Percorrer por autor "Tavares, Manuel, orient."
A mostrar 1 - 20 de 35
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A afetividade na relação pedagógica: concepções de alunos(as) e professores(2014) Lourenço, Marilú do Nascimento Salvador; Tavares, Manuel, orient.O presente trabalho analisa as concepções de alunos (as) e professoras, sobre a afetividade na relação pedagógica, numa escola de rede pública de Natal (RN), Brasil. A pesquisa procura examinar, numa abordagem qualitativa, alguns conceitos e aspectos concretos vivenciais, que permitam compreender melhor as dimensões afetivas no contexto da sala de aula entre professor e alunos. Para isso, são inquiridos professoras, alunos (as), além da literatura cientifica que trata da temática, até mesmo, por se tratar também de uma pesquisa bibliográfica. A intenção, na verdade, foi ilustrar este estudo com as mais diversas ideias e pensamentos dos pressupostos da Teoria do Desenvolvimento, em sua abordagem interacionista, dentro de uma perspectiva sócio histórica, que enfatiza o aspecto das emoções nas construções do conhecimento contemplando o sujeito nos aspectos biopsicossocial e emotivo, o que nos estimulou a desenvolver uma série de tópicos neste estudo esboçado. Nesta perspectiva, teóricos apontam que a afetividade na relação pedagógica é essencial para o desenvolvimento intelectual de seus agentes sociais, capaz de promover avanços tanto no ensinar, quanto no aprender, por ser um objeto importante para se pensar os passos do afeto, no contexto da sala de aula, seus acessos e possibilidades. Em nossa pesquisa, a partir da dimensão teórica e do campo empírico trabalhado, buscamos mostrar a afetividade enquanto valor social, acreditando ser ela uma contribuição fundamental entre professor e alunos, capaz de possibilitar laços positivos na relação dos sujeitos, que deve ser vista como um jogo de trocas simbólicas de forma respeitosa, definindo o lugar de cada um, para que, nesta relação, professor e alunos possam assumir a posição de seres comprometidos um com o outro.Item Aquisição de hábitos de trabalho e valores de cidadania em Percursos Curriculares Alternativos: uma educação inclusiva ou excludente?(2012) Galhardo, Ana Catarina Almeida; Tavares, Manuel, orient.O trabalho apresentado decorre do Projecto de Intervenção realizado no âmbito do Mestrado em Educação Especial: domínio cognitivo e motor, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. A presente intervenção contempla o trabalho realizado com uma turma de currículo alternativo (Cursos de Educação e Formação de Jovens), no que concerne à aquisição de hábitos e métodos de estudo e trabalho, bem como à interiorização de determinados valores de cidadania, potenciadores da aquisição de alguma motivação para a aprendizagem. O enquadramento teórico facilitará a compreensão das pedras basilares da intervenção, bem como das posições defendidas relativamente à escola inclusiva, à educação para a cidadania, à escola como espaço de luta contra a exclusão e o estigma e à possibilidade de uma aprendizagem significativa e integradora. Para obter informações sobre a turma em questão, sobre a sua integração num espaço escolar específico e para delinear todo o processo de intervenção foram utilizados vários suportes metodológicos, a saber, a pesquisa documental, a observação naturalista, os questionários e diversos instrumentos de registo (notas de campo). Os princípios que orientaram a intervenção realizada, tendo como horizonte uma investigação - acção, bem como os objectivos definidos para a turma, as diversas actividades realizadas, os métodos de avaliação dessa mesma aprendizagem e a colaboração de todos os intervenientes neste processo, permitiram a constatação de algumas melhorias relevantes na área académica e social, em alguns alunos. As práticas educativas que delinearam esta intervenção permitiram desbravar novos caminhos em direcção a novas formas de encarar o ensino de jovens em risco de abandono escolar, permitindo uma nova visão da importância de uma escola democrática, integradora e acolhedora. Considerando-se que no início estávamos perante um grupo-turma com muitas dificuldades comportamentais, com falta de auto-estima e gosto pela escola e com total ausência de métodos e hábitos de estudo e trabalho, pode afirmar-se que todos os alunos melhoraram nos aspectos referidos, demonstrando um comportamento mais adequado em sala de aula e adquirindo alguns métodos e hábitos de estudo relevantes para o sucesso escolar.Item A arte de contar histórias : a literatura infantil como mediação pedagógica(2010) Chaves, Svetlana da Silva Ribeiro; Tavares, Manuel, orient.O