CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento por data de Publicação
A mostrar 1 - 20 de 60
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Educação e Democracia: Paulo Freire, movimentos sociais e reforma educativa(Edições Universitárias Lusófonas, 2002-05) Torres, Carlos Alberto; O'Cadiz, Maria del Pilar; Wong, Pia Lindquist; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoComo todas as obras, também edição portuguesa de Educação e Democracia. Paulo Freire, movimentos sociais e a reforma educativa, de Carlos Alberto Torres, Maria del Pilar O’Cadiz e Pia Lindquist Wong, tem uma história. Seguindo uma boa prática existente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, de Lisboa, a nóvel área das Ciências de Educação decidiu proceder a organização periódica de um colóquio científico que permitisse aos seus estudantes, docentes e investigadores o contacto com os trabalhos e as interrogações de investigadores e académicos de outras universidades, portuguesas e estrangeiras, sob uma temática específica. Para o primeiro Colóquio, realizado em Março de 2000, decidiu-se associar os nomes e a obra de dois dos maiores pedagogos da língua portuguesa, Paulo Freire e Rui Grácio, para uma reflexão sobre os caminhos da educação e sobre a possibilidade de uma acção emancipatória no campo educativo.Item As teorias da origem das espécies nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais (1905-1959)(Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Cavadas, Bento; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO ensino das teorias da origem das espécies no sistema de ensino liceal português ainda não está completamente esclarecido. Esta investigação visou contribuir para essa clarificação, ao mostrar o modo como os autores dos manuais de Ciências Naturais destinados ao ensino liceal, fizeram essa transposição, no período compreendido entre 1905 e 1959. Para tal, estudaram-se as perspectivas e as teorias da origem das espécies, os mecanismos e as provas do evolucionismo que apresentaram. Os resultados mostraram que a tipologia diversificada de mecanismos e de provas de evolução que transpuseram, evidencia que a argumentação em prol do evolucionismo continuou a dominar o discurso dos autores dos manuais desse período. Contudo, concorreram nesses manuais diversas explicações para a evolução das espécies, como o lamarckismo, o neolamarckismo, o darwinismo, o neodarwinismo, a ortogénese, o mutacionismo e o transformismo teísta. The teaching of the origin of species theories in the Portuguese secondary education hasn’t been completely clear yet. This investigation aimed to contribute to this clarification, showing the way the authors of secondary schools science textbooks, did that transposition, from 1905 to 1959. Therefore, there were studied the perspectives and the origin of species theories, the mechanisms and proves of evolutionism that they had presented. The results showed that the diverse typology of mechanisms and proves of evolution they had transposed, showed that the argumentation in favor of the evolutionism continued to domain the discourse of school textbooks authors from this period. However, there were many explanations in these textbooks for the evolution of species, such as Lamarckism, neoLamarckism, Darwinism, neoDarwinism, Orthogenesis, Mutationism and Theistic Evolutionism.Item Os manuais liceais de ciências da 1.ª República(2010) Cavadas, Bento; Guimarães, Fernando; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA 1.ª República foi palco de uma multiplicidade de alterações e intenções educativas que tentaram influenciar o modo de ensino vigente. Os manuais escolares, devido a serem uma importante fonte do conhecimento científico e pedagógico, revestem-se como objectos de estudo significativos sobre o ambiente educativo dessa altura. Este trabalho visa dar um contributo para o campo da análise manualística, ao apresentar os dados bibliográficos, as características físicas e modo de organização dos manuais escolares mais relevantes destinados ao ensino liceal das ciências durante a 1.ª República. Nesse período destacaram-se indubitavelmente as obras para o ensino liceal da Zoologia, elaboradas por Aires, e para o ensino liceal de Botânica, redigidas por Coutinho, cujos manuais deram um contributo essencial para o ensino das ciências da época.Item Testemunhas de Bullying em Contexto Escolar(Edições Universitárias Lusófonas, 2014) Carita, Ana; Macedo, Ana Cristina Linard; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoPotenciar intervenção educativa sustentada foi uma das motivações da pesquisa, que tomou como objeto principal o papel das testemunhas de bullying em contexto escolar. Foi objetivo principal identificar os papéis por elas adotados face ao bullying e a sua posição relativa, bem como a relação entre o papel e variáveis como clima escolar (tipo, frequência e gravidade do bullying), experiência prévia de bullying e emoções. Esperou-se que