CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
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Item Are urban living labs the new normal in co-creating places?(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Bylund, Jonas; Riegler, Johannes; Wrangsten, Caroline; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoItem Árvore das Memórias - Laboratório de Pesquisa em Museologia(2018) Leite, Pedro Pereira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoDesenvolver epistemologias inovadoras para trabalhar com a complexidade e a mudança em comunidades sustentáveis e promover políticas publicas culturais para a diversidade culturalItem AVAL: Avaliação Pedagógica, Resultados Escolares e Literacia de Leitura(Edições Universitárias Lusófonas, 2021-03-10) Rosa, Vítor; Dantas, Lucimar; Lopo, Teresa Teixeira; Leal, Maria Clara; Almeida, Everaldo dos Santos; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO presente trabalho de investigação, Avaliação Pedagógica de Resultados Escolares e Literacia de Leitura (AVAL), desenvolvido por investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), decorreu entre 2020 e 2021.Item Cem Soldos, BONS SONS: quando uma aldeia em manifesto se transforma em festival(CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, 2020) Costa, Henrique Chaves; Ferreira, Ana Inês Aires Mesquita Vieira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEste festival destaca-se pelas suas práticas pró-ambientais em termos de alimentação, nomeadamente ao nível de oferta (refeições vegetarianas; alimentos Km0 — estratégia de produção local, justa, que respeita a diversidade genética e a qualidade dos produtos agroalimentares, procurando que as actividades de transformação e venda ao consumidor final sejam realizadas num raio de 50 km do seu local de origem), utensílios (pratos e talheres biodegradáveis, copos reutilizáveis) e compostagem (cozinhas e wc seca — recolha de palha para compostores e serradura para wc seca junto de produtores locais, a quem se devolvem os resíduos orgânicos alimentares), enquadradas numa visão ampla de sensibilização ambiental (vídeos temáticos, porta-beatas, redutores de caudal de água, reutilização de materiais, para além de todas as actividades formativas/participativas durante o ano na aldeia).Item The collectors of meanings. Theoretical considerations on text and image conjunctions(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Jecu, Marta; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoThis article is an overview of a long tradition of fusing text and image in the body of literary texts. IT explores the role of conceptual art in these approaches by analysing the work of Os Espacialistas e Gonçalo M. Tavares, an artists group and a writer, who recently started to work together.Item Criação das “Escolas Normais Superiores” : uma inovação da “Reforma” entre a diversificação do ensino superior, a formação de professores e a organização do ensino básico(Edições Universitárias Lusófonas, 2024) Pires, Carlos; Teodoro, António; Pintassilgo, Joaquim; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoItem Da habitação ao prato – Minga, uma cooperativa integral(CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, 2020) Costa, Henrique Chaves; Ferreira, Ana Inês Aires Mesquita Vieira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEnquanto cooperativa multisectorial, a Minga estrutura-se em quatro ramos cooperativos e respectivas secções: serviços (apoio em ferramentas de faturação, contabilidade, contratos de trabalho, certificação participada agroecológica); habitação e construção (promoção da [auto]construção ecológica, acesso à habitação [custo, qualidade], intervenção sociopolítica); comercialização (economia circular); e agricultura (produção agro-alimentar/florestal comercializável de pequenos agricultores locais com práticas ecológicas). Privilegia-se a cooperação com entidades públicas, potenciando colectivamente estruturas licenciadas e certificadas através da cooperativa.Item Ditaduras e modernização autoritária : o “experimentalismo” nas políticas educacionais de Portugal e Brasil entre os anos 1950 e 1970(Edições Universitárias Lusófonas, 2024) Chiozzini, Daniel Ferraz; Scarfoni, Eduardo Norcia; Teodoro, António; Pintassilgo, Joaquim; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoItem A Diversidade Cultural e a Economia Criativa nas cidades educadoras(2017) Leite, Pedro Pereira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA relação entre a cultura e a economia tem constituído um campo fértil de discussão na academia e na sociedade. Deixem-me refletir brevemente sobre três factos: O lugar da cultura, o Desenvolvimento Sustentável e a Oportunidade Urbana. A última Convenção da Unesco, aprovada em 2005, com o titulo “Convenção para a Promoção e Proteção da Diversidade das Expressões Culturais” estabelece no seu artigo 13º a necessidade da “integração da cultura nas suas políticas de desenvolvimento sustentável”. Contudo, em 2015, a Assembleia das Nações Unidas, aprova a nova Agenda dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), apoiada nos três pilares da economia, sociedade e ambiente. O lugar da cultura, por muitos defendido como o quarto pilar do Desenvolvimento Sustentável, ficou menorizado. Por outro lado, todos sabemos que o futuro da humanidade passa em grande medida pelas cidades. As aglomerações urbanas não só tem crescido exponencialmente, em número e em densidade, como se prevê, que num horizonte de 30 anos venham a albergar cerca de 60 % da população mundial. Estamos perante uma oportunidade e um imperativo de repensarmos as ações e as políticas urbanas. A cidade é um lugar de cultura e certamente não existiram cidades