presente trabalho tem por objetivo analisar as contribuições dos contos de fadas como mediação do trabalho pedagógico, com crianças de 4 a 6 anos, inferindo como a literatura infantil possibilita a construção de modelos cognitivos e contribui para uma educação moral. Foi norteado através de uma pesquisa qualitativa de caráter explicativo, utilizando pesquisa bibliográfica, de campo, através de observação e da aplicação de um questionário a dez professoras, procurando saber: como definem a importância da literatura infantil no processo de construção de modelos cognitivos; qual a reação das crianças após a leitura de uma história infantil; quais os obstáculos para introduzir as histórias infantis no cotidiano; e como avaliam a literatura infantil em sala de aula. De acordo com as observações em campo, algumas professoras gostam e têm o hábito de contar histórias infantis para seus alunos, criando um clima que estimula o interesse dos alunos. Outras professoras contam histórias de forma rápida ou demorada demais, mostrando alguma desmotivação. De qualquer forma, confirmamos que a literatura infantil é uma atividade educativa, complementar à atividade pedagógica, exercida na escola e que pode contribuir para reforçar diversas aprendizagens, por analogia com a realidade vivenciada pela criança e, ao mesmo tempo, contribuir para a construção/sedimentação de valores, sejam eles ético-morais ou estéticos.Item Avaliação do desempenho docente : objectivos e controvérsias(2010) Gomes, Maria do Céu; Tavares, Manuel, orient.Actualmente, no campo específico da educação, a avaliação do desempenho tem vindo a assumir uma importância crescente e uma maior atenção dos investigadores pelos contextos escolares e pela relação directa entre a qualidade das abordagens de ensino e os níveis de desempenho dos alunos. No contexto do sistema educativo português, a preocupação com a eficácia passa a considerar a avaliação dos professores como uma prioridade, trazendo à discussão a profissionalidade docente e a sua avaliação. Assim, este estudo tem como objectivo a análise dos elementos potenciadores e condicionadores do actual modelo proposto pelo Decreto Regulamentar 2/2008 de 10 de Janeiro, bem como a sistematização de elementos complementares e /ou alternativos ao modelo vigente, a partir do que perspectivam os professores de uma escola secundária. Para a sua realização utilizou-se uma abordagem qualitativa suportada na grounded theory - estudo de caso. As técnicas de colheita de dados foram as entrevistas a nove docentes participantes e a análise de documentos relacionados com a política educativa da escola. O estudo permitiu concluir que o modelo apresenta dimensões controversas e que estas condicionam os objectivos intrínsecos do mesmo, sendo que a prevalência de questões burocráticas dificulta a sua implementação. Em consequência foram apresentadas algumas recomendações.Item Cecília Meireles, uma educadora à frente do seu tempo: um estudo sobre a influência das crônicas educacionais no referencial curricular nacional para a educação infantil(2020) Pereira, Diana Abreu; Tavares, Manuel, orient.A presente pesquisa centra-se no pensamento educativo de Cecília Meireles e na sua influência na construção do referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa, essencialmente de caráter bibliográfico e documental, foi analisar, a partir do estudo das crónicas da autora, do Manifesto dos Pioneiros e do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, as influências do pensamento pedagógico de Cecília Meireles. Para tanto, a questão de pesquisa que nos norteou foi: “quais as influências do pensamento de Cecília Meireles na elaboração do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil?”. Com isso, epistemologicamente, seguiram-se as perspectivas Construtivistas e Interacionistas como fundamento teórico. Ademais, as categorias analíticas utilizadas foram: concepções de infância, educação infantil, escola de qualidade, escola participativa, escola laica, relação professor-aluno e afetividade. Diante disso, no tocante à metodologia, optou-se por uma abordagem hermenêutica, a partir dos estudos de Paul Ricoeur, com a finalidade de desvelar os diversos sentidos dos textos em análise. Por fim, as principais conclusões do estudo apontam para uma estreita relação entre o pensamento pedagógico e político de Cecília Meireles e o Manifesto dos Pioneiros da Educação e os princípios que sustentam o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.Item Clima de escola, organização e liderança na perspectiva dos alunos : um estudo de caso numa escola básica e secundária no Concelho de Torres Novas(2011) Trincão, Deolinda