R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações
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Percorrer R-LEGO - Revista Lusófona de Economia e Gestão das Organizações por autor "Escola de Ciências Económicas e das Organizações"
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Item Actualidade do papel da cultura organizacional em banca(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Carvalho, Mário Jorge; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesÀ medida que nos afastamos temporalmente das crises financeiras e bancária das duas primeiras décadas do seculo XXI, aparenta terá havido muito mais do que problemas de desregulamentação, “subprime” e alavancagem do sistema bancário internacional. Hoje e confrontados com a morosidade do processo de “saneamento financeiro” dos NPL’s na banca, há a sensação de que as sequelas estruturantes e então quase invisíveis são actualmente muito mais difíceis de ser ultrapassadas do que a crise financeira em si. Porquê? Por duas razões essenciais: Em primeiro lugar porque esses aspectos estruturantes eram e são intangíveis, quase se diria a desenvolverem-se num “enquadramento subreal” à vida corrente das corporações. Depois e em consequência disso mesmo, a sua percepção imediata é mais difícil quando a decisão corporativa se foca na ultrapassagem dos estragos como única forma operacional de recuperar a identidade corporativa.Item Análise de erros resultantes da interlíngua de brasileiros aprendizes de espanhol como idioma estrangeiro/L2(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Atanaka, Alessandra Haro; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO ensino contemporâneo de línguas estrangeiras tem como característica fundamental a diversidade de abordagens e métodos que busca contribuir para a elaboração de programas que traçam formas, cada vez mais eficientes, de ensinar o estudante. Desde uma perspectiva histórica, cada uma das abordagens e métodos vigentes em cada época (e suas evoluções e transformações), estão intimamente relacionadas ao tipo de competência linguística que os estudantes necessitam, com uma ênfase maior ora no desenvolvimento da competência escrita, ora na competência linguística oral. Assim sendo, diante dos significativos avanços que vem alcançando a Linguística Aplicada (LA) no ensino de línguas estrangeiras, esta pesquisa tem como propósito produzir considerações que ajudem a identificar e tratar o erro no processo de ensino/ aprendizagem de espanhol como língua estrangeira (LE), além de servir de consulta e estímulo aos profissionais e estudantes de LE, para que continuem buscando soluções para a prática de ensino de espanhol/LE nas salas de aula.Item A avaliação dos impactos da formação de utilização da metodologia return on investment : uma análise comparada(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Reis, Filipa Lopes dos; Santos, Neusa; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesEste estudo descreve um conjunto de esforços empreendidos para desenvolver medidas de avaliação da formação. São discutidos os desafios metodológicos de cada um desses níveis de avaliação e apresentados exemplos de como os problemas de análise e mensuração têm sido resolvidos. É feito um levantamento teórico do estado da arte neste domínio e são descritos os modelos mais importantes e reconhecidos de avaliação dos impactos da formação. Faz-se uma reflexão sobre a matriz metodológica da avaliação da formação e discutem-se as condições para a implementação da metodologia ROI. Os dados foram obtidos, através da aplicação de um inquérito online efetuado aos profissionais da área da formação e da gestão dos recursos humanos, que mostram a situação real da avaliação dos impactos da formação nas organizações. Os resultados mostraram que, a motivação dos supervisores e dirigentes é o principal fator no sucesso de uma formação. E que o plano de formação resulta de um diagnóstico de necessidades de formação não estando alinhado com um sistema de avaliação de desempenho. Apesar do elevado interesse em torno da metodologia ROI, o modelo de kirkpatrick é o mais utilizado pelas empresas, devido ao custo associado à implementação da metodologia ROI.Item Brand love relationship: a true love or a missing story?