sustentáveis sem uma cultura ativa. Esta intervenção tem como objetivo refletir sobre como a partir das cidades o setor das atividades criativas ligadas à cultura pode contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Defendemos que as cidades educadoras são ou deverão ser também cidades criativas.Item A diversificação do ensino superior e o modelo binário(Edições Universitárias Lusófonas, 2024) Mourato, Joaquim; Teodoro, António; Pintassilgo, Joaquim; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoItem Educação e Democracia: Paulo Freire, movimentos sociais e reforma educativa(Edições Universitárias Lusófonas, 2002-05) Torres, Carlos Alberto; O'Cadiz, Maria del Pilar; Wong, Pia Lindquist; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoComo todas as obras, também edição portuguesa de Educação e Democracia. Paulo Freire, movimentos sociais e a reforma educativa, de Carlos Alberto Torres, Maria del Pilar O’Cadiz e Pia Lindquist Wong, tem uma história. Seguindo uma boa prática existente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, a nóvel área das Ciências de Educação decidiu proceder a organização periódica de um colóquio científico que permitisse aos seus estudantes, docentes e investigadores o contacto com os trabalhos e as interrogações de investigadores e académicos de outras universidades, portuguesas e estrangeiras, sob uma temática específica. Para o primeiro Colóquio, realizado em Março de 2000, decidiu-se associar os nomes e a obra de dois dos maiores pedagogos da língua portuguesa, Paulo Freire e Rui Grácio, para uma reflexão sobre os caminhos da educação e sobre a possibilidade de uma acção emancipatória no campo educativo.Item A educação pré-escolar na Reforma Veiga Simão(Edições Universitárias Lusófonas, 2024) Cardona, Maria João; Teodoro, António; Pintassilgo, Joaquim; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoItem Estudo participativo sobre a mobilidade em Marvila, Lisboa(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Ferreira, Ana Inês Aires Mesquita Vieira; Costa, Henrique Chaves; Rés do Chão; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoNo âmbito do projeto Gingada, dedicado ao incentivo do uso da bicicleta num contexto marcado por desigualdades sociais — Marvila, Lisboa (Portugal) —, foi desenvolvido um estudo participativo sobre a mobilidade de quem vive este território. Partindo de uma abordagem metodológica de investigação-ação participativa, o estudo compreende a recolha de indicadores estatísticos para a caracterização do território e da mobilidade urbana, o desenvolvimento de um inquérito por questionário (n=396) e a discussão participativa dos resultados na comunidade local. > https://www.academia.edu/87011700/Estudo_participativo_sobre_a_mobilidade_em_Marvila_LisboaItem Humanismo e desafios de cidadania(Edições Universitárias Lusófonas, 2023) Serrão, Jacinto; Gonçalves, Maria Neves L.; Brás, José Gregório Viegas; Bracons, Hélia; Cabral, Arlinda; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA presente publicação resulta de uma seleção de temas abordados no II Congresso Internacional “Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania” 2 pelos ora dores que manifestaram interesse e se comprometeram em contribuir para a “memória escrita”, através da elaboração de um capítulo do livro. Trata-se de um diálogo académico e científico reflexivo, alicerçado na partilha de práticas baseadas na experiência e respetivos contextos. Um diálogo mais do que nunca atual, que precisamos de continuar a trabalhar e a exercer vigilância crítica. A cidadania não se esgota, nem se dirige apenas a uma parte da sociedade. Ganha sentido global se aplicarmos o princípio fundamental da ética utilitarista: a ação é moralmente boa quando faz crescer a quantidade global de felicidade, de bem-estar. O bem, que é o humanismo e a cidadania, tem uma dimensão inevitavelmente coletiva, comunitária. Isto para dizer que apesar deste livro resultar de um congresso académico, é um diálogo que abraça todos, estende-se pela vida de todos. Um diálogo que queremos continuar a praticar e a desenvolver. Perceber os conceitos de humanismo, de direitos humanos e de cidadania é compreender um dos maiores desafios da humanidade, sem os quais ideologias, políticas, organizações, comunidades e nações perdem significado nas nossas vidas individuais e coletivas. Apreender os princípios e valores subjacentes a estes conceitos é um desafio de todos e de cada um. Um desafio para o exercício de uma cidadania consciente e responsável, promotora de paz, de justiça social, de liberdade e de um progresso sustentável à escala local e global.Item Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global : II Congresso Internacional 2021(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Congresso Internacional “Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania”, 2, 2021; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO II Congresso Internacional “Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania”, de que resulta a presente publicação, é um destes espaços de diálogo académico e científico reflexivo, em alguns casos alicerçado na partilha de práticas baseadas na experiência de contexto, e incluindo uma abrangência de temas e geografias que enriquecem todos/as quantos participam neste(s) Congresso(s). Através da reflexão crítica, característica deste nosso meio académico, pretende- se, como uma das responsabilidades deste(s) Congresso(s) que se realiza bienalmente, identificar conjuntamente formas de participar nos esforços de análise contínua sobre o alcance dos fins e princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Pretende-se identificar e analisar os esforços para alcançar os compromissos à escala global para melhorar a vida no planeta e a condição humana. Por exemplo, os compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, como resposta às assimetrias sociais e de desenvolvimento, às crescentes ameaças à paz, à segurança e às alterações climáticas. A concretização de um evento desta natureza deve-se ao trabalho colaborativo e cooperativo de muitas pessoas. Agradecemos a colaboração de todos/as os/as que tornaram possível a realização deste evento. Além dos contributos dos/das participantes que apresentaram as suas comunicações, o Congresso contou com a excelência dos/das oradores/as convidados/as para os painéis temáticos e de uma equipa organizadora que tornou possível o sucesso do Congresso.Item III Enjie-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação : Desigualdades sociais e educativas: que lugar na investigação?(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Correia, Sónia Vladimira; Duarte, Rosa Serradas; Ricardo, M.M.; Faculdade de Educação Física e Desporto; CIDEFES - Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde (CIFI2D); CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoItem In a COVID-marked context, how can Southern European cities respond? (2/2) The way forward(European Sociological Association - Research Network on Southern European Societies, 2020-08-11) Vieira, Ana Inês Aires Mesquita Vieira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoTo continue the reflection about Lisbon, Barcelona and Rome after the edition of Café com Luta on “Local powers and the pandemic in Southern Europe” (28/05/2020, org. Friedrich Ebert Foundation, ICS’s Urban Transitions Hub and Transparent International in Portugal), this text is aimed to summarise some ideas regarding the pathways from this pandemic crisis towards the future, namely from Amedeo Ciaccheri (8th District at Rome), Elena Tarifa (Barcelona en Comú), Rogério Roque Amaro (ISCTE-IUL) and Bárbara Ferreira (ISEG-UL), in dialogue with the organizers and participants of this event. Part 2: Urban transformation – reorganizing public space and imagining for a future (Children and education, Space to move, Community and commons), Strengthening the public debateItem In a COVID-marked context, how can Southern European cities respond? Acting at the initial phase of the emergency(European Sociological Association - Research Network on Southern European Societies, 2020-08-03) Ferreira, Ana Inês Aires Mesquita Vieira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoSpotting from different contexts in Southern Europe, it is clear that we are “not all in the same boat” in the present pandemic context. Beyond the COVID-19 epidemiological crisis and its influence in physical and mental health, we observe the loss of jobs, its impact mainly in lower income classes, heightening gender roles inequity, the added risk and closure of confined contexts (particularly elder homes, prisons and refugee camps), the aggravation of physical isolation with territorial dispersion and social inequalities at the local scale. This situation hit Southern European cities like Lisbon, Barcelona and Rome, which were at the centre of the first international edition of “Café com Luta” — Local powers and the pandemic in Southern Europe, held on the 28th May 2020 and organized by the Friedrich Ebert Foundation with the support of ICS’s Urban Transitions Hub and the association Transparent International in Portugal. The “Café com Luta” [Coffee with Fight] events aim to focus on how to reclaim the cities and highlight the role of social movements in these fights, parting from the Lisbon Metropolitan Area. This edition of the debate was fully held in the digital sphere and broadcasted live in social media, counting with the participation of Amedeo Ciaccheri, president of the 8th District at Rome; Elena Tarifa, from Barcelona’s local administration, coordinator of the International Commission at Barcelona en Comú; Rogério Roque Amaro (ISCTE-IUL) and Bárbara Ferreira (ISEG-UL) from the Portuguese academia, engaged in Community Groups action-research in Lisbon. With diverse levels of action and analysis from each of the speakers — city administration in Barcelona, district administration in Rome, and informal neighbourhood/ community groups in Lisbon –, different issues arose regarding the challenges and responses to the 2020 pandemic crisis. Part 1: Social services and emergency aid; Supporting community self-organization; Collaboration and local actionItem Inovar de forma colaborativa e participativa através da bicicleta: o projeto ‘Pedalada’ em Marvila, Lisboa(UA Editora, 2021) Costa, Henrique Chaves; Ferreira, Ana Inês Aires Mesquita Vieira; Consórcio Pedalada; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO projeto “Pedalada” (BIP/ZIP, 2020) surge da iniciativa conjunta de diversas entidades que propõem uma abordagem colaborativa e participativa ao diagnóstico e à intervenção — através da promoção e dinamização da bicicleta — no território de Marvila, marcado pela sua descontinuidade face ao município de Lisboa, nomeadamente em termos de desigualdades socioeconómicas, oferta de serviços e transportes, qualificação do espaço público e infraestrutura para a mobilidade ativa. Neste artigo introdutório apresentamos o projeto (em fase de arranque) e o seu enquadramento, ancorados em análise documental e estatística para a caracterização do território e procurando refletir sobre o trabalho potencial do consórcio local, particularmente na reinvenção do trabalho participativo em fase pandémica.Item Introdução(Edições Universitárias Lusófonas, 2024) Pintassilgo, Joaquim; Teodoro, António; Teodoro, António; Pintassilgo, Joaquim; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento