Mestrado em Ensino da História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário
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Item A aprendizagem baseada em problemas : o desenvolvimento de competências sociais transversais através de um projecto interdisicplinar na área do comércios e serviços(2013) Carvalho, Bruno Miguel Almeida; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.Já não causa estranheza a palavra globalização, pois, apesar de muitas vezes ser utilizada de forma incorreta, ela justifica a velocidade com que a economia evolui nos dias hoje, e torna possível alterar em pouco tempo e determinar de forma crucial o destino do indivíduo e da sociedade. Certo é que a velocidade da informação e a inovação tecnológica catapultaram alterações em vários domínios, na economia, no ambiente e na sociedade, tornando constantes os desafios, no mundo em que vivemos. Também a comunidade educativa tem como desafio inovar constantemente na preparação de cidadãos cada vez mais aptos e capazes, para conseguirem ter sucesso num mundo cada vez mais exigente, em que não se satisfaz apenas com qualificações, mas também com competências. O presente estudo incide numa experiência de aprendizagem aplicada numa escola profissional na área do comércio, onde foram desenvolvidas várias competências provindas de diferentes áreas do saber, mas transversais na sua aplicabilidade perante a realidade, através da realização de um projeto interdisciplinar. A procura de estratégias de ensino que ajudem a desenvolver aprendizagens significativas e motivadoras levou à escolha do método de aprendizagem baseada em problemas (ABP). Os resultados obtidos comprovam que no ambiente educativo testado a metodologia aplicada proporcionou resultados muito positivos no que concerne ao desenvolvimento de aprendizagens significativas para a futura atividade profissional de técnico de vendas, assim como no elevado grau de satisfação dos alunos com as atividades realizadas.Item A cidadania democrática no ensino da História e da Geografia: 3º Ciclo do Ensino Básico(2012) Madeira, Cátia Alexandra Costa Luís; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.A escola de hoje está em permanente interação com o meio e, portanto, dificilmente fica imune às tensões e desequilíbrios evidenciados pela sociedade. Ainda assim, a escola é, de acordo com Delors, “um trunfo indispensável à humanidade na construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social” (Delors, 1996, p. 9). E porquê? Porque face às crescentes desigualdades sociais só através da educação será possível enveredar por um processo de desenvolvimento centrado nas pessoas. Este processo de valorização das pessoas na sua liberdade e autonomia traduz a possibilidade de exercer, de forma informada, consciente, ativa e participada, a cidadania. Assim sendo, urge desenvolver nos alunos aprendizagens que possibilitem a apropriação de valores, códigos e competências relacionadas com a cidadania democrática. O desenvolvimento destas competências é um dos principais desafios à educação de hoje. A presente investigação, situada na problemática da educação para a cidadania democrática, tem como objetivo averiguar em que medida as disciplinas de história e geografia contribuem para o desenvolvimento de competências de cidadania. Porém, e como o professor tem, enquanto pessoa, influência na transmissão de saberes/aquisição de atitudes comportamentais, outro dos objetivos é verificar em que medida os modelos, as estratégias e o tipo de aulas implementado podem incentivar (ou não) a apreensão de competências relativas à cidadania democrática.Item As dificuldades sentidas pelos professores de História e Geografia do 3ºciclo do Ensino Básico no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais(2014) Figueiredo, Ana Catarina Libório; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.A presente investigação visa abordar as dificuldades, perceções, atitudes e comportamentos sentidos pelos professores das disciplinas de História e Geografia do 3ºCiclo do Ensino Básico no processo de ensino-aprendizagem dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. Nos últimos anos, a escola inclusiva tem ganho terreno, tendo a escola, pública ou privada, a missão de acolher todos os jovens da sociedade, respeitando as suas diferenças individuais e atenuando as desigualdades de partida. No entanto, existe um conjunto de limitações que dificulta a eficaz implementação das políticas educativas e que dependem da organização da escola, dos recursos humanos disponíveis, do currículo das disciplinas, ou mesmo dos recursos materiais. Verifica-se, no entanto, que alguns fatores são determinantes para o sucesso de algumas soluções que derivam do diagnóstico das problemáticas encontradas, da experiência de ensino dos professores com os diferentes tipos de problemas dos alunos, bem como o fator de identificação com o estabelecimento de ensino. Nesta perspetiva e considerando que a escola regular deve acolher nas