Percorrer por autor "Duarte, Rosa Serradas, orient."
A mostrar 1 - 20 de 26
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Aprender a ler, aprender a conviver: aprendizagem da leitura como veículo para a socialização(2012) Cachinho, Ana Cristina Carrilho Magrinho; Duarte, Rosa Serradas, orient.O trabalho apresentado é decorrente do Projeto de Intervenção realizado no âmbito do Curso de 2º Ciclo em Educação Especial – domínio cognitivo e motor, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Resumo A referida intervenção contempla a minimização das dificuldades apresentadas por uma menina a nível da leitura e escrita e da sua socialização, numa perspetiva inclusiva. M. é o nome fictício da aluna alvo da intervenção. Atualmente, frequenta o 3º ano de escolaridade numa escola pública, em Lisboa área da sua residência. A revisão da literatura vai sustentar e facilitar a compreensão clara e concisa da intervenção realizada e das posições defendidas sobre esta matéria. Deste modo, são tratados temas no âmbito da exclusão social e escolar, da escola Inclusiva e dos obstáculos que ainda encontramos nas escolas, dos preconceitos, dos alunos com necessidades educativas especiais, das adaptações curriculares, da aprendizagem cooperativa e diferenciação pedagógica, referimo-nos ainda às dificuldades de aprendizagem e, por último, à comunicação e à linguagem oral e escrita. Para obter informações sobre a M. e sobre o contexto da intervenção, bem como sobre todo o seu processo de inclusão escolar, utilizamos como suporte metodológico, a pesquisa documental, as entrevistas semi-diretivas à professora titular de turma e à professora de ensino especial, a observação naturalista, a sociometria e as notas de campo para se poder complementar as informações. A planificação global da intervenção foi elaborada a partir do relacionamento/ cruzamento dos dados que resultaram da análise da informação recolhida. Para uma intervenção fundamentada caracterizamos inicialmente o seu contexto escolar e familiar e posteriormente a M. Os princípios orientadores da intervenção realizada, assentam numa perspetiva de investigação para a ação, e tiveram presentes os objetivos definidos para a M. As atividades foram realizadas, numa perspetiva de aprendizagem muito estruturada, muito refletida e avaliada durante todo o processo, implicando todos os intervenientes. Esta intervenção, levou-nos a estimular práticas educativas, diferenciadas e inclusivas na turma, com a professora titular dessa turma e com a professora do ensino especial com os colegas da M.Item Aprender a viver juntos: intervenção junto de um aluno de 1º ciclo e da sua turma(2011) Rodrigues, Maria da Ascensão Lousa Martins Reis; Duarte, Rosa Serradas, orient.Neste trabalho dá-se conta de uma intervenção pedagógica realizada junto de um aluno e da sua turma. A intervenção foi implementado em parceria com o professor titular de turma e teve como objectivo a melhoria do comportamento dos alunos e o processo de ensino aprendizagem. Fizemos uma breve revisão bibliográfica sobre problemas emocionais, comporta-mentais e de aprendizagem, ensino de competências sociais e aprendizagem cooperativa, a qual constituiu o suporte teórico da intervenção. Para esta desencadeámos metodologias de investigação em educação, identificando a problemática de relacionamento social vivido pela turma e a situação particular de um dos alunos que evidenciava problemas emocionais, comportamentais e dificuldades cognitivas. A partir do conhecimento adquirido, definimos uma estratégia global, elaborámos a planificação e implementámos a intervenção pedagógica. A reflexão sobre cada sessão e no final da intervenção evidenciaram a mudança que se foi operando nos comportamentos individuais e do grupo/turma. A mudança contribuiu para o sucesso educativo e o desenvolvimento integral de todos e de cada um.Item Aprendizagem de competências cognitivas, de comunicação e de autonomia de uma aluna com Paralisia Cerebral, que frequenta o 2º ano de escolaridade : estratégias facilitadoras(2012) Ratinho, Sara Vanessa Mangás; Duarte, Rosa Serradas, orient.This intervention project is part of the 2nd cycle of the masters of Science in Education-special education: Cognitive Domain and engine. This intervention is based on a project, involving a child with special educational Needs (hereinafter: NEE), due to cerebral palsy, in a perspective of inclusive learning. The starting point of this project was born from the observation of a fact verified in the context of the classroom in a class of 2nd year of the first cycle of basic education. Being the starting