiplicidade dos contextos. A postura antropológica convida a estabelecer o suporte, sem o qual todo o estudo comparativo, tendo em conta o social e o educativo das situações de deficiência, pode parecer desencarnado.Item Os rostos da solidão : Manuel Tavares conversa com José Machado Pais(University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Tavares, Manuel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoItem The OECD, globalization and education policy de M.Henry, B.Lingard, F. Rizvi e S. Taylor(University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Moura, Teresa; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoItem As universidades populares : contexto e desenvolvimento de programas de formação de pessoas adultas(University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Requejo Osorio, Agustín; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO processo educativo não se desenvolve, exclusivamente, no âmbito escolar (educação formal). Ao longo da história, a formação de pessoas adultas foi levada a cabo por instituições com actividades tendo em vista a sua formação através de programas que procuram, não só a transmissão de conhecimentos, como também a análise e transformação da realidade social. (educação não formal). Pretende-se, não apenas transmitir um saber, como também um fazer, procurando uma formação integral que parte da experiência e da interacção entre grupos de diferentes níveis etários, classes sociais, etc. As Universidades Populares, como instituições educativas, surgem no início do séc. XX. Hoje são uma instituição que leva a cabo um amplo programa de formação. Existem, em Espanha, mais de 200 Universidades Populares associadas à FEUP (Federação Espanhola de Universidades Populares). Mais de um milhão de pessoas participam nos seus diversos programas e actividades, predominantemente de carácter sóciocultural. Neste artigo, expõem-se as propostas do modelo de educação popular e a sua implantação desde há mais de um século. Ao mesmo tempo, e através de um questionário institucional específico, avalia-se o seu modelo de formação.