(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Sarmento, Eduardo Morais; Loureiro, Sandra Maria Correia; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesThis paper looks into the function of human style relationship facets when applied to brands through a brand love relationship. Methodologically, this investigation defined two groups of respondents (from a questionnaire applied to 224 respondents): those who self-reported a brand love relationship and those who did not. These groups were compared through a Likert questionnaire in order to find evidence of key human relationship facets that run along a brand love relationship, such as the self-ideal and positive psychology. Although, we did not find significant effects of the three key variables, the descriptive statistics showed higher averages where expected.Item Comportamento dos consumidores e a evolução do mercado de combustíveis em Portugal e os combustíveis simples(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Reis, Filipa Lopes dos; Valente, Jorge Fernando Pereira; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesEste estudo pretende averiguar como é que as pessoas reagiram perante a introdução de novos produtos neste setor, designados de combustíveis não aditivados ou combustíveis simples. Foi efetuado um levantamento de leis que exercem influência neste setor e que foram consideradas relevantes para o estudo, acompanhando uma revisão teórica centrada nos processos de compra dos consumidores e nos fatores que influenciam estas escolhas. Realizou-se também um questionário aplicado a consumidores de combustíveis, obtendo-se uma amostra de 327 consumidores, com o objetivo de conhecer as opiniões das pessoas acerca deste mercado e seus produtos. Com esta informação os intervenientes podem realizar campanhas de sensibilização mais específicas e eficazes. Assim, os consumidores passariam a disponibilizar de mais e melhor informação quando adquirissem estes produtos.Item Compreender o que se entende por ecossistema empreendedor: Lisboa como uma cidade start up(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO desenvolvimento regional depende da existência de territórios dinâmicos e da existência de parceiros que contribuam para melhorar as condições de vida, o ambiente de negócios, a criação de emprego e a competitividade regional. O ecossistema empreendedor emerge com a possibilidade de promover o empreendedorismo e o desenvolvimento num contexto regional. Porém, os estudos aplicados a este tema são ainda incipientes e não existem evidências do impacto das politicas públicas na criação de ecossistemas empreendedores. Este artigo tem dois objetivos. Em primeiro lugar, pretende discutir a definição de ecossistema empreendedor, considerando as suas características e sua origem. E, ainda apresentar um exemplo de um ecossistema empreendedor, o caso da cidade de Lisboa que se pretende assumir como uma start up city e tem vindo a estabelecer um ecossistema empreendedor cada vez mais forte.Item O direito fundamental ao desporto para todos no âmbito da União Europeia e o princípio da subsidiariedade(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Furtado, Miguel; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO direito à prática desportiva em território português, conforme estatuído no art. 79º da nossa Constituição da República Portuguesa, é efetivamente desde 1976 e de acordo com determinada evolução política, constitucional e legislativa um direito fundamental de todos os cidadãos que se encontram nesta área geopolítica, numa ótica de universalidade e igualdade, bem como desde logo, um direito económico social e cultural a que todos deverão ter acesso. É pois um fim jurídico-constitucional em si mesmo, produtor de qualidade de vida e bem-estar, mas identicamente um meio ótimo para a mais propícia obtenção de outros direitos fundamentais e de onde se deverá de imediato destacar a saúde, a educação, a habitação e respetivas infraestruturas, a integração social ou ainda o desenvolvimento sustentável ambiental e de ordenamento do território funcionando assim como um efeito propulsor para a aquisição apropriada destes outros pilares fundamentais. Proporciona deste modo diversos benefícios, tendo a sua relevância vindo a ser incrementada ao longo das épocas conforme se demonstra neste trabalho científico, tanto a nível nacional mas igualmente internacional e principalmente europeu, devendo portanto na nossa opinião enquadrar-se como um pilar fundamental a par dos vários aqui explanados. Contudo, não nos limitamos nesta investigação a apresentar o seu teor jurídico e dogmático em Portugal tendo sido nosso propósito prioritário estudar de forma bastante completa