Maria Crespo Portela Vieira; Tavares, Manuel, orient.Os estudos sobre o clima de escola partiram das teorias clássicas das organizações e sofreram a sua primeira e grande influência com a teoria das relações humanas. É no cerne desta teoria que emerge uma das primeiras conceptualizações de clima organizacional, mediante a valorização da componente perceptiva na explicação do comportamento da organização e da importância dada ao lado humano da escola, nas suas dimensões psicológica e social. Com o nosso estudo pretendeu-se conhecer a opinião dos alunos e órgãos de gestão da escola nas pessoas do Director e Presidente do Conselho Geral sobre o clima da sua escola, tendo em atenção várias dimensões do clima de escola em geral, e também a opinião dos órgãos de gestão da escola sobre a organização e liderança na escola. Para a concretização dos objectivos efectuou-se um estudo de caso, tendo a investigação incidido numa escola básica com segundo, terceiro ciclo e ensino secundário do concelho de Torres Novas. Para a realização do estudo, optou-se por uma abordagem associada dos paradigmas qualitativo e quantitativo, tendo-se procedido à aplicação de entrevistas semi-estruturadas aos representantes dos dois principais órgãos de gestão da escola Director e Presidente do Conselho Geral, e à aplicação de um questionário, a uma amostra representativa constituída por 146 alunos. Com base nas opiniões dos participantes identificámos os pontos fracos e pontos fortes da organização em causa. A análise dos dados indicou-nos a existência de uma percepção global positiva do clima da escola, em quase todos os aspectos estudados. Quanto aos alunos, declararam uma imagem positiva dos professores, consideraram existir um bom clima relacional entre alunos e professores, entre os seus pares, entre professores e um clima de justiça imparcial. Os resultados demonstraram existir pontos fracos ao nível da segurança. Esses pontos referem-se a locais onde os alunos se sentem menos seguros, nomeadamente, a entrada da escola e o recreio.Item A construção da Gestão Democrática : um estudo de caso em escolas públicas de Natal-RN(2010) Lopes, Evanilva de Brito; Tavares, Manuel, orient.Esta dissertação aborda sobre as "Políticas Educacionais e Gestão Escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental", na qual avaliamos a implementação da gestão democrática em escolas públicas estaduais, considerando a contribuição do PPP, do Conselho Escolar e do Caixa Escolar nos processos de participação, autonomia e descentralização da gestão escolar, em busca da construção de urna escola democrática. Quanto aos resultados da pesquisa, constatamos que, apesar das ações do Projeto Político-Pedagógico - PPP, do Caixa Escolar e do Conselho Escolar constituírem-se de um mecanismo de acesso à gestão democrática, evidenciam-se eminentes pontos fracos em suas sistemáticas devido à própria estrutura organizacional da política educacional neoliberal, que não conta com as condições curriculares, institucionais e financeiras necessárias para o êxito da gestão democrática escolar. Mediante a pesquisa, podemos entender que a operacionalização da política voltada para a gestão democrática escolar coaduna-se ao ideário da Reforma Educacional dos anos 90, articulada aos interesses neoliberais, que atribuiu à privatização, descentralização, desregulamentação e focalização dos princípios norteadores do sistema público de ensino e que não correspondem completamente aos propósitos de autonomia, participação e descentralização de qualidade social.Item Contribuições teórico-metodológicas para produção de materiais didáticos : um estudo das aplicações computacionais para a construção de recursos de aprendizagem em ambientes virtuais(2012) Ota, Marcos Andrei; Tavares, Manuel, orient.Com o aumento acelerado da oferta de cursos na modalidade a distância nas instituições privadas de ensino superior brasileiras e com a ampliação de serviços e produtos para atender a demanda de produção dessa modalidade de ensino. Surgem, consequentemente, novos desafios e referenciais teórico-metodológicas para produção de materiais didáticos em espaços virtuais de aprendizagem. Para tanto, esta pesquisa visa investigar elementos que potencializem o uso de aplicações computacionais que são disponibilizados em ambientes virtuais de aprendizagem, na tentativa de fornecer contribuições para indicação de parâmetros de qualidade para a construção de recursos de aprendizagem para o ensino e aprendizagem no ensino online. Com isso, as condições que podem propiciar a ressignificação dos processos de mediação pedagógica e construção de material didático em AVAs