Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário
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Percorrer Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário por assunto "APRENDIZAGEM"
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Item Avaliação dos JDC em Educação Física : Estudo de Caso(2011) Godinho, Lino Filipe Neves; Veiga, Ana Maria Leça da, orient.Este estudo teve como questão de pesquisa verificar se há evidência de progressão na avaliação final dos Jogos Desportivos Colectivos de invasão, mantendo o protocolo de avaliação inicial, utilizando as Provas de Avaliação Aferida, aplicadas na Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão (ESDLG). Como contributo à aplicação e sustentabilidade das Provas apresentamos um levantamento dos níveis introdução e elementar do Programa, em que destacamos princípios comuns que possam beneficiar a clarificação do currículo para os professores avaliadores e contribuir para o ensino dos jogos desportivos. O presente trabalho assume-se como um estudo exploratório de caso, em que se escolheu uma turma específica de oitavo ano da ESDLG, com vinte e seis sujeitos envolvidos no caso. Isto para estudar a filosofia de aplicação das Provas de Avaliação, em que a sua operacionalização é da responsabilidade do Grupo de Educação Física. Os resultados apontam para a progressão do nível de desempenho dos alunos nas matérias de Andebol, Basquetebol e Futebol. A avaliação nos jogos desportivos colectivos da ESDLG está de acordo com as orientações dos PNEF. O estudo é válido pela representação que as Provas têm nos objectivos definidos nos Programas Nacionais de Educação Física e obedece a níveis de fidelidade pela constância apresentada nas observações realizadas pelos professores nos dois momentos de avaliação. Importa também referir que as Provas de Avaliação alicerçam a aferição de critérios, moderam a avaliação dos alunos e permitem ao Agrupamento de Educação Física tomar decisões mediante os resultados e tendências das Provas. Para que a avaliação possa ser ainda mais objectiva será importante associar às Provas de Avaliação um ensino contextualizado dos jogos desportivos, de modo a que se avalie o aluno nas mesmas condições em que se ensina.Item Contribuição para um estudo sobre a utilização das metas de aprendizagem ; na escola e no trabalho dos professores(2011) Belo, Ana Margarida de Carvalho; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.As Metas de Aprendizagem (MA) surgem em 2009 como o culminar de várias reformas curriculares, feitas avulsamente e com pouca articulação entre si. Sendo facultativas até 2013, este seria o momento ideal indagar se os professores de Educação Física as conhecem, o que pensam sobre elas, como as integram no seu planeamento individual / de grupo, o que se constitui como objectivo do estudo. Sendo um instrumento de Desenvolvimento Curricular multifacetado, apoiámo-nos numa Literatura que, para além de uma breve contextualização histórica, abordasse três áreas nucleares: as próprias Metas de Aprendizagem, o Planeamento e a Avaliação. Para concretizar os objectivos, foi testado e aplicado um questionário a 45 indivíduos, distribuído aleatoriamente, e cujas respostas foram sujeitas a tratamento estatístico. Não sendo uma amostra representativa, logo, impassível de extrapolação, obtiveram-se as seguintes conclusões: a maioria dos professores conhece e concorda com o documento; a maioria dos 33 indivíduos que conheciam as MA, revelou uma posição crítica muito positiva referindo como vantagens o apoio ao currículo e a uniformização do ensino, afirmou usar as MA no seu planeamento individual / grupo e manifestou-se unanimemente satisfeito com a sua aplicação. Os discordantes focam-se mais em questões de princípio do que na organização do documento.Item A perceção dos alunos do 2º/3º Ciclo e secundário sobre a aprendizagem da língua portuguesa, da matemática e da educação física(2012) Martins, Pedro Ralha; Fonseca, Sofia Cristina Carreiras, orient.O objetivo deste estudo foi verificar quais as Perceções dos alunos do 2º/3º Ciclo e Secundário sobre a aprendizagem na sala de aula nas disciplinas de Português, Matemática e Educação Física. A amostra do presente estudo corresponde a N=1812, sendo que N=1204 pertence aos alunos do 2º/3º Ciclo e N=608 pertence aos alunos do ensino secundário. Apenas foram contabilizados para a amostra os questionários completos e corretamente respondidos pelos alunos, de acordo com as normas definidas. O questionário aplicado foi “ A perceção dos alunos sobre a aprendizagem na sala de aula” (ASA-PA, Leitão, 2012). Conclui-se que a disciplina em que os alunos têm uma perceção mais positiva é a Educação Física, independentemente