point as follows: "cognitive, skills learning, communication and autonomy of a student with cerebral palsy, who attends the 2nd year of schooling – enabling Strategies." This project was developed in order to respond to a severe disability of a child, promoting their autonomy and their emotional and cognitive development. The result of the intervention can be considered positive once the student has made progress in the areas worked, particularly in autonomy and cognition. In the intervention we use assumptions of research-action.Item A avaliação do desempenho docente em Portugal : contradições e paradoxos(2023) Guedes, Teresa Cristina Melo e; Duarte, Rosa Serradas, orient.O presente trabalho incide no modelo de avaliação do desempenho docente, regulado pelo DR 26/2012 de 21 de fevereiro, que introduziu entre outros aspetos, a componente da avaliação externa do desempenho, enfatizando o papel de um avaliador externo à escola. Procura estudar os efeitos deste modelo com base nas opiniões dos diretores de AE/ENA, dos diretores de CFAE e de avaliadores externos e saber qual o contributo para a melhoria: do desenvolvimento profissional dos docentes; das aprendizagens dos alunos e do funcionamento das Escolas. A metodologia utilizada foi de natureza mista, qualitativa e quantitativa e decorreu em quatro fases: na primeira fase, procedeu-se à pesquisa bibliográfica; na segunda fase, entrevistaram-se seis diretores de AE/ENA, cinco diretores de CFAE e cinco avaliadores externos. A partir dos dados recolhidos elaboraram-se três inquéritos por questionário, que se aplicaram, numa terceira fase, a 111 diretores de AE/ENA, 49 diretores de CFAE e 527 avaliadores externos. Na quarta fase, procedeu-se à análise, comparação e discussão dos dados recolhidos. Os dados apurados neste estudo não evidenciam que este modelo de avaliação tenha contribuído para a melhoria da qualidade do ensino, para o desenvolvimento profissional dos docentes ou para a melhoria do desenvolvimento organizacional das escolas. Paradoxalmente, verifica-se que não há qualquer relacionamento entre os diversos intervenientes da avaliação dos docentes e o sigilo da avaliação levado ao extremo contribuiu para a opacidade do sistema. Este modelo revelou ser gerador de grandes arbitrariedades, funcionando como um instrumento ao serviço da regulação da progressão na carreira.Item Confinamento e intervenção : estudo de caso de um aluno com necessidades educativas em tempos de Covid-19(2022) Matado, Maria Gertrudes Leitão Martins; Duarte, Rosa Serradas, orient.A pandemia Covid-19 veio acentuar a vulnerabilidade das pessoas com deficiência. Para garantir uma aprendizagem inclusiva e equitativa de qualidade, urge aplicar estratégias de aprendizagem cooperativa e de interação interpares, dificultadas pela modalidade de ensino a distância. Neste contexto, o presente trabalho foca-se no estudo de caso de um aluno portador de uma patologia congénita rara, a Síndrome de Dandy-Walker, à qual está associada a Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Por ser considerado doente de risco, beneficia de um plano de desenvolvimento de aprendizagens em E@D ao abrigo do Despacho nº 8553- A/2020, de 4 de setembro. Revelando-se pertinente pela sua atualidade e singularidade, esta investigação, de natureza qualitativa, procurou indagar sobre as perceções e as expectativas de alguns dos intervenientes implicados, bem como sobre as estratégias pedagógicas implementadas. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizou-se a observação, a entrevista semiestruturada, e a pesquisa documental, cuja análise de conteúdo permitiu constatar que esta modalidade de ensino não parece ser a melhor solução para alunos com necessidades educativas. Para estes alunos, é fundamental a presença física dos professores, assistentes operacionais e terapeutas, enquanto promotores do seu desenvolvimento cognitivo motor, e dos colegas enquanto elementos basilares para o seu bem-estar mental e emocional.Item Contribuições do pedagogo no fazer escolar : análise de professores e alunos do ensino médio em escolas da rede pública de Manaus - Amazonas/Brasil(2019) Esper, Zaira Patrícia Araújo; Duarte, Rosa Serradas, orient.A pesquisa versa sobre o cotidiano pedagógico nas escolas, buscando compreender como o pedagogo atua e sua relação com as atividades planejadas e executadas. Foram analisados dados provenientes de entrevistas e questionários com os atores da escola, para traçar a rotina das tarefas exercidas pelo pedagogo, visando perceber se existe uma rotina de trabalho e, caso exista, como ela é organizada. Houve comparativo