o sucedido quanto a este direito do “desporto para todos” nos outros territórios de cariz europeu, onde se inclui a realização de uma análise comparativa dos modelos ai existentes e, igualmente como complementar, dos territórios de língua oficial portuguesa. Para a realização desta investigação analisamos discriminadamente o estudo contido no Eurobarómetro, tendo sido detetadas várias incongruências no desenvolvimento deste direito pela diversidade dos Estados-Membros. Consequentemente, a nossa principal intenção com tudo o que foi efetuado e aqui mencionado, centrou-se na perceção dos tratados disciplinadores da União Europeia e em especial do Tratado de Lisboa relativamente às normas de caráter desportivo. Por forma a ser possível perceber as competências atribuídas à União em defesa dos cidadãos residentes nos Estados Membros e se esta usufruirá da possibilidade jurídica de intervenção perante os mesmos, em situações de insuficiência da propagação do “desporto para todos” nos respetivos territórios. Sendo que ulteriormente procedemos a algumas recomendações baseadas no princípio da subsidiariedade para que exista uma harmonização das Ordens Jurídicas Nacionais com o Direito da União Europeia e que, na nossa visão, são essenciais para que o “desporto para todos” não continue a ser simplesmente um direito utópico em algumas regiões. Mas dispondo, todavia, e ao mesmo tempo do cuidado de salvaguardar o necessário respeito destas áreas geopolíticas pelas suas soberania e identidade nacionais.Item Economia política no desporto(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Furtado, Miguel; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesO denominado "Desporto para Todos" é um direito social fundamental que provoca infindáveis benefícios na vida das populações e consequentes externalidades positivas, incrementando a sua qualidade de vida e bem-estar. No entanto, este enquadra-se originariamente nas necessidades de satisfação activa o que obriga cada cidadão individualmente a procurar a prática de uma actividade física, muitas vezes contra as suas disponibilidades pessoal familiar, social, laboral ou à sua própria motivação já que o desenvolvimento do desporto impõe forçosamente disciplina e força de vontade. Nestes termos e em consonância com o art. 79º da Constituição da República Portuguesa, que preceitua a obrigatoriedade do Estado em propagar a prática desportiva e visto o exercício físico se situar no âmbito do interesse público, quer directa quer indirectamente pela difusão dos outros pilares fundamentais, parece-nos ser essencial classificar politicamente o "Desporto para Todos" como uma necessidade colectiva e por conseguinte desenvolver um planeamento estratégico baseado na oferta por parte do Estado através da promoção, estímulo, orientação e apoio com a prioridade de generalização e vulgarização da actividade desportiva por parte da maioria dos cidadãos, de forma a que esta seja incluida de modo natural nas suas rotinas. Assim e apesar de num mercado habitual a procura por regra movimentar-se antes da oferta e esta normalmente acompanhar as alterações da primeira, parece-nos que neste caso em específico bem como em qualquer outro que se entenda existir interesse público, as etidades públicas deverão antecipar-se e afectar o ponto de equilíbrio entre as duas curvas. Deste modo, as organizações de cariz público preceituadas no preceito normativo mencionado deverão actuar através da influência da curva oferta, não só proporcionando as condições adequadas, que incluem motivação, mas igualmente incentivando as outras instituições discriminadas na referida disposição constitucional pois em conformidade com o art. 9º da Constituição da República Portuguesa, é uma das suas tarefas fundamentais. Todavia, destacam-se as Autarquias Locais pela proximidade às suas populações por estas, de acordo com o art. 235º da Lei indicada, visarem diretamente a prossecução de interesses próprios das populações respectivas.Item O equívoco do desenvolvimento(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Mendes, António; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesOs grandes inventos técnicos, fruto da investigação científica que se processou no séc. XIX e por todo o séc. XX até aos nossos dias e a utilização de novas fontes energéticas fizeram passar a humanidade por sucessivas revoluções industriais dando origem à chamada sociedade moderna. Este artigo pretende analisar o papel do homem e as novas tecnologias