turmas os alunos com necessidades especiais, é objetivo desta investigação, através da aplicação de entrevistas a professores das disciplinas de História e Geografia verificar quais as dificuldades, perceções, atitudes e comportamentos sentidos pelos mesmos, quer na organização do processo de ensino, quer na condução e avaliação das aprendizagens destes alunos. Assim, os resultados obtidos apontam no sentido dos professores sentirem como principais dificuldades à sua prática pedagógica, alguma falta de empenho por parte das alunas com Necessidades Educativas Especiais por não conseguirem atingir as expetativas traçadas, lentidão que se reflete num menor ritmo de trabalho da turma e a necessidade de atenuar as diferenças face ao grupo turma, por vezes, evidentes. A maior dificuldade focada pelos professores traduz-se na falta de formação na temática abordada colmatada diariamente com a partilha de experiências.Item As disciplinas de História e de Geografia nos cursos profissionais da area do Turismo(2014) Sombreireiro, António Sebastião Navalha; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.Ao longo dos últimos anos o ensino profissional, através das Escolas Profissionais, tem tido uma importância decisiva para o desenvolvimento das regiões onde estas estão inseridas. Graças às Escolas Profissionais, a formação de técnicos especializados em determinadas áreas, veio colmatar imensas lacunas em algumas regiões do país, carenciadas de recursos humanos especializados, capazes de contribuir para o desenvolvimento desses mesmos territórios, através da promoção dos seus recursos e das suas potencialidades. O presente relatório tem como objetivo tentar mostrar a importância que as disciplinas de história e de geografia podem ter no processo de formação dos alunos que frequentam os Cursos Profissionais na área do Turismo – Técnico de Turismo e Técnico de Turismo Ambiental e Rural – e no consequente desempenho dos mesmos, enquanto futuros técnicos na área do turismo. Os resultados obtidos revelam que os conhecimentos adquiridos na área da história e da geografia nos cursos de Turismo, são os necessários e revelam-se fundamentais para um eficaz desempenho destes técnicos, nomeadamente na identificação, promoção e valorização de todo um património natural, ambiental, histórico, cultural e por consequência, para a promoção turística dos territórios. Hoje em dia, é impensável formar técnicos de Turismo sem os necessários conhecimentos históricos e geográficos, fundamentais para a sua formação enquanto agentes divulgadores do nosso património.Item Estratégias metacognitivas no ensino e aprendizagem da história e da geografia: uma proposta de intervenção numa turma do 8º e 9º ano de escolaridade(2013) Farromba, Nádia Alexandra de Oliveira Lopes Pires; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.A investigação-ação desenvolvida visa apresentar as estratégias metacognitivas aplicadas em contexto de ensino, durante o estágio pedagógico numa turma de História de 9º ano e de Geografia de 8º ano, do ensino básico. Almeja-se perceber se as estratégias utilizadas contribuem para uma maior autonomia do aluno na sua relação com o saber. O contexto educativo de forma geral, e em particular a sala de aula, são espaços de eleição para o estreitamento de relações entre professor/aluno, e assumem um papel de destaque no sucesso educativo. Implementar estratégias metacognitivas pressupõe alterar os métodos de trabalho de cada professor, adotando uma cultura que valorize os processos de aprendizagem e dando particular atenção às dificuldades sentidas pelos alunos. Desta forma, elegeu-se como questão de partida: «Em que medida o uso de estratégias metacognitivas nas disciplinas de História e Geografia são promotoras de mudanças no processo de aprendizagem dos alunos?» De acordo com as finalidades desta investigação, para a resposta a esta questão englobam-se fases importantes do processo metodológico seguido, nomeadamente a fase inicial da observação, a fase de aplicação dos instrumentos metacognitivos e a fase de análise dos questionários metacognitivos recolhidos. Teve-se como objetivos compreender e interpretar, através da análise de conteúdo, as respostas dadas pelos alunos ao questionário metacognitivo, de forma a perceber o sentido e o valor da utilização de estratégias metacognitivas. Através da análise e interpretação das perguntas dos questionários feitos aos alunos, para as duas disciplinas, é possível concluir que a estratégia utilizada na disciplina de História alcançou um balanço positivo, bem como na disciplina de Geografia.Item A importância dos conceitos prévios na Aprendizagem da história e da Geografia: as dificuldades de aprendizagem do conceito de qualidade de vida, no 9º ano de escolaridade, num meio psicossocial rural(2013) Pereira, Raquel Sofia da Cunha Pitas; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.O presente trabalho de investigação incide na análise e interpretação de uma experiência educativa, desenvolvida