Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por autor "Coimbra, Nazaré Trigo, orient."
A mostrar 1 - 20 de 21
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Centro de formação profissional : qualificação para a vida ativa de jovens e adultos(2020) Moreira, Andreia Filipa Castro; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo visa analisar de que forma o Centro de Formação Profissional (CFP) contribui para a formação e qualificação para a vida ativa de jovens e adultos, a frequentar cursos EFA. De acordo com a revisão da literatura, a formação nos cursos EFA pode ser um instrumento de atualização de saberes e de construção de novo conhecimento, aumentando as qualificações académicas e profissionais de jovens e adultos. A pesquisa concretizou-se num CFP do concelho de Gondomar. Recorreu-se a uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, o que possibilitou a triangulação dos dados. No que respeita à vertente quantitativa, realizou-se um inquérito por questionário a formandos de dois cursos EFA. No que concerne à vertente qualitativa, foi realizada uma entrevista estruturada à Diretora do CFP. Os resultados permitem concluir que os participantes, neste estudo de caso, têm consciência de que é imprescindível a aquisição e melhoria de competências profissionais e, por isso, optam por esta modalidade de formação. A Diretora e os estudantes destacam a importância da relação entre teoria e prática, indo ao encontro das oportunidades de emprego na região. Contudo, e apesar de os programas dos cursos e as metodologias aplicadas pelos formadores potenciarem mais qualificação profissional, alguns estudantes referem que o currículo deve ser reajustado, com reforço da vertente prática e do estágio. Globalmente, o Centro de Formação Profissional contribui para a formação e qualificação, para a vida ativa, de estudantes jovens e adultos, na medida em que os cursos EFA proporcionam uma aproximação direta com o contexto de trabalho, aperfeiçoando competências e capacidades. Por isso, é fundamental que os estudantes invistam em (re)qualificação profissional, tendo por base currículos com referenciais atualizados, estágios profissionais e metodologias ativas, que privilegiem o trabalho prático e colaborativo entre estudantes e formadores.Item A construção da competência de comunicação oral em língua portuguesa nas percepções dos professores(2013) Paula, Sandra Carla Barreto de; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.A escola,desde sempre, valorizou a prática educativa voltada para os gêneros escritos, enquanto os orais sempre foram entendidos como uma forma natural de falar e não como objeto de ensino. Este estudo buscaanalisar como os professores do Ensino Fundamental percepcionam as suas práticas de ensino da oralidade. O foco dapesquisa está centrado no espaço reservado à oralidade, no ambiente da sala de aula, em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino e quatro da Rede Municipal do Recife-PE- Brasil. Trata-sede uma investigação de matriz qualitativa, embora utilizando a análise estatística com aplicação de questionários para 120 professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Os resultados comprovam que a oralidade é um dos eixos básicos que norteia o ensino da Língua Portuguesa, embora ela não seja ainda reconhecida, pois a escola a concebe como secundária. É fundamental que haja uma reflexão sobre o ensino da modalidade oral, em contexto de formação escolar, pois o trabalho com os géneros orais enfrentaainda muitos obstáculos. Tal é devido ao ensino da língua portuguesa ter sido centralizado, durante muito tempo, na valorização da gramática normativa e, por isso, a modalidade oral não ser percepcionada como objeto ensinável.Item Contributos da supervisão clínica para a formação de estudantes de licenciatura em enfermagem(2023) Ribeiro, Olga Patrícia; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo tem por objetivo identificar os contributos da supervisão clínica, para a interligação entre a teoria e a prática, e uma formação de qualidade na prestação de cuidados, dos estudantes de 3.º e 4.º anos de Licenciatura em Enfermagem, numa instituição de Ensino Superior do Norte de Portugal. Neste estudo, aplicou-se uma metodologia mista, conjugando a análise categorial de inquéritos por entrevista aos supervisores clínicos da licenciatura em Enfermagem, com a análise estatística de inquéritos por questionário a estudantes da referida licenciatura. Desta forma, foi possível recolher, analisar e triangular as perceções dos sujeitos de pesquisa, estudantes e supervisores de ensino clínico. Os resultados evidenciam que a supervisão clínica contribui, significativamente, para a melhoria do processo ensino e aprendizagem dos estudantes, e consequentemente, para o futuro da profissão de Enfermagem. Contudo, alguns estudantes referem ser necessário um supervisor clínico mais presente nos contextos clínicos, a fim de reforçar a tomada de decisões e potenciar o fortalecimento de relações interpessoais. Deste modo, os enfermeiros, que desempenham as funções de supervisor clínico, devem possuir skills interpessoais, para favorecer o processo supervisivo e garantir a qualidade e segurança dos cuidados prestados, nomeadamente durante a fase pandémica COVID-19. Globalmente, conclui-se que a supervisão clínica influencia a segurança e a qualidade dos cuidados prestados, orienta o percurso profissional dos estudantes e contribui para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências em contexto teórico-prático.Item Desafios da formação de professores para a educação inclusiva no curso de pedagogia de uma instituição de ensino superior de Aparecida de Goiânia(2021) Freitas, Maria de Fátima Nascimento; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O estudo que se apresenta tem por objetivo geral analisar a formação de professores no Curso de Pedagogia de uma Istituição de Ensino Superior de Aparecida de Goiânia, relativamente à Educação Inclusiva, considerando a flexibilidade curricular no processo de ensino e aprendizagem, na perspectiva de estudantes e professores do Curso.Trata-se de um estudo de caso simples, realizado numa Instituição de Ensino Superior. Os resultados da análise evidenciam a apreciação positiva, por parte dos sujeitos participantes, no que se refere à formação para a Educação Inclusiva. Contudo, são referidos aspetos a melhorar, como mais adequação do currículo e da formação profissional, reforço de aulas práticas e estágios especializados e mais diferenciação pedagógica em sala de aula. Comprova-se, ainda, que a formação de professores em Pedagogia é entendida como essencial, face à crescente inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior, e no entendimento de que a Educação Inclusiva é para todos. Assim sendo, é crucial formar profissionais capacitados para potenciarem a inclusão escolar, envolvendo diretores e coordenadores, docentes e discentes, em prol da inclusão de todos os alunos.Item Desenvolvimento da competência científica em atividade laboratorial de ciências naturais(2014) Lima, Isabel Maria Albuquerque da Costa; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O estudo apresentado tem como finalidade averiguar de que forma a atividade laboratorial promove o desenvolvimento da competência científica, de alunos do 3º Ciclo. Interessa verificar se a o trabalho laboratorial promove a aprendizagem dos alunos, em Ciências Naturais, traduzindo-se numa melhoria dos resultados escolares. A escolha do tema relaciona-se com o facto de a competência científica constituir um reforço curricular, presente nas unidades de ensino e nas práticas de ensino atuais, com enfoque CTSA, alfabetização científica e educação ambiental. O ensino das Ciências, orientado para o desenvolvimento da competência científica, implica que o aluno se capacite, concetual e metodologicamente, para solucionar situações-problema, tanto em sala de aula como no seu meio sociocultural O estudo de caso, de natureza qualitativa-quantitativa, foi realizado numa escola básica de segundo e terceiro ciclos do concelho de Barcelos, em cinco turmas do 3º Ciclo do Ensino Básico, do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade, nas aulas de Ciências Naturais. Os resultados da pesquisa comprovam que os alunos desenvolveram atividades laboratoriais, entre pares, com maior frequência e diversidade. A atividade laboratorial promoveu a aprendizagem dos alunos, relativamente aos conhecimentos científicos, envolvendo o conhecimento de conceitos e procedimentos, bem como o aprofundamento de competências e capacidades, essenciais para o conhecimento científico e o desenvolvimento integral do aluno. Por último, os discentes evidenciaram a perceção de um percurso de aperfeiçoamento, desde o início do ano letivo, que se traduziu em melhores resultados escolares. Assim, comprovou-se que a realização de atividades laboratoriais favoreceu o conhecimento científico, o trabalho de grupo e a responsabilidade, nos alunos que participaram no estudo de caso.Item Desenvolvimento da competência e do gosto pela leitura em língua portuguesa de alunos angolanos com diferentes línguas nacionais(2013) Luciano, Deolinda Manuel; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo tem como finalidade averiguar de que forma é possível motivar e desenvolver a competência e o gosto pela leitura, na disciplina de Língua Portuguesa, de alunos angolanos do Ensino Básico. Pretende também investigar as perceções de alunos e professores, sobre o aperfeiçoamento da leitura, ao longo do processo de aprendizagem. A escolha do tema prende-se com o facto de, em Angola, a maior parte dos alunos não ter o Português como língua materna, apesar de o ensino ser ministrado em Português. Ou seja, grande parte dos alunos tem o Português como segunda língua, falando línguas nacionais ou variantes. Esta situação origina que os alunos enfrentem dificuldades acrescidas na aprendizagem, não apenas na disciplina de Língua Portuguesa, mas também em todas as restantes disciplinas. A pesquisa, de natureza qualitativa-quantitativa, foi realizada numa Escola Básica e Secundária, no Município de Belas, na cidade de Luanda, em Angola. A aplicação de dois inquéritos por questionário, um deles a nove professores de Português e o outro a oitenta alunos da 6ª classe do Ensino Básico, permitiu a recolha e análise de dados. Os resultados comprovam que grande parte dos alunos lê apenas livros escolares e que a leitura não é uma prática regular. Contudo, os alunos reconhecem a importância da leitura para a aprendizagem. Em concordância, os professores interligam as competências de leitura e escrita, confirmando as dificuldades dos alunos. Em acréscimo, os docentes valorizam a diversificação de estratégias, como forma de motivar os alunos para a leitura e criar leitores competentes.Item Educação e formação para a construção da Cidadania no curso de Pedagogia de uma IES privada(2022) Santos, Milena de Melo Silva; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.Os professores das Instituições de Ensino Superior (IES), no Brasil, desempenham um papel importante, ao promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, preparando-os para desempenharem um papel ativo em sociedade. Por isso, é essencial aprofundar a pesquisa sobre a Educação para a cidadania, reforçando a formação de futuros profissionais, reflexivos e críticos, tanto a nível da formação inicial (estudantes), como da formação continuada (professores). Assim, este estudo tem por objetivo analisar o contributo de práticas centradas no estudante e na Educação para a Cidadania, em interrelação com a formação docente, na perspetiva de estudantes e professores do curso de Pedagogia de uma IES privada de Aparecida de Goiânia. Atendendo às características do estudo de caso, a metodologia é predominantemente qualitativa, privilegiando uma análise aprofundada, tanto dos documentos estruturantes da IES, como das opiniões dos participantes, tanto estudantes como professores. Os resultados do estudo comprovam que é possível implementar, no Curso de Pedagogia, uma Educação de qualidade, quanto à formação de futuros docentes, através de um processo reflexivo e o trabalho colaborativo entre professores e estudantes. Contudo, a pesquisa permitiu igualmente verificar que o ensino expositivo ainda se mantém, pelo que é necessário mais formação continuada, focando o desenvolvimento do estudante como profissional e cidadão. Assim, é essencial a formação reflexiva, para a construção de uma Educação para a cidadania, pois através do pensamento crítico é possível alcançar mais qualificação profissional e a consolidação de valores em sociedade. Palavras-chave: Curso de Pedagogia; formação docente; reflexão; Educação para a Cidadania; Instituição de Ensino SuperiorItem Educação inclusiva no ensino regular : estudo de caso de alunos com transtorno do espectro do autimo de uma escola de Goiás(2022) Castro, Ana Paula de Oliveira; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo tem por objetivo analisar práticas de Educação inclusiva de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo no ensino regular, segundo a legislação em vigor no Brasil, no contexto de uma escola da rede privada de uma cidade do interior do Estado de Goiás. Assim, interessou analisar a evolução legislativa, quanto à inclusão e à Educação inclusiva no Brasil, a fim de verificar a aplicabilidade da Lei 13.146 de 2015 e da Lei 12.764 de 2012, designada por Lei Berenice Piana. Trata-se de um estudo de caso, com aplicação de metodologia qualitativa, no contexto de uma escola privada de Goiás, que apresenta, como sujeitos participantes, professores e profissionais que trabalham a Educação inclusiva com alunos do ensino Fundamental. Quanto às fontes, foi realizada a análise documental da legislação em vigor e do Projeto Político Pedagógico da escola privada. Em complementaridade, concretizaram-se entrevistas à Diretora, Coordenadora, Professoras, Monitoras e Fonoaudiólogo, tendo por base um guião com questões abertas, previamente definidas, um inquérito por questionário, com questões fechadas, aplicado aos alunos, o que facilitou a triangulação de dados. O estudo permitiu concluir que a publicação da Lei Berenice Piana foi muito importante para a concretização da inclusão de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo no ensino regular. Do mesmo modo, a publicação da Lei Brasileira de Inclusão garantiu mais direitos às pessoas deficientes, o que possibilitou quebrar as barreiras que limitavam o seu acesso à Educação inclusiva, bem como a sua integração plena na sociedade.Item Efeitos do estresse, da sonolência e dos distúrbios do sono nas práticas de docentes do ensino fundamental(2015) Carvalho, Maria Nascimento de; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.A rotina pós-moderna dos professores, pautada por ritmos de trabalho excessivo, pela existência de tensão na comunidade educativa, pela indisciplina crescente dentro da sala de aula e pelas dificuldades de aprendizagem dos alunos, tem sido a grande responsável por perturbações e doenças nesta classe profisisonal. O estresse e os distúrbios do sono têm sido, consistentemente, associados a uma queda do rendimento profissional dos professores. Assim, o objetivo geral do presente estudo, que privilegiou uma abordagem quantitativa, consistiu em analisar os efeitos do estresse, da sonolência e dos distúrbios do sono do professor na qualidade das práticas pedagógicas, em comunidade escolar, segundo as perceções de docentes do Ensino Fundamental, da rede municipal de Belém de Maria, Pernambuco. A amostra não probabilística é constituída por 91 professores a lecionarem no Ensino Fundamental. A operacionalização das variáveis foi realizada através do Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (2000), adaptado e aplicado num inquérito por questionário, construído para o efeito, com questões sociodemográficas, questões para avaliar o grau de sonolência e distúrbios do sono e questões sobre os efeitos na qualidade das práticas. Na análise considerou-se a influência de algumas variáveis sociodemográficas (sexo, idade e tempo de serviço), nas variáveis supramencionadas. Os resultados comprovam que a maioria dos inquiridos apresenta algum tipo de sintomatologia associada ao estresse, mais acentuada nos inquiridos femininos e nos que têm mais tempo de serviço. O mesmo sucede com a sonolência e os distúrbios do sono, que ocorrem em todos os níveis etários, independentemente do tempo de serviço do professor. Os docentes percepcionam os efeitos negativos na qualidade das práticas pedagógicas, devido a um desempenho menos atento e eficaz. Por último, é de assinalar que os fatores mitigadores do estresse mais realçados foram a supervisão e a orientação pedagógica, assim como o trabalho colaborativo entre professores.Item Estratégias de ensino e aprendizagem de instrumentos musicais numa escola profissional(2023) Araújo, Sara Patrícia Ferreira; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.Atualmente, no ensino de Música, são valorizados os aspetos humanistas do ensino e a participação ativa do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, partindo do Currículo como documento orientador, é preciso considerar o contexto de aplicação, na planificação e concretização. Neste enquadramento, é fundamental analisar e selecionar as estratégias pedagógicas, a aplicar nos Cursos Profissionais de Música, foco do nosso estudo. Assim, este estudo tem por objetivo geral analisar a eficácia das estratégias de ensino e aprendizagem, individuais e de grupo, aplicadas à prática e performance musical, quanto ao trabalho colaborativo e desenvolvimento artístico de alunos de 7.º, 8.º e 9.º anos, do Curso Básico de Instrumento, na perceção de docentes e discentes de uma Escola Profissional de Música, do distrito de Aveiro. A pesquisa constitui um estudo de caso, com recurso a metodologia qualitativa, com análise de dados quantitativos, através de inquéritos por questionário a alunos, e ainda análise descritiva de dados qualitativos, com inquéritos por entrevista a professores. Globalmente, conclui-se que, para professores e alunos, as estratégias de motivação, colaboração, e de estudo regular de repertório diversificado, aplicadas à prática do instrumento musical, individual e em grupo, podem promover mais trabalho colaborativo e sucesso educativo, e o desenvolvimento da performance dos alunos. Essas estratégias são eficazes, pois desenvolvem o prazer de tocar, com orientação dos professores e reforçam a participação ativa do aluno, em colaboração entre alunos e com o professor. Além disso, confirma-se que há um bom ambiente de trabalho, numa Escola dinâmica, com vários projetos musicais.Item Formação docente e uso de metodologias ativas num curso técnico em Enfermagem de um centro de formação profissional no Brasil(2022) Zimmermann, Soraya Margareth Paiva; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O estudo que se apresenta tem como objetivo analisar o impacto da formação de professores, sobre o uso de metodologias ativas, concretamente Mapas Conceituais e Webquest, para a mudança e inovação das práticas e o reforço da aprendizagem e desenvolvimento de professores e estudantes de um Curso Técnico em Enfermagem, numa instituição de Educação Profissional da cidade de São Luís do Maranhão (Brasil). Trata-se de um estudo de caso, com metodologia qualitativa e envolvendo pesquisa-ação, com cerca de cem participantes, incluindo coordenadores, professores e estudantes. Como fontes de recolha de dados, destacam-se o programa do Curso de Formação e o Projeto Político Pedagógico da Instituição. Quanto aos instrumentos de recolha de dados, foram utilizados o diário de bordo da investigadora, o inquérito por questionário e o relatório da professora responsável e das coordenadoras pedagógicas. Os resultados evidenciam, no ponto de chegada, o impacto positivo da formação continuada docente, com observação de aulas, na aprendizagem de estudantes de um Curso Técnico de Enfernagem, utilizando metodologias ativas, como Mapas Conceituais e Webquest. Conclui-se que os professores da Educação Profissional, em trabalho colaborativo com as coordenadoras, promoveram a mudança e inovação das práticas, o que motivou e reforçou a formação dos estudantes, enquanto profissionais reflexivos, críticos e autónomos, preparados para integrarem o mercado de trabalho. Deste modo, professores e estudantes empreenderam, efetivamente, um processo de desenvolvimento pessoal e profissional colaborativo, com impacto na construção e qualidade das suas aprendizagens.Item Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior em Aparecida de Goiânia, Brasil(2020) Barros, Sarah Gonçalves; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O estudo tem por objetivo analisar práticas de Educação inclusiva no Ensino Superior, em comunidade educativa, na perspetiva de estudantes com deficiência e de docentes do curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Aparecida de Goiânia. Em consequência, interessou identificar e analisar as principais intervenções e adaptações realizadas numa IES, quanto a acessibilidades e adequações metodológicas, visando os estudantes com deficiência. Neste estudo de caso, aplicou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa, conjugando a análise categorial de inquéritos por entrevista a estudantes com deficiência, com a análise estatística de inquéritos por questionário a docentes do curso de Pedagogia. Desta forma, foi possível recolher, analisar e triangular as perceções de professores e estudantes com deficiência, sobre a inclusão e sobre o ensino e a aprendizagem. Os resultados evidenciam as opiniões convergentes dos participantes, quanto à importância da inclusão dos estudantes com deficiência no Ensino Superior. É valorizada a matriz curricular do curso de Pedagogia, que contempla aspectos relacionados com cidadania, direitos humanos e inclusão. Ademais, comprova-se a influência do trabalho colaborativo, enquanto estratégia de inclusão. É ainda evidente a urgência em mais formação continuada aos docentes nesta área. Por último, destaca-se a interligação entre formação e desenvolvimento de estudantes e professores, em comunidade educativa, embora ainda haja um longo caminho a percorrer, no Ensino Superior, a fim de proporcionar mais igualdade e qualidade de aprendizagem aos estudantes com deficiência..Item Ler e escrever no 1º CEB : implementação de um projeto pluridisciplinar e colaborativo escola-família(2020) Rocha, Lígia Carla Vilariça das Neves; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.Na sociedade atual, um dos fatores para o sucesso pessoal e profissional é a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e a formação de crianças e jovens como cidadãos ativos. O aperfeiçoamento de competências de leitura e escrita é fundamental para a aquisição do conhecimento e como fator de inserção social. No entanto, face a alunos nascidos na era digital, em que os telemóveis substituem os livros em suporte de papel, urge implementar estratégias que cativem os alunos para a leitura, na família e na Escola. O objetivo geral deste estudo é, então, averiguar de que forma a concretização de um Projeto pluridisciplinar de leitura e escrita, envolvendo a colaboração Escola-Família, pode aperfeiçoar competências de leitura e escrita e promover melhores resultados escolares, em alunos do 1.º CEB, de uma Escola do distrito do Porto. A abordagem metodológica é predominantemente qualitativa e as fontes e os instrumentos de recolha de dados incluem a observação participante, o inquérito por questionário e a análise de textos e documentos. Desta forma, foram analisados textos dos alunos, a opinião dos pais, o relatório da professora bibliotecária e as avaliações da fluência da leitura e dos resultados trimestrais dos alunos. Os resultados permitem concluir que a realização deste projeto de leitura e escrita, no 1.º CEB, contribuiu para o desenvolvimento de competências linguísticas e, em consequência, para a melhoria dos resultados escolares dos alunos. Assim, um novo desafio se impõe às escolas, no âmbito da Língua Materna: a oferta de um ensino e aprendizagem pluridisciplinar com mais qualidade, tendo por base estratégias, atividades e projetos motivadores, que promovam a literacia e aprendizagens significativas, em trabalho colaborativo escola-família.Item Pedagogia crítica e diálogo intercultural no ensino da língua inglesa. Um estudo de caso(2015) Lins, Everton Diogo da Silva; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.Este estudo tem como objetivo geral analisar as percepções de estudantes adultos e professores, de uma Escola de Línguas, relativamente aos desafios e vantagens da Pedagogia Crítica, aplicada ao ensino da Língua Inglesa, numa perspetiva reflexiva de Diálogo Intercultural, entre a cultura inglesa e brasileira. Tendo em atenção a finalidade da pesquisa, optou-se por realizar uma investigação que combinou as abordagens quantitativa (inquérito por questionário) e qualitativa (entrevista), a estudantes e professores do Curso de Língua Inglesa, de uma Instituição privada de ensino, no município de Maceió/AL. No que se refere aos professores, e tendo em conta a sua formação e experiência, procurou-se perspectivar a relação com a cultura da Língua alvo, a forma como percepcionam o ensino da cultura dessa Língua, quais são suas impressões acerca da reação dos alunos a esta cultura, e o seu entendimento acerca do Diálogo Intercultural e da Pedagogia Crítica. Para tanto, recorreu-se à análise das respostas das entrevistas dos docentes, em triangulação com as respostas dos estudantes, no inquérito por questionário. O discurso dos docentes revela características de uma reflexividade crítica, em relação à prática pedagógica e à necessidade de continuar aprendendo, através de formação continuada. Quanto aos estudantes, os resultados da pesquisa destacam a importância do diálogo e da reflexão, essenciais ao aprofundamento das suas competências linguísticas e críticas, em relação à Língua e à cultura inglesas. Em síntese, as conclusões do estudo reforçam a importância da reflexão, da Pedagogia Crítica e do Diálogo Intercultural, no ensino e na aprendizagem da Língua Inglesa, como Língua estrangeira.Item Um percurso de mãos dadas : cursos profissionais rumo à vida ativa(2013) Morais, Carla Sofia Alves da Costa Cardoso de; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo focaliza o contributo da supervisão da formação, em contexto de trabalho, pelo Diretor de Curso, pelo Monitor da Entidade de Acolhimento e pelo Orientador de Estágio, para a qualificação profissional de alunos Estagiários, a frequentarem cursos profissionais, na Escola pública portuguesa. A revisão da literatura centrou-se numa abordagem supervisiva da Escola atual, enquanto comunidade educativa. Em consonância, procedeu-se à análise das funções dos vários intervenientes, na formação em contexto de trabalho, com especial incidência no Diretor de Curso, como supervisor e mediador de um trabalho conjunto, que interliga a Escola e o meio empresarial envolvente. A pesquisa, um caso em estudo, realizou-se numa Escola do concelho de Matosinhos. Recorreu-se a uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, o que possibilitou a triangulação de resultados. No que concerne a vertente quantitativa, concretizaram-se dois inquéritos por questionário, tendo por amostra um total de 105 participantes na FCT, concretamente Diretores de Curso, Orientadores de Estágio, Monitores das Empresas e Alunos Formandos do terceiro ano, dos cursos profissionais, da Escola selecionada. Em acréscimo, procedeu-se à análise categorial dos Relatórios de estágio, referentes a oito alunos Estagiários, considerando os “contactos com os intervenientes”; “registos do trabalho colaborativo”, “distribuição da avaliação em FCT” e “variação das classificações final em FCT”. Os resultados evidenciam que o acompanhamento dos alunos Estagiários é percecionado como fundamental, pelos intervenientes em FCT, quer da parte da Escola (Diretores de Curso e Orientadores de Estágio), quer da parte das Entidades de Acolhimento (Monitores). A caminhada, de “mãos dadas” com o formando, no entendimento dos intervenientes na FCT, conduz à formação, qualificação e sucesso do aluno, através da conjugação de um trabalho reflexivo e colaborativo. Concluindo, o estudo comprova o contributo positivo da supervisão, especificamente da formação em contexto de trabalho, para a qualidade da qualificação profissional dos alunos Estagiários, nos cursos profissionais.Item O plano da matemática : contexto facilitador do trabalho colaborativo entre pares : um estudo de caso(2015) Nogueira, Maria João da Cruz Nogueira; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo tem como objetivo averiguar a eficácia do trabalho colaborativo das assessorias/coadjuvação, entre docentes de Matemática, no âmbito do Plano da Matemática, para a mudança de práticas supervisivas em comunidade reflexiva docente e a melhoria do sucesso escolar, de alunos do 3º ciclo do Ensino Básico. Pretende-se, igualmente, verificar se esse trabalho, desenvolvido colaborativamente, em sala de aula, pode contribuir para uma maior qualidade do ensino. Assim, foi realizado um estudo de caso, de natureza qualitativa e quantitativa, que englobou a análise do relatório final do Plano da Matemática e os resultados de um inquérito por questionário a professores, numa Escola Básica e Secundária do Porto. Os resultados comprovam uma efetiva mudança de práticas, através de trabalho colaborativo interpares. Embora a experiência de ensino tenha alguma influência no trabalho colaborativo, desenvolvido pelos professores, no âmbito do Plano da Matemática, todos os docentes valorizaram a eficácia do Projeto desenvolvido. Os professores destacam o ensino em equipa, a preparação das assessorias, a observação de aulas, o feedback, a reflexão e a reformulação da intervenção pedagógica. Assim, podemos concluir que o estudo desenvolvido conduziu a novas opções de trabalho colaborativo e a uma mudança de práticas, o que influenciou o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática, bem como potenciou a melhoria do sucesso escolar dos alunos.Item Prevenção do bullying em comunidade escolar: um estudo numa escola angolana(2015) Tomás, José Francisco; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O estudo que se apresenta tem como objetivo analisar as perceções de estudantes, pais e encarregados de educação de uma escola angolana, do 2º Ciclo do Ensino Secundário, de forma a prevenir o bullying, através do diálogo e da responsabilização, individual e coletiva, em comunidade educativa. A seleção da problemática do bullying deve-se ao facto de constituir um fenómeno preocupante, que tem vindo a aumentar os índices de violência na escola, contribuindo para o mal-estar de muitos alunos, face ao confronto entre vítimas e agressores, nos espaços interiores e exteriores da escola, em especial no recreio. Neste sentido, concretizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa, tendo sido elaborados e aplicados dois inquéritos por questionário, a estudantes e respetivos pais e encarregados de educação. O cruzamento dos dados obtidos permitiu confirmar que os respondentes, em relação a este problema, têm consciência da importância do diálogo, da empatia, da responsabilização e da informação/ formação dos membros da comunidade educativa. Globalmente, o professor é considerado essencial, na ajuda às vítimas e na prevenção de casos de bullying. Contudo, nem sempre há o necessário diálogo na família e muitos pais desconhecem o envolvimento dos filhos em situações de violência. Conclui-se, então, que a prevenção do bullying implica um trabalho conjunto entre a escola e a família, tendo por base o diálogo e o trabalho colaborativo, em comunidade.Item Resolução de problemas de física e química em trabalho colaborativo entre pares(2014) Neves, Ana Maria Rodrigo; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo tem como finalidade averiguar de que forma o treino de equações matemáticas, em trabalho colaborativo entre pares, facilita a resolução de problemas na disciplina de Física e Química A, no Ensino Secundário. Pretende, igualmente, verificar se esse trabalho, desenvolvido em conjunto, em sala de aula, pode contribuir para uma maior compreensão dos conteúdos programáticos, e se o domínio dos conceitos científicos, por parte dos alunos, se traduz na obtenção de melhores resultados escolares, na disciplina de Física e Química A. Assim, foi realizado um Estudo de Caso, de natureza qualitativa-quantitativa, que englobou análise documental e um inquérito por questionário, numa Escola Secundária de segundo e terceiro ciclos do concelho do Porto, em duas turmas de décimo primeiro ano de escolaridade, de Física e Química A. No decorrer do trabalho de investigação-ação, centrado na resolução de problemas, os alunos desenvolveram capacidades cognitivas, na área das ciências experimentais. O treino de equações matemáticas, em trabalho colaborativo entre pares, possibilitou o aprofundamento das aprendizagens, comprovando-se que os alunos alcançaram melhores resultados, nas avaliações periódicas e final. Nesta investigação apesar do seu caráter pontual, verificou-se que o treino de equações matemáticas, em trabalho colaborativo entre pares, ajudou os alunos do 11.º ano, envolvidos neste estudo, a resolverem problemas científicos e a obterem, consequentemente, melhores resultados escolares, em Física e Química A.Item Supervisão e avaliação de desempenho docente: perceções dos professores sobre observação de aulas(2013) Lopes, Carla da Conceição Gonçalves; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo pretende analisar de que forma a Observação de Aulas, na Avaliação de Desempenho Docente (ADD), pode contribuir para o aperfeiçoamento e valorização profissional dos professores. Terminado o biénio 2009/2010 e 2010/2011, em que o desempenho docente foi avaliado de acordo com novos normativos legais, concretamente DR 2/2008, DL 75/2010 e DR 2/2010, interessava fazer uma análise dos resultados obtidos, ao nível da valorização pessoal e profissional dos professores de carreira e contratados, tendo em conta uma particularidade deste modelo, a Observação de Aulas. Assim, a revisão da literatura abarcou a evolução do conceito de Supervisão, os vários cenários e modelos que comporta, o papel do supervisor no processo de ADD e as finalidades e características da Observação de Aulas, perspetivando o aperfeiçoamento e a valorização profissional docente. Como referência, selecionaram-se autores como Alarcão (2009; 2002), Nolan e Hoover (2004), Pawlas e Oliva (2007), Trindade (2007), Vieira (2007; 1993) e Vieira e Moreira (2011), entre outros, para além dos normativos legais em vigor. Utilizando uma metodologia mista, qualitativa e quantitativa, efetuou-se a análise das Reflexões Finais dos Supervisores e dos resultados do inquérito por questionário, aplicado aos professores, incluindo relatores, de um Agrupamento de Escolas do distrito do Porto. Os resultados do caso em estudo apontam para a importância conferida à Observação de Aulas, por professores observados e observadores. Este requisito foi entendido, pelas duas partes, como potenciador de reflexão e partilha de trabalho, embora nem sempre se tenha traduzido numa efetiva mudança de práticas, pela exiguidade de aulas observadas. Em conclusão, o estudo comprova que a Observação de Aulas possibilita o exercício reflexivo e contribui para o crescimento e desenvolvimento profissional dos docentes, implicados no processo de avaliação, e que a formação do supervisor potencia a análise crítica e a pertinência do trabalho, que os mesmos desenvolvem, enquanto relatores.Item Supervisão e colaboração pedagógica : perspetivas de formação profissional docente em comunidade(2019) Baptista, Cristina Maria de Carvalho Vaz dos Santos Silva; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.O presente estudo pretende analisar de que forma a supervisão e colaboração pedagógica, entre docentes de um Agrupamento de escolas, favorecem a melhoria das práticas, a formação profissional e a construção de uma comunidade educativa aprendente. Nos últimos anos, a reorganização de muitas escolas originou mudanças significativas em comunidades alargadas, implicando novas rotinas e formas de supervisão. Tratando-se de um novo contexto de ação, interessava analisar dinâmicas de supervisão e colaboração pedagógica, na perceção de supervisores e professores de diversos grupos disciplinares. Partindo da revisão da literatura, foi delineado um estudo predominantemente quantitativo, que decorreu num Agrupamento de escolas de Aveiro. Como estratégia quantitativa, foram analisadas as respostas a dois inquéritos por questionário, aplicados a supervisores e professores pertencentes à mesma comunidade. Como estratégia qualitativa, analisaram-se documentos orientadores do Agrupamento e as perguntas abertas dos inquéritos por questionário. Em conclusão, a maioria dos supervisores e professores manifesta uma perceção positiva sobre a supervisão e colaboração pedagógica entre pares. Globalmente, a supervisão colaborativa é considerada fundamental para a auto e hetero formação profissional e a qualidade do ensino e aprendizagem. O problema, que emerge da análise efetuada, é a confusão entre supervisão e ADD (Avaliação de Desempenho Docente). De facto, há professores que manifestam perceções negativas e rejeitam práticas supervisivas, que associam à ADD, bem como o excesso de legislação e burocracia. Embora, em geral, sejam a favor da reflexão e do trabalho colaborativo, há ainda um longo caminho a percorrer para clarificar o sentido formativo da supervisão (e não avaliativo), essencial à construção de comunidades educativas aprendentes.