passam a ser elementos importantes a se considerar. Além de contemplar os recursos computacionais, surge a necessidade de identificar o perfil dos profissionais (professor conteudista e designer instrucional) envolvidos diretamente com o processo de elaboração de materiais, sem desconsiderar as ferramentas ágeis de produção (rapid learning) como possíveis elementos facilitadores para aprimorar a qualidade de aula e ainda, constatar por meio de um mapeamento a experiência dos alunos diante do preparo das aulas. Com base nas contribuições e nos achados referenciados nessa investigação, sob o olhar de autores consagrados na escolha da temática em questão, vislumbram-se os conceitos norteadores das teorias da aprendizagem, da motivação, do perfil formador na visão docente e discente, dos estilos de ensino e aprendizagem online, dos processos cognitivos, do planejamento e produção de um curso, dos recursos e interfaces educacionais e, por conseguinte, dos aspectos interacionais promovidos no ensino online. Os temas sobre educação e sociedade foram embasados em textos de Delors (1996), Santos (2002) e Castells (1999). Foi estudada, ainda, a relação docente com as novas tecnologias nas visões de Moran (2007), Lévy (1999) e Demo (1993) e por último as contribuições de Filatro (2007, 2008) sobre as competências necessárias para atuação e participação do trabalho do Designer Instrucional no processo de elaboração de material para facilitar aspectos inerentes à cognição e facilitação do ensino e aprendizagem. A escolha metodológica aplicada na pesquisa pode ser considerada qualiquantitativa, por preocupar-se não apenas em quantificar as opiniões, mas também fornecer elementos que possam gerar contribuições para ampliar a qualidade de serviços nesse cenário. O percurso escolhido para análise dos dados se deu a partir da criação de um curso gratuito de extensão acadêmica a distância, onde foi adicionado um questionário para os alunos participantes que tinham perfil de idade de 18 a 35 anos (gerações de 70', 80' e 90') com intuito de investigar as contribuições dos aplicativos utilizados para contextualizar o material teórico disponibilizado no AVA.Item O controle judicial das politicas públicas em relação ao direito à educação e a teoria da reserva do possível:análise sob a ótica do Supremo Tribunal Federal(2015) Leite, Claudia Farinelli; Tavares, Manuel, orient.O direito a educação, como direito fundamental, é previsto constitucionalmente em nossa Carta Magna de 1988, sendo de imediata aplicabilidade. Entretanto, para efetivação desse direito, como dos demais direitos fundamentais, faz-se necessária a criação e implementação de políticas públicas por parte do Estado, enquanto Executivo e Legislativo, garantidoras desses direitos essenciais à coletividade. Todavia, quando o Poder Público é omisso na garantia desses direitos, relegando os cidadãos ao arbítrio de seus governantes, surge a indagação acerca da possibilidade de intervenção de Poder Judiciário nas políticas públicas, visando a garantia de tais direitos, inobstante a escassez de recursos financeiros, argumento utilizado pelo Estado para justificar sua omissão. A presente pesquisa busca analisar a possibilidade de intervenção do Poder Judiciário na criação e implementação de políticas públicas educacionais, frente a omissão do Estado, bem como se a reserva do possível seria um óbice à efetivação do Direito a Educação, utilizando como objeto de análise desta pesquisa decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal.Item Crise de Identidade docente(2012) Costa, Gilcéa Maria Borba; Tavares, Manuel, orient.Esta pesquisa versa sobre a crise de identidade docente e tem como objetivos averiguar de que maneira o professor do ensino fundamental, na rede pública de ensino, vem ressignificando sua atuação docente, frente a um contexto de profundas mudanças, nos padrões de autoridade estabelecidos pela sociedade; investigar o contexto social da pósmodernidade, relacionando-o à educação e compreender as razões do desprestígio profissional que os professores sofrem na atual conjuntura. Essa temática se insere no debate sobre as identidades presente nas produções nacionais e estrangeiras inseridas nas obras de Nóvoa (1999), Lopes (1999); Sacristán (1999) Dubar (2005, 2006), Hall (1999) entre outros. Para seu desenvolvimento estabelecemos como percurso metodológico a abordagem qualitativa, como técnica de análise de dados a análise do conteúdo, apresentada por Bardin (2011), que oferece seu trabalho como um guia ao pesquisador. Trabalhamos com questionário de identificação dos professores e entrevista, aplicada a oito docentes de duas escolas de