Revista Lusófona de Educação n.º 54 (2021)
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- Item A colonização da Escola pela racionalidade instrumental(University of Lusophone Humanities and Technology, 2022) Carvalho, Maria João Cardoso de; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO artigo, de natureza reflexiva, parte do pressuposto de que a organização escolar não foi capaz de ficar imune à hegemonia da racionalidade instrumental, a mesma que também se faz sentir em outras áreas da atividade humana, pelo que o nosso propósito visou revelar a sua reconfiguração e ressemantização enquanto mecanismos que a legitimam e naturalizam, intensificando a burocracia, da qual é expressão. Nesse sentido, sublinhamos a centralidade das plataformas informáticas enquanto mecanismo de controlo, ao mesmo tempo que se intensifica a hierarquização em termos de tomada de decisão, validando a ideia de que os atores educativos são instrumentalizados ao converterem-se em meios de perseguir os objetivos organizacionais. Damos conta de uma perspetiva mercantil inclusa no conceito de qualidade, que se mede em termos de resultados, e da competição que adquire estatuto de educação pedagógica, pois ao serviço do aumento da eficiência. A par destes aspetos consideramos a questão do diretor escolar, por reconhecermos a sua aproximação à figura do gestor tecnocrata, e os agrupamentos de escolas como resposta a uma lógica administrativa e racionalizadora. Fazemos alusão a Freire, Dewey e Illich pela recusa de uma educação que, em vez de emancipar, domestica e instrumentaliza. Palavras chave: racionalidade instrumental; racionalidade emancipatória; organização escolar
- Item Los desafíos de la educación superior en África frente a los cambios en la práctica farmacéutica : reflexiones desde el contexto lusófono(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021) Martínez Sánchez, Alina de las Mercedes; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO ensino superior em África enfrenta os desafios de contribuir para o desenvolvimento sustentável e alcançar os mais elevados padrões de qualidade de vida e desenvolvimento humano das suas populações. Este artigo visa identificar algumas das razões subjacentes à necessidade de melhorar a educação farmacêutica nas universidades africanas, analisando documentos nacionais e internacionais, normas legais e projetos curriculares centrados no contexto luso-africano. Descreve os currículos de farmácia de Angola e Cabo Verde e o desequilíbrio no desenvolvimento do ensino superior em África entre os blocos anglófono, francófono e lusófono. A educação farmacêutica no contexto universitário africano deve enfrentar o desafio de financiamento, acreditação de qualidade e harmonização dos currículos, a fim de formar um farmacêutico capaz de fornecer serviços farmacêuticos centrados no doente.
- Item Desafios na educação matemática do ensino secundário em São Tomé e Príncipe : uma visão integradora(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021) Borralho, António; Latas, Joana; Barbosa, Elsa; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoEste artigo retrata um estudo investigativo com o propósito de melhorar as competências dos alunos santomenses na disciplina de Matemática no ensino secundário. A opção metodológica assentou no paradigma interpretativo, com recurso a uma abordagem qualitativa, uma vez que envolveu a análise de um determinado contexto educativo com base na interpretação discursiva, observacional e documental. Os resultados sugeriram desafios que se colocam ao sistema educativo santomense a nível de uma ação concertada e sustentável de componentes relacionados com o currículo, os professores, os alunos e a escola. Palavras chave: ensino secundário; São Tomé e Príncipe; matemática; sistema educativo.
- Item Education for development in Africa : rethinking higher education in Cabo Verde(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021) Resende-Santos, João; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and DevelopmentO autor analisa as razões que justificam o atraso dos países da África Subsariana em relação aos países desenvolvidos. Uma das razões prende-se com o facto de esses países terem sido submetidos a um processo longo de colonização. O autor parte do conceito de capital humano como déficit na trajetória pós-colonial. Evidências históricas e comparativas mostram que nenhuma sociedade moderna hoje conseguiu alcançar níveis sustentados de crescimento e melhores padrões de vida sem a dotação de capital humano necessária.
- Item Formação inicial de professores de biologia numa instituição angolana : conceções dos formadores sobre a integração de Agendas Internacionais(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021) Chisingui, António Valter; Costa, Nilza; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO estudo decorre de um outro desenvolvido pelos autores que pretendeu compreender a forma como um Curso de Formação Inicial de Professores de Biologia numa instituição pública angolana era concebido e operacionalizado atendendo a orientações curriculares e formativas internacionais e nacionais. Tendo em vista aprofundar esse estudo, e focando-nos, agora, nos formadores e na relevância atribuída à integração das Agendas 2030 (ONU, 2015) e 2063 (CUA, 2015) no currículo, colocou-se a seguinte questão de investigação: em que medida os formadores incluem no currículo orientações emergentes dessas agendas e, se sim, como? Para responder à questão concebeu-se, e validou-se um questionário aplicado a todos os formadores (N=16), tendo-se obtido 14 respostas. Os dados foram tratados por estatística simples e análise de conteúdo. Os principais resultados sugerem que, apesar da maioria dos respondentes terem um conhecimento reduzido dessas orientações, existem algumas evidências que podem potenciar a sua integração (por exemplo, os objetivos formativos privilegiados, práticas relatadas de alguns dos formadores, vontade manifestada de que essas orientações sejam discutidas). Assim, sugere-se a necessidade de se desenvolver uma cultura institucional que valorize o conhecimento, a reflexão, e a operacionalização curricular, conforme recomendado pela literatura, de modo a promover uma educação para a sustentabilidade tendo em conta a sua complexidade. Palavras chave:formação inicial de professores em Angola; ensino da biologia; educação para a sustentabilidade; Agendas 2030 e 2063
- Item Identidades(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021) Martins, Gilmar Vieira; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoRecensão crítica da obra de Tavares, M; Gomes, S. e Oliveira, C. (2020). (Orgs). Identidades. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 258 pp.
- Item Impactos do ensino remoto no ensino superior privado em Portugal : competências socioemocionais e digitais(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021) Luz, Filipe Costa; Fonseca, Micaela; Franco, Dulce; CICANT (FCT) - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA Comissão Europeia, no Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027. Reconfigurar a educação e a formação para a era digital (2020), sub linha a necessidade de explorar o potencial das tecnologias digitais para a aprendizagem e o ensino e desenvolver competências digitais para todos. Nesta era digital, a educação tem um papel essencial na modificação da sociedade, assim como, a tecnologia. Juntas compreendem uma dimensão fundamental de mudança social, já que a evolução e a transformação das sociedades são construídas por meio da interação complexa de fatores culturais, económicos, políticos e tecnológicos. Face a este enquadramento, os objetivos que nortearam esta investigação foram captar e comparar as perceções de estudantes do ensino superior privado (universitário e politécnico) sobre o ensino remoto nas aprendizagens e analisar o impacto desta modalidade de ensino nas competências socioemocionais e digitais. Para conduzir este estudo, a metodologia utilizada foi a construção e aplicação de um questionário a estudantes de diferentes cursos de duas instituições de ensino superior privadas. A amostra foi intencional (Creswell, 2014). Os dados foram recolhidos via questionário on-line, composto por questões de escolha múltipla e abertas. Os resultados deste estudo mostram que as medidas de confinamento impostas afetaram a forma de estar, de aprender e de ensinar. E que os estudantes inquiridos apresentam uma similaridade em termos de competências socioemocionais mas divergente no respeitante a competências digitais. Defendem, na sua grande maioria, uma aposta inequívoca no ensino híbrido. Por esta investigação, de carácter exploratório, podemos concluir que a utilização das tecnologias, exploradas nas aulas on-line, representam uma grande possibilidade de dinamização do ensino pós-pandemia, e que as competências digitais são estrategicamente importantes no contexto das transições ecológica e digital. Palavras chave: ensino remoto emergencial; ensino superior; competências socioemocionais; compe tências digitais.
- Item Intercompreensão em línguas para surdos : uma proposta para o desenvolvimento das multiliteracias(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021) Lúgaro, Carolina; Sá, Maria Helena Araújo e; Silva, Ana Isabel; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoOs desafios contemporâneos exigem uma educação que proporcione instrumentos para o exercício da cidadania ativa nas várias esferas de atuação dos indivíduos. Reconhecendo-se as novas práticas de literacia e visando incluir as pessoas surdas no mundo plural e multimodal, desenvolvemos um estudo sobre os efeitos de um Programa de Intercompreensão em Línguas (PIL) no incremento das multiliteracias deste público, com vista à sua emancipação e exercício de cidadania. O estudo se insere numa perspetiva de educação para todos, assente na valorização e diálogo com a diversidade, no espírito crítico e na mobilização dos saberes e experiências pessoais. O PIL interseta trabalhos sobre a aplicação pedagógica da intercompreensão, perspetivas das literacias plurilíngues dos surdos e quadros teóricos e heurísticos desenvolvidos por projetos europeus sobre intercompreensão. Neste artigo, descrevemos o processo de concepção do PIL, o referencial teórico que o embasa, seu processo de validação e estrutura. Palavras chave: surdos; multiliteracias; plurilinguismo; intercompreensão.
- Item A Parceria Global para a Educação no Twitter : análise das tendências e das agendas veiculadas(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021) Silva, Rui da; Oliveira, Joana; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO presente artigo analisa a utilização da rede social Twitter, enquanto plataforma, por organismos internacionais na mediação das políticas educativas. Para tal selecionou-se a Parceria Global pela Educação pelo papel preponderante que este fundo tem no apoio ao setor da educação aos países do Sul Global, em particular nos países da África Subsariana. Desta forma, investigou-se a conta oficial do Twitter da Parceria Global para a Educação (@GPforEducation), procurando analisar as tendências das publicações, mas também os utilizadores (indivíduos e instituições) mencionados e as agendas veiculadas, recorrendo à análise de conteúdo e à análise automática de frequência de palavras dos tweets utilizando o software NodeXL. O artigo argumenta que os temas dos tweets são diversos e tentam acomodar várias agendas, como o direito à educação e a educação como um investimento. Conclui que os utilizadores mencionados nos tweets que apresentam maior frequência são as instituições esperadas, não acontecendo o mesmo com os utilizadores institucionais com menor frequência, onde surgem também atores privados. É ainda possível concluir que os países da África Subsariana têm preponderância nos tweets, bem como as questões inerentes ao género e à educação das meninas. Palavras chave: política educativa; parceria global para a educação; twitter; governação global
- Item A Política nacional de educação especial para a inclusão escolar em Angola : perceções dos implicados no processo(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021) Sanches, Isabel Rodrigues; Soares, Sónia; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoA necessidade de garantir um ensino de qualidade e acessível a todos os alunos levou a que os Estados procurassem criar políticas direcionadas ao ensino inclusivo, mediante ratificação de convenções internacionais ou aprovação de legislação oficial a nível do ordenamento jurídico interno. A exequibilidade dessas políticas nem sempre se afigura fácil, defrontando-se os sujeitos na sua implementação com vários obstáculos, muitos deles não previstos aquando da configuração das políticas. O presente trabalho visa pesquisar o processo de implementação da Política Nacional de Educação Especial Orientada para a Inclusão Escolar em Angola recorrendo ao protocolo dos 5 C de Brynard. Mediante pesquisa bibliográfica e documental, investigou-se o conceito e as práticas de educação inclusiva bem como as leis em torno da Política Nacional de Educação Especial Orientada para a Inclusão Escolar vigente em Angola. Através de entrevistas examinou-se o processo de implementação da política de acordo com a perspetiva de Encarregados de educação de alunos com deficiência (1), de Professores (1), Diretores (1) e representantes do Instituto Nacional de Educação Especial (1). Esta investigação permitiu constatar que o quadro legislativo em vigor em Angola está em consonância com os normativos internacionais sobre a matéria. As perceções dos entrevistados permitiram concluir sobre a necessidade de se proceder a uma fiscalização mais minuciosa do cumprimento dos objetivos da referida política, de se investir mais em recursos físicos e humanos, garantir um maior envolvimento da sociedade e problematizar/discutir, de forma constante, a temática da educação inclusiva, de modo a ser bem compreendida. Palavras chave: educação inclusiva; política educativa; Angola.
- Item Relembrar e homenagear António de Sena Faria de Vasconcelos (1880-1939), insigne pedagogo albicastrense(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021) Freitas, Anabela; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoRecensão crítica da obra de Martins, Ernesto Candeias (2021). Relembrar e homenagear António de Sena Faria de Vasconcelos (1880-1939), insigne pedagogo albicastrense. Edição da Câmara Municipal de Castelo Branco
- Item Retratos da planificação educativa em escolinhas comunitárias de Moçambique(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021) Craveiro, Clara; Pinheiro, Ana; Medeiros, Paula; Silva, Brigite; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e DesenvolvimentoO artigo apresenta o resultado de uma análise documental efetuada a 406 planificações da prática educativa de monitores de nove escolinhas de gestão comunitária da província de Niassa, em Moçambique. Estas escolinhas comunitárias constituem uma resposta educativa a crianças até aos 6 anos e enquadram-se num projeto desenvolvido pela Diocese de Lichinga que, com a parceria e apoio de outras organizações não governamentais, ao longo de mais de 20 anos, tem tido como intuito reforçar a oferta e a melhoria da qualidade do trabalho na área da educação pré-escolar. Esta análise permitiu caracterizar o modo de planificar dos monitores responsáveis pela prática educativa das escolinhas comunitárias, identificando aspetos formais e pedagógicos, nomeadamente no que diz respeito às intencionalidades, aos conteúdos, às atividades e experiências educativas que proporcionam, à organização do espaço e do tempo, ao papel destinado à criança nestes processos e à reflexão e avaliação sobre a intervenção. Os dados foram reveladores do trabalho de formação já realizado junto destes monitores permitindo equacionar melhorias ao nível da formação e intervenção destes profissionais, nomeadamente no que diz respeito à necessidade de assumirem, cada vez mais, uma atitude construtora do currículo. Palavras chave: Moçambique; escolinhas comunitárias do Niassa; educação de infância; planificação.