Revista Lusófona de Educação n.º 33 (2016)
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Item Brasil e Portugal : a voz do professor: da narrativa à prática – um caso português(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Portilho, Evelise; Cosme, Ariana; Lemos, Maria de Fátima; Correia, FilomenaNuma parceria entre pesquisadores brasileiros e portugueses foi desenvolvido um programa de formação/ação/investigação num Agrupamento de Escolas em Portugal, inserido num TEIP, para a experimentação de um programa de Formação Contínua com catorze professores do 2º e 3ª Ciclo, em contexto profissional, cujo objetivo geral é interpretar a ressignificação da aprendizagem do docente como pesquisador da sua prática pedagógica. Este artigo incide sobre a discussão crítica das narrativas do professor em relação ao seu processo de aprendizagem e a possibilidade de desenvolvimento da sua prática docente. O método utilizado sustenta-se na Fenomenologia Hermenêutica e foram utilizados na pesquisa diferentes instrumentos: entrevista semiestrututadas, registos de observação dos encontros, memoriais, diários de ações e inquéritos por questionário. No tratamento da informação privilegiou-se a análise de conteúdo, efetuada através do software de análise denominado WebQda e a análise quantitativa o software SPSS 17. Os resultados advêm da triangulação dos instrumentos e técnicas utilizadas e considera-se como uma das principais conclusões desta investigação o reconhecimento da possibilidade do docente se entender como um pesquisador da sua prática pedagógica. Os professores observados revelaram um importante envolvimento na relação interpessoal durante os encontros de formação e uma forte consciência crítica na concretização das atividades realizadas no âmbito da sua ação pedagógica.Item Educação e Psicologia nas representações de professores : critérios para a pesquisa qualitativa(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Paula, Erico de; Pereira, HelenaNesse artigo são apresentados os instrumentos e os procedimentos empregados na análise das Representações Sociais de docentes, em município de 300.000 habitantes no estado de Minas Gerais. O projeto pretendeu explorar as práticas de formação de professores com base no Projeto de Lei Complementar 3688/2000 – que prevê o ingresso de psicólogo e assistente social em todas as escolas da rede pública no Brasil. Nesse texto em particular, o objetivo foi refletir sobre as escolhas metodológicas envolvidas no processo, diante do desafio de garantir objetividade no tratamento dos dados qualitativos. Escolhemos a triangulação de métodos como fundamento para relacionar: o estado da arte nos artigos científicos recentes, a tabulação dos questionários de múltipla escolha e registros dos discursos contidos nas entrevistas semiestruturadas. Os dados foram colhidos por meio de: revisão de 56 trabalhos publicados sobre Psicologia Escolar e Educacional entre 2008 e 2012, análise descritiva de 249 questionários tabulados e análise de conteúdo sobre 13 entrevistas transcritas. A estratégia utilizada para validar as interpretações foi comparar as conclusões decorrentes dos diferentes métodos de coleta. Ao final, tentamos oferecer caminhos para a continuidade do debate.Item Educação em saúde : um mapeamento dos estudos produzidos no Brasil e em Portugal (2000-2013)(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Santos, Almira Alves dos; Teodoro, António; Queiroz, SandraA educação em saúde pode ser entendida como capaz de promover mudanças comportamentais e contribuir para o entendimento do processo saúde-doença favorecendo uma melhoria da qualidade de vida das pessoas. Partindo da questão: Que estudos científicos foram realizados em Portugal e no Brasil sobre Programas de Educação para a Saúde no período 2000-2013 é que mapeamos a produção bibliográfica científica produzida no Brasil e em Portugal sobre educação em saúde e desvelamos os temas abordados. Por meio do recurso a uma pesquisa bibliográfica de caráter descritivo, realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, Redalyc e RCAAP, foram identificados e analisados, em uma primeira fase, 106 artigos científicos, sujeitos depois a uma leitura crítica e reflexiva. Da análise efetuada, pode referir-se que os temas abordados nas publicações do Brasil são: (i) redução da adição de açúcar, (ii) alimentação saudável, (iii) saúde ocular, (iv) saúde na escola, (v) dor na coluna, (vi) alimentação orgânica, (vii) exposição ao mercúrio, (viii) saúde bucal, (ix) parasitoses e (x) antibióticos. Em relação às publicações oriundas de Portugal reportamos como as mais evidentes as que estudam a (i) obesidade, (ii) a saúde bucal e (iii) a exposição ao fumo. Em conclusão, ressaltamos a baixa quantidade de produção bibliográfica sobre educação em saúde, com problemáticas que não atendem à demanda das principais causas de mortalidade ou morbidade dos países em estudo. Por esse motivo, questionamos