o clima escolar, se definido com elevada frequência de bullying, ao potenciar habituação, comprometesse a ajuda às vítimas (H1) e se reconhecido como danoso para estas gerasse igual resposta por parte das testemunhas (H2). Esperou-se, ainda, verificar relação positiva entre emoções como o medo e o prazer em observar e a não ajuda à vítima (H3, H4). Participaram na pesquisa 240 estudantes da 6ª à 9ª séries, de ambos os géneros, entre 11 e 16 anos, a maioria com experiência direta e diversificada de bullying. Frequentavam uma escola localizada num bairro periférico e problemático de uma cidade do nordeste brasileiro. Os principais resultados mostram (i) igual distribuição nos papéis observador e apoio à vítima e representação residual de apoio aberto ao agressor; (ii) não confirmação das H1 e H2; (iii) verificação parcial das H3 e H4: o medo apenas está ausente nos que ajudam o agressor; o prazer apenas está presente no mesmo grupo. Os resultados aconselham intervenções no continuum preventivo, multidimensionais (dimensões afetiva, moral, social e cívica), destinadas a toda a população estudantil e articuladas a ações interinstitucionais na escola toda e na e com a comunidade.Item Osteogénese imperfeita: o desafio de gerar e gerir facilitadores. Estudo de caso. : Imperfect osteogenesis : the challenge of generating and managing facilitators. Case study(Centro Universitário Moura Lacerda, 2017) Sanches, Isabel Rodrigues; Gil, Rita Isabel Lourenço; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEste artigo é resultante de uma investigação realizada no âmbito do mestrado em Educação Especial, na Universidade Lusófona, Lisboa, Portugal. Tem como objeto de estudo a vivência de um indivíduo de 22 anos, com Osteogénese Imperfeita, doença crónica rara, caraterizada por fraturas frequentes dos ossos, espontâneas, comprometendo a mobilidade e a autonomia. Pretendemos compreender como um sujeito com Osteogénese Imperfeita consegue gerar e gerir facilitadores para realizar o seu projeto de vida, em termos pessoais, académicos e profissionais. Optou-se pela investigação qualitativa, numa abordagem de estudo de caso. Para a recolha de dados seleccionaram-se a pesquisa documental, a entrevista semidiretiva ao próprio, a familiares e amigos e a observação dos contextos em que se move. Partindo da revisão teórica e dos objetivos do estudo, a análise de conteúdo da informação recolhida fez emergir as categorias definidoras do seu percurso pessoal e socioeducativo. Identificaram-se estratégias e suportes que o ajudaram no seu percurso académico e a enfrentar a doença. A sua capacidade de resiliência, os suportes dos amigos e da família, através de estratégias de coping, e a ajuda de técnicos especializados possibilitaram-lhe uma performance equilibrada, com superação das dificuldades sentidas nas acessibilidades, no decorrer da sua vida escolar, social e familiar. O cruzamento dos dados permite afirmar que a Osteogénese Imperfeita lhe afeta a autonomia, porém não o impede de se integrar, na comunidade e na vida ativa. Com recurso às tecnologias de apoio, realiza projetos na área profissional e gere um negócio de turismo rural. Pode concluir-se que a Osteogénese Imperfeita, sendo uma doença incapacitante, não impossibilita o acesso a uma vida quase “normal”, desde que os contextos sejam facilitadores. A funcionalidade depende muito mais da interação que indivíduo e contextos conseguem desenvolver entre si do que da própria doença.Item The Evolution of Teacher Training in Mozambique and the Contexts of its Emergence(2017) Carita, Ana; Cau, Moisés Manuel; Mofate, Óscar Luís; Duarte, Rosa Serradas; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and DevelopmentMozambique became an independent country from the Portuguese colonial regime in 1975, after ten years of armed struggle led by FRELIMO. Its legacy was a country with poorly developed natural resources, serious problems regarding the population’s sanitation and health, an extremely high illiteracy rate, very low qualification of human capital. There was a country to build, and this construction was willed within the framework of a socialist transformation of society. Despite the significance of the efforts and advances achieved, that construction was brutally hindered by a heavy civil war (1976-92), successive natural catastrophes, serious setbacks in the devised economic strategy. Apart from these difficulties, the exponential population growth encumbered the implementation of services capable of responding in such areas as health, education and population qualification, not only in the necessary numbers but also in quality. And this despite the fact that education, and therefore teacher recruitment and training, was considered one of the most powerful tools for the country’s promotion and development. This chapter aims to report on the teacher training strategies in the 1975-2014 period, highlighting the main landmarks of their evolution as well as their