na sociedade atual.Item Estudo dos fatores de estímulos motivacionais em equipas virtuais(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Reis, Filipa Lopes dos; Larangeira, Camila Gomes; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesUma equipa é um grupo de pessoas que trabalham em conjunto para alcançar um objetivo comum. As equipas virtuais ou remotas podem ser definidas como grupos de profissionais geograficamente dispersos, interligados entre si por intermédio de plataformas digitais de comunicação, com o objetivo de darem prossecução a uma determinada tarefa indicada pela organização. A motivação é um importante fator a ser considerado no desempenho das equipas virtuais e neste estudo são apresentados fatores de estímulo baseados em literatura científica, aplicados ao cenário do trabalho virtual. A análise efetuada conclui que os mesmos fatores de estímulo podem ser prestados, tanto nos modelos de trabalho presencial como virtual obtendo os mesmos resultados.Item European intellectual platform for professionals in the field of typhlology: a challenge/proposal(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Guerreiro, Augusto Deodato; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA criação da “Plataforma Intelectual Europeia para Profissionais, no sentido da Partilha de Conhecimento Teórico e Prático no Campo da Deficiência Visual e Áreas Relacionadas” (pensamos que se trate essencialmente de profissionais na área da tiflologia) constituirá um promissor meio reticular inclusivo, na dimensão sociocomunicacional online, para a troca de informações e experiências sobre as inquestionáveis capacidades e competências pessoais e sociais, profissionais e consequente empregabilidade das pessoas cegas e com baixa visão. A nossa comunicação envolve um desafio, ou uma proposta, em que manifestamos todo o interesse académico e científico em partilhar com todos na Rede CONVIDA e na Rede Europeia Enviter nessa Plataforma, nas áreas das Ciências da Comunicação e da Educação (numa perspetiva educomunicacional), investigação e resultados nos domínios da graduação em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio, da investigação avançada e formação especializada em Comunicação Inclusiva na Educação Especial de Alunos Cegos e com Baixa Visão, na Comunicação Inclusiva em Intervenção Precoce na Infância, na Comunicação e Mediação Cultural para Todos, incluindo a permuta de questões aprofundadas conducentes à plena acessibilidade e usabilidade nas redes sociais online, por parte das pessoas cegas e com baixa visão. A Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) é pioneira em Portugal e na Europa na investigação e desenvolvimento das questões aprofundadas da comunicação aumentativa, alternativa e tecnologias de apoio, tendo criado em 2005 um Mestrado em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio e tendo-o em funcionamento desde essa data, em cuja génese têm vindo a nascer áreas de investigação e desenvolvimento, designadamente a “educomunicação e cultura inclusivas”, a “tifloperceptibilidade e suplência multissensorial”, a “comunicação e interação social de e com pessoas cegas e com baixa visão, surdas, surdocegas, com multideficiência, com autismo/atraso global do desenvolvimento, com patologias neurogénicas da comunicação”, a “comunicação interpessoal e interação social inclusiva: em presença e em rede online”, a “ecologia comunicacional e inclusão”, a “comunicação literácita e tecnológica, linguagens especiais e ambientes pessoais de aprendizagem”, a questão “do empírico/multissensorial à abstração e conceptualização - essencialmente na cegueira, surdocegueira e surdez”, a “universalização comunicacional de conteúdos digitais acessíveis”, os “fundamentos das teorias de intervenção precoce e comunicacionais nas problemáticas da deficiência em geral”, a “didática comunicacional e desenvolvimento sensoriocognitivo”, as “metodologias estratégicas para aferição e desenvolvimento das competências comunicativas”, a “semiótica das linguagens alternativas: glossários e dicionários temáticos para as diferentes problemáticas comunicacionais”.Item Fatores críticos da motivação no trabalho : um estudo no setor metalomecânico(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Carreira, Sofia; Andrade, José Ricardo; Santos, Eulália; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesEste estudo analisa a motivação dos colaboradores de organizações da região centro de Portugal que se dedicam ao