do ciclo de escolaridade. Relativamente à Interdependência entre Alunos no 2º/3º Ciclo, os resultados obtidos demonstraram que existem diferenças significativas em pelo menos duas das disciplinas e, quando comparadas, só entre o Português e a Matemática é que não existem diferenças significativas. No ensino secundário, para a mesma dimensão, os resultados foram a existência de diferenças significativas em pelo menos duas das disciplinas e, quando comparadas, todas apresentaram diferenças significativas. Na interdependência entre Professor e Aluno, no 2º/3º Ciclo, os resultados obtidos demonstraram que existem diferenças significativas em pelo menos duas das disciplinas e quando comparadas, todas apresentaram diferenças significativas. No ensino secundário, para a mesma dimensão, os resultados evidenciam a existência de diferenças significativas em pelo menos duas das disciplinas e, quando comparadas, só entre o Português e a Matemática é que não existem diferenças significativas. Quanto à Negociação, no 2º/3º Ciclo, os resultados demonstraram que não existem diferenças significativas entre as disciplinas. No ensino secundário, para a mesma dimensão, os resultados foram a existência de diferenças significativas em pelo menos duas das disciplinas e quando comparadas, só entre o Português e a Matemática é que não existem diferenças significativas. Na Meta-aprendizagem no 2º/3º Ciclo, os resultados obtidos demonstraram que existiam diferenças significativas em pelo menos duas das disciplinas e quando comparadas, só entre o Português e a Educação Física é que não existem diferenças significativas. No ensino secundário, para a mesma dimensão, os resultados foram a existência de diferenças significativas em pelo menos duas das disciplinas e quando comparadas entre elas só entre a Matemática e a Educação Física é que não existiam diferenças significativas.Item Prestação dos alunos face às metas de aprendizagem em Educação Física(2011) Fernandes, João Pedro Melo; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.O trabalho desenvolve-se em torno das metas de aprendizagem, recente projecto lançado pelo Ministério da Educação em 2010, que agrega todas as competências a atingir pelos alunos no final de cada ciclo em todas as áreas do currículo, e tem como o principal objectivo, de nas escolas, as metas serem usadas como instrumentos de apoio à gestão do currículo. Este é um estudo caso que avalia os alunos da Escola Secundária de Dona Luísa de Gusmão, situada na cidade de Lisboa, na disciplina de Educação Física e faz uma comparação com as metas de aprendizagem, sendo este o objectivo geral. A partir dos conteúdos em que os alunos da escola são avaliados (futebol, voleibol, ténis de mesa, ginástica acrobática, natação, patinagem e dança) é feita uma análise mais a fundo sobre a prestação em cada matéria de avaliação, constituindo o primeiro objectivo específico do estudo. O segundo objectivo é a partir dos resultados verificar se o projecto da Educação Física desta escola está estruturado em função das metas de aprendizagem. O estudo conclui que 64,8 % da amostra cumpre as metas de aprendizagem e os rapazes apresentam melhores resultados do que as raparigas em todas as matérias excepto na dança.Item Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Básica e Secundária de Carcavelos(2019) Nabais, Luís da Costa Santos; Henriques, João Jorge Comédias, orient.As considerações, relatos e exemplos descritos neste relatório, integram o trabalho realizado no âmbito do estágio de mestrado em Ensino da Educação Física no Ensino Básico e Secundário no ano letivo de 2017/2018, na escola Básica e Secundária de Carcavelos. O estágio decorreu de acordo com um programa em quatro áreas – lecionação; direção de turma, desporto escolar e seminários. Para todas as áreas são descritas e analisadas as atividades desenvolvidas e principais objetivos, que compõem o conteúdo do relatório propriamente dito, ilustrado nos apêndices e anexos. Integrado na descrição do que atrás referi, constam ainda apreciações e comentários e algum trabalho de análise baseado em opiniões individuais e nos pressupostos teóricos que sustentam as aprendizagens efetuadas ao longo do mestrado. Procurou-se que este documento englobasse, assim, a descrição do trabalho de um ano letivo, a par da reflexão teórica que o acompanhou. Corresponde a um período de crescimento significativo, obtido através da articulação dinâmica da teoria com a prática. Certo de que a vivência da experiência em si mesma, pela sua abrangência e profundidade, não é fácil de ser retratada num documento final, ainda se procurou integrar algumas referências ao impacto individual deste período, na formação do professor