benefits and constraints, illuminating the geographic, economic, political and cultural contexts where they emerged, as well as the education system they are supposed to serve. To this effect, we resorted to documental research, based on bibliographic and empirical studies, legislation and official documents, and documents produced by international entities. It should be noted that there is little documentation and empirical research on some fields we would be interested in deepening, in particular information concerning the curricula of teacher training. The chapter is organized in three sections: Geographical, Demographical, Social, Economic, Political and Cultural Context; Educational System; and Teacher Training. In the 2 first section, the general context of training is analysed in its evolution along the dimensions stated in the heading. The second section is dedicated to describing and analysing the evolution of the formal education system, its goals and organization, population and challenges. The third section is dedicated to teacher training strategies, their evolution, objectives, access conditions, duration, institutions responsible for the programmes and challenges. The chapter ends with a concluding section, where the essential traits of the previous analyses are highlighted, and the increase in the number of teachers, the rise in their qualifications and the actual development of the teaching competencies are highlighted as the main challenges of teacher training.Item A Diversidade Cultural e a Economia Criativa nas cidades educadoras(2017) Leite, Pedro Pereira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA relação entre a cultura e a economia tem constituído um campo fértil de discussão na academia e na sociedade. Deixem-me refletir brevemente sobre três factos: O lugar da cultura, o Desenvolvimento Sustentável e a Oportunidade Urbana. A última Convenção da Unesco, aprovada em 2005, com o titulo “Convenção para a Promoção e Proteção da Diversidade das Expressões Culturais” estabelece no seu artigo 13º a necessidade da “integração da cultura nas suas políticas de desenvolvimento sustentável”. Contudo, em 2015, a Assembleia das Nações Unidas, aprova a nova Agenda dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS), apoiada nos três pilares da economia, sociedade e ambiente. O lugar da cultura, por muitos defendido como o quarto pilar do Desenvolvimento Sustentável, ficou menorizado. Por outro lado, todos sabemos que o futuro da humanidade passa em grande medida pelas cidades. As aglomerações urbanas não só tem crescido exponencialmente, em número e em densidade, como se prevê, que num horizonte de 30 anos venham a albergar cerca de 60 % da população mundial. Estamos perante uma oportunidade e um imperativo de repensarmos as ações e as políticas urbanas. A cidade é um lugar de cultura e certamente não existiram cidades sustentáveis sem uma cultura ativa. Esta intervenção tem como objetivo refletir sobre como a partir das cidades o setor das atividades criativas ligadas à cultura pode contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Defendemos que as cidades educadoras são ou deverão ser também cidades criativas.Item Árvore das Memórias - Laboratório de Pesquisa em Museologia(2018) Leite, Pedro Pereira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoDesenvolver epistemologias inovadoras para trabalhar com a complexidade e a mudança em comunidades sustentáveis e promover políticas publicas culturais para a diversidade culturalItem Healing or fleeing?: Reflecting on international protection and health challenges from three refugee pathways(Pacini Editore, 2018) Ferreira, Ana Inês Aires Mesquita Vieira; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and DevelopmentThe situation of contemporary refugees can be reflected as paradigmatic of the international efforts and challenges to provide universal access to human rights, namely the right to health. Yet, refugees’ experiences might denote meanings of health services that do not correspond to places where health care is provided. After acknowledging the protection principles of international asylum systems, three critical events are considered, as narrated by refugees while reflecting on their pathways from Ethiopia to Italy, passing through Libya, both before and after the completion of the asylum request procedure. These events, contextualized in health services’ settings, allow us to reflect on: health services as safer spaces and least regulated than detention facilities, and health care as a relatively important issue in contexts where freedom and survival are threatened; and health services as spaces of restricted healthcare and assistance in situations of limited freedom, such as in the EU refugee context of limited rights of mobility. This paper follows a human/health ecology approach, proposing a critical and intersected reading of protection and health issues, and suggests that efforts to recognize refugees’ right to health demands changes in the overall asylum system.Item III Enjie-Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação : Desigualdades sociais e educativas: que lugar na investigação?