Mestrado em Estudos Cinematográficos
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Percorrer Mestrado em Estudos Cinematográficos por autor "Cachapa, Possidónio, orient."
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Item A adaptação televisiva como extensão da voz do autor(2022) Doranti, Filipe de Carvalho; Cachapa, Possidónio, orient.Tomando como objeto principal de análise a série televisiva American Gods, adaptada de romance homônimo escrito por Neil Gaiman, a presente pesquisa tem como finalidade constatar a presença da Voz do Autor na obra audiovisual resultante deste processo de adaptação. Além disso, considerando a longevidade de um projeto no formato seriado, será motivo de atenção, também, os efeitos ocasionados nesse elemento, decorrentes das possíveis variações estéticas ocorridas nas transições entre temporadas. E, para que se verifique a hipótese de que uma adaptação televisiva pode ser considerada uma extensão da voz do autor original, a prática analítica buscará examinar, em minucias, tanto as características do texto narrativo apresentado em obras literárias de Neil Gaiman, quanto daquele que se observa nas três temporadas do seriado, lançadas de 2017 a 2021. Dessa maneira, acredita-se, será possível confrontar, para além do conteúdo que constitui o enredo, a forma como é contada essa mesma história em diferentes meios por diferentes equipes de escrita e, assim, constatar se é possível que algo que remeta a essência dessa forma original de se contar a história seja mantido, mesmo que sofrendo as modificações inerentes ao processo de adaptação e, em caso de confirmação, quais são as condições para que isso ocorra.Item Do cinema à narrativa seriada : um estudo da transposição do filme Psycho para a série Bates Motel(2021) Dias, Vinicius de Oliveira; Cachapa, Possidónio, orient.O caminho que percorremos na condução desse trabalho foi o de uma estrada árdua e desafiadora: com suas curvas perigosas, vias de mão dupla e o compromisso por parte do condutor de tentar fazer as melhores escolhas, ainda que algumas mais arriscadas. A proposta de investigação é analisar a transposição do filme Psycho - realizado em 1960 por Alfred Hitchcock - para a série Bates Motel, lançada em 2013 pela Universal Television. Primeiro, apresentamos o contexto cinematográfico e televisivo, de forma geral, para depois trazer à tona os principais debates em torno do conceito de ‘adaptação’, passando tanto pela questão da fidelidade à ‘obra original’ quanto pelas ideias de ‘intertextualidade’ e ‘transtextualidade’. Como nossa análise está calcada nos cinco elementos básicos da ‘narrativa’, também mostramos a visão de referenciados teóricos sobre esse amplo conceito. Num segundo momento, nos dedicamos a explicitar a metodologia de investigação escolhida e a efetivamente estudar a transposição do filme para a série. Mas tendo em conta que os Estudos em Adaptação estão num movimento de ebulição constante, não é nosso intuito formular dogmas. Nosso objetivo é encontrar possíveis respostas para as questões colocadas e, especialmente, contribuir para a área de conhecimento formulando novos enunciados.Item "Doente mas... nem tanto", longa metragem de ficção(2017) Alho, Teresa Cristina Lopes Antunes; Cachapa, Possidónio, orient.Este projecto tem como intenção o desenvolvimento de um guião para uma longa metragem, segundo a estrutura narrativa clássica. Tentei, com este guião, que estivessem presentes todos os «ingredientes» da estrutura narrativa clássica (estrutura em três actos; personagens, estando bem definido o protagonista, sua motivação e antagonista; progressão dramática com respectivo climax e conclusão). Ao trabalhar há vários anos com pessoas invisuais e também com pessoas com algum problema mental ou cognitivo, deparei-me com histórias de abandono a vários níveis, apercebendo-me do quanto isso afecta toda a vida do individuo. A história que apresento é, além de um trabalho ficcional puro, uma tentativa de passar uma «mensagem» positiva a quem passa por problemas semelhantes. Este trabalho é a primeira versão desse guião, havendo, certamente, ainda muito para alterar. Para além do guião, acrescento dois pequenos capítulos. Num deles, falo um pouco sobre a estrutura narrativa clássica e situo o meu guião no género/tom, e um