em contexto de sala de aula, que teve como referência e critérios de abordagem a teoria construtivista da aprendizagem, mais concretamente a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e partiu da análise das conceções prévias de alunos de uma turma de 9º Ano, do 3º Ciclo do Ensino Básico, sobre o conceito de qualidade de vida, numa escola inserida num dado contexto psicossocial, o meio rural. Trata-se de uma experiência educativa desenvolvida no domínio da cognição histórica e geográfica, relativamente à construção científica do conceito de qualidade de vida, inserido nas disciplinas de História e de Geografia. De modo a concretizar a experiência educativa foram utilizados três instrumentos diferentes, em três momentos distintos da aprendizagem dos alunos, para que no final fosse possível verificar e identificar as principais dificuldades de aprendizagem do conceito de qualidade de vida. A análise e interpretação dos dados recolhidos e as conclusões retiradas remetem para a necessidade de compreensão das conceções prévias dos alunos, em História e em Geografia, no que diz respeito ao conceito de qualidade de vida para que os professores possam melhorar a sua a prática pedagógica e para que a aprendizagem tenha mais significado para os alunos.Item Os manuais escolares de história e de geografia do secundário face ao desafio das tecnologias na educação(2013) Nunes, Carlos Américo Ramos; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.No modelo educativo atualmente vigente verifica-se o confronto das mais variadas metodologias de ensino e de uma diversidade de recursos didáticos, o que implica diferentes regras e novas condutas pedagógicas nas salas de aulas, bem como mudanças nos espaços físicos e nos equipamentos didáticos das escolas. Professores e alunos estão no mesmo barco, navegando em prol do ensino e da aprendizagem, mas em que os primeiros têm o leme na orientação e condução dos destinos/rotas futuras dos segundos. Contudo, os alunos devem realizar uma aprendizagem significativa de conhecimentos e adquirir competências para a vida, na procura da sua vocação profissional e na preparação para o pleno exercício da cidadania. Nos dias de hoje, os recursos didáticos disponíveis são diversos e com diferentes objetivos pedagógicos. Os manuais escolares continuam a ser o recurso pedagógico por excelência mas na atual aldeia global colocam-se outras possibilidades ao alcance de todos os intervenientes no sistema de ensino. As TIC, Tecnologias de Informação e Comunicação, proporcionam um maior alcance na pesquisa de informações e na aquisição de conhecimentos, que incidem muito para além do espaço escolar e da sala de aula. Serão essas tecnologias fiáveis e utilizadas significativamente no ensino e na aprendizagem das disciplinas de história e de geografia? Ou são meras ferramentas de busca de «informações na hora»? No presente estudo procurou-se conhecer como os professores e os alunos, do 10º e do 11º anos, das disciplinas de história e de geografia, veem estes recursos, como e quando os utilizam, e em que circunstâncias os podem dispensar. Estas são as grandes questões que vão ser respondidas através da análise e da interpretação de questionários, que sustentam a base empírica para a discussão e para a obtenção de resultados concretos e significativos da presente investigação, sem esquecer o valor para a continuação de futuros estudos dentro desta temática.Item A progressão do conhecimento histórico e geográfico com base no levantamento das ideias prévias: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade(2014) Carvalho, Marina Alexandra Nunes da Silva; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.O presente relatório resulta do meu Projeto de Iniciação à Prática Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de História e Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, ministrado pela Escola de Educação, Administração e Ciências Sociais da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Assente na convicção de que os alunos trazem consigo ideias prévias sobre o conhecimento histórico e geográfico para a sala de aula, que derivam das suas experiências pessoais, o presente estudo de natureza qualitativa, tem por base a linha de pensamento construtivista, inspirada no modelo de investigação Grounded Theory, em que a análise se vai desenvolvendo, as respostas vão sendo conceptualizadas, e os conceitos agrupados em categorias. A amostra composta por 24 alunos, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos de idade de uma Escola Secundária com 3º Ciclo, consistiu, numa primeira fase, na aplicação de um questionário para o levantamento das ideias prévias dos alunos sem recurso a consulta ou explicação prévia da professora, antes da lecionação dos conteúdos, e numa segunda fase, após a lecionação dos temas, na aplicação dos mesmos questionários, que foram novamente categorizados, com o objetivo de avaliar a progressão dos conhecimentos dos alunos.Item Os SIG como ferramenta didática no ensino da história e da geografia: aplicação prática numa turma de 7ºano(2014) Costa, Joana Nobre de Campos Simões; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.Partindo do profundo impacto das novas tecnologias de informação e comunicação, surgem os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) integrados nas filosofias da Gestão Flexível do Currículo cujos princípios orientadores são a diversificação, a flexibilidade, e a articulação interdisciplinar. Este trabalho pretende perceber de que forma é que a aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica no processo de ensino e de aprendizagem melhoram as aprendizagens dos alunos na disciplina de História e na disciplina de Geografia. Pretende-se ainda verificar se as aprendizagens dos alunos, sobre os problemas ambientais do local e do concelho em que vivem, melhoraram com uma atividade apoiada na utilização dos Sistemas de Informação Geográfica. O trabalho de campo realizado com a utilização de ferramentas SIG nos processos de ensino e de aprendizagem assume, de facto, um papel importante na medida em que permite a concretização de atividades de análise e gestão da informação. Esta experiência de aprendizagem teve por base as questões ambientais e os problemas associados à preservação do património. Procurou levantar-se dados sobre o conhecimento/desconhecimento dos alunos sobre estas questões/problemas e sobre a boa/má utilização dos recursos, com o fim de promover uma educação cívica e ambiental. Entre os resultados destaca-se a elaboração de um manual de boas práticas ambientais e de folhetos informativos sobre o património, visto que a disponibilização de informação facilita o exercício dos direitos de participação dos cidadãos. A possibilidade de utilização de informação gratuita e o contributo para o processo de planeamento do território constituem-se como um dos principais benefícios da implementação das aprendizagens com Sistemas de Informação Geográfica em sala de aula.Item As tecnologias de informação e comunicação no ensino e aprendizagem da história e geografia: uma perspetiva dos professores e alunos do 7º e 12º anos de escolaridade(2012) Simão, Maria Manuela Machado; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.São diversos os estudos que referem as vantagens da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, mencionam a apetência dos alunos pela sua utilização e a contribuição para o desenvolvimento de competências. Esta investigação ambiciona compreender os motivos que levam à reduzida utilização das TIC no ensino e na aprendizagem da História e Geografia, apesar das orientações do Ministério da Educação para o desenvolvimento destas competências e do interesse dos alunos. O estudo adota uma metodologia descritiva e interpretativa, tendo como instrumentos de aquisição de informação dois questionários submetidos a professores, de História e Geografia, e a alunos do 7º e 12º anos de escolaridade. Os principais resultados do estudo mostram que alunos e professores utilizam as TIC em contextos informais, contudo, esta utilização é pouco promovida em contextos formais de aprendizagem, onde continua a predominar o uso de recursos e métodos tradicionais. Este estudo mostra também que a utilização das TIC em contextos formais de aprendizagem é pouco diversificada e que existe um maior domínio das TIC-web 2.0 pelos alunos face aos professores. Apesar da reduzida utilização das TIC em sala de aula, quer professores quer alunos assumem as suas potencialidades para o ensino.Item A utilização da Banda Desenhada nas aulas de História e Geografia do 3ª Ciclo e do Ensino Secundário(2014) Azinheiro, Vasco Luis Silva Santos; Gomes, Fernanda Maria Veiga, orient.As crianças e os jovens de hoje vivem imersos nas imagens, crescem com elas, exprimem-se por elas; são constantemente solicitados pela televisão, pelos computadores, mas também pela Banda Desenhada. A BD carrega um aspecto motivacional que pode e deve ser aproveitado pelo universo escolar, nomeadamente em actividades pedagógicas relacionadas com o ensino e a aprendizagem das matérias programáticas de História e Geografia. Na presente investigação fazemos uma análise das valências da BD no ensino e para vislumbrar melhor a relação da BD com os alunos do 3º Ciclo e ensino Secundário, assentamos a nossa pesquisa numa investigação de cariz descritivo/qualitativo. Através da aplicação da BD nas aulas de História e Geografia, observamos a partir dos dados recolhidos nas aulas e das anotações pessoais, os comportamentos dos alunos face à aprendizagem que foi realizada. As conclusões demonstram o interesse dos alunos, pelo que a aplicação da BD se torna um recurso pedagógico e didáctico fundamental no desenvolvimento das capacidades de observação, interpretação e síntese, numa construção salutar da oralidade e potencialização da criatividade e da imaginação dos alunos, no combate à iliteracia textual e visual, tal como no desenvolvimento do espírito crítico e do sentido de humor.