Percorrer por autor "Franco, Dulce Maria, orient."
A mostrar 1 - 16 de 16
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Aprendendo.com: o papel dos tablets na aprendizagem um olhar sobre o espaço escolar(2016) Felipe, Maria Isabella Barbosa da Costa; Franco, Dulce Maria, orient.O contexto sociotécnico inaugurado pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) apresenta novas demandas para vida diária, representando diferentes maneiras de lidar com o conhecimento, com as relações interpessoais, com a comunicação. Como forma de atender a esse contexto, o homem, nele incluído, cerca-se de aparatos que permitem maior imersão nesse universo. Dentre esses, destaca-se o tablet, incluído em escolas brasileiras, com o fim de torná-las mais tecnológicas e, portanto, adaptadas a essas demandas. No entanto, essa inserção tem inquietado, principalmente, professores, gerando tensões e, em razão disso, suscitado questionamentos. Desta feita, o objetivo central desta investigação é analisar o papel dos tablets na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio na perspectiva docente e discente e, para tanto, considerou as categorias teóricas das TIC, aprendizagem e prática pedagógica. Na realização do estudo empregou-se uma abordagem metodológica quantitativa e qualitativa, tendo como técnicas de recolha de dados a aplicação de questionário, validado e adaptado, dirigido a estudantes de duas escolas estaduais e entrevista semiestruturada aplicada a professores de ambas as escolas. O tratamento dos dados quantitativos foi realizado por meio do programa SPSS e o dados qualitativos, por meio da Análise de Discurso. Os resultados demonstraram coincidência entre as perspectivas dos grupos de sujeitos investigados em ambas as escolas. A falta de acesso aos tablets, por parte dos professores, e de formação destes para uso pedagógico dessa tecnologia comprometem o seu uso em contexto educativo. Tal comprometimento é tanto indicado pelos professores quanto percebido pelos estudantes. No tocante ao uso dos tablets por parte dos estudantes, estes indicam o sub uso na sala de aula, mas afirmam usá-lo como apoio para a aprendizagem fora desse espaço. Tal resultado não se coaduna com a perspectiva docente, uma vez que, para os professores, os estudantes usam o tablet apenas para lazer, não para fins de aprendizagem, por isso o concebem como distrator, entrave para a aprendizagem em sala de aula. No entanto, ambos os grupos concordam que o tablet é potencialmente viável para uso pedagógico, podendo contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem discente.Item Avaliação da aprendizagem no ensino superior a distância: análise das concepções docentes acerca da prática avaliativa em instituições públicas de Recife-PE(2015) Santos, João Murilo dos; Franco, Dulce Maria, orient.A avaliação da aprendizagem sempre será um tema recorrente em pesquisas das ciências da educação, isso porque ela faz parte da prática docente como um todo, hoje não se pode mais pensar na avaliação sem refletir sobre todo o processo de ensino-aprendizagem. No entanto sabemos que as crenças e os fatos sociais também impactam nas mudanças educacionais, a exemplo da inserção tecnológica na educação contemporânea, por isso, consideramos haver alterações no modo que os docentes avaliam a aprendizagem de seus alunos. Por isso, essa produção acadêmica aborda o tema avaliação da aprendizagem no ensino superior a distância. Pretende-se investigar as concepções docentes acerca da prática avaliativa em instituições públicas do ensino superior em Recife-PE; para além da questão inicial intentamos descrever o histórico, as concepções e tipologia da avaliação da aprendizagem na Educação a distância (EAD); demonstrar a regulamentação e a funcionalidade da EAD no Brasil; identificar a trajetória, os conceitos, as nomenclaturas e as concepções da aplicabilidade da tecnologia na educação, mapear e analisar as concepções dos professores acerca da avaliação da aprendizagem na EAD. Nesta investigação inicialmente coordenamos uma discussão com autores que se debruçam sobre o tema, e com relatos atuais de profissionais que contemplem as produções acadêmicas sobre a avaliação da aprendizagem na EAD apoiada pela literatura científica consultada. Após as análises constatamos que as concepções docentes acerca da avaliação da aprendizagem concatenam com a dos autores consultados, que apelam por mudanças paradigmáticas das instituições e dos atores da educação. Identificamos a falta de compreensão dos tipos de avaliação apresentados nessa literatura pelos professores. Constatamos a convergência na concepção de teóricos e professores sobre o hibridismo avaliativo (avaliação presencial & avaliação a distância) e o imperativo da avaliação presencial na EAD. Quanto a utilização das TIC, os professores revelaram que há uma preparação para eles utilizarem as tecnologias, em detrimento dos alunos, e isso, dificulta o acesso. Quanto aos instrumentos utilizados na avaliação a distância, identificamos que o mais utilizado é o computador, enquanto os recursos são: ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), a webquest e o chat e é por meio desses que se incentiva nos alunos a participação na construção de textos e conceitos; no quesito experiências adquiridas na EAD, os professores revelaram que as mais enriquecedoras foram nos níveis intelectual, curricular e pessoal em detrimento da progressão na carreira. Esta investigação pretende, no âmbito das Ciências da Educação, contribuir para: a necessária inclusão do tópico “tipologia da avaliação” nos cursos de licenciatura; uma maior reflexão acadêmica sobre o imperativo da avaliação presencial na EAD; a extensão do programa da literacia informática, para os aprendizes e a revisão de políticas educacionais que tentam viabilizar a progressão na carreira do professor da EAD no Brasil.Item Avaliação da política pública de tecnologia em educação no RN, Brasil(2023) Teixeira, Solange Sara Pontes; Franco, Dulce Maria, orient.A presente investigação tem como objetivo a análise das políticas públicas de tecnologia educacional, a partir do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), no período de 2007 a 2021 no Estado do Rio Grande do Norte. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados neste estudo seguiram uma abordagem qualitativa, tomando como base os princípios da abordagem do ciclo de políticas, policy cycle approach, formulada por Stephen Ball. A população do estudo foi composta pelos professores que realizaram cursos nos NTE ativos no Estado e pelas três coordenadoras que atuaram no ProInfo a nível local. Foi construído, validado e aplicado um inquérito por questionário para os professores e entrevistas às coordenadoras do programa. Para o tratamento dos dados utilizou-se a análise de conteúdo e a interpretação destes foram organizados por meio do software MAXQDA 2022. Os resultados da pesquisa indicaram que o programa, nas perspectivas dos participantes, é relevante para a inserção das tecnologias digitais na educação, embora não tenha alcançado plenamente os seus objetivos em relação ao uso das TDCI na Rede Pública Estadual de Ensino.Item Avaliação de objetos virtuais de aprendizagem para o ensino superior à distância: um estudo numa universidade particular de São Luís-ma(2017) Neves, Luis Eduardo Pinheiro; Franco, Dulce Maria, orient.A presente investigação fundamenta-se nos processos de uso, seleção e avaliação de Objetos de Aprendizagem(OA) para a Educação à distância identificando as características que os mesmos devem ter. Os procedimentos descritivos e quantitativos tiveram por base estudo de caso com uma amostra de quarenta e oito educadores do Ensino Superior que avaliaram dois OA através de questionário com perguntas abertas e fechadas.Os resultados obtidos apontam para a necessidade de transposição de alguns fatores críticos entre os quais a qualificação dos atores envolvidos. Destacou-se que para seleção de um OA deve-se ter ser como base a definição de estratégia educacional que pode usar várias posturas teóricas conjuntas com equilíbrio entre os aspectos ditos pedagógicos e técnicos. O perfil do educador do estudo apontou para uso do computador na prática educacional com três ou mais anos de forma motivada, atuando como professor planejador ou na tutoria presencial. Os mesmos demonstraram alta percepção da necessidade de levar em consideração os critérios de seleção dos OA com variação no comportamento dos Coordenadores. Ratificaram-se essas características de percepção dos educadores através das analises especificas dos objetos avaliados, constatando-se ainda aspectos educacionais multifocais daqueles objetos, uma vez que não se identificou prevalência em relação á uma característica de forma expressivamente destacada.Item Concepções e práticas dos professores de ciências nas escolas estaduais de um município pernambucano(2018) Medeiros, Roberta Saraiva Batista e Silva; Franco, Dulce Maria, orient.Vivencia-se um momento de grandes mudanças em nossa sociedade, as quais refletem diretamente nos sistemas de ensino. A implantação das novas demandas devido aos novos paradigmas do conhecimento, implicam em necessidades relacionadas às políticas públicas de educação, nas práticas curriculares e nas práticas pedagógicas cotidianas da instituição escolar. A promulgação das leis de Diretrizes e bases da Educação Nacional Lei nº. 4.024/61 e Lei nº.5.692|71 representou um grande marco para o ensino de Ciências no Brasil, efetivando e garantindo o ensino em todas as séries do primeiro grau. O objetivo do presente estudo foi analisar a importância atribuída ao Ensino baseado no Saber Científico pelos professores de Ciências Naturais (6º ao 9º anos), das escolas Estaduais de Educação Básica do município de Moreilândia- PE, especificando de que forma suas práticas estão de acordo com essa premissa. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza descritiva e qualitativa. A amostra envolveu 11 professores, com idades entre 25 e 45 anos. A pesquisa foi desenvolvida em três Escolas de Ensino Fundamental da rede Estadual de um Município de Pernambuco, Como instrumentos de pesquisa utilizou-se a entrevista, a observação e a análise documental. Percebeu-se uma preocupação dos docentes e gestores em desenvolver o trabalho com projetos de acordo com os temas transversais e, com problemas voltados para a comunidade, que visem uma melhoria no comportamento em relação à preservação do patrimônio público comum.Item O design instrucional como parte da metodologia de ensino em ambientes virtuais de aprendizagem(2019) Melo, Vinicius Batista; Franco, Dulce Maria, orient.Esta dissertação se iniciou considerando que a virtualização do ambiente de ensino é parte da cibercultura. Depois de embasados os conceitos foram apontadas as boas práticas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) respaldadas por artigos que contextualizam a prática da virtualização da educação no Brasil. Dentre estas práticas, o Design Instrucional (DI) atua como uma metodologia possibilitadora da virtualização do ambiente de ensino.O propósito deste estudo foi evidenciar a prática Design Instrucional num ambiente virtual de aprendizagem. A questão principal que norteou a investigação centrou-se na forma como os elementos de DI atuam na prática de ensino midiatizado em educação à distância, num AVA.O estudo se desenvolveu numa Instituição de Ensino Superior (IES) na modalidade EAD do Brasil. Foram disponibilizadas cinco turmas, 5 professores que também atuam como tutores e 120 alunos, bem como o ambiente de aprendizagem utilizado.Foram utilizadas três formas de coletas de dados: entrevistas aos professores, um questionário aos alunos e análise heurística. Estes dados foram analisados individualmente e submetidos a análise vertical onde foram devidamente interpretados.Como conclusão, foram levantados os elementos caracterizadores da prática de DI no AVA e foram ressaltadas características de design gráfico e planejamento como fundamentais para o entendimento de DI. Também foram apontadas as diferentes atuações de designers gráficos, professores e tutores como agentes promotores de DI em AVA.Item Educação escolar mediada por tecnologia no município de Manacapuru-AM: um estudo sobre as aulas do componente curricular da química junto aos alunos do 3º ano do ensino médio(2018) Monteiro, Darlinda Dias; Franco, Dulce Maria, orient.A presente pesquisa aborda um estudo de caso sobre o desempenho das aulas do componente curricular da Química junto aos alunos do terceiro ano do ensino médio sob a vertente da Educação Escolar Mediada por Tecnologia (EMPMT). Os objetivos definidos para esta investigação busca apresentar o processo de produção e transmissão das aulas realizadas no Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM), aplicadas nas escolas atendidas em Manacapuru. Pretende-se também identificar os possíveis pontos fortes/fracos decorrentes do processo ensino/aprendizagem na componente curricular de Química através do EMPMT. Para isso, utilizou-se a pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso com a utilização dos seguintes instrumentos: análise documental e questionários. O questionário foi aplicado aos alunos e professores presenciais que atuam no EMPMT em quatro escolas do municipio de Manacapuru. A análise dos dados permitiu a identificação de alguns avanços e algumas dificuldades na parte pedagógica: a falta de materiais didáticos, a ausência de formação continuada aos professores presenciais, o tempo insuficiente, ausência de livro didático. Na parte tecnológica foram identificados: falha no fornecimento de energia, falhas na rede de internet e material de consumo. Apesar dos resultados encontrados conseguiu-se definir as etapas para promoção da aprendizagem da disciplina da Química.Item A inclusão digital na terceira idade: a integração das TIC numa Escola Superior Sénior(2014) Gomes, Mara Elizabette Calengue; Franco, Dulce Maria, orient.A partir do momento em que foi criada a primeira Universidade para a Terceira Idade (UTI) em Portugal em 1978, o seu número nunca mais parou de crescer, espalhando-se um pouco por todos os distritos, na tentativa de acompanhar um cada vez maior número de idosos, nas mais variadas áreas do saber. Tendo como ponto de partida a investigação realizada sobre o ensino das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aos seniores, esta dissertação teve como objetivo global compreender as perspetivas, as dinâmicas e os procedimentos dos principais atores de uma UTI (os formadores, os alunos, a direção da Universidade Sénior), tendo todo o estudo sido organizado a partir da pergunta que orientou esta investigação e que se centrou em saber qual o impacto das TICs na formação de adultos desta faixa etária e também se essa formação os vai ajudar a melhorar a sua qualidade de vida. Neste contexto foram trabalhados vários conceitos tais como o envelhecimento, a solidão, o envelhecimento ativo, a aprendizagem ao longo da vida, a formação de adultos e a sociedade da informação e do conhecimento. O estudo desenvolveu-se numa perspetiva qualitativa, exploratória e com características descritivas, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas aos professores e ao reitor da UTI, bem como questionários a 25 alunos seniores. Das conclusões salienta-se que a oferta diversificada que esta Universidade alvo deste estudo tem ao dispor dos seus alunos, no âmbito das TIC, apresenta-se como uma importante componente para o desenvolvimento pessoal dos idosos não só nas suas competências ao nível das TIC, como também nos seus interesses e relacionamentos, contribuindo para a sua qualidade de vida, afastando-os da solidão e do isolamento social.Item Metodologia webquest : uma estratégia para a aprendizagem da disciplina de filosofia no 9.º ano de escolaridade(2022) Moura, Hayla Francisca Ferreira Viana; Franco, Dulce Maria, orient.A WebQuest é uma estratégia docente que consiste em um conjunto de orientações para a pesquisa de modo que os alunos obtenham um percentual de informações ou todas as informações de necessitam a partir dos recursos da Word Wide Web. A presente pesquisa tem como objetivo investigar de que maneira a estratégia metodológica WebQuest possibilita um melhor resultado de aprendizagem face ao ensino tradicional. Nesse contexto, fez-se uma investigação para avaliar o impacto dessa metodologia na aprendizagem, construindo-se e validando-se uma WebQuest sobre o tema “As Classes Sociais: origem e desenvolvimento” que foi trabalhado na disciplina de Filosofia com os alunos do 9.º ano de uma escola pública federal, na cidade de São Luís-MA (Brasil). A pesquisa experimental ocorreu em duas turmas do ensino fundamental (turma controle e experimental). Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários, sendo o primeiro referente à caracterização do grupo alvo da pesquisa e o segundo sobre a experiência com a metodologia WebQuest e sobre os conhecimentos adquiridos. Foi realizada uma entrevista à professora titular da disciplina de Filosofia das turmas A (uso da WebQuest) e B (ensino tradicional). Os resultados permitiram verificar que a metodologia WebQuest é um recurso metodológico importante no processo do ensino aprendizagem pois, possibilita ao aluno utilizar recursos tecnológicos para aprender e pesquisar sobre Filosofia de forma mais dinâmica, significativa e ao seu ritmo de aprendizagemItem O papel das tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: quais desafios em Angola?(2020) Bonga, Isaac Saquengue; Franco, Dulce Maria, orient.Esta pesquisa pretende contribuir para a melhoria de um dos problemas atuais na formação profissional de professores do ensino de base e médio no uso da tecnologia da informação e comunicação no ensino superior. Esta investigação é qualitativa quantitativa, e teve por base a aplicação de uma estratégia pedagógica para melhorar o desempenho pedagógico profissional dos professores das escolas primárias e secundárias na província do Huambo. A proposta prática, visa promover a melhoria do desempenho pedagógico profissional, no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas ministradas pelos professores do ensino de base e médio, cuja implementação está estruturada em quatro etapas: diagnóstico, design, execução e avaliação com os objetivos pretendidos e ações correspondentes. A avaliação de especialistas e o experimento pré-pedagógico realizado a 27 profissionais que participaram das formas de aprimoramento, possibilitou verificar a melhoria do desempenho profissional pedagógico com o uso das TIC pelos professores, com base na execução da Estratégia Pedagógica proposta, que consiste na utilização desse método em sala de aula pelos professores. Sendo assim, torna-se uma estratégia pedagógica como uma opção válida para melhorar o desempenho pedagógico profissional dos professores do ensino de base e médio, refletindo-se assim na melhoria do desempenho dos alunos.Item Percepção discente em relação ao uso das tecnologias de informação e comunicação na sua formação em fisioterapia(2016) Lima, Jacqueline Evani dos Santos Souza; Franco, Dulce Maria, orient.O processo educativo formal passa por mudanças devido à inserção de tecnologias associadas ao processo de aprendizagem, tornando-o cada vez mais interativo e construtivista. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto do ensino superior é uma estratégia que possibilita articular e aperfeiçoar a formação de profissionais de Fisioterapia através das possibilidades de uso de diferentes ferramentas facilitadoras ao aprendizado sob a visão dos discentes. O presente estudo tem como objetivo identificar as percepções dos discentes do curso de Fisioterapia, de uma Faculdade de Campina Grande, em relação à utilização das TIC na formação acadêmica. Trata-se de um estudo de caso, classificado como Quali-Quantitativa, do tipo exploratória e descritiva. A população foi composta por alunos dos 1º ao 5º período do curso de Bacharelado em Fisioterapia dos turnos matutino e noturno. O instrumento utilizado foi um questionário de perguntas fechadas e uma aberta. A análise dos dados obtidos da questão aberta foi a técnica de análise de conteúdo e as questões fechadas foram avaliadas através de uma estatística descritiva, ou seja, foram armazenados e analisados no Software Excel. Os resultados apontaram que 80% dos sujeitos investigados são mulheres solteiras com idades entre 18 e 23 anos, que possuem computador, acessam a internet por smartphones e o seu uso é para pesquisa acadêmica e profissional, entretenimento e comunicação. No presente trabalho, foram apresentados aspectos positivos e negativos que, na ótica dos participantes, devem ser considerados para o uso das TIC na formação do fisioterapeuta.Item Programa ensino médio presencial com mediação tecnológica : tempos e espaços escolares em transformação(2018) Nascimento, Claudia Gomes; Franco, Dulce Maria, orient.O presente estudo é resultado de uma investigação de natureza qualitativa e tem como objetivo conhecer as transformações ocorridas, em tempos e espaços diferentes, nas comunidades participantes do Programa “Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica” desenvolvido pelo Governo do Estado do Amazonas/Brasil por meio do Centro de Mídias de Educação (CEMEAM), contemplando as experiências vivenciadas pelos sujeitos intervenientes, professores e alunos de três escolas localizadas nas comunidades rurais dos municípios de Manaus e Iranduba de acordo com as demandas oferecidas pela Secretaria de Estado da Educação aos 62 municípios do Amazonas, localizados em área rural de difícil acesso. Apresenta como referenciais para esta pesquisa, as contribuições de Lévy (2004), Kenski (2012), Moran (2003) e Melo Neto (2012), cujas investigações têm favorecido a consolidação de uma concepção sobre o processo de aprendizagem diferenciada por meio das tecnologias da informação e comunicação (TIC), como resultado das transformações ocorridas nos sujeitos intervenientes e, porventura, em suas comunidades e, ainda, com a proposta metodológica de Proetti (2006). Os resultados conseguiram evidenciar as transformações ocorridas e as possíveis intervenções a ocorrer nas comunidades rurais dos municípios de Manaus e Iranduba, no Estado do Amazonas, por meio das ações do Programa Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica.Item A tecnologia da informação e comunicação como mediadora do ensino e aprendizagem da língua portuguesa(2015) Andrade, Márcia Cilene Lima de; Franco, Dulce Maria, orient.As inúmeras possibilidades de manifestação da linguagem são refletidas nos avanços tecnológicos. As exigências do cenário atual trazem ao campo educacional práticas educativas que contemplem as formas de comunicação e conhecimento viabilizados pelas mídias eletrônicas, requerendo dos docentes mudanças paradigmáticas. O presente trabalho buscou investigar a relação dos educadores da rede municipal do Recife com o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação, focando o processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Para tal compreensão foi realizada pesquisa de campo, com aplicação de questionário e entrevistas. A investigação buscou fundamentação em pesquisadores e especialistas nas áreas de informática, educação e ensino da Língua Portuguesa, entre eles, Levy (1993), Castells (1999), Morin (2002), Teodoro (2003), Demo (2000), Soares (2002), Teberosky (2003), Ferreiro (2008) e Xavier (2010). O estudo teve uma abordagem qualitativa/quantitativa, de caráter explicativo e descritivo, realizando a análise de conteúdo. O trabalho metodológico embasou-se em Severino (2007), Richardson (2010), Gil (2010), Minayo (2000), Chizzotti (1991) e Bardin (2011). Os achados possibilitaram a compreensão das barreiras e avanços no processo de apropriação tecnológica da amostra investigada. Acredita-se que, esses sujeitos estão em via de familiarização com as tecnologias digitais, lançando-se aos desafios e freneticidade de forma consciente e necessária.Item Uso das tecnologias da informação e comunicação como facilitadoras da aprendizagem significativa no ensino de ciência(2015) Silva, Valéria Diniz da; Franco, Dulce Maria, orient.O conhecimento científico é fundamental quando se refere ao currículo sobre o ensino de Ciências, no entanto, torna-se imprescindível considerar o processo no qual um novo conhecimento se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva à estrutura cognitiva do aprendiz; ou seja, permitir ao educando a construção de uma aprendizagem significativa. Parte daí a preocupação da escola a buscar novos meios para melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como facilitadoras da aprendizagem significativa tem sido constante nos tempos atuais, podendo-se encontrar vários tipos de pesquisas nesta área. O objetivo deste trabalho é realizar uma análise sobre o uso das TIC como instrumento didático–pedagógico em duas instituições da rede pública de ensino envolvendo oito professores, dois coordenadores e dois gestores de escola. De acordo com os resultados da pesquisa é possível concebermos uma aprendizagem significativa vivenciada através do desenvolvimento da autonomia, da interação e da mediação. Destaca-se a relevância de novas investigações e aprofundamentos de políticas educacionais, visando contribuir para um ensino de qualidade, no qual as TIC sejam aliadas na efetiva construção de aprendizagens significativas. Esta investigação trata-se de uma descrição qualitativa, Cujo aporte teórico utilizou as categorias aprendizagem significativa, ensino de ciências e TIC.Item O uso das tecnologias de informação e comunicação (tic) na formação contínua de professores numa instituição de ensino superior em Angola(2020) Alberto, Manuel Saculanda; Franco, Dulce Maria, orient.Este estudo situa-se na linha das preocupações que nos remetem para a problemática da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no sistema educativo. A formação contínua de professores é um fator de valorização da atividade profissional desta classe e para o qual tem contribuído muito o avanço da ciência e da tecnologia. A presente investigação aborda o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação de professores numa Instituição de Ensino Superior em Angola. A parte teórica deste estudo aborda a melhoria da qualidade do Sistema Educativo em Angola e a inserção das TIC, a nível nacional e internacional e a evolução do seu uso na formação de professores. Foi feita uma investigação qualiquantitativa com 80 professores, aos quais foi aplicado um inquérito por questionário e feitas entrevistas aos elementos da direção da referida instituição. Os resultados permitiram constatar que o uso das TIC contribui para a melhoria da intervenção e da participação dos professores no processo de ensino- aprendizagem. A maioria dos professores é da opinião que é imperioso que se invista mais na formação, de forma a que os professores possam utilizar as TIC de modo fácil, eficiente e eficaz. Desta forma admitiriam ser possível, a aplicação de recursos educativos utilizados durante a formação, pois a escola tem que ter a capacidade material, didática e humana de forma a promover e contribuir para a formação de cidadãos virados para o futuro..Item O uso do software Educandus como recurso didático no ensino de Biologia com ênfase nos conteúdos de Ecologia para os alunos do ensino médio das escolas de referência de Garanhuns-PE(2015) Bezerra, Joelma Pimentel; Franco, Dulce Maria, orient.O Software Educandus é pertinente para o processo de ensino nas escolas de referência participantes nesta pesquisa. Foi possível perceber que os alunos consideram que o uso do Software Educandus viabiliza com mais qualidade a aprendizagem. Tal situação determinou a finalidade desta pesquisa: compreender como o Software Educandus tem contribuído para aquisição do conhecimento dos educandos, nomeadamente, no ensino da Biologia e, especificamente, na Ecologia. Desta maneira, compreende-se que a Tecnologia de Informação e Comunicação(TIC) tende a corroborar para que tanto educadores e educandos possam, com eficiência, desenvolver as competências e habilidades necessárias para o processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente, a presente pesquisa partiu de uma revisão de literatura à luz de alguns teóricos tendo sido utilizados um questionário e uma entrevista semiestruturada. A análise dos dados quantitativos ocorreu por meio do uso da folha de cálculo EXCEL e a análise dos dados qualitativos foi interpretada através da análise do discurso. Diante dos resultados compreende-se que os professores utilizadores do Software Educandus consideram que é uma mais valia sentindo,contudo, dificuldades na sua utilização o que os diferencia em relação aos alunos no uso do mesmo software. Dessa maneira, o uso dasTIC é pertinente para aprendizagem dos educandos e contribui para uma melhor prática pedagógica nas aulas ministradas.