fabrico de moldes metálicos para a indústria automóvel. Este setor caracteriza-se pela contínua inovação, pelos elevados índices tecnológicos, pelos profissionais altamente qualificados e pelo elevado nível de exportações. No sentido de melhorar os níveis motivacionais dos colaboradores procura-se identificar os fatores que mais influenciam a motivação. Para tal, utilizou-se uma metodologia quantitativa que tem por base um instrumento composto por duas partes, a primeira caracteriza o perfil dos colaboradores e a segunda analisa a sua motivação no trabalho. Na amostra em estudo participaram 68 colaboradores e através da utilização das técnicas de estatística descritiva e inferência estatística verificou-se que a dimensão Realização e Poder foi considerada a mais relevante para os resultados da motivação, sendo que o desempenho e envolvimento contribuem positivamente para avaliar a motivação de realização e poder. Verificou-se também que as variáveis sociodemográficas e profissionais devem ser consideradas quando, nas organizações, gestores e investigadores equacionam novas formas de obter, na prática, melhores níveis de motivação no trabalho.Item A gestão de micro e pequenas empresas e as novas formas de organização do trabalho(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Santos, Miguel Baião; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA introdução de novas formas de organização do trabalho (NFOT) tem sido paulatina e recorrentemente aplicada a médias e grandes empresas, especialmente naquelas cuja atividade está centrada em setores industriais tradicionais. Com as suas virtudes e inconvenientes, as NFOT parecem estar a ser aparentemente marginalizadas quando direcionadas a enquadramentos de micro e pequenas empresas (MPE). Tentamos, neste texto, descrever, caracterizar e tornar claro o potencial que algumas NFOT (rotação de tarefas, alargamento de tarefas, enriquecimento de tarefas e equipas semiautónomas) podem vir a assumir nas MPE, especialmente para fazer face a momentos económicos desfavoráveis e a sobreviver na esfera incontornável da sociedade informacional globalizada.Item Green Bonds: incorpore environmental risks into the financial market(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Leite, Tiago; Vieira, Tiago; Moura, Isabel Soares de; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesEste trabalho tem como objetivo fornecer uma visão geral dos desenvolvimentos recentes dos riscos relacionados com o clima e o seu potencial impacto no mercado financeiro. Destaca os últimos documentos e acordos que foram divulgados pelas principais instituições internacionais, como Nações Unidas, Fórum Mundial de Economia, Associação Internacional do Mercado de Capitais, Rede Bancária Sustentável, Banco de Compensações Internacionais e outros relacionados a mudanças climáticas e o mercado financeiro. Essas instituições também divulgaram algumas diretrizes para os governos e bancos centrais de todo o mundo, a fim de incentivar o desenvolvimento do mercado de títulos verdes. Junto com ele, há uma série de relatórios mostrando o desenvolvimento, em termos financeiros, em todo o mundo e o seu crescimento consistente. O equilíbrio entre resultados ambientais e financeiros é um aspeto fundamental para esse método de tornar a economia mais ecológica. Palavras-chave: Títulos Verdes, Mercado Financeiro, Risco, Acordo de Paris, Nações UnidasItem How the financial crisis in Iceland in 2008 affected the economy : an essay until the 2020 corona crisis(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Lejnarová, Lenka; Moura, Isabel Soares; Čerhonorský, Jan; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA Islândia foi um dos países mais afetados pela crise financeira em 2008. Todo o sistema bancário da Islândia entrou em colapso. Neste artigo, discutimos as causas da queda da Islândia. Também nos concentramos na questão de se a adesão à União Europeia e o euro como moeda poderiam ter ajudado a Islândia neste momento. Usando o caso da Irlanda, presumimos que o euro como moeda poderia ter ajudado a Islândia. É difícil prever o que a UE faria no caso da Islândia, porque não existe legislação sobre a situação. Comparando a crise financeira em 2008 na Islândia e na Irlanda, podemos ver semelhanças nos procedimentos da UE nesta crise com a Crise do Corona. Parece que em tempo de crise global a UE não é eficiente e na sua tomada de decisões podemos constatar a falta de solidariedade que aumenta o eurocepticismo nos