entre a atuação dos pedagogos de duas escolas da rede pública estadual do Amazonas, objetivando compreender se existe diferença nos afazeres desdes. Para depreender a formação do profissional de Pedagogia, foi feito um estudo acerca do Curso de Pedagogia no Brasil, da sua criação, até a realidade do curso no âmbito da Universidade Federal do Amazonas. Alguns teóricos subsidiaram essa pesquisa, como: Piletti (1998), Pimenta (1991, 2006), Morin (2011), Paro (2016), Libâneo (2001, 2010), Freire (1994, 2016), Demo (2011), Ferreira (2006), entre outros, todos fundamentais para a percepção acerca do desempenho do pedagogo nas escolas. Embasada nessas teorias, a pesquisa caminhou no sentido de encontrar uma rotina pedagógica que envolvesse as necessidades da escola, em relação a esse profissional. A dissertação verificou, no ambiente escolar, quais fatores administrativos e pedagógicos que propiciam uma melhor atuação do pedagogo.Item Da intencionalidade de um modelo de formação à sua concretização num Centro de Formação do Algarve(2012) Conceição, Silvério Cabrita Silva da; Duarte, Rosa Serradas, orient.O presente estudo incide sobre a formação contínua de professores e foi desenvolvido partindo do princípio de que o desempenho dos professores é uma questão central da qual, em grande parte, depende a qualidade da educação. A formação do pessoal docente deve, pois, para além da formação inicial, incluir uma adequada formação contínua, pois se trata de uma carreira profissional que se desenvolve ao longo de algumas décadas na vida de um adulto. A formação contínua deve capacitar os professores para os novos desafios que o Sistema lhes vai colocando, preparando-os para dar resposta às mais diversas solicitações. Optámos por averiguar a concretização, num Centro de Formação do Algarve, do Modelo de Formação Contínua de professores em vigor em Portugal, a partir da sua versão original de 1992 (DL n.º 249/92, de 9 de Novembro), comparando essa concretização com o modelo instituído. Realizámos esse estudo num Centro de Formação de Associação de Escolas, numa zona periférica, distante dos grandes centros urbanos, para melhor identificar as dissemelhanças entre o modelo e a sua concretização. O nosso estudo é de natureza essencialmente qualitativa e tem como quadro teórico de referência o Ciclo de Políticas Educativas, tal como foi proposto por Bowe e Ball (1992). A questão de partida para o estudo foi assim formulada: Como foi concretizado o Modelo de Formação Contínua, no Centro de Formação de Professores das escolas do concelho de LLX, entre 1992 e 2007, e de que modo a concretização se ajustou à concepção do modelo. Os resultados do estudo responderam a alguns dos objectivos previamente definidos. O estudo aponta, entre outros resultados, que os desvios entre as intenções do modelo de formação contínua e a sua concretização foram essencialmente de natureza estrutural, tendo sido identificadas algumas causas: ligação à carreira / créditos; financiamento; ausência de estratégia nacional; prioridades nacionais / prioridades locais; ausência de pilotagem / avaliação; ausência de um sistema de formação de formadores; centralização de procedimentos no Conselho Científico-Pedagógico da Formação ContínuaItem O desenvolvimento de competências específicas na área curricular de História e Geografia de Portugal em sete alunos com necessidades educativas especiais numa turma do 5º ano de escolaridade(2010) Ginjeira, Sandra Maria de Almeida; Duarte, Rosa Serradas, orient.O presente trabalho incide sobre a problemática do ensino/aprendizagem da História e Geografia de Portugal numa turma de 5ºano com sete alunos portadores de Necessidades Educativas Especiais : dois alunos com espectro do autismo; dois com Hiperactividade e Deficit de Atenção; um com Síndrome de Prader Willi; um com atraso global do desenvolvimento e outro com uma disfunção comportamental grave. A observação , o estudo e a pesquisa foi o caminho seguido no sentido de (re)produzir uma metodologia adequada a uma turma com tal diversidade, numa perspectiva de escola aberta a todos, onde todos aprendem juntos independentemente das suas dificuldades , no respeito pelos ritmos e estilos de aprendizagem de cada um. No sentido de superar as práticas tradicionais, isto é superar o ensinar a todos como se fossem um, seguimos as orientações de Perrenoud (2000) que propõe a adopção da pedagogia diferenciada como resposta pertinente às exigências de uma escola para todos. A gestão das diferentes necessidades e características dos alunos, e a reorganização /recriação de conteúdos e/ou metodologias e /ou materiais que