cidades e redes de ensino diferentes. Como resultados encontramos, nos depoimentos dos professores, incertezas em relação ao exercício do seu trabalho, angústias nos relacionamentos com os discentes, sentimentos contraditórios em relação à profissão, questionamentos associados à formação docente, dificuldade em transpor as teorias adquiridas nas formações à prática, sensação de impotência perante a atual reputação profissional docente.Item Da periferia à cidade: a vivência da cidadania na perspectiva dos alunos do 9º ano em uma escola(2011) Ferreira, Iraçon José; Tavares, Manuel, orient.Este trabalho pretende desenvolver de forma teórica, conceitual e histórica a questão da cidadania no cenário do CEFYA, percebendo a passagem da ideia de cidadania do plano ideal para as realidades práticas vivenciadas na escola. O objetivo desta pesquisa é a compreensão do processo de construção da cidadania em uma escola pública do Tocantins na perspectiva dos alunos do 9º ano da referida escola. Inicialmente foi feito um estudo sobre as principais compreensões de cidadania construídas desde a antiguidade até os tempos atuais, bem como, um resgate de educação popular no Brasil. Daí a compreensão da cidadania como efetivação da dignidade humana e, no âmbito da escola, como direito a participação, a formação de uma consciência crítica e ao respeito à diversidade. O trabalho de identificação do exercício da cidadania no âmbito da escola foi feito através da análise de documentos da própria escola, de questionários e partilha em grupo com os alunos do 9º ano. O estudo evidenciou que o Centro Educacional desenvolve uma pedagogia participativa de pais, da sociedade e da escola, propiciando experiências construtoras de cidadania, relativo à agregação da família, vivência comunitária etc. Portanto, existe no Centro Educacional uma preocupação em qualificar o projeto político-pedagógico e elaborar projetos que são importantes para o avanço dos processos participativos e comunitário. À luz de reflexões críticas, especialmente de Paulo Freire, chega-se à conclusão de que o CEFYA avançou muito nas experiências de cidadania visando à superação das práticas pedagógicas tradicionais. Esse avanço está embasado numa práxis libertadora-emacipatória, fundamentada no diálogo. O Centro Educacional torna-se, a cada dia, num espaço de formação de cidadãos conscientes, críticos e dialógicos. Para tanto, o conhecimento deste ambiente escolar cresce em cidadania, por vir acompanhado de relações democráticas, dialógicas e participativas.Item O desenvolvimento do capital intelectual e sua relatividade na alavancagem de actividade fim da Petrobras(2013) Santos, Marival Matos dos; Tavares, Manuel, orient.Na era da multiplicação da informação, do saber e da Ciência, as nações e suas empresas estão evoluindo aceleradamente para uma sociedade do conhecimento interligada em rede. Nessa perspectiva, o novo DNA das Organizações são os bits, bytes, terabytes, informação, conhecimento e a sua transformação em inteligência econômica, e não mais, exclusivamente, a posse e a propriedade de capital financeiro e de matérias-primas transformáveis. Um dos fatores para esse avanço é a permanente geração do Capital Intelectual e a sua transformação em resultados. Assim, as Organizações empresariais que não criam conhecimentos e não inovam seus processos, produtos e serviços, na era da infovia, estão condenadas à entropia. A PETROBRAS, em face das suas necessidades operacionais e considerando o modelo de desenvolvimento incipiente das Universidades brasileiras, desde meados dos anos 50, verticalizou o processo de desenvolvimento técnico-científico, isto é, a produção do Capital Intelectual, visando a alavancagem da sua atividade-fim. A presente tese é um mergulho na dinâmica do desenvolvimento do Capital Intelectual da PETROBRAS ao longo de suas diferentes trajetórias tecnológicas, considerando seus saberes, redes de aprendizagem, P&D, informação e a sua Universidade Corporativa como os principais eixos determinantes de um paradigma técnico-científico de desenvolvimento do conhecimento da Organização, em princípio, renovável, o qual, nesta Tese, o apresentamos consubstanciado como um Paradigma de Desenvolvimento do Capital Intelectual, aplicado ao longo das referidas trajetórias tecnológicas. A partir desse contexto, pretendeu-se investigar como a PETROBRAS produz, aplica e gerencia o Capital Intelectual, dissecando sua relatividade, natureza, valor, posse e propriedade enquanto bem econômico, e como o transforma em resultados benéficos à corporação e aos seus Stakeholders. Depreende-se que a Estatal é uma Organização ILCK, porém bicéfala, cujo