Mestrado em Neuropsicologia Aplicada
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Item Aplicação de um programa de estimulação cognitiva: efeito no desempenho cognitivo e ocupacional numa população psicogeriátrica institucionalizada(2016) Dábrio, Marta Regina Franco Morgado; Oliveira, Jorge, orient.O crescente envelhecimento populacional tem contribuído para o interesse da realização de estudos nesta área. A evidência sugere que a estimulação cognitiva (EC) tem um efeito positivo na cognição, na sintomatologia depressiva e no desempenho ocupacional dos idosos. Neste contexto, a Neuropsicologia Clínica tem um papel fundamental, quer na avaliação das funções cognitivas em défice e preservadas quer na implementação de programas de intervenção. O principal objetivo deste estudo é verificar a eficácia de um Programa de Estimulação Cognitiva (PEC), desenvolvido por Spector e colaboradores (2006), no desempenho cognitivo e ocupacional e na sintomatologia depressiva, numa população psicogeriátrica institucionalizada. A amostra é constituída por 24 participantes, 12 constituem o grupo de controlo e 12 o grupo experimental. O grupo experimental foi sujeito a intervenção com 14 sessões de EC. A avaliação da eficácia do PEC foi feita através da aplicação das versões portuguesas do Mini Mental State Examination (MMSE), Montreal Cognitive Asssessment (MoCA), subtestes da Wesheler Memory Scale (WMS-III), Frontal Assessment Battery (FAB), Geriatric Depression Scale – 15 (GDS-15) e Indíce de Barthel, em dois momentos de avaliação, antes e após a intervenção. Os resultados deste estudo evidenciaram melhorias significativas, do grupo submetido a EC, no desempenho cognitivo geral, especificamente ao nível da linguagem, atenção, capacidade de abstração, memória logica e aprendizagem associativa. Não se verificaram efeitos do PEC ao nível do desempenho ocupacional e sintomatologia depressiva. Neste sentido, este estudo sugere a implementação de PEC, de forma a melhorar o desempenho cognitivo e prevenir a deterioração da população psicogeriátrica institucionalizada. Pelos resultados obtidos, justifica-se a realização de estudos futuros, com amostras de maior dimensão de forma a obter conclusões mais consistentes.Item Avaliação da Atenção com recurso ao Teste da Galeria Virtual(2018) Holmes, Daniel Pedro William; Oliveira, Jorge, orient.O presente estudo tem como objetivo específico avaliar o desempenho de participantes com idade superior a 60 anos, na realização da prova da Galeria Virtual de forma a poder ser feita uma comparação relativamente à prova Color Trail Test, d2, FAB (Frontal Assessment Battery) e MoCA (Montreal Cognitive Assessment) a fim de se comprovar se esta prova é um bom preditor da avaliação do constructo da Atenção e permitir aferir a sua validade convergente. A Galeria Virtual é uma prova em ambiente virtual que avalia o contructo da Atenção, originalmente integrada na bateria sistémica de Lisboa 2.0. Esta prova consiste na apresentação de três sequências de quadros distintos em que o participante inicialmente tem de encontrar as diferenças entre dois quadros apresentados lado a lado. Existem sete diferenças entre os dois quadros apresentados. O segundo conjunto de quadros consiste em um quadro central que é dividido em várias partes, em que o sujeito tem de clicar na figura de fora e na figura de dentro, de modo a esta desaparecer. No terceiro conjunto de quadros, os participantes têm de encontrar cinco figuras destacadas nos quadros que estão demonstrados em cima. A amostra é constituída por 27 participantes com idades compreendidas entre os 65 e os 92 anos, com uma média de 76. Através da análise dos resultados é possivel concluir que existe uma correlação entre as provas do Color Trail Test e as provas da Galeria Virtual, significando que esta tem uma avaliação mais executiva.Item Avaliação do funcionamento cognitivo e o impacto da institucionalização em população com 65 ou mais anos(2021) Martínez, Paola Andrea Ramírez; Oliveira, Jorge, orient.Tendo em conta o contexto de envelhecimento da sociedade atual, particularmente em Portugal, com um índice de envelhecimento muito elevado que o posiciona nos primeiros lugares em termos de envelhecimento populacional, a institucionalização ganha cada vez mais importância e constitui uma necessidade na maioria dos casos, mas também, tem vindo a ser uma opção pessoal para muitos idosos. Desta forma é relevante o desenvolvimento de estudos no âmbito da institucionalização do idoso e a investigação na área do funcionamento cognitivo e as suas alterações, para conseguir dar resposta as necessidades que surgem com o avanço da idade e garantir o bem-estar geral da população idosa. A presente dissertação avaliou e comparou o funcionamento cognitivo e o ajustamento emocional de pessoas maiores de 65 anos que se encontravam institucionalizadas numa residência Sénior privada, localizada numa zona privilegiada em Lisboa e outro grupo de pessoas maiores que residiam na sua própria habitação, a amostra foi constituída por 50 participantes, 32 estavam institucionalizados e 18 residiam em habitação particular. O Grupo de idosos institucionalizado tinha uma média de idade de 80 anos e o grupo não institucionalizado de 74 anos. No referente às habilitações literárias os idosos institucionalizados apresentaram maior nível de escolaridade com 44% dos participantes com nível de ensino superior, em comparação com o grupo não institucionalizado que representou o 22%. A avaliação do funcionamento cognitivo foi feita a através da aplicação das versões portuguesas do Montreal Cognitive Assessment (MoCA), Frontal Assessment Battery (FAB), RUDAS e o Questionário de Memória de Trabalho (QMT). A avaliação da sintomatologia depressiva foi feita a traves do Beck Depression Inventory (BDI) e Geriatric Depression Scale-15 (GDS-15). Os resultados foram analisados e comparados para verificar se existe algum impacto no funcionamento cognitivo que possa estar associado à institucionalização. Não se verificaram diferenças significativas nos resultados das provas que avaliaram o funcionamento cognitivo nos dois grupos e os idosos institucionalizados apresentaram níveis de depressão ligeiramente menores. Foram identificadas correlações negativas entre alguns domínios cognitivos do MoCA e a FAB com a Idade e uma correlação positiva entre a idade e os resultados totais da GDS.Item Eficácia da estimulação cognitiva computorizada no envelhecimento saudável : revisão sistemática da literatura(2022) Abrantes, Andreia Filipa Godinho; Oliveira, Jorge, orient.O aumento do índice de envelhecimento populacional nas últimas décadas tem colocado em evidência os problemas associados a esta fase do ciclo de vida. Consequentemente, a promoção de melhores condições de vida na terceira idade e as estratégias de envelhecimento ativo surgem como uma prioridade nas sociedades atuais. Neste projeto pretendeu-se explorar a eficácia das intervenções de estimulação cognitiva apoiadas nas novas tecnologias com o intuito de compreender a eficácia da intervenção neuropsicológica com base em jogos de suporte digital através da promoção da função cognitiva. Procurou conhecer quais as funções cognitivas mais vulneráveis ao envelhecimento; quais os domínios frequentemente utilizados nos programas de intervenção (domínio único ou em múltiplos domínios) e qual o nível ótimo de frequência e intensidade de estimulação cognitiva usados nos jogos de suporte digital. Através desta revisão sistemática, foram abordadas estas questões para informar sobre quais as características mais eficazes da estimulação cognitiva baseadas em novas tecnologias e contribuindo para o desenvolvimento futuro de melhores programas de intervenção no envelhecimento. Os resultados suportam melhorias significativas na maioria dos grupos intervencionados a partir de programas de treino cognitivo computorizado quando comparados com os grupos de controlo ativo. No que respeita à intervenção, o multidomínio tem maior prevalência, na medida em que foram elaboradas diversas atividades estimulantes de modo a envolver um maior número de funções cognitivas. Quanto à frequência das sessões, conclui-se que o plano de intervenção mais eficaz encontra-se entre as 3 sessões e as 5 sessões por semana. Relativamente à duração das mesmas, as intervenções que resultaram em maior eficácia eram constituídas por sessões de tempo superior a 30 minutos.Item Interação entre envelhecimento e a memória de trabalho para categorias visuais de objetos e semântica(2022) Magalhães, Carlito Santos; Teles, José, orient.Investigação prévia e extensiva indica que o envelhecimento afeta as capacidades cognitivas com particular ênfase para as funções executivas e memória de trabalho embora tipicamente recorrendo ao uso de estímulos visuais com pouca expressão ecológica (e.g. estímulos em formas de figuras geométricas). Por outro lado, este estudo teve como objetivo estudar possíveis associações entre o envelhecimento e o processamento de objetos na memoria de trabalho. Em particular procura-se estabelecer se o envelhecimento afeta o processamento na memória de trabalho (ao nível de precisão de respostas e tempos de reação) de faces, cenas e material verbal. Para tal foram recrutados para participar no estudo um total de 55 voluntários saudáveis. Os sujeitos tinham visão normal ou corrigida, sem histórico de alterações neurológicas ou transtornos psiquiátricos e nenhum comprometimento cognitivo onde suas habilidades gerais de controle executivo foram avaliadas com o Montreal Cognitive Assessment (Moca) e a memória de trabalho com tarefas 1-back. Os resultados demonstram uma associação entre o envelhecimento e declínio no processamento de faces tanto ao nível de tempos de reação como ao nível de precisão de respostas. Por se turno, declínio no processamento de cenas e material verbal apenas se verificou ao nível dos tempos de reação, mas não ao nível de precisão de resposta. No geral, os resultados encontrados indicam particular susceptibilidade do envelhecimento no processamento de faces potencialmente refletindo elevados níveis de especialização/automatização em jovens adultos e certa reserva cognitiva no que se refere ao processamento de cenas e material verbal (embora o processamento desta categoria de objetos torna-se mais lento com a idade). Conclui-se que é importante que sejam criados momentos que permitam a pessoas de mais idade potenciar seu bem-estar psicológico e social e a necessidade de desenvolver formas de desenvolvimento de tratamento para permitir melhorar a qualidade de vida e o funcionamento da memória de trabalho das pessoas com mais idade no cenário atual e futuro.Item Prevalência do DCL e da demência na consulta de neuropsicologia do Serviço de Neurologia do Hospital Dr. Nélio Mendonça(2021) Santos, Catarina de Sousa; Oliveira, Jorge, orient.A demência é o termo utilizado para descrever os sintomas de um grupo alargado de doenças que causam declínio cognitivo e interferem na função ocupacional, doméstica ou social dos sujeitos, enquanto que o DCL é uma fase de défice cognitivo antes de estarem completos os critérios para demência. O DCL e a demência, são assim, cada vez mais frequentes a nível mundial, devido ao envelhecimento populacional, o que afeta a qualidade de vida de milhões de pacientes e suas famílias. O objetivo deste projeto de investigação foi o de estimar a prevalência do DCL e da Demência na Consulta de Neuropsicologia do Serviço de Neurologia do Hospital Dr. Nélio Mendonça. Trata-se de um estudo retrospetivo de 2015 a 2019, com um total de 191 pacientes da RAM referenciados para a Consulta de Exame Neuropsicológico, devido a suspeita ou diagnóstico diferencial das demências. A prevalência dos processos demenciais foi de 10% no DCL, maioritariamente do sexo masculino e de 24,7% na demência, principalmente do sexo feminino. Foram avaliados fatores de risco sociodemográficos e clínicos, dos entre os quais os mais significativos foram a idade, o género, antecedentes psiquiátricos e neurológicos.Item Revisão sistemática da literatura sobre a eficácia da estimulação cognitiva no contexto do envelhecimento saudável e patológico(2022) Lopes, Suzlene Esperança dos Santos; Oliveira, Jorge, orient.Este estudo teve como objetivo efetuar uma revisão sistemática da literatura sobre a eficácia da estimulação cognitiva no contexto do envelhecimento saudável e na Demência de Alzheimer. Sob estes critérios, foram identificados e selecionados artigos pertinentes ao tema, tendo sido encontrados 11 artigos que cumpriram com os parâmetros de inclusão para esta dissertação: artigos com participantes em idade superior a 60 anos, artigos em língua inglesa sobre o assunto escolhido publicados nos últimos 10 anos ou estudos com participantes diagnosticados com Demência de Alzheimer (DA) dentro do subtipo leve e moderado. A senescência configura-se a partir de alterações decorrentes de processos fisiológicos do envelhecimento que não configuram doenças, enquanto a senilidade é um complemento da senescência no envelhecimento, mas que, ao longo do envelhecimento, surgem mecanismos fisiopatológicos, os quais resultam em doenças cronicas. Os 11 artigos analisados comprovaram efeitos positivos da estimulação cognitiva e melhoria na qualidade de vida dos participantes. Um programa de estimulação foi eficaz para o funcionamento cognitivo e emocional, além de minimizar a progressão de sintomas comportamentais/neuropsiquiátricos dos participantes com demência. Apesar do escasso número de estudos nesta área de conhecimento, os programas de estimulação cognitiva verificados mostraram-se positivos para a cognição e bem-estar social do indivíduo em estágio de envelhecimento saudável e na Demência de Alzheimer.