a inexistência de programas ou a eventual baixa produção cientifica que os relate, avalie ou divulgue, dificultando a difusão do conhecimento.Item A educação especial na rede pública de educação em uma cidade do centro-oeste brasileiro(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Teixeira, Ricardo; Fernandes, Sandra; Bernardes, GenildaA partir de 1988, por meio da Constituição Federal brasileira, as políticas públicas de educação inclusiva têm orientado o processo de escolarização da pessoa com deficiência na rede regular de ensino. Em Goiás, as políticas implementadas pelas secretarias de educação estadual e municipais têm conduzido suas ações, em conformidade com as políticas nacionais, no sentido das transferências de alunos das instituições especializadas em deficiência para as escolas do ensino regular. A questão orientadora da pesquisa foi: como a Secretaria Municipal de Educação de Anápolis tem se estruturado para a organização do ensino com a presença de pessoas com deficiência nas salas de aula regulares? Como objetivo, o estudo buscou compreender a educação especial na rede municipal de Anápolis, com base nas políticas implementadas e posicionamentos dos atores envolvidos no processo. Metodologicamente, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo-analítica. Como resultados, a pesquisa apresenta a estrutura destinada aos atendimentos, a formação dos professores e a disposição de espaços e recursos materiais; apontando avanços pedagógicos nos processos de inclusão dos alunos com deficiência. Considera, porém, problemas relativos à infraestrutura inadequada e insuficiente para o atendimento aos alunos com deficiência, bem como o percentual significativo de professores com concepções negativas sobre o processo de inclusão.Item Educadoras de creches : concepções sobre desenvolvimento infantil(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Vasconcelos, Dalila de; Salomão, NádiaConhecer as concepções de educadores sobre o desenvolvimento infantil é um importante elemento para entender as estratégias que eles utilizam para ajudar no desenvolvimento das crianças. A presente pesquisa teve como objetivo investigar as concepções de educadoras de crianças, de 2 e 3 anos de idade, de creches da rede pública e privada da cidade de João Pessoa–PB/Brasil, sobre o desenvolvimento infantil. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados indicaram que, segundo as participantes, a socialização e a educação são os fatores que mais influenciam o desenvolvimento infantil. As educadoras destacaram a educação cotidiana e a educação formal como as principais atividades exercidas por elas para propiciar o desenvolvimento das crianças. Observa-se, entre as educadoras, uma concepção de desenvolvimento ampliada, pois elas levam em conta os fatores interacionais do desenvolvimento. Entretanto, não consideram os aspectos afetivos/emocionais das crianças, nem os aspectos físicos do desenvolvimento, como alimentação, higiene e cuidados corporais. Apesar de ser um importante aspecto do trabalho realizado com crianças pequenas, o cuidado não foi citado. Discute-se a necessidade de esclarecer a relação entre o cuidado e a educação na primeira infância, tendo em vista a urgência de profissionalização da profissão.Item O etnos da escola como objeto de investigação : considerações sobre pesquisa e a etnografia educacional no Brasil(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Nunes, Míriam; Andrade, Joana de JesusO presente trabalho, enquanto um ensaio reflexivo e teórico, faz um resgate histórico da pesquisa educacional no Brasil, discorrendo acerca de suas principais temáticas e métodos e discorrendo mais detidamente sobre a etnografia educacional. Traz ainda um pequeno compilado de ideias de autores que analisam criticamente as pesquisas já produzidas, apontando falhas e fazendo novas proposições. A pesquisa educacional no Brasil ganhou destaque a partir das décadas de 1930 e 1960 com a criação de instituições especializadas e cursos de pós-graduação. E, após a década de 1970, as pesquisas qualitativas se tornaram populares e o método etnográfico passou a ser amplamente empregado. A modalidade etnográfica prevê um lugar de destaque para o pesquisador considerando que este é o ator que fala acerca do outro, dos hábitos e da cultura de um outro contexto. Esse lugar “externo” para falar “do interno” é problematizado considerando que as compreensões e as publicações dessa modalidade conferem identidades ao professor, ao aluno e à escola. Refazer o trajeto histórico, analisando-o criticamente, parece ser tarefa primordial aos jovens pesquisadores que desejam qualificar o trabalho de investigação do contexto escolar. Em termos conclusivos espera-se que este exercício possa contribuir para a formação do novo pesquisador que reconhece na complexidade do contexto educacional e na função do pesquisador etnográfico, contextos privilegiados de compreensão da cultura.