capital intelectual é produzido e controlado principalmente pelo CENPES e por sua Universidade Corporativa, mas é também fruto de parcerias exógenas. O seu Capital Humano, principal expressão do seu Capital Intelectual, surpreendentemente, apresentou um valor monetário muito baixo relativamente ao elevado valor do seu Capital Intelectual. Entretanto, como fruto de um Capital Estratégico e Político e da relatividade e refletividade intercapitais conclui-se que a Organização PETROBRAS, no Estado brasileiro, é um de seus melhores exemplos que precisa ser preservado.Item O direito de ser diferente dos alunos com deficiência em uma universidade brasileira : análise de fatos e da concepção deste corpo discente(2012) Cunha, Nilton Pereira da; Tavares, Manuel, orient.O direito ao acesso à educação escolar compreende-se como alicerce para que a pessoa com deficiência possa verdadeiramente tornar-se um cidadão na construção dos ideários democráticos, participação na vida econômica e política. Dados apresentados pelo IBGE sobre o aspecto educacional das pessoas com deficiência no ensino superior é bastante preocupante. Mediante Censo realizado pelo MEC, alunos com deficiência matriculados nas universidades representam apenas 0,1% do total. A CR/1988 instituiu o Estado Democrático de Direito, cuja implementação fática está condicionada à busca de uma igualdade substancial, onde o acesso à educação é uma ferramenta e um direito fundamental para emancipação social, cultural, e econômica, inclusive, desse segmento e na tutela da dignidade humana. Ações afirmativas fazem-se necessárias a essas pessoas, no sentido de corrigir desigualdades, balizada pela educação inclusiva que concatena com a ideia de universidade inclusiva e de uma sociedade também inclusiva, caminhando justamente na intenção de corrigir desigualdades de oportunidades, buscando dirimir a ótica excludente do atual estágio social. Este estudo analisa fatos e concepções dos alunos com deficiência e de um docente da UFPE, sob a ótica de que a educação escolar inclusiva constitui paradigma educacional fundamentado na concepção de que igualdade e diferença são valores indissociáveis na construção de uma sociedade mais justa e solidária.Item A Educação alimentar e nutricional : práticas pedagógicas em Escolas do Município de Ubajara-CE(2012) Farias, Mirla Dayanny Pinto; Tavares, Manuel, orient.Umas das grandes causas de problemas nutricionais é a falta de Educação Alimentar e Nutricional, que, na maioria das vezes, consiste em simples orientações e técnicas educativas inadequadas e tradicionais. Portanto, a pesquisa analisou a Educação Alimentar e Nutricional, mais especificamente as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores das escolas públicas do município de Ubajara-Ce, realizando entrevistas com os docentes que ministram Ciências Naturais no 8º ano de três escolas municipais e aplicando-se também um questionário para os alunos. Todos os docentes possuem graduação em Pedagogia e Pós-Graduação em áreas não afins com a temática. Não houve formação continuada sobre o assunto, mas de acordo com o questionário, os alunos possuem os conhecimentos sobre o tema, onde estatisticamente não houve diferenças significativas ao nível de 5% para a maioria das questões. Ao analisar o discurso dos docentes, a metodologia de ensino utilizada tem tendência ao ensino sócio e individualizado com a exposição oral, debates, dinâmicas e entre os recursos didáticos estão a lousa, livros e recursos audiovisuais. Somente as práticas pedagógicas dos Professores 1 e 3 tomam um caráter de práticas reflexivas, nos levando a concluir que independente das diferenças entre as práticas pedagógicas, todas levaram ao aprendizado do aluno.Item Educação alimentar e nutricional no livro didático : análise dos livros do 8º ano do ensino fundamental das escolas públicas de sobral-CE(2012) Andrade, Francisca Joyce Elmiro Timbó; Tavares, Manuel, orient.A Educação Nutricional é conceituada como um processo educativo no qual, através da união de conhecimentos e experiências do educador e do educando, vislumbra-se tornar os sujeitos autônomos e seguros para realizarem suas escolhas alimentares de forma que garanta uma alimentação saudável e prazerosa, propiciando, o atendimento de suas necessidades fisiológicas, psicológicas e sociais. Embora a prática pedagógica do professor envolva diversas dimensões, como sua pesquisa constante para o aprimoramento de seu trabalho, um livro didático com textos adequados, ilustrações pertinentes e informações atualizadas auxiliam no planejamento de ensino. Nesta dissertação apresenta-se um estudo exploratório que tem por objetivo analisar os conteúdos de Educação Alimentar e Nutricional em livros didáticos de Ciências do 8º ano adotados em escolas públicas brasileiras. Os manuais pesquisados são referentes ao triênio 2011-2013. A análise dos livros didáticos realizou-se de acordo com as seguintes categorias: nutrientes, higiene de alimentos, conservação de alimentos e saúde. A carência de material encontrado nos livros didáticos ou sua inadequação em relação às referências especializadas sugere que os docentes tenham capacitação na área de Educação Nutricional, para assim, passarem a escolher materiais de base que se aperfeiçoem às suas necessidades e procedimentos de trabalho em sala de aula.Item Educação ambiental nas series finais do ensino fundamental II no Municipio de Itambe-BA(2011) Gomes, Fabiana Santos; Tavares, Manuel, orient.Nesta dissertação apresenta-se um estudo de caso integrado que tem por objetivo analisar como a temática ambiental é desenvolvida nas séries finais do Ensino Fundamental II nas escolas públicas do Município de Itambé- Bahia. Esta investigação discorre a relação do homem - natureza, concepções de meio ambiente e sustentabilidade; retrata a educação ambiental no Ensino Fundamental e suas tendências pedagógicas. Este trabalho foi realizado no período de agosto a dezembro de 2010 em duas escolas localizadas na zona urbana do município de Itambé-BA. Os dados foram obtidos através de questionários aplicados a 180 alunos do 8º e 9º ano; entrevistas semiestruturadas com 20 professores, análise do Projeto Político Pedagógico e observação direta. Os resultados apontaram que há uma prática da Educação Ambiental voltada ao preservacionismo; a maioria dos educadores realiza a sua prática docente de forma individual, o que dificulta o desenvolvimento da EA. Inferimos que os professores necessitam de formação em educação ambiental, pautadas em uma visão crítica, percebendo o meio ambiente dentro de todas as suas dimensões e complexidades e que a Secretaria Municipal de Educação fortaleça o desenvolvimento dessa temática, a fim de executar ações voltadas ao cuidado com a natureza e a vida humana.Item A educação ambiental no ensino fundamental I : realidade e desafios(2011) Reis, Geruza Brito dos; Tavares, Manuel, orient.O núcleo central desta pesquisa se insere no objeto de análise da Educação Ambiental e na forma como vem sendo encorporada nas Escolas de Ensino Fundamental I. É pertinente por se tratar de uma política recente, desenvolvida de forma improvisada e adaptada por instituições externas às escolas. Com vistas a avaliar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores em Educação Ambiental. Esta pesquisa vem desempenhar um relevante papel nesse trabalho e tem na escola um espaço privilegiado de atuação. Do ponto de vista metodológico, fizemos a análise de conteúdo das entrevistas realizadas com professores e coordenador, no intuito de compreender a realidade dispensada à educação ambiental e os desafios que a mesma tem encontrado rumo à efetivação de sua implantação. O estudo mostrou que as políticas públicas, de fato, possuem limitações na sua execução, referente às diferentes formas de interpretar e compreender os seus aspectos relacionados as práticas educativas em Educação Ambiental, por se tratarem de um campo novo e pouco incorporado aos processos de formação de professores, com práticas que, por sua vez são formuladas de um modo austero e seguro. O que nos leva a concluir que o modo como a Educação Ambiental no Ensino Fundamental I, está estruturada parece pouco contribuir para uma educação escolar que almeja ser crítica, transformadora e emancipatória. E que tem por objetivo se constituir numa ferramenta de conscientização política, oportunizando saberes, idéias e práticas.Item Educação ambiental: agenda 21 nas escolas públicas estaduais do tocantins – Brasil(2009) Japiassu, Yara Gomes Corrêa; Tavares, Manuel, orient.A crise ambiental, econômica e social vigente, decorreu da transição de paradigmas da relação entre o homem e a natureza, perpassando pela visão natural, racional e históricosocial. Gerou impactos sem precedentes na história, ocasionou a busca de um novo paradigma para solucioná-la. A Educação Ambiental pretende formar cidadãos que garantam o desenvolvimento centrado na sustentabilidade da Terra. As políticas públicas devem buscar atender à nova ordem. A Agenda 21 Global visa garantir a sustentabilidade planetária, prevendo a formação da Agenda 21 Nacional e Local. No Brasil, o MMA e o MEC lançaram o Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas que prevê a elaboração da Agenda 21 Escolar. Objetivamos analisar e descrever o processo de construção e