melhor respondessem a essa diversidade permitiram a aquisição das competências curricularmente consideradas necessárias ao cumprimento da escolaridade obrigatória. Confirmamos assim, que é possível que todos aprendam de modos diferentes, tal como prediz um antigo provérbio chinês, todos atingem o cume da montanha ainda que percorrendo caminhos muito diversos.Item Edifício escolar e ideologia : estudo comparativo dos edifícios das escolas técnicas industriais Afonso Domingues e Marquês de Pombal(2009) Martins, Maria Filomena Fernandes Pires; Duarte, Rosa Serradas, orient.O presente estudo insere-se na problemática da construção de escolas do ensino industrial durante o período de vigência da Reforma do Ensino Técnico de 1948. Procurou-se conhecer a política de construção de escolas e o modo como a concepção dos edifícios se adequou ao ministério dos novos currículos e à ideologia que lhes era subjacente. As escolas industriais Marquês de Pombal e Afonso Domingues, edificadas durante o período já referido, constituíram o objecto deste estudo que se centrou na análise da sua arquitectura feita no pressuposto que, deste modo, poderíamos aceder a um melhor entendimento da relação existente entre a organização dos espaços construídos e os currículos definidos pela reforma e estruturados em função da ideologia e da política educacional do Estado Novo. A Junta das Construções do Ensino Técnico e Secundário elaborou o projecto–tipo das escolas técnicas o qual esteve na base da construção das instalações edificadas nesse período. O estudo comparativo das instalações definitivas das duas escolas permitiu avaliar as diferenças existentes entre os seus edifícios, a começar pelo facto de a Escola Industrial Afonso Domingues ter seguido o projecto-tipo, enquanto que para a Escola Industrial Marquês de Pombal a Junta elaborou um ante-projecto e um projecto, seguindo um programa-base diferenciado, bastante mais ambicioso em termos de áreas, qualidade de espaços e respectivo dimensionamento. Procurou-se evidenciar alguns aspectos em que a presença de um currículo oculto é notória, nomeadamente na configuração das salas de aula e das oficinas e dos espaços em que tinham lugar as actividades educativas e extra-curriculares organizadas pela Mocidade Portuguesa nas duas escolas.Item Educação e saúde em meio laboral. Um estudo sobre a estratégia de sobrevivência de trabalhadores com doenças do trabalho(2014) Roriz, Ubajara Silveira; Duarte, Rosa Serradas, orient.Esta dissertação busca refletir acerca da educação em saúde em meio laboral, estudando a estratégia de sobrevivência de seis trabalhadores e ex-trabalhadores com doenças do trabalho, na Empresa de Distribuição de Energia Elétrica de Sergipe (ENERGISA), nos anos 90, do século XX, e nos primeiros anos do século XXI. Observou-se a dinâmica do mercado de trabalho e os mecanismos de exclusão e segregação existentes na sociedade, refletindo-se sobre a proposta de estratégia qualificante de Elenice M. Leite, socióloga, secretária adjunta de Formação e Desenvolvimento Profissional do Ministério do Trabalho. No cotidiano dos indivíduos ouvidos em entrevistas semiestruturadas, foi possível saber sobre suas rotinas profissionais, vida social e em família, um cotidiano que reflete questões atuais que extrapolam o universo educacional na esfera política, econômica e social. Através de suas vozes encontram-se ideias expostas na Teoria Geral de Piaget, na qual o estudioso explica que o conhecimento é um processo e não um estado, em seu ponto de vista biológico, ser inteligente é adaptar-se ao meio. Ocorre, de acordo com Piaget, a equilibração/adaptação – assimilação – acomodação e, em sua teoria de estádios (níveis qualitativos de adaptação), ele descreve as características dos mesmos. Enfim, a dissertação busca analisar as condições de reinserção dos trabalhadores com Lesões por Esforços Repetitivos/Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho em Aracaju, Sergipe. Utilizou-se, para tanto, o estudo dos depoimentos de seis trabalhadores entrevistados por intermédio do Sindicato dos Eletricitários de Sergipe e do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, estabelecido pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Européia, em 16 de dezembro de 2008. Teve-se como parâmetro para a realização da análise a viabilidade da proposta de estratégia qualificanteItem Espaço escolar e inclusão: a intervenção da parque escolar em escolas secundárias (2007/2011)(2018) Almeida, José Manuel Rodrigues de; Moutinho, Mário Caneva, orient.; Duarte, Rosa Serradas, orient.Este estudo, cujo título é “Espaço Escolar e Inclusão: a intervenção da Parque Escolar em escolas secundárias (2007/2011)”, aborda a inclusão escolar a partir de uma visão do seu espaço nas escolas secundárias, e teve como base a intervenção sobre os edifícios realizada pelo programa Parque Escolar. O foco do estudo no Ensino Secundário relaciona-se, por um lado, com a requalificação da rede das Escolas do Ensino Secundário efetuada pela Parque Escolar e, por outro, com o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos. Esta medida trouxe para as escolas secundárias alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) que, em muitos casos, terminavam o seu percurso escolar em escolas do ensino básico. A qualidade do espaço físico escolar é preponderante na promoção das aprendizagens de todos os alunos e particularmente, nos alunos com NEE, uma vez que estes têm mais limitações, de cariz muito diverso e a requerer adaptações, também elas muito diversas. É no cruzar destas realidades que se resume o objetivo do presente estudo: analisar de que modo o espaço físico e os recursos existentes nos edifícios escolares intervêm nas aprendizagens dos alunos com NEE, tomando como referência a requalificação da Parque Escolar, de acordo com a opinião de diretores de escolas, coordenadores de departamento e docentes do ensino secundário, percecionando se essas alterações contribuíram para a inclusão de alunos com NEE. Esta investigação, na tentativa de dar resposta à sua questão de partida, abarcou três dimensões, que emergiram, desde logo, das entrevistas exploratórias: a arquitetónica, a ambiental, e a tecnológica. Embora sendo um estudo essencialmente qualitativo, utilizou-se uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa). Recolheram-se dados por entrevista a especialistas em arquitetura escolar e em inclusão e, inquéritos por questionário. Utilizou-se, ainda, procedimentos oriundos na “Grounded Theory”, pela necessidade que se foi encontrando ao longo deste estudo pelos dados recolhidos que abriram novas orientações na investigação. As conclusões apontam para uma melhoria significativa das infraestruturas dos edifícios escolares e das soluções arquitetónicas adotadas no que respeita à qualidade dos espaços físicos como fator facilitador da inclusão. Porém, em relação às ferramentas e instrumentos informáticos adaptáveis a estes alunos, evidencia-se alguma inquietação, sobretudo, pela escassez de meios para o acolhimento e respostas educativas adequadas e para que se possa cumprir o desígnio da Inclusão nas escolas do ensino secundário.Item Exame nacional de desempenho dos estudantes: instrumento regulatório ou de aprendizagem?(2014) Andrade, Andréa Cristina Borba da Silveira Valença de; Duarte, Rosa Serradas, orient.Este estudo aborda as perspectivas regulatória e formativa das avaliações, a partir da experiência do ENADE, verificada sobre alunos de Direito de uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada na cidade do Recife/PE, e apresenta como questão norteadora: de que modo os estudantes do curso de Direito se posicionam acerca das políticas públicas avaliativas e, em especial, sobre o ENADE? O objetivo geral traçado para a investigação foi: compreender se as políticas públicas educacionais presentes nas avaliações em larga escala no ensino superior de Direito fomentam o processo de ensino-aprendizagem jurídico e/ou revelam-se apenas enquanto ferramenta estatal regulatória sobre a IES. O trabalho foi construído sob a abordagem quantitativa, utilizando-se como técnica de coleta de dados a aplicação de questionário de perguntas fechadas na plataforma Likert, perante os sujeitos de investigação, e o levantamento de informações perante as bases de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Professor Anísio Teixeira (INEP) e do Ministério da Educação (MEC), disponibilizadas publicamente na internet. A análise dos dados decorreu a realização de testes estatísticos através de medidas escalares, destinadas a aferir as atitudes dos alunos que responderam os questionários, tendo sido criado um banco de dados no programa EPI INFO, que foi exportado para o SPSS versão 17, em cuja base foi realizada a análise. Dentre os teóricos que subsidiaram o estudo verificam-se: Afonso (2009), Ball (2011), Balzan (2008), Dale (2010), Dias Sobrinho (2008), Esteban (2008), Hoffmann (2011), Ristoff (2008), Robertson (2011), Santos (2011), Teodoro (2006) e outros. Os resultados revelaram que os estudantes reconhecem a importância das políticas públicas avaliativas, nestas inserido o ENADE, para o ensino superior brasileiro, assim como se posicionam contrários ao boicote ao certame, apesar de sua natureza obrigatória. Concluiu-se, por outro lado, que há críticas sustentadas contra o exame, para que sua concepção seja melhor integrada com o decurso do processo de ensino-aprendizagem durante a graduação, aproximando-o à realidade do estudante local.Item Formação continuada de professores: contribuições e equívocos(2019) Vitória, Jocemara Sperancini da; Duarte, Rosa Serradas, orient.Nosso trabalho tem por título Formação continuada de professores: contribuições e equívocos. O tema de estudo tem como questão de partida as seguintes perguntas: Que opinião tem os professores sobre o impacto dos cursos de formação continuada na sua prática profissional? O que pensam supervisores e diretores de escola sobre a formação oferecida? A investigação divulgada nos encontros e estudos em instituições de ensino evidencia que há interesse pela formação, porém surge desatento por não conseguir colocar em prática os saberes e as competências adquiridas. Com o intuito de bem conduzirmos nosso estudo começamos com a revisão de literatura. Após esta etapa definimos o desenho metodológico da investigação selecionando os instrumentos. Num primeiro momento observamos as escolas do município de Linhares: “Marília de Rezende S. Coutinho” e “CEIM Chapeuzinho Vermelho”. Num outro momento analisamos os dados coletados, através de entrevistas e questionários. A análise e discussão dos resultados evidenciam as percepções convergentes dos professores e equipe gestora, da necessidade das formações acontecerem na escola e pela Secretaria de Educação, visando experiências, reflexões pedagógicas e novas estratégias de trabalho.Item Formação continuada no município do Ipojuca : a opinião de professores de língua portuguesa sobre a formação oferecida e a sua relação com a prática(2015) Lima, Maria de Lourdes Barbosa de; Duarte, Rosa Serradas, orient.A presente pesquisa tem como objetivo compreender a concepção dos professores de língua portuguesa acerca da Formação Continuada oferecida pelo Município do Ipojuca, e a relação desta formação com a prática pedagógica cotidiana. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa orientada pela análise de discurso. O aporte teórico foi elencado por três categorias: formação continuada, práticas pedagógicas e saberes docentes. Esta investigação foi conduzida com 07 professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental dos anos finais. Constatamos que as concepções dos professores sobre a formação continuada representam para o processo de aprendizagem um forte instrumento de aprimoramento constante, possibilitando um novo olhar sobre a prática pedagógica numa perspectiva inovadora onde os saberes são reconstruídos proporcionando grandes momentos de reflexão e atualização significativa para mudança de paradigmas. Em contrapartida foi também constatado que por vezes o método aplicado na formação continuada, a forma que esta foi conduzida precisa ser reavaliada. Existe ainda uma preocupação dos profissionais entrevistados sobre a relação entre a teoria e prática pedagógica, sendo sugerido por eles uma reflexão mais direcionada que atenda a necessidade cotidiana em sala de aula. É importante reconhecer que o processo de ensino-aprendizagem eficaz consiste num fundamento teórico bem definido alinhado a uma prática que vise melhor aproveitamento na aprendizagem dos alunos. Isso de acordo com o resultado da pesquisa continua sendo um grande desafio para os docentes. Logo, o presente estudo sinaliza possibilidades e indicações pertinentes para futuras pesquisas.Item A formação de professores e profissionalização docente em contexto militar: um estudo para proposta de um modelo de formação de professores no Instituto Superior de Estudos de Defesa de Moçambique(2016) Muiambo, Gonçalves Fernando ; Duarte, Rosa Serradas, orient.O presente estudo têm por títuloː A Formação e Profissionalização de Professores em Contexto Militarː Um Estudo para proposta de um Modelo de formação de professores para o Instituto Superior de Estudos de Defesa de Moçambique. O objectivo do estudo é contribuir no sentido de conceber um modelo de formação para os Professores em exercício no ISEDEF. No campo teórico procurou-se compreender os conceitos de formação de professores, com enfoque para os modelos e estratégia de formação de professores em exercício. O campo empírico enquadrado, numa investigação de natureza qualitativa e quantitativa centrado num estudo (colectivo de casos) mobiliza a análise resultante de um conjunto de entrevistas à membros de três instituições, o Instituto Superior de Estudos de Defesa, a Universidade Politécnica e a Universidade Católica de Moçambique em Nampula e um questionário conduzido com os professores do ISEDEF e da Academia Militar. Não se tratou de um estudo comparado. A comparação surgiu como inevitável dado que visava compreender como as duas instituições (Universidade Politécnica e Universidade Católica), trataram e/ou têm vindo a tratar sobre o recrutamento dos professores e sua formação em exercício, uma vez estabelecimentos de ensino superior já em funcionamento há bastante tempo. Face aos resultados do estudo, concluiu-se que o recrutamento dos professores para o quadro docente do ISEDEF está afastado de normas seguidas por outras instituições de ensino superior em Moçambique; O perfil dos professores não responde ao exigido pelo regulamento do sistema do ensino superior; Não há cultura de formação de professores no ISEDEF. Como solução, recomenda-seː Que seja definido claramente o perfil do professor do ISEDEF; Que haja rigor na selecção de candidatos a instituição; Que seja desenvolvido um programa específico para a formação dos professores que apresentam os níveis desajustados ao exercício de funções, de forma que, a médio e longo prazo o ISEDEF tenha um quadro exclusivamente constituído por professores qualificados. Palavras-chave: Formação e Profissionalização de Professores. Modelos de Formação de Professores. Estratégia de Formação de Professores.Item Inclusão de alunos com deficiência visual na educação superior: um estudo de caso na Universidade Federal de Sergipe(2015) Ferreira, Rose Maria Tavares Fagundes; Duarte, Rosa Serradas, orient.No contexto atual, verifica-se que um dos maiores desafios da educação está na busca de soluções voltadas a garantir a inclusão, principalmente de pessoas com deficiência, nas instituições de Ensino Superior. Tem-se, nesse movimento de educação inclusiva, o resultado de muita luta e transformações sociais, econômicas e culturais, que garantiram à aceitação de pessoas com deficiência, independente de qualquer que seja, em todos os níveis de ensino, inclusive no superior. É através de ações inclusivas que alternativas menos segregativas vêm possibilitando o ingresso de alunos com deficiência nas instituições de ensino superior. Este trabalho propõe conhecer como os deficientes, especialmente o visual, estão sendo incluídos na Universidade Federal de Sergipe, bem como identificar os obstáculos que estão interferindo na sua aprendizagem, visando contribuir nas discussões acadêmicas e institucionais para a efetividade da inclusão. Para tanto, o objeto desta pesquisa é o estudo dos dispositivos adotados, pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), para incluir alunos com Deficiência Visual (DV), analisados à luz das discussões atuais sobre a inclusão educacional em todo cenário mundial e particularmente no Brasil. A metodologia utilizada consiste num estudo de caso utilizando como instrumentos de recolha de dados questionários e entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados obtidos mediante aplicação dos instrumentos são: a UFS está recebendo alunos deficientes provenientes do sistema de cotas. Esses alunos estão chegando à instituição. Ainda existem barreiras que dificultam o acesso e a promoção da inclusão dos alunos com DV. Embora muito já tenha sido feito, mas há necessidade de modificação e adaptação.Item Inclusão no Jardim de Infância : porta para o sucesso da inclusão no 1º ciclo(2012) Leal, Maria Teresa Ribeiro de Oliveira; Duarte, Rosa Serradas, orient.Este trabalho desenvolve-se no âmbito do mestrado em educação especial, domí-nio cognitivo e motor. Trata-se de um projeto de intervenção emergente do trabalho diário como educadora de infância, num agrupamento vertical de escolas que segue um modelo inclusivo. O projeto centrou-se numa aluna do pré-escolar em vias de ingressar no 1º ciclo e nas estratégias e atividades envolvidas na preparação e sucesso desse ingresso. Nesse sentido tornou-se necessário pesquisar sobre a problemática específica da aluna, sobre práticas inclusivas e sobre métodos e metodologias de intervenção. Isto é, investigou-se sobre paralisia cerebral, escola inclusiva, no modo como se podem articular estas duas questões, sobre pedagogia diferenciada e diferenciação pedagógica e ainda sobre as linhas de orientação para o pré-escolar e sobre as metas a atingir no fim desse ciclo. Desenvolveu-se um processo em que se utilizaram os procedimentos da investiga-ção/ação através de vários instrumentos (pesquisa documental, entrevista, testes sociomé-tricos e observação naturalista) a partir dos quais se elaborou um projeto que foi posto em prática ao longo