Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição
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Percorrer Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição por assunto "COMPETITION"
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Item Relatório de estágio nos sub.15 do Rio Ave Futebol Clube na época 2021/2022(2022) Quintas, Nuno Ricardo Giesta Dias; Casanova, Filipe, orient.A evolução que se tem verificado no Futebol desde os seus primórdios até aos dias de hoje poderá reger-se, especialmente, à forma como o processo de treino é pensado, planeado e operacionalizado. As áreas do conhecimento inerentes a esta modalidade contribuem, de certo modo, para um aumento da performance das equipas e, também, para um crescente interesse científico. O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Futebol, através da realização de estágio na época desportiva 2021/2022, tendo a responsabilidade de liderar duas equipas técnicas de Sub.15 do Rio Ave Futebol Clube, que disputaram o campeonato nacional e a primeira divisão distrital do respetivo escalão etário. Neste sentido, o relatório teve como principais propósitos dissertar e refletir acerca todo o processo de treino e jogo das equipas e elaborar um estudo de carácter técnico-científico com os próprios atletas. A realização do estudo técnico-científico permitiu verificar que existe uma grande discrepância entre os valores mínimos e máximos no escalão Sub.15 para a altura, peso, capacidade aeróbia e anaeróbia e agilidade e, também, verificaram-se diferenças significativas na capacidade aeróbia e na agilidade entre os atletas nascidos em 2007 e 2008 do clube, favorecendo os atletas mais velhos. Perante toda a informação adquirida, quer da revisão de literatura, atos reflexivos, contacto com diversas pessoas, ou da experiência prática, foi possível concluir que: a) revelou se fundamental haver uma boa organização de uma equipa técnica constituída por vários elementos; b) o extremo envolvimento no processo de treino e jogo contribuiu em larga escala para aprofundar a compreensão do jogo de Futebol; c) a capacidade adaptativa e superação são essenciais no percurso do treinador; d) o suporte académico-científico abordado na formação académica demonstrou-se essencial para uma intervenção devida ao longo do processo; e) graças à constante comunicação dos treinadores, ao ambiente positivo e a um treino apelativo e motivante, observou-se uma boa coesão de grupo e uma confiança mútua entre todos os intervenientes de ambas as equipas; f) fruto do empenho e dedicação empregue tanto pelo clube, como das equipas técnicas, como de todos os atletas, um atleta foi convocado para a seleção nacional do escalão e cinco foram convocados para a seleção distrital de Sub.14.Item Relatório final de estágio clube de futebol “Os Belenenses” juvenis (sub-17) 2019/2020(2021) Rocha, Vasco Oliveira; Monteiro, Luís Fernandes, orient.Este trabalho foi desenvolvido para o Relatório Final de Estágio, do mestrado do curso de Futebol da formação à Alta Competição, da Universidade Lusófona de Humanidades e tecnologias. O estágio foi efetuado na equipa de Juvenis de Sub17 do Clube de Futebol “os Belenenses”, que integraram o campeonato nacional de Juvenis. Este relatório considera o estudo de todos processos desenvolvidos na equipa ao longo do ano: Processo de treino e de jogo, Modelo de jogo, Observação e Análise. O trabalho consistiu na análise do tipo de periodização utilizada na base de todo o processo, e qual a importância da mesma para os treinadores de Juvenis em Portugal. A época foi composta por 34 microciclos, e 116 unidades de treino, 17 delas no período pré-competitivo, e 99 no período competitivo. Dos 2940 min passados no período pré-competitivo, 1505 min foram passados no treino de campo, 720 min em jogos preparatórios, 405 min no ginásio, 220 min no aquecimento competitivo, e 90 min no primeiro jogo oficial. Por sua vez, no período competitivo, foram passados 8935 min em treino de campo, 2070 min em jogos oficiais, 1935 min no ginásio, 625 min em aquecimento competitivo, e 180 min em jogos preparatórios. No total, verificaram-se 16690 min de atividades. Dos 25 jogos do Campeonato Nacional, equipa obteve 15 vitórias, 6 empates e 4 derrotas, terminando com um registo total de 58 golos marcados e 24 sofridos. A maior parte do volume de treino foi passada em métodos específicos meso, com 35% do volume pré-competitivo, e 33% no período competitivo. O regime mais utilizado foi o de força no período pré-competitivo, onde predominam os métodos específicos meso e micro; e o regime de resistência no período competitivo, onde predominam os métodos específicos macro. Dentro de cada unidade de treino, a parte prevalente foi a principal, ocupando cerca de 70% do tempo, onde a predominância foi de exercícios meso no período pré-competitivo, e macro no período competitivo. A equipa terminou a 1ª fase do campeonato nacional em 2º lugar, e a segunda fase em 3º lugar, com