estagiário.Item Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária da Portela(2020) Cruz, Inês Lopes; Guimarães, Mário Luís Castro, orient.O presente documento reflete, de forma critica e propositiva, a minha intervencao enquanto docente de Educacao Fisica na Escola Secundaria da Portela em 4 areas de intervencao: lecionacao, desporto escolar, direcao de turma e seminarios. No que diz respeito a lecionacao, considero relevante salientar as estrategias aplicadas na area da aptidao fisica, incitando nao so os alunos a trabalhar de forma autonoma, como preparando os mesmos para a manutencao dos seus niveis de atividade fisica fora do contexto escolar, tal como expresso nas finalidades dos PNEF. Quer isto dizer que, ao longo do ano letivo cada aluno construiu o seu plano individual de treino tendo em conta as suas necessidades e possibilidades, o que lhes permitiu nao so obter sucesso e melhorar o clima nas aulas de educacao fisica (cumprindo os objetivos propostos), como criar uma base de trabalho para dar continuidade fora do contexto escolar, visto que sao alunos a concluir a escolaridade obrigatoria (12oano). Relativamente a area das atividades fisicas, considero que um fator-chave para o desenvolvimento dos alunos para alem da abordagem das materias atraves da utilizacao de grupos heterogeneos foi a utilizacao de materias, como o andebol, como estrategia para desenvolver componentes criticas necessarias noutras materias (basquetebol – prioritaria, corfebol). A otimizacao do espaco exterior para o trabalho do passe e corte, desmarcacoes e progressao no campo, por exemplo, foi crucial para o sucesso dos alunos, uma vez que lhes permitiu ter mais tempo de pratica onde mais precisavam. Relativamente ao desporto escolar, considero que o foco na avaliacao formativa e a participacao dos alunos ao longo de todo o processo foi fundamental para a sua motivacao, resultando assim num maior envolvimento dos mesmos e desenvolvimento das suas aprendizagens. Para alem disso, o facto de ser enviada aos encarregados de educacao a evolucao e desempenho dos seus educandos ao longo do 2o e 3o periodo, permitiu demonstrar a importancia e as vantagens que o desporto escolar pode e deve trazer a vida dos alunos, pois a meu ver nao devera ser uma area negligenciada e a participacao dos EE na vida escolar dos seus educandos nao deve ser apenas nas disciplinas do curriculo. Na minha otica, tambem a utilizacao de materiais como imagens, videos e planos individuais foram cruciais para o desenvolvimento dos alunos do grupo-equipa, uma vez que o acesso constante a referencias visuais se revelou uma mais valia e um otimo feedback no seu desenvolvimento. Para alem disso, a colocacao de objetivos individuais e desafios adequados as necessidades dos alunos, com a finalidade de integrar todos num esquema de grupo constituiu uma dinamica bastante interessante. Todo o envolvimento do grupo-equipa, bem como a cooperacao entre todos os elementos para que atingissem os objetivos individuais e, consequentemente, o sucesso do esquema de grupo, motivou ainda mais todos os elementos, desenvolvendo assim dinamicas bastante positivas, principalmente na relacao entre as alunas mais novas (Escola Gaspar Correia) e os alunos da Escola Secundaria da Portela. No que concerne a direcao de turma, considero que a integracao do projeto do “mundo do trabalho” foi uma mais valia para o percurso dos alunos no que diz respeito as decisoes que contemplam o seu progresso nos estudos e futura vida profissional. Toda a minha intervencao teve por base o aumento da autonomia dos alunos, tentando sempre muni-los de ferramentas e informacoes necessarias para uma tomada de decisao consciente e adequada aos objetivos de cada um. Deste modo, a construcao do “diario de bordo” com as informacoes relativas a entrada no ensino superior e as duvidas existentes constituiu uma ferramenta de trabalho bastante eficaz, ideia reforcada pelos alunos mais a frente. Na minha opiniao, tambem a antecipacao constante das tarefas e a proatividade demonstrada junto da professora responsavel foram determinantes para a minha evolucao enquanto docente a exercer estas funcoes. Para alem disso, essas mesmas caracteristicas contribuiram para o sucesso da saida de campo, pois foi toda a preparacao e reflexao previa que permitiram a adequacao dos objetivos e a utilizacao desta saida para o desenvolvimento dos alunos, bem como das suas necessidades e possibilidades, tendo garantido nao so a formulacao de objetivos gerais para todos os alunos consoante os PNEF e o PCEF, como especificos para cada turma ou pequenos grupos de alunos. Por fim, no que diz respeito a area dos seminarios, a minha intervencao ficou marcada pela realizacao de conferencias