países membros.Item O impacto das práticas de gestão de recursos humanos na motivação dos colaboradores da Administração Pública Cabo-verdiana(Edições Universitárias Lusófonas, 2015) Reis, Filipa Lopes dos; Dias, Damasceno; Alves, Maria Serafina; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA busca de uma nova gestão pública, que procure prestar serviços ao cidadão com qualidade e eficiência tem sido o alvo a ser alcançado pelo Estado contemporâneo, sendo por isso estratégico o estudo das pessoas dentro das organizações públicas. A adoção de uma gestão pública focada na qualidade requer mudanças na cultura organizacional, exigindo principalmente motivação, que conduz ao esforço, dedicação, persistência e comprometimento. Motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestado por meio de exercícios das tarefas e atividades que oferecem um desafio e um significado suficiente para o trabalho. Este trabalho pretende investigar a motivação como uma ferramenta para alcançar a produtividade e a excelência no desempenho das atividades na Administração Pública cabo-verdiana e em que medida as práticas de gestão de Recursos Humanos contribuem para a motivação. Para alcançar o objectivo deste trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Administração dos Recursos Humanos e sobre as diversas teorias relacionadas com a motivação para o trabalho nas organizações. Utilizou-se o método inquisitivo baseado num questionário para se obter dados referentes à motivação dos funcionários da Administração Pública e entrevistas aos gestores de Recursos Humanos de diversos Ministérios. Os resultados indicaram que uma gestão efetiva dos Recursos Humanos na Administração Pública é urgente, requerendo mecanismos de responsabilização, seguimento e avaliação. É importante, contudo, ter presente a especificidade da gestão pública em relação ao sector privado, que aponta para a existência de fatores de maior complexidade tais como as relações com as políticas públicas, as relações com grupos de interesses diversos, a pressão da sociedade, ou o menor uso de incentivos materiais, mas também, para outros fatores, como a própria noção de serviço público. Estes fatores devem ser explorados, como forma de garantir uma maior dinâmica de funcionamento.Item Impacto dos fatores motivacionais no desempenho dos colaboradores e docentes : estudo de caso na Uni-Mindelo(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Reis, Filipa Lopes dos; Santos, Letícia; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesA motivação no trabalho tem sido um tema de investigação cada vez mais relevante pela sua importância na cultura organizacional. As investigações revelam que níveis de motivação baixos refletem diversas formas de custos para a organização. Por outro lado, níveis de motivação altos traduzem-se em satisfação no trabalho, produtividade e melhoria da qualidade dos produtos e serviços. Tendo em conta a influência de fatores internos e externos na motivação no trabalho, este estudo tem como objetivo compreender o impacto dos fatores motivacionais dos colaboradores e dos docentes no sucesso da Universidade do Mindelo (Uni-Mindelo), em Cabo Verde. Para este estudo de caso de caráter exploratório, foi realizado um inquérito por questionário no qual participaram 81 colaboradores e docentes. Para a análise de resultados foram quantificados os dois tipos de motivação e comparados. Os resultados demonstram que os fatores motivacionais dos inquiridos são semelhantes e encontram-se em níveis satisfatórios na sua maioria, o que reforça a ideia de que nem todos os problemas de desempenho que ocorrem nas organizações são causados por baixa motivação. Neste caso, o sucesso da Universidade pode passar pela criação de um corpo docente próprio, pela criação de parcerias com as empresas e com a construção de infraestruturas que tornem a atividade académica agradável.Item O impacto dos influencers no processo de decisão e compra no instagram(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Reis, Filipa Lopes dos; Cleto, Beatriz; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesEste artigo tem como objetivo analisar o impacto dos Influencers no processo de decisão e compra no Instagram. E permite analisar como o processo de decisão e compra é afetado pelas redes socias e os seus utilizadores, que não se encontra abrangido na teoria clássica. Para tal, foram delineadas três hipóteses, sendo que este trabalho possibilitou a validação das mesmas. Aplicou-se um questionário na região de Grande Lisboa e Grande Porto, e por via online para todo o País, a um total de 154 inquiridos e uma entrevista com uma Influencer. O tratamento dos dados foi efetuado com recursos ao Microsoft Excel 2007. Verificou-se que, 58% dos inquiridos afirmam que as suas decisões de compra são influenciadas por Influencers, cerca de 57% dos inquiridos afirma que os produtos apresentados por Influencers no Instagram despertam o seu interesse e sentem desejo de os adquirir, o que permite a averiguação da suscetibilidade do consumidor ao Instagram.Item Importância da cultura organizacional na satisfação no trabalho(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Queimado, Diogo; Santos, Jaime; Oliveira, Margarida; Santos, Eulália; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesNum ambiente Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo (VUCA), a palavra cultura surge como uma das necessidades essenciais/fundamentais para a compreensão do comportamento organizacional. Todo e qualquer gestor que ambicione o melhor para a sua organização, procura manter os seus colaboradores satisfeitos. Desse modo, tem interesse identificar as variáveis que influenciem a satisfação profissional, sobretudo a cultura organizacional. As medidas de qualidade do trabalho apontam ser preditores úteis de comportamento futuro do mercado laboral. O presente estudo tem como principal objetivo perceber a relação entre a cultura organizacional e satisfação no trabalho de funcionários públicos do distrito de Santarém. Esta investigação incorpora um estudo quantitativo, sendo que os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, onde se obteve uma amostra de 30 indivíduos. O instrumento utilizado é composto por duas escalas, a escala de cultura organizacional e a de satisfação no trabalho e por variáveis que caraterizam o perfil sociodemográfico e profissional dos colaboradores. Os resultados mostram que existe uma relação positiva e significativa entre a cultura organizacional e a satisfação no trabalho, o que demonstra que a cultura organizacional influencia positivamente os fatores estratégicos organizacionais, podendo resultar a favor da organização, dependendo do tipo de cultura que esta tiver.Item A importância da informação financeira nas empresas portuguesas: o justo valor do ativo fixo tangível(Edições Universitárias Lusófonas, 2016) Silva, Marisa; Paiva, Inna Choban de Sousa; Silva, Ana Lorga da; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesMotivação: A União Europeia preconizou, através do Regulamento 1606/2002, a obrigatoriedade da adoção das normas do IASB nas contas consolidadas de todas as empresas cotadas em bolsas europeias, a partir de 1 de Janeiro de 2005. A transição para as IAS/IFRS em 2005 na Europa proporciona uma oportunidade única para estudar forças e fatores explicativos das práticas contabilísticas, particularmente na adoção do justo valor. O modo de mensuração tradicionalmente adotado pelas empresas europeias, no relato financeiro, é o custo histórico, enquanto as normas do IASB apresentam-se mais próximas do critério do justo valor. Objetivo do estudo: O presente estudo investiga a importância da informação financeira para investidor, nomeadamente o justo valor nas empresas portuguesas cotadas em bolsa de valores, no que concerne aos ativos fixos tangíveis. Assumindo que as escolhas contabilísticas são influenciadas por um conjunto de variáveis e que as empresas ponderam e reconhecem a importância da informação financeira, procurou-se neste estudo identificar se a informação sobre o valor do ativo fixo tangível, endividamento, o resultado líquido e o ganho de revalorização está incorporado no preço das ações. Metodologia: O presente estudo empírico baseia-se em empresas cotadas portuguesas, incluídas na Bolsa de Valores de Lisboa, tendo sido analisado o período de 1995 a 2014. Para o efeito, utilizamos a base de dados Thomson Worldscope Database. Para identificar se a informação financeira está incorporada no preço das ações, utilizamos o modelo de avaliação de Ohlson (1995). Resultados / Contribuições: No geral, os resultados obtidos vão de encontro às nossas expectativas. Eles indicam que, tanto antes da adoção das IFRS, como após a adoção das IFRS, a informação representada no valor das ações pelas empresas, é influenciada, de modo significativo, pelo valor dos ativos, o nível de endividamento e o resultado líquido.
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