(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Correia, Sónia Vladimira; Duarte, Rosa Serradas; Ricardo, M.M.; Faculdade de Educação Física e Desporto; CIDEFES - Centro de Investigação em Desporto, Educação Física, Exercício e Saúde (CIFI2D); CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoItem Da habitação ao prato – Minga, uma cooperativa integral(CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, 2020) Costa, Henrique Chaves; Ferreira, Ana Inês Aires Mesquita Vieira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEnquanto cooperativa multisectorial, a Minga estrutura-se em quatro ramos cooperativos e respectivas secções: serviços (apoio em ferramentas de faturação, contabilidade, contratos de trabalho, certificação participada agroecológica); habitação e construção (promoção da [auto]construção ecológica, acesso à habitação [custo, qualidade], intervenção sociopolítica); comercialização (economia circular); e agricultura (produção agro-alimentar/florestal comercializável de pequenos agricultores locais com práticas ecológicas). Privilegia-se a cooperação com entidades públicas, potenciando colectivamente estruturas licenciadas e certificadas através da cooperativa.Item Public Spaces, spaces of public domain: Icons of a contemporary simulacrum ?(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Alves, Manoel Rodrigues; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoThe contemporary city is a result of plural connections between the historical matrix and the effects of global policies. Immersed in a flux of multiple contents, it seems to respond to an era of transition in which the sense of belonging to an urban space is profoundly tensioned by transformations in the cultural, social, technological and political dimensions of public space. On the one hand, contemporary urban territorialities bring new possibilities to issues related to urban morphology and fabric that are still mainly culturally determined; on the other, contemporary thinking confronts itself with the tendency of a global scenario where public life and contemporary culture are related to consumption and capital circulation. Although relations of belonging and attachment to the urban space may persist, the flow of global conditions seems to have an impact upon collective experience in the urban territory and in the production of public space. These are transformations that may lead not only to the instrumentalization of space but also to the reduction of its ‘public’ value. In the contemporary city we observe particular processes of functional and economic spatializations of the urban where public spaces are not conceived as spaces of a public realm. Noting that the intersection between past/present time-cultural flows should go beyond the (re)production of any new global paradigm of thematic urban configurations, we argue that the theoretical constructs of the contemporary public space, or spaces of public domain, must be representative not of a thematic ‘everywhere-nowhere’ urban environment, but rather of a public life urbanity, one built upon awareness and around political and civic issues.Item Raízes — todos os momentos são de educação viva(CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, 2020) Costa, Henrique Chaves; Ferreira, Ana Inês Aires Mesquita Vieira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO Raízes funciona desde 2014, tendo passado por vários espaços e fixado residência na Quinta do Pinheiro, em Palmela. Partindo das possibilidades propiciadas pela Quinta (com pomar, horta, galinheiro, espaços exteriores para brincadeira livre e estruturas para jogos, espaços interiores polivalentes, cozinha), em articulação com os princípios de educação viva, desenvolve-se uma abordagem educativa que privilegia a sensibilização para a natureza e o envolvimento das crianças e suas famílias na elaboração de projectos. A educação pró-ambiental para a alimentação conjuga iniciativas tão variadas quanto a alfabetização e socialização através da sementeira, do pomar e da horta biológica e de permacultura, a observação dos animais, os dias de padaria e pastelaria (visita a pastelarias e moinhos vivos), a educação para a saúde através da culinária biológica e sem açúcar, a circulação livre pelo espaço com atenção ao alimento comestível e medicinal. O Raízes constrói uma educação em comunidade, com visitas regulares a espaços comerciais, associativos e culturais sediados nas suas imediações (incluindo mercado, lota de peixe e outras organizações sociais) que são transformados em espaços educativos. Para além das actividades educativas regulares, o Raízes oferece formação nos seus âmbitos de acção (ex. educação viva, modelos e práticas pedagógicas, comunidades de aprendizagem) direccionadas a públicos