curriculares, bem como de um documento orientador e de um documento Excel, universal para todo o DEF, facilitador de todo o processo e tendo em vista o planeamento por etapas e o desenvolvimento dos alunos evitando uma repeticao das aprendizagens. Mais do que mostrar a importancia da realizacao das conferencias curriculares, penso que a operacionalizacao e a apresentacao de propostas concretas foram a base para o sucesso da minha intervencao nesta area. Para alem disso, considero que toda a antecipacao das tarefas e reflexao sobre o processo e objetivos a atingir foram tambem cruciais neste processo, resultando tambem num consequente aumento da minha capacidade de lideranca destes processos. De facto, o processo reflexivo e as dinamicas de discussao colocadas ao DEF atraves da comparacao dos niveis de desempenho dos alunos nas provas de afericao do ano letivo 2017/2018 e desses mesmo alunos, agora no 10o ano, mostraram ser bastante vantajosas na discussao dos conteudos, na tomada de decisao e nas estrategias e conclusoes apresentadas ao longo de todo este processo. Isto porque, para alem de constituir uma amostra real e um conteudo concreto de discussao, corresponde tambem a realidade da ESP, aumentando a importancia da discussao destes conteudos.Item Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire(2018) Calado, Sérgio Afonso Borges Ramos; Henriques, João Jorge Comédias, orient.Estágio Pedagógico constitui-se como a realização prática da atividade de professor de Educação Física, suportando-se no conjunto de conhecimentos adquiridos na licenciatura e no primeiro ano de Mestrado. No contexto em que se desenvolve, pela sua complexidade e pela realidade que apresenta, reveste-se de um caráter crítico, assente em pesquisa e discussão, fomentando uma intervenção que se pretende inovadora e, simultaneamente, diferenciadora. Este processo de aquisições é uma experiência que, obrigatoriamente, deve transformar o indivíduo, transformando os indivíduos sobre os quais assume responsabilidade, elevando-os numa análise e acompanhamento permanentes. A elaboração do Relatório de Estágio reflete este percurso. No limiar da conclusão do Mestrado, reflete uma experiência suportada numa realidade singular, adequando os comportamentos do Professor Estagiário ao Regulamento de Estágio da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. O relatório tem o seu suporte conceptual edificado sob quatro áreas de intervenção: Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar e Seminários. O documento expressa as ideias, os pressupostos e as conclusões resultantes desta experiência, apresentando os problemas e dificuldades que motivaram a procura de soluções. Este documento pretende refletir um processo, uma oportunidade de crescimento e uma consciência que se inserem naquilo que pretendo ser enquanto professor, explorando as capacidades do ser humano numa tentativa permanente de melhorar.Item Relatório de estágio pedagógico de Educação Física realizado no Agrupamento de Escolas Pedro Alexandrino(2022) Mendes, Daniel Pedro de Carvalho; Henriques, João Jorge Comédias, orient.O Estágio Pedagógico em Educação Física realizou-se na Escola Secundária Pedro Alexandrino, no ano letivo 2020/2021, orientado pelo professor Luís Bom (orientador Universitário) e pelo professor João Calca (orientador de Escola). De acordo com o regulamento do Estágio Pedagógico da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, este integra quatro áreas de intervenção pedagógica, nomeadamente: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e o Seminário. Na Lecionação, saliento o facto de no badminton, no basquetebol e no voleibol, a maioria dos alunos ter cumprido o Nível Introdução, visto que apresentavam um nível muito “fraco” no início do ano letivo. Nesta área, reforço a importância da realização do PTI para melhorar a minha autonomia e gestão das aulas, dado o contacto direto com os vários professores do GEF, falando com eles e percebendo diferentes estratégias que podia implementar nas aulas para poder ter um melhor controlo sobre as turmas, bem como, lecionar a alunos de diferentes anos de escolaridade. Destacando o aspeto mais importante na realização do PTI, a maior experiência que tive, ao nível do clima, organização, feedback, que se traduziu em efeitos positivos no âmbito da lecionação da turma 9º8ª. Foi implementado o Projeto Específico «O treino concorrente da força e resistência», teve como objetivo integrar os alunos nas tarefa que foram realizadas ao longo do ano letivo, promovendo a melhoria dessas capacidades. Na Direção de Turma está abordado o Projeto em que desempenhámos atividades correntes de Diretor de Turma, com a participação do Professor Titular de Turma, envolvendo interação com os Alunos, Professores do Conselho de Turma e Encarregados de Educação. O Projeto Específico «Relação entre Hábitos de Vida Saudáveis e Resultados dos Testes de Aptidão Física do FitEscola?», articulado com a lecionação, envolve a que todos os participantes envolvidos apresentassem melhorias ao nível do currículo da Educação Física e aumento da regularidade e frequência na prática de AF. Nas aulas de PAM, desenvolveu-se um projeto que teve como tema “Educação e Cidadania Ativa”. No decorrer do ano letivo, os alunos foram realizando fichas nas diferentes disciplinas, como Físico-Química, Ciências Naturais, Geografia, Português, Inglês, Francês, Artes e a Educação Física, fomentando a interdisciplinaridade. Desta forma, os alunos tiveram sempre empenhados naquilo que foram as tarefas propostas, indo de encontro ao tema do projeto. No Desporto Escolar, intervim no núcleo de Badminton, assumindo o controlo dos treinos, no qual se encontrava dividido em dois escalões, iniciados e juvenis. Devido à situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID-19 não existiu competição, apenas realizámos um torneio entre alunos e também entre professores e alunos, de modo que eles sentissem motivados para a prática da modalidade apesar de não houver competição interescolar. O grupo era bastante heterogéneo, dada a faixa etária – iniciava no 3º ciclo e terminava no 12º ano de escolaridade. Esta heterogeneidade deriva igualmente das diferenças das competências de cada aluno. A minha maior conquista passou por terminar o ano com um grupo mais homogéneo, alcançando, desta forma, os objetivos definidos no início do ano letivo. Implementei também o Projeto Específico «Importância do Badminton para o desenvolvimento multilateral», em que o objetivo foi perceber através desta modalidade se os alunos conseguiam desenvolver as suas capacidades motoras através das tarefas efetuadas em treino. Na área dos seminários, realizei um sobre a Avaliação Formadora e a Autorregulação da Aprendizagem. Apresentei estratégias aos professores do GEF acerca daquilo que podiam fazer nas suas aulas como forma de potenciarem a aprendizagem dos seus alunos, nomeadamente, possibilidades de escolhas nos diferentes exercícios realizados em aula para que os alunos se autoavaliemItem Relatório de Estágio Pedagógico realizado na Escola Básica de Telheiras(2023) Rocha, Cleudir David; Henriques, João Jorge Comédias, orient.A reflexão e o balanço feito neste documento relatam o estágio pedagógico para concluir o curso Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundários. Na lecionação, apesar de ter instalações com bastantes limitações, conseguiu-se aplicar as orientações dos programas em termos de diferenciação do ensino, o plano por etapas e aulas por áreas. Realça-se também a aprendizagem cooperativa entre os alunos mais capacitados e os alunos com maiores dificuldades. No Professor a Tempo Inteiro, foi muito clara a necessária distinção de autonomia e intensidade entre as aulas do 9.º ano e do 5º,6º e 7º ano de escolaridade, e o uso deste momento como autoavaliação do meu papel docente. Na área da direção de turma, o início do ano letivo foi muito marcado por conflitos entre os alunos e de comportamentos perturbadores nas aulas. Como estratégia de aproximação da turma e estabelecimento de uma relação de confiança e amizade com os alunos mais problemáticos, iniciei uma intervenção de animação durante os intervalos, através da prática desportiva (Basquetebol), que levou uma melhoria na nossa relação, melhorando a capacidade de intervenção de correção dos comportamentos com benefícios para a turma toda. Este procedimento foi consumado, aprofundado e confirmado na saída de campo. No desporto escolar, intervim no núcleo de Voleibol, onde houve praticamente dois grupos distintos no que toca a capacidades e desenvolvimento, daí muito do planeamento, das intervenções, dos objetivos serem distintos para diferentes alunos e grupos de alunos, dando assim uma diferenciação do ensino nesta área de estágio. Estrategicamente optei por, internamente, promover maior número de situações de jogo formal, jogo este que apresenta diferentes problemas que somente a competição pode oferecer, dando assim mais oportunidades de prática aos grupos de alunos, do nível Introdutório para que aplicassem aquilo que aprenderam durante os treinos e do nível Elementar para que pusessem em prática o que treinaram, mas também para que identificassem os seus próximos desafios. O meu seminário foca as orientações dos programas Nacionais de Educação Física (PNEF) na área dos conhecimentos. Estudamos e prepusemos formas de trabalho interdisciplinares nos conselhos de turma para a abordagem teórica dos conhecimentos, que não são apenas da EF, mas sim transversais as outras disciplinas. Estas propostas foram consideradas nos diversos ciclos pelos professores de EF de todas as escolas do agrupamento. Palavras-chave: Educação Física; Ensino; Aprendizagem; Lecionação; Direção de Turma; Desporto Escolar; Seminário.Item Relatório de estágio pedagógio em educação física : Escola Secundária Braamcamp Freire(2023) Costa, Cristina Isabel Domingos da; Guimarães, Mário Luís Castro, orient.O relatório apresentado é o culminar do processo enquanto estagiária e espelha as tomadas de decisão, resultados e reflexões decorrentes do Estágio Pedagógico em Educação Física. Na Lecionação, a etapa das Prioridades permitiu desenvolver as aprendizagens prioritárias a nível individual e coletivo, resultando na aquisição de novas competências e habilidades. Durante a semana do Professor a Tempo Inteiro, as turmas selecionadas obedeceram apenas a um critério: turmas dos professores que lecionavam através de um planeamento por Blocos em detrimento de um planeamento por Etapas, cujo objetivo foi abordar o tema com os respetivos professores, argumentando e justificando os benefícios do planeamento por Etapas. Na Direção de Turma e na subárea de apoio aos alunos, foi desenvolvido o projeto “Vamos Descobrir o Futuro”. Os alunos que não tinham objetivos académicos, nem profissionais, terminaram o ano letivo com o seu futuro definido. Na Saída de Campo, as matérias de orientação e canoagem, referente à Área de Atividades de Exploração da Natureza, foram desenvolvidas com o objetivo de complemento curricular e interdisciplinar. No Desporto Escolar o núcleo de andebol feminino alcançou progressos principalmente nas ações técnicas do passe e do remate e na ação tática do contra-ataque. A equipa apresentava comportamentos que comprometiam a integridade física e foi necessário intervir através do desenvolvimento do projeto “Os Valores no Desporto”. O projeto incidiu de forma transversal à equipa, refletindo-se na modificação gradual dos comportamentos agressivos. No Seminário a área de intervenção foi a dança e através das entrevistas realizadas aos professores, pude analisar quais eram as dificuldades e as limitações para que a dança não estivesse a ser lecionada. Promovi formações recíprocas entre professores, sendo o projeto intitulado de “Vamos Dançar Juntos!”, resultando na lecionação da dança por parte de alguns professores ainda no corrente ano letivo. Foi proposto ao grupo de Educação Física uma articulação anual e plurianual das danças no ensino básico e secundário e foi também disponibilizado material didático de vídeo e áudio de apoio a todos os professores. Palavras-chave: Etapas, futuro, valores, dança, aprendizagemItem Os sentimentos de competência dos docentes de Educação Física e a sua percepção sobre a organização da aprendizagem na sala de aula(2012) Moita, Hélder Miguel Silva Pereira Rodrigues e; Leitão, Francisco Alberto Ramos, orient.Os Professores assumem um papel determinante nas aprendizagens dos alunos, que está fortemente ligada ao sentimento de competência que os mesmos têm. O objectivo deste estudo é investigar se o sentimento de competência dos Professores de Educação Física se relaciona ou não com: a aprendizagem cooperativa, as relações entre o professor e o aluno, a negociação e o ensino cooperativo. A amostra foi constituída por cento e quinze Professores de Educação Física do ensino regular (N=46 Género Feminino e N=69 Género Masculino), dos quais setenta e oito leccionam o 2º e 3ºciclo e trinta e sete o ensino Secundário. Quanto aos instrumentos de recolha de informação foram utilizados dois inquéritos por questionário denominados por: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA (A.S.A. – E.P.A., Leitão, 2012) e a ESCALA DE AUTO-ESTIMA PROFISSIONAL (E.A.P., Leitão, 2012). Neste estudo é possível verificar que os Docentes de Educação Física sentem-se mais competentes e capazes quando percepcionam na sala de aula um ambiente mais cooperativo. A relação professor-aluno é significativa visto que o Professor sente-se mais capaz e competente quando tem uma melhor ligação com os alunos, tal como nos refere Jesus (1996) que considera que um Docente motivado e realizado tende a ter alunos também motivados e activos. No que se refere à Negociação, esta não é sentida pelos Docentes como um factor que influencie o seu sentimento e a capacidade de competência. Por último, no que diz respeito ao ensino cooperativo, os professores sentem-se mais competentes e capazes quando partilham com os colegas várias estratégias de ensino ou feedbacks, mostrando ser importante, na aquisição de competências e capacidade, a ligação com outros profissionais de ensino.