Cadernos de Sociomuseologia nº 25 (2006) : XIII Encontro Nacional Museologia e Autarquias
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Percorrer Cadernos de Sociomuseologia nº 25 (2006) : XIII Encontro Nacional Museologia e Autarquias por assunto "MUSEOLOGIA"
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Item A colecção do IPQ e o público(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Pais, ReginaReflexão sobre o Museu do IPQ e sobre a parceria que teve lugar com o Instituto Piaget tendo por base a ideia que todos os colaboradores do IPQ deveriam ter formação em Qualidade. Nesse sentido foi preparada formação interna sobre qualidade aos colaboradores cujas funções não estavam directamente ligadas com os sistemas de qualidade, tendo sido envolvidos como formadores os especialistas do IPQ que operavam na área.Item Gestão da qualidade em museus(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Pires, António RamosAs técnicas e métodos de controlo e gestão da qualidade, inicialmente desenvolvidas na indústria, têm vindo a encontrar novas áreas de aplicação, intervenção e desenvolvimento. Estes novos desenvolvimentos devem fazer-se através de uma adequação cuidada dos conceitos a estas novas realidades. Transposições simples acarretam mais problemas do que contributos para soluções. Constituindo os museus uma destas áreas, pretendemos introduzir alguns conceitos essenciais e abrir perspectivas de interpretações de conceitos, requisitos e critérios de avaliação. Os modelos básicos de gestão da qualidade são sumariamente apresentados e caracterizados, sendo também identificadas algumas áreas típicas de dificuldades.Item A importância dos museus locais em Portugal(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Primo, Judite SantosA intervenção comunitária no desenvolvimento em Portugal tem uma forte sustentação nas políticas de intervenção a nível local, estabelecendo permanentemente uma relação estrutural entre cultura e desenvolvimento. Neste sentido, os museus locais que, num passado recente, eram encarados como factores menores na política cultural oficial, são hoje reconhecidos pela União Europeia como elementos essenciais dessa mesma política. Aqui, reencontramos os princípios orientadores dos documentos “fundadores” da estrutura teórica da nova museologia como suporte das orientações comunitárias.Item Museologia e museus: os inevitáveis caminhos entrelaçados(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Bruno, Maria Cristina OliveiraA reciprocidade entre uma Museologia real que permeia o cotidiano institucional dos processos museológicos, e uma outra, circunscrita ao cenário das utopias, poderia ser compreendida no âmbito das discussões ideológicas, opções metodológicas, ou mesmo no que se refere ao domínio das técnicas.Item O paradoxo do termo avaliação em museus : Um problema da maior relevância para a museologia contemporânea(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Victor, IsabelEncontramo-nos actualmente diante de um paradoxo: enquanto o conceito de museu tem sido reexaminado de maneira critica ao nível da museologia – a ponto de ter gerado um novo paradigma que veio “revolucionar” o sentido da palavra Museu e encontrou na designada Nova Museologia outras semânticas, outros conceitos que geraram formas alternativas de descrever e nomear as suas práticas e procedimentos, obrigando a cooptar para o léxico museológico termos como: Processo; comunidade; participação; território; desenvolvimento; cidadania, entre outras palavras, que têm sido progressivamente incorporadas no discurso museológico contemporâneo com eficácia comunicacional, porque correspondem a conceitos e categorias assimiladas e bem definidas a partir de práticas. Em relação ao termo avaliação tal não se verifica porque, quanto a este, existe uma evidente dissonância entre o conceito, a forma de o nomear e a operacionalidade das ferramentas avaliativas.Item A qualidade em museus: problemática a esclarecer(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Victor, IsabelEm resposta ao repto antes enunciado e pensando no caso concreto dos museus, a problemática a esclarecer neste estudo prende-se com a questão de saber como romper com o modelo instituído de avaliação, manifestamente desadequado para captar a complexidade de estratégias, evidências, resultados e visões que informam a realidade museológica contemporânea nas suas múltiplas vocações e missões.Item A qualidade em organizações de serviços na área social : implementação de sistemas de gestão da qualidade em lares para idosos : experiências e reflexões(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Antunes, Maria da Glória; Pires, António RamosAs experiências apresentadas constituem exemplos de aplicação de metodologias da qualidade a sectores de actividade com pouco histórico. Em termos mais particulares, estas experiências podem ajudar a encontrar formas similares de aplicação em sectores com poucos recursos, como são os museus, nomeadamente através da formação conjunta e da implementação colaborativa.Item O que é que são museus com qualidade pedagógica? O museu criativo como alternativa à educação formal da criança(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Cavaco, GabrielaObrigada a crescer numa atmosfera escolar standartizada e normativa, a criança vive a pedagogia do adestramento como uma constante agressão invasiva, inibidora do desenvolvimento das suas próprias potencialidades criativas. De facto, parece desejável que o que ainda acontece na maioria das escolas não deva repetir-se em outros espaços de intervenção educativa que tenham por objectivo ajudar a criança a descobrir as suas potencialidades e a participar activamente na descoberta do conhecimento. É neste sentido que o Museu, enquanto espaço de aprendizagem e de criatividade, pode dar o seu contributo.Item Qu’est-ce que la qualité au juste?(Edições Universitárias Lusófonas, 2006) Mayrand, Pierre; Rogado, LuisaThe quality/reputation of a museum was essentially connected to the personality of the curator, to its affiliation with a social group, to the works on display which are recognized as being exceptional and to the impressive magnificence of the building’s façade. The museological institution did not question itself, being impermeable to the movements of society: It consecrated its own image. The question of evaluation was not posed. The reputation/quality of the museum, taken under its much wider acceptance, is shared when it is about a renowned museum whether for its historical past or innovation. Sometimes it acts on the two aspects. That occurs essentially by the research calculated between its functions of entertainment and knowledge. The museum today simultaneously enchants and informs.