outro onde faço uma pequena comparação com outro filme onde o protagonista, embora bastante diferente do meu, tem por base a falta de afecto, o que origina alguns comportamentos semelhantes. Em anexo, acrescento a caracterização das personagens e respectiva sinopse. Por último, espero que este meu trabalho contribua para ajudar, a quem de uma maneira ou de outra vive, situações semelhantes às vividas pelas personagens, possibilitando um olhar diferente. Termino com uma citação de Sílvia Marques (2003) “Porém, se treinarmos os nossos sentidos e intelecto, perceberemos que o cinema vai muito além da catarse, do entretenimento, da informação. O cinema educa, conscientiza, sensibiliza, faz-nos pensar e sentir, faz nos reavaliar conceitos, reorganizar estruturas. Este processo é lento, porém, profundo. Por meio de filmes diversos, aprendemos sobre variadas culturas e também sobre aquilo que existe de mais subjacente na alma humana.”Item Escrita, produção e realização de “Secreto LX” e a narrativa dramática de final feliz(2020) Orlando, Patrick; Cachapa, Possidónio, orient.Na sequência do aprofundamento da websérie “Secreto” e da construção de uma temporada especial intitulada de “Secreto LX”, serão analisados os conceitos de websérie e o porquê do crescimento da temática LGBT independente para a plataforma do YouTube, como também a justificativa que esse trabalho traz da narrativa de um guião dramático com final feliz. A ideia inicial de um argumento que consiste em finais felizes para os diferentes dramas apresentados é justificada através da prática de um guião que defende e aborda de forma natural os conflitos que personagens LGBT´s enfrentam diante de toda sua luta perante as conquistas dos seus direitos.Item O fenómeno da gentrificação no guião cinematográfico "Terramoto"(2019) Pinto, Pedro Guilherme de Pontes Galliez; Cachapa, Possidónio, orient.O presente trabalho de dissertação desenvolve uma experiência prática no âmbito da construção narrativa cinematográfica. Como produto final é apresentado um projeto de longa-metragem de ficção, com todo o design da história desenvolvido e uma versão inicial do guião do longa. Em termos teóricos, apresenta uma pesquisa ampla sobre um processo sociocultural presente atualmente em Portugal, mais especificamente, na cidade de Lisboa. Estabelece uma reflexão sobre a integralização das temáticas da habitação, imigração e turismo na cidade. Esferas amplamente discutidas atualmente pelos principais meios de comunicação, órgãos públicos e movimentos sociais em Portugal. O desenvolvimento, as personagens e a construção narrativa deste projeto, e claro, do guião do longa-metragem, estão baseados numa realidade atual e presente na cidade e na sociedade no momento da conclusão desta referida tese de mestrado. E o projeto em si estará acompanhado de uma observação empírica, fundamentada em pesquisas teóricas e referenciais estéticonarrativos. Assim, pretende estabelecer um olhar pessoal, criativo e artístico sobre uma das possíveis realidades de Lisboa, uma capital cosmopolita, que alia a História com a contemporaneidade. E essa realidade é apresentada em forma de ficção, para estimular o aprofundamento da reflexão e da discussão sobre a complexa relação entre as temáticas da habitação, da imigração e da gentrificação nas grandes cidades do Mundo.Item Os prisioneiros e o drama em Douglas Sirk(2018) Rebola, Amélia Katya Adriano Figueiredo; Cachapa, Possidónio, orient.Uma visão de “Os Prisioneiros” e a sua relação com o “drama” em “Douglas Sirk”. Mais concretamente, com uma das suas maiores adaptações ao cinema. Com efeito, outras mais adaptações do cineasta igualmente notáveis serão aqui referidas. Segue-se a comparação da primeira adaptação com a parte prática do projecto em questão — que é igualmente uma adaptação —, cuja narrativa é toda uma reflexão sobre a “servidão involuntária” (e por vezes voluntária) das personagens no que concerne ao “Amor”. Dá-se sem dúvida a evidência naturalmente inerente a “poesia” de “Safo” ― influência fulcral na concepção desta longa-metragem ―, mas dá-se igualmente a introdução da mesma no final do filme servindo assim de “reflexão”. Por fim, a conclusão global focada nos elementos do drama/melodrama presentes (ou não) nos dois filmes encerrará todo um projecto.