externos.Item Modifying and co-creating the urban soundscape through digital technologies(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Botteldooren, Dick; De Pessemier, Toon; Filipan, Karlo; Sun, Kang; De Coensel, Bert; Van Renterghem, Timothy; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoSound is one of the most dynamic elements of the public open space in cities. The perception and understanding of this sonic environment by its users or society as a whole is commonly referred to as the soundscape. It depends on the noticeability of the composing sounds; the preference, expectations and beliefs of the users; and the overall context that is set by the visual environment and the envisaged use of the space. The local character and the volatility of the soundscape make it an ideal subject for co-creation involving citizens. Digital technologies are applicable for audiovisually predicting the impact of design options. Auralisation, either ab initio or based on multichannel recordings, still involves technological challenges that will be explored in this chapter. Digital technologies can also be used for adding sound accents that allow to change the character of the soundscape, e.g. making it livelier or increasing its mental restoration potential. Such digitally augmented soundscapes can be the direct result of a co-creation effort with the users of the public open space. The innovative combination of creating a tailored soundscape and the ability to achieve this through a co-creation process has a promising potential impact on the user experience in public open spaces.Item Use and appropriation as the everyday design of public space in the Bexiga Neighbourhood (São Paulo)(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Gomes, Lucas Ariel; Pina, Silvia A. Mikami G.; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoBexiga is a historic and popular neighbourhood in São Paulo, situated between the ‘old’ city centre and the well-known banking district of Avenida Paulista. The public spaces in Bexiga thrive, despite disinvestment and lack of formal urban design initiatives. While some authors attest an ongoing dereliction of duty by the city administration towards this traditional neighbourhood, others celebrate the relative preservation of Bexiga’s architectural and cultural heritage. It is between neglect and resistance as social spaces that Bexiga’s public spaces are shaped. This chapter explores the collective nature of everyday use and its role not only as creator of the neighbourhood’s public spaces but also as designer of these spaces, albeit in latent form, through processes of use and appropriation. This rather informal character is addressed from the perspective of historical-critical research on the collective construction and evolution of Bexiga’s public spaces. Such informality provides juxtapositions of past and present, as well as of change and continuity. Led by an empirical field research, this chapter analyses the construction of public space through use and appropriation. Findings reveal that the informal character of public space implies a more fluid spatiality and relies significantly on its temporality and its collective character. The dynamics of everyday design is the result of a range of organised and impromptu actions, in such a way that an organised event can endure unexpected uses in the surrounding areas, embodying a fluid public space. There is an underlying logic in the location of these spaces, close to housing and cultural hubs. It is the persistent everyday repetition of ephemeral acts of use and appropriation that creates and designs vibrant living public spaces in the neighbourhood. This creation plays an important role in the cultural preservation of Bexiga, acting as a reinforcement of its collective origins and character.Item Cem Soldos, BONS SONS: quando uma aldeia em manifesto se transforma em festival(CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, 2020) Costa, Henrique Chaves; Ferreira, Ana Inês Aires Mesquita Vieira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEste festival destaca-se pelas suas práticas pró-ambientais em termos de alimentação, nomeadamente ao nível de oferta (refeições vegetarianas; alimentos Km0 — estratégia de produção local, justa, que respeita a diversidade genética e a qualidade dos produtos agroalimentares, procurando que as actividades de transformação e venda ao consumidor final sejam realizadas num raio de 50 km do seu local de origem), utensílios (pratos e talheres biodegradáveis, copos reutilizáveis) e compostagem (cozinhas e wc seca — recolha de palha para compostores e serradura para wc seca junto de produtores locais, a quem se devolvem os resíduos orgânicos alimentares), enquadradas numa visão ampla de sensibilização ambiental (vídeos temáticos, porta-beatas, redutores de caudal de água, reutilização de materiais, para além de todas as actividades formativas/participativas durante o ano na aldeia).Item Are urban living labs the new normal in co-creating places?