qualificação direta para a 3ª fase, que era o principal objetivo da época. No entanto, esta não se realizou, e todo o trabalho foi parado abruptamente, devido à pandemia COVID-19. Para além da análise extensiva dos processos desta equipa, este trabalho também inclui os resultados de um questionário realizado a 175 treinadores de juvenis, de forma a perceber quais as maiores tendências nas metodologias. Nesse estudo, verificou-se que mais de 50% dos treinadores de Juvenis utilizam a periodização tática como metodologia predileta.Item Relatório final de estágio na equipa de futebol de Sêniores do Real Sport Clube – 2019/2020 : treino específico de guarda-redes de futebol(2021) Santos, Pedro Miguel Martins; Monteiro, Luís Fernandes, orient.O estágio referente ao presente relatório foi realizado na equipa sênior do Real Sport Clube, durante a época 2019/2020, visando a conclusão de curso e a obtenção do grau de Mestre em Futebol – Da formação à alta competição, curso ministrado pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Este relatório tem como objetivo abordar todo aquele que foi o processo de estágio realizado e desenvolvido como treinador de Guarda-Redes de Futebol no meu local de estágio, a partir de uma perspetiva individual resultante da experiência no terreno vivida por mim próprio, procurando entender qual o papel do treinador de GR e a sua intervenção. O treinador de Guarda-Redes caracteriza-se como um elemento essencial na estrutura de uma equipa técnica, uma vez que o Guarda-Redes apresenta uma posição muito específica no jogo de Futebol. Este técnico tem como responsabilidade procurar dar resposta a aquelas que são as necessidades específicas dos seus Guarda-Redes. O papel interventivo deste elemento técnico não se esgota no treino ou no jogo do Guarda-Redes, por isso, para que este possa ser de excelência deverá de dominar questões técnicas, relacionais e pessoais. Para além disso, o treinador de Guarda-Redes deverá procurar conhecer o contexto de trabalho em que se encontra, e os seus recursos para que possa desempenhar o melhor possível o seu trabalho. Ao longo da época desportiva foram realizados 35 microciclos, 5 no período pré-competitivo e 30 no período competitivo, tendo sido contabilizadas cerca de 165 unidades de treino. Referente ao processo competitivo, a equipa sénior do Real Sport Clube terminou o campeonato em segundo lugar da série D do Campeonato de Portugal, realizando 25 jogos oficiais, e registando 17 vitórias, 6 empates e 2 derrotas, resultando em 57 pontos realizados. Foram contabilizados 58 golos marcados e 16 golos sofridosItem Relatório final de estágio: Associação Desportiva de Oeiras - Época 2021/2022(2023) Carapinha, Gonçalo Filipe da Silva; Monteiro, Luís Fernandes, orient.O presente relatório de estágio, foi elaborado com vista á obtenção do grau de Mestre no Mestrado em Futebol – da Formação à Alta Competição que é conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Este relatório tem como objetivos realizar uma análise à equipa, ao clube e ao campeonato onde o mesmo está inserido. Foca-se sobretudo na análise do processo de treino e no modelo de jogo, como uma caracterização específica da equipa e campeonato. É realizado também um estudo sobre a transição de atletas entre competições não profissionais e profissionais em Portugal. No decorrer do período de estágio foram realizadas 163 unidades de treino, 22 das quais em contexto pré-competitivo. Relativamente aos exercícios de treino, referir que os exercícios de forma III são aqueles que mais foram realizados no decorrer dos 49 microciclos realizados. Em sentido oposto, os exercícios de forma I foram aqueles que foram realizados durante menos tempo (4,59%). Em relação ao tempo de treino em cada uma das partes – preparatória, principal e final – a percentagem de tempo despendida em cada uma delas foi de 19,18%, 73,36% e 7,46% respetivamente. No processo competitivo, realizamos 35 jogos (34 jogos para a I Divisão Distrital da AFL e 1 para a Taça AFL). Foram utilizados 29 jogadores ao longo da época desportiva (1 atleta não chegou a realizar qualquer minuto oficial). No que diz respeito ao estudo científico realizado, pretendeu-se perceber qual o aproveitamento de atletas das competições não profissionais portuguesas para as competições profissionais deste mesmo país. Concluiu-se que dos 1476 atletas que pertenceram ás competições profissionais nas épocas 2018/2019 e 2019/2020, cerca de 24% destes pertenceram ás competições amadoras em algum momento da sua carreira. Este estágio permitiu ao estagiário perceber quais as suas competências e lacunas e como se pode desenvolver profissionalmente. O facto do estagiário ter uma função de relevo durante a época desportiva (treinador principal), permitiu ao estagiário desenvolver-se multidisciplinarmente, em virtude das várias tarefas e responsabilidades. Palavras-Chave: Futebol; Sénior; Processo de Treino; Modelo de Jogo; Competição; Transição Amador - Profissional