implementação da Agenda 21 Escolar no Tocantins. Utilizamos: análise documental, pesquisa qualiquantitativa e posterior triangulação dos dados. Concluímos que a Agenda 21 Escolar não é uma realidade em todas as escolas públicas tocantinenses. Percebemos que a política pública federal de educação ambiental consegue sensivelmente mobilizar as escolas tocantinenses para a construção de suas Agendas 21, porém não viabiliza sua implementação. Sugerimos a implantação de programas estaduais para preencher esta lacuna e consolidá-la e prepararmos o Tocantins para um futuro melhor.Item Educação ambiental: um estudo sobre a coerência entre práticas pedagógicas e princípios orientadores e seus impactos na população escolar(2013) Bezerra, Norma Suely Ramos Freire; Tavares, Manuel, orient.A Educação Ambiental emerge nos dias atuais frente à crise civilizatória contemporânea, como elemento estruturador do paradigma ‘ecocêntrico’, em contraposição ao paradigma ‘antropocêntrico’ - contribuinte e promotor do desgaste ambiental do planeta. A construção de uma cultura ética na contemporaneidade parece ser o principal caminho rumo ao novo paradigma onde relações harmônicas precisam coexistir, em vez de embates com os sistemas naturais. Neste contexto, a escola inscreve-se como espaço apropriado para formação ética capaz de participar desta transposição. Frente ao que foi posto, inquietou-nos verificar na Escola de Referência do Ensino Médio Barão de Exu, localizada no município de Exu – Pernambuco: _ que coerência existe entre as práticas docentes e os princípios orientadores para uma Educação Ambiental e quais os impactos na população escolar? Partindo dessa questão analisou-se a coerência entre práticas pedagógicas e princípios orientadores para uma Educação Ambiental e seus impactos na população escolar tomando como principais referências - Cascino (2003); Gadotti (2005, 2012); Dentz (2006); Silva (2008); Reigota (2007); Lencastre (2006, 2010) e Brasil/PCN(1998,2008). O trajeto metodológico trilhado pela investigação aponta-a como pesquisa fundamental, de cunho quali-quantitativo, descritiva, que transita entre estudo de caso e abordagem participante. Os instrumentos utilizados para coleta de dados constaram de: entrevista com professores, questionário aplicado a duzentos alunos, pesquisa participante, e análise documental. Os dados coletados foram analisados com técnicas quantitativas e análise de conteúdo. Os resultados a posteriori apontam coerência entre as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e os princípios orientadores para Educação Ambiental com impacto positivo na formação da consciência ética. Mostra limites da formação continuada dos professores e assinala possibilidades para novas investigações sobre papel da EA na proposta do Programa Integral para Ensino Médio de Pernambuco.Item Educação escolar indígena: afirmação da alteridade do grupo étnico Fulni-ô, Águas Belas, Pernambuco(2012) Coimbra, Ana Carolina Gomes; Tavares, Manuel, orient.A presente investigação trata-se de um estudo etnográfico na Aldeia Indígena Fulni-ô, localizada no município de Águas Belas, Pernambuco, Brasil. A pesquisa procura problematizar a Alteridade Indígena como propulsor para uma educação de qualidade para os povos autóctones a partir da Constituição Federal de 1988. Buscando compreender o modo como eles vêm se organizando para construir uma escola verdadeiramente indígena, sendo esta específica, diferenciada, comunitária, intercultural e bilíngue. Utilizamos a abordagem metodológica de natureza qualitativo-etnográfica que se apoiou nos procedimentos metodológicos que proporcionou os mecanismos necessários para a reflexão da educação escolar indígena para este grupo étnico. Mostrar–se–á nesta pesquisa as questões culturais e étnicas, reflexões sobre identidade e reconhecimento. Estas temáticas terão uma visão mais abrangente, um olhar dos índios do Brasil. E que através da educação familiar, das relações sociais e de parentesco dos índios Fulni-ô, se constroem as bases dos valores éticos para a formação da educação escolar. A estima e o respeito pelo idioma materno, o Yaathe, e sua tradição oral. E por fim o papel da educação escolar indígena, no contexto Nacional e especificamente a da etnia abordada. Todos os assuntos serão interligados ao foco central desta investigação, a Educação Escolar. Em contrapartida, apresentamos as falas dos professores Fulni-ô, revelando suas práticas desenvolvidas em sala de aula. Os professores têm a consciência de que a escola é um forte instrumento para manter viva a cultura Fulni-ô, por isso lutam por este direito de fato, e assim construir cidadãos brasileiros plenos.