(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Bylund, Jonas; Riegler, Johannes; Wrangsten, Caroline; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoItem Um laboratório ao ar livre para criar biodiversidade através do trabalho coletivo – o exemplo da HortaFCUL(CICS.NOVA - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, 2020) Costa, Henrique Chaves; Ferreira, Ana Inês Aires Mesquita Vieira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA HortaFCUL é um projecto de base voluntária, promotor da permacultura e aberto a todos os interessados em aprender, partilhar e ter algum tipo de experiência com a terra (sejam ou não estudantes). O projecto não tem uma estrutura hierárquica, funcionando através do modelo sociocrático em holacracia (abordagem organizacional que privilegia a auto-organização e a tomada de decisão colectiva — ver “Quem Somos”, website HortaFCUL), com reuniões semanais onde todas as decisões são tomadas em grupo pelos Guardiões da Horta. Estes são as pessoas que decidem desenvolver alguma actividade ou projecto na horta, destacando-se actualmente os guardiões de sementes, estufa, compostagem, vermicompostagem, eventos, comunicação, actividades educativas para escolas e outras formações.Item Technology and community communication: the use of the radio broadcasting as a strategy for urban sustainability(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Almeida, Edney Mota; Viana, Lúcio Hanai Valeriano; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and DevelopmentThis work addresses a study developed in the city of São Paulo (Brazil) with the Rádio Comunitária Heliópolis (Heliópolis Community Radio Station), which from Monday to Friday, from 12h00 to 14h00, broadcasts the programme Bairro Educador (Educating Neighbourhood). The research was conducted between November 12 and 16, 2018, aiming to understand how a community radio station can contribute to sustainable urban development. By means of participant observation, the programme schedule and episodes (via radio and the internet) and the broadcasted interviews were analysed. Despite the anthropological approach, the research was based on the theory of communication, using the concepts of social marketing and communication for development, aimed to capture changes in awareness, behaviour and human action due to the challenges imposed by contemporary society. The concepts used challenges habits and cultural and social attitudes standardized and trivialized for decades by the social structure in force. The broadcasting schedule, directed at urban sustainability, indicated strong appeal for the listeners, especially when an average of 100% increase in audience was observed the moment it was disseminated. This appeal was reaffirmed in the qualitative analysis on the listeners’ participation in the social networks. These allow us to conclude that despite the difficulties in altering the population’s deep-rooted behaviour standards, it is possible to envisage possibilities for social transformation using diversified communication technologies. The literature, as well as the phenomenon observed, indicates that different factors may influence actors’ involvement in the search for collective solutions for common problems. It was possible to verify that a broadcast programming strategy aimed at raising awareness, mobilizing and sensitizing, placing the common citizen in the centre of the proposals, can have a significant impact in solving or reducing the problems related to urban sustainability.Item Participatory design as a tool to create resourceful communities in Sweden(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Rizzo, Agatino; Ekelund, Björn; Bergström, Jenny; EK, Kristina; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and DevelopmentFor decades, alternative (to carbon) sources of energy in Sweden have been linked to hydro- and nuclear power. However, this is set to change as the Swedish government’s agenda has placed extraordinary emphasis on renewables. The implementation of renewables in Sweden poses several challenges. Literature shows that two main aspects deter local communities from embracing large renewable projects: lack of acceptance (of the impacts) and lack of participation (in the making and benefits). Sweden has a long tradition of stakeholder engagement in state-funded projects in the form of participatory meetings and written feedbacks. However, other participatory techniques are less established. Since 2014, we have engaged in research projects dealing with energy landscapes, design thinking, and what we have recently named “resourceful communities”. The aim of this chapter is to report on the results of our recent projects that engage with the above-mentioned concepts/ strategies to foster collaboration and understanding between end-users and other stakeholders.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »