Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "ADULT EDUCATION"
A mostrar 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Alfabetização e educação de adultos : um percurso de 1910 a 1926 : das intenções políticas às medidas concretas(2008) Esteves, Ester da Assunção Teiga Frutuoso; Adão, Áurea, orient.Este trabalho visa contribuir para uma melhor percepção da problemática do analfabetismo, em Portugal, no primeiro quartel do século XX, tendo em conta o ideário educativo republicano e as suas concretizações a nível do ensino primário. Neste sentido, foram traçadas as linhas estruturantes desta problemática: uma, centrada nas ideias educativas sobre o analfabetismo e os debates no quotidiano escolar e jornalístico; e a outra referente às concretizações e realizações educativas republicanas que operacionalizaram o combate ao analfabetismo. O conceito de analfabetismo foi o fio condutor de todo o trabalho, do qual se delinearam as seguintes áreas: (i) Dos finais da Monarquia Constitucional à República: breve perspectiva histórica e educativa; (ii) O analfabetismo e suas causas; (iii) O combate ao analfabetismo; (iv) Escolas móveis e cursos nocturnos na promoção da alfabetização e, (v) Programas escolares: as propostas governamentais. A cada área corresponde um capítulo. A fonte principal deste trabalho foi a Imprensa de Educação e Ensino, consultada na Biblioteca Nacional, pois a mesma oferece uma complexa vastidão de materiais pertinentes para o tema. Entre os vários periódicos compulsados, destacam-se A Federação Escolar, Educação Nacional e O Professor Primário. A pesquisa exploratória e selectiva também conduziu ao semanário Sul da Beira. Muitas obras e estudos da época foram ainda pesquisados, com destaque para as actas dos Congressos da Liga Nacional de Instrução. Igualmente se afigurou significativo perscrutar o Diário da Câmara dos Deputados, o Diário do Senado da República e ainda o Diário do Governo para serem trabalhados, respectivamente, os debates parlamentares e a legislação. Assim, foi objectivo do trabalho configurar um painel revelador do tema que mobilizou personalidades académicas, jornalísticas e políticas, no período compreendido entre 1910 e 1926.Item Conceções dos professores acerca dos saberes a serem ministrados no ensino de EJA(2016) Vila Nova, Silvânia Andrade Ataide de Almeida; Felício, Gisélia Maria Martins, orient.Esta investigação tem como questão de partida saber qual a conceção dos professores acerca do trabalho docentes no ensino da EJA – Educação de Jovens e Adultos -, e como esses saberes perpassam na prática pedagógica em relação ao cotidiano dos educandos. Procurou-se também identificar na prática pedagógica utilizada pelos professores de EJA se o currículo eleito se volta para o contexto de vida dos alunos. Elegeu-se as seguintes categorias teóricas que deram suporte à pesquisa empírica: EJA; saberes docentes; currículo e práticas pedagógicas. O método eleito foi a abordagem qualitativa, voltada para o estudo de caso (Yin,1989), tendo como locus uma escola em Recife, Pernambuco. Trabalhou-se com a entrevista semiestruturada, buscando na produção de discurso dos professores, sujeitos da pesquisa, suas conceções de saberes e prática pedagógica no ensino da Educação de Jovens e Adultos, sua relação com o currículo escolar e as relações deste currículo com a vida cotidiana dos alunos. A análise dos dados da investigação voltou-se para o aporte teórico metodológico da Análise do Discurso (AD) na linha francesa, procurando entender os sentidos e as significações desta produção discursiva. Os resultados da investigação apontam na narrativa dos professores a evidência de uma prática pedagógica voltada para uma forma linear de ensinar no fundamental e médio, veiculando a mesma proposta pedagógica para a modalidade em EJA, sem levar em consideração as diversidades e diferenças dos alunos da EJA e os alunos do ensino regular.Item Concepção de alunos sobre as competências pedagógicas de professores do PROEJA(2019) Ribeiro, Milena Nunes Olimpio; Fonseca, João José Saraiva da, orient.A pesquisa tem por tema “Concepção de alunos sobre as competências pedagógicas de professores do PROEJA”. Como objetivo geral: Refletir à adequação da metodologia e estratégias de ensino, usadas em sala de aula, pelos professores, do Curso de Refrigeração e Climatização do IFCE - Campus-Fortaleza-Ce-Brasil. Como objetivos específicos: Identificar os referenciais de boas práticas dos professores, em sala de aula; Analisar quanto as metodologias utilizadas em sala de aula e averiguar se os professores usam novas adoções de práticas pedagógicas. O trabalho se conduz numa pesquisa descritiva, qualitativa, procurando respostas para o seguinte problema: Como os alunos percebem as estratégias e metodologias que os professores utilizam em sala de aula? Para a coleta dos dados, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, com uma amostragem simples e sistemática. Foram elaborados os indicadores: Conhecimento, habilidade e atitude e pressupostos da andragogia, que serviram de referencial para o roteiro da entrevista. Averiguamos, na percepção dos alunos, que a maioria dos professores, do curso, apresentam o conhecimento, a habilidade e a atitude, atendendo as práticas propostas pelos referenciais teóricos, que delinearam as competências e serviram de base ao estudo.Item Da educação de adultos à educação e formação de adultos : o sistema de reconhecimento, validação e certificação de competências em Portugal(2009) Lindeza, Paula Suzana Marques; Teodoro, António, orient.Num contexto de revitalização do credo neoliberal, as componentes de educação e formação, tradicionalmente separadas, têm sido alvo de aproximação crescente num processo de articulação e convergência, que permitem a alguns autores reconhecer a tendência para as políticas de Educação de Adultos se transformarem em políticas de Educação e Formação de Adultos. Num país, como Portugal, que apresenta, tradicionalmente, baixos níveis de educação de base e de qualificação e de certificação escolar e profissional da população adulta, em comparação com os demais países europeus, a necessidade de recomposição dos sistemas educativos e de articulação dos sistemas de educação e formação tem conduzido a uma convergência de preocupações em torno da problemática do reconhecimento e validação de competências e da implementação deste dispositivo. Neste estudo, procurámos compreender o processo de construção sócio-histórica de um campo tão rico e polissémico como é a Educação de Adultos, em Portugal, a partir da centralidade assumida pelo Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, enquanto novo modelo de educação e formação de Adultos, atravessado por continuidades, descontinuidades, ambiguidades e tensões. Através de uma metodologia de um estudo de caso, privilegiamos uma abordagem qualitativa e descritiva, numa relação de diálogo entre a construção teórica e os dados empíricos. O estudo conclui que o Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, instrumento legitimador da articulação crescente entre os sistemas de educação e formação, está construído na tensão entre uma lógica de racionalidade e eficiência económica e os apelos a uma lógica humanista-emancipatória.Item A Educação de Jovens e Adultos sob o olhar do educando: significados da escolização para alunos/servidores da UFRN(2013) Almeida, Myrian Filomena Rodrigues de; Silva, Jorge Ubiracy Barbosa da, orient.O nosso estudo propôs analisar os significados atribuidos pelos servidores que integraram o Programa de Educação Básica (PEB), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Através dos relatos de servidores e gestores, se propõe o impacto que a frequência do Programa de Educação Básica teve junto dos mesmos, no âmbito pessoal, social e profissional. Pretende igualmente verificar se as expectativas iniciais ficaram satisfeitas. Para tanto, a investigação fez um percurso de pesquisa teórica de levantamento de opiniões junto dos intervenientes. As teorias fundamentaram-se em referenciais que reconhecem os esforços realizados na EJA, como os investimentos e avanços que diminuiram o analfabetismo no Brasil. Para tanto, a investigação fez um percurso metodológico em bases teóricas e práticas. As teorias são elucidadas em literaturas que reconhecem os esforços realizados na EJA, como os investimentos e avanços que diminuíram o analfabetismo no Brasil. Na prática, o trajeto estrutura-se em um estudo qualitativo, exploratório indutivo, com análise interpretativa de 60 servidores e 12 gestores, através de questionários com perguntas abertas, e aplicados em entrevistas realizadas pela pesquisadora. Como resultados, a pesquisa aponta que a escolarização do PEB produziu significados substantivos, para os servidores, ambiente coletivo e profissão, contribuindo sobremaneira para o exercício da cidadania. Como reflexões conclusivas, mas não definitivas, a produção dissertativa fortalece a EJA, reconhece sujeitos e favorece a prática educativa, ao elucidar ações concretas de escolarização, com propostas de novos olhares para o campo da educação.Item A Educação Penitenciária no Estado de Pernambuco : um olhar sobre o Presídio Professor Aníbal Bruno(2012) Souza, Eudes Pavel Saraiva de; Silva, Márcia Karina da, orient.Esta dissertação trata da educação penitenciária no Estado de Pernambuco e é resultado de um estudo desenvolvido no Presídio Professor Aníbal Bruno, junto à Escola Professor Joel Pontes, situada no interior da unidade carcerária. Este trabalho discute o papel da educação escolar no processo de ressocialização dos apenados. O ciclo de investigação ocorreu mediante: pesquisa bibliográfica, exame da legislação internacional e nacional, que trata da escolarização para pessoas em situação de privação de liberdade, e por meio do contato com a realidade educacional e prisional do estabelecimento penal selecionado. Nesta investigação, utilizamos à abordagem quantitativa e qualitativa. Com relação aos instrumentos que foram realizados nesse estudo, adotamos o questionário e a entrevista. Quanto ao questionário este foi aplicado aos detentos, já a entrevista foi realizada junto aos docentes. Através de tais instrumentos, foi possível confrontar as informações coletadas entre essas duas categorias (aluno e professor), possibilitando uma maior aproximação com a realidade educacional vivenciada na unidade prisional. Neste sentido, a pesquisa nos permitiu identificar que a educação escolar ofertada no Presídio Professor Aníbal Bruno não vem contribuindo satisfatoriamente para a ressocialização dos apenados, uma vez que o índice de reincidência entre os internos que frequentam a escola é bastante elevado, não havendo, assim, por parte dos reeducandos uma pré-disposição à ressocialização.Item Ensino aprendizagem na educação de jovens e adultos : práxis pedagógicas(2021) Passos, Luciana Alves de Jesus; Freitas, Jacinto Serrão de, orient.A Educação de Jovens e Adultos (EJA), historicamente, está marcada por um caráter mais assistencialista do que de direitos. Para pensar em uma educação voltada para a efetiva aprendizagem do aluno é preciso mudanças nas atitudes em relação a esta modalidade de ensino compensatória, a partir de posturas democráticas. Os alunos da EJA já trazem consigo experiências e saberes que necessitam ser incorporados às práticas pedagógicas, as quais precisam de modelos curriculares que contemplem a construção desse saber, promovam as aprendizagens significativas e proporcionem a inclusão de todos os sujeitos. Neste sentido, são necessários questionamentos diante dessa problemática em prol da atuação pedagógica no processo ensino-aprendizagem dos educandos no domínio da EJA, que garantam a todos a aquisição dos saberes necessários ao desenvolvimento do aluno e da prática pedagógica dos professores, que são os facilitadores da aprendizagem. O presente trabalho baseia-se num estudo que tem como questão de partida saber de que forma os docentes articulam a sua atuação pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem dos educandos, no domínio da EJA. O objetivo é conhecer o desenvolvimento das práticas pedagógicas dos professores no processo de ensino e de aprendizagem nessa modalidade. O estudo insere-se no paradigma interpretativo e baseia se num estudo de caso, com uma abordagem metodológica de natureza qualitativa e descritiva dos dados. A coleta de dados foi realizada por meios de recolha documental, grupo focal com os professores participantes e através de um questionário à coordenadora e aos alunos. Os alunos do 2º ao 9º ano da EJA foram abordados através da técnica investigação de inquérito por questionário. Após a análise dos dados constata-se que, normalmente, os professores enfatizam a valorização dos conteúdos, em detrimento de uma formação que não condiz às necessidades dos alunos e às pedagogias ativas. Existe uma fraca relação entre a teoria prática, a ausência de práticas ajustadas às adequações curriculares às especificidades dos alunos. A pesquisa demonstrou que os professores evidenciam uma prática desvinculada da realidade dos educandos, tendo em vista a falta de práticas consistentes que valorizem o saber e a apropriação do conhecimento. Com base nos resultados, importa (re) pensar as políticas públicas para a EJA que atendam às demandas do sistema e viabilizem a inclusão socialItem A evasão escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas do Município de Tamandaré – PE(2015) Silva, Zuleide Maria Chaves da; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.A dissertação apresentada é resultado do trabalho de pesquisa em escolas públicas municipais, que teve como objetivo geral analisar os fatores que contribuem para a evasão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos das escolas pública do Município de Tamandaré – PE. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa de nível descritivo e explicativo, onde 140 alunos, 04 professores e 03 gestores fizeram parte desse trabalho, em 03 escolas do Município de Tamandaré onde funciona a EJA, tendo sido utilizados questionários e entrevistas na coleta de dados que depois de organizado e analisados, o material final da pesquisa nos mostra que 42% dos educandos garantem deixarem à escola porque precisam trabalhar, por viverem numa cidade turística onde o período de veraneio é esperado com grande expectativa afasta os alunos da sala de aula por não terem flexibilidade no horário determinado pela escola, e mais, com a chegada do verão 67% dos estudantes que já estão trabalhando e são requisitados para outras funções, afirmam estarem muito cansados para permanecerem na sala de aula depois de uma intensa jornada de trabalho. Outros motivos contemplados são: problema com saúde, desinteresse pela escola, falta de transporte e outros. Ficou claro que dos alunos que se evadem, voltam a matricula-se na tentativa de melhorar a qualidade de vida para sua família. Entretanto, com uma nova leitura feita a partir dos resultados dos trabalhos concluídos e analisados, se percebe o outro lado da questão, entre os resultados óbvios, e os entendidos no âmago do problema, essa reflexão leva a desafios que possam ajudar a diminuir a ausência do aluno EJA na sala de aula, como: rever a metodologia e o processo avaliativo utilizado na prática pedagógica dessa modalidade de ensino, promover formação continuada para os professores, provocando-os à pesquisa. Os resultados apontam para a necessidade de gestores das instituições de ensino formular estratégias para suprimir a evasão escolar principalmente nas turmas de EJA, pois o fracasso escolar atribuído ao aluno está camuflado nos fatores socioeconômico e politica pública educacional. Na tentativa de erradicar a evasão escolar são necessárias transformações racionais e pertinentes à realidade do educando.Item Evasão escolar na EJA: estigma ou desafio das escolas públicas?(2016) Peres, Gleyce Marinho Barreto; Parreira, Artur, orient.Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa que pretendeu conhecer os principais causadores da infrequência e posterior evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos no município de São Gonçalo (RJ) e também, as estratégias implementadas por duas escolas dessa rede no enfrentamento do problema. Buscou-se investigar os seguintes fatores geradores da evasão: o modelo de educação que privilegia a mera recepção de conteúdos, o currículo desassociado da realidade do alunado adulto, a avaliação (prova) como único meio, classificatório e excludente, além da questão relativa ao horário de ocupação profissional que incide sob o horário escolar de EJA. Como pano de fundo, procurou-se ainda conhecer o envolvimento não só dos educadores, mas de toda a comunidade escolar, no desenvolvimento de relações interpessoais que possibilitam a criação de vínculos de amizade e respeito mútuo entre os envolvidos no processo educativo, de tal forma que, vêm contribuindo de maneira relevante e perceptível para a permanência de diversos alunos adultos do ensino noturno, do início ao término do curso, nas Unidades escolares investigadas. A pesquisa empírica desenvolvida, de cunho qualitativo e exploratório, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, questionário e levantamento de dados estatísticos da evasão nos anos de 2012-2013, junto às secretarias das escolas e à Secretaria Municipal de São Gonçalo. A amostra consistiu em um total de 11 entrevistas (7 alunos evadidos, 3 professoras e 1 coordenadora geral da EJA do município referido) e aplicação de questionário a 180 alunos frequentadores da EJA. Não surgiu qualquer pretensão de se alcançar proporcionalidade na amostra, mas sim, fazer um recorte do campo educacional brasileiro, a fim de levantar elementos qualitativos que fundamente a discussão do tema, compondo um rol de matrizes representacionais e explicativas desse fenômeno social. Ao proceder á análise dos dados, conjugou-se as perspectivas teóricas com os dados da pesquisa. Os resultados desse estudo mostram que há algumas falhas por parte dos administradores municipais e das instituições de ensino pesquisadas, no sentido de formular estratégias para a erradicação da evasão escolar, ou pelo menos, a diminuição do fenômeno. Percebe-se pouca preocupação e engajamento dos gestores responsáveis em buscar soluções para a questão. Torna-se necessário reavaliar todas as estratégias (ações) desenvolvidas até aqui, mantendo as que estão dando certo e planejando novas no sentido de enfrentar o problema, uma vez que, essas ações não tem sido eficazes, pois a cada ano o fenômeno se repete. O estudo aponta que os principais motivos de contribuição para a manutenção deste fenômeno são: exclusão na escola, inadequação do sistema de ensino e fenômeno político macrossocial, por exemplo, a pressão do trabalho sobre os alunos. Os profissionais de educação sinalizam que a “resolução” do problema depende, ainda, de aspectos ligados à política de educação em sentido local e geral.Item Fatores condicionantes da aprendizagem de adultos: estudo realizado na escola de ensino fundamental Antenor Naspolini(2016) Moura, Anaisa Alves de; Fonseca, João José Saraiva da, orient.Este estudo tem como objetivo principal analisar quais os fatores condicionantes que influenciam na aprendizagem de adultos. Como objetivos específicos, buscou-se identificar quais os fatores que influenciam neste processo; analisar as relações existentes entre faixa etária, experiência profissional e classe social no processo de aprendizagem de adultos e compreender o processo de aprendizagem de adultos, segundo os princípios andragógicos e sua aplicabilidade, levando em conta os fatores que influenciam neste processo. O embasamento teórico desse estudo fundamentou-se na literatura de Freire (2003), Duarte (2000), Oliveira (2013), Vygotsky (1996), LDB (9.394/96), Soares (2014), Freud (1992), Marconi e Lakatos (2006), Santos (2009), Candau (2011), Somera (2010), Almeida (2011), Masetto (2011), Sánchez (2001), Carreiro (2012), Perissé (2004), Cafarella (1991), Morin (2003), Knowles, Holton e Seanson (2011), entre outros. Como metodologia para este estudo foi adotada uma pesquisa do tipo quantiqualitativa de caráter exploratório e descritivo. A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental Antenor Naspolini com quatro turmas de EJA (I, II, III e IV) do ano de 2014. No total participaram 105 alunos pertencentes aos quatros seguimentos. Como instrumentos de coletas de dados teve-se uma busca de informações através da pesquisa documental, bibliográfica e a aplicação de um questionário aos 105 alunos da referida escola. O questionário constou das seguintes categorias: faixa etária, profissão, experiência profissional, classe social e resultados (aprovação e reprovação). Como instrumentos de análise dos dados coletados tivemos a análise estatística dos dados e a análise de conteúdo. A coleta de dados contou com o auxílio da coordenação da referida escola, gestora, secretária escolar e os quatros professores das turmas acima mencionadas. Após a análise dos dados e os resultados obtidos, com base nessa realidade, percebe-se que é necessário professor, aluno e instituição fazer uma revisão pessoal, uma autoavaliação, rever os métodos de ensino e conhecer na íntegra a importância de cada princípio andragógico e sua possível aplicabilidade na aprendizagem de adultos. Após a exploração da literatura, percebeu-se que cada um destes tem sua parcela de contribuição na trajetória do aluno adulto. Os achados revelam que o ensino deve ser repensado, promovendo condições libertadoras e destacando a importância de uma metodologia que possibilite abertura para os alunos adequarem seu processo de aprendizagem à sua forma particular de estudar e aprender.Item Formação de professores de jovens e adultos para o uso das tecnologias da informação e comunicação(2019) Lima, Maria de Lourdes Silva; Benavente, Ana, orient.Observa se no cenário atual brasileiro que a Educação de Jovens e Adultos tem obtido há décadas o mesmo resultado no que tange à p ermanência e aprendizagem do aluno, assim como a formação do professor que assume as turmas da EJA . O conhecimento faz parte de uma sociedade e, como premissa social, todos têm o direito de aprender e contribuir com seus conhecimentos com igualdade e aprov eitamento dos benefícios do saber. De acordo com a Constituição Federal de 1988, a educação é direito de todos e essa tem sido implementada por meio de políticas públicas criadas pelo Governo Federal e executada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em regime de colaboração com os estados e municípios, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino integrante da Educação Básica. Seu objetivo é atender os alunos que não concluíram os estudos regulares em conformidade com a sua faixa e tária, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio. A presente dissertação busca responder, então, os seguintes questionamentos: Os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos possuem formação adequada para trabalhar com essa modalidade de e nsino? Como as Tecnologias da Informação e Comunicação ( TIC ) podem contribuir para o desenvolvimento do processo de aprendizagem? Melo e Benavente 1978 ), Perrenoud (1999/2000), Menezes e Abreu (2010), Freire (1976/2000), Ireland (2009), Haddad (2002), Fer nandez (2015), Hora (2010), como também a própria Constituição Federal (1988), Constituição do Maranhão (1989), Lei de Diretrizes e Bases nº 9394 (1996), entre outras bases legais e pensadores, dão os subsídios para o embasamento teórico desta pesquisa cie ntífica. Tratando se de uma investigação de caráter exploratório e descritivo, abordou se como público alvo 20 discentes e 10 docentes inseridos na modalidade EJA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) Campus Zé Doca. O s dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, de modo a compreender o processo de ensino a partir do nível de formação dos docentes que lecionam na modalidade EJA. Procurou se também saber quais são os procedimentos didáticos adotados em sala de aula, se os professores aplicam TIC de alguma maneira e, ainda, se consideram a tecnologia importante para obter melhoria da aprendizagem dos alunos. Finalmente, pretende se ainda conhecer a visão dos pesquisados sobre a eficácia do uso desses recursos no ensino e aprendizagem. O objetivo geral desta dissertação é de investigar o nível de formação dos professores que atuam na modalidade Educação de Jovens e Adultos e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação disponíveis no IFMA Campus Zé Doca.Item Políticas públicas para a educação do campo: a EJA - Educação de Jovens e Adultos - em Comunidades campesinas(2012) Sobrinho, Cícero Italiano; Tavares, Manuel, orient.O prisma central desta pesquisa se insere na dimensão da análise da aplicação das Políticas Púbicas educacionais implantadas pelo governo brasileiro e direcionadas à Educação do Campo aos Jovens e Adultos que vivem nas Comunidades Campesinas dos assentamentos da Reforma Agrária. Com vistas a avaliar se a efetivação dessas políticas estão conseguindo propiciar aos nossos camponês, sua permanência no campo, podendo desfrutar de uma vida mais digna para si, sua família e sua comunidade, foi feita a análise de conteúdos das entrevistas realizadas com os alunos, seus pais e seus professores, no intuito de compreender quais são os benefícios da implantação da EJA na comunidade pesquisada. O estudo mostrou que as Políticas Educacionais direcionadas ao Campo, no município de Conceição do Araguaia-PA, na modalidade EJA, têm conseguido ajudar o homem do campo na luta por melhorias na qualidade de vida de suas comunidades e contribuído enquanto elemento formulador da permanência do homem do campo em suas terras, além de se constituir numa ferramenta de conscientização política por se configurar como uma educação diferenciada da encontrada nos centros urbanos, pois suas diretrizes são direcionadas às especificidades da população campesina e tem como ponto de partida as dificuldades vivenciadas por seus alunos.Item Saberes docentes mobilizados no ensino de EJA e sua relevância na vida cotidiana do aluno(2012) Lima, Maria de Lourdes Pereira do Amaral; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.A preocupação central desta pesquisa foi compreendermos quais os saberes docentes que o professor de EJA mobiliza na organização do seu trabalho em sala de aula e a relevância desses saberes no cotidiano do aluno de Escolas Estaduais da cidade de Garanhuns, Pernambuco, Brasil. A pesquisa foi conduzida com 100 discentes da EJA que estudam em quatro escolas da referida cidade e com oito docentes que lecionam nas referidas Instituições. Procedeu-se à aplicação de um questionário validado e adaptado aos discentes e uma entrevista semi-estruturada aos docentes dessa modalidade. A análise dos dados quantitativos foi realizada por meio do programa SPSS; enquanto a análise dos dados qualitativos foi orientada pela análise de discurso. Os resultados evidenciaram a falta de formação profissional específica dos docentes para trabalhar com a EJA, bem como a necessidade de uma política educacional voltada para essa modalidade de ensino, visto que, apesar de a maioria dos professores recorrerem aos diferentes saberes adquiridos em sua trajetória, a educação de jovens e adultos ainda expressa um reflexo de exclusão e ideologia apresentando bastante dificuldade. Assim, sugere-se que muito se tem a evoluir para que toda a potencialidade utilizada a favor do ensino de jovens e adultos obtenha sucesso, tanto para construção das práticas pedagógicas de seus docentes quanto para a facilitação do processo de ensino-aprendizagem com os alunos.Item Os saberes dos professores da Educação de Jovens e Adultos/EJA e suas Relações com os saberes mobilizados na formação continuada(2014) Dionízio, Elitânia Patrícia Pereira; Duarte, José Bernardino, orient.Esta pesquisa trata dos saberes acumulados na experiência dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas relações com os saberes que se constroem durante a formação continuada, com o objetivo de identificar de que forma esta formação contribui no processo de construção desses saberes e em quais aspectos da prática pedagógica ocorrem resistência aos saberes trabalhados na referida formação. Para a consecução desses objetivos, utilizou-se a pesquisa qualitativa-interpretativa. Para a coleta dos dados,considerou-se a entrevista semiestruturada, a forma mais adequada para colher informações dos sujeitos pesquisados, compostos de oito professores da EJA, duas coordenadoras ligadas a esta modalidade de ensino e o secretário de educação do município. A análise de conteúdo de Bardin (2011) foi a metodologia utilizada para o estudo das categorias apresentadas. Freire (1996), Tardif (2010) e Nóvoa (1992), entre outros, forneceram os subsídios teóricos para tais estudos. Os resultados alcançados apontam para uma formação continuada distante das especificidades da EJA, muitas vezes desvinculada da real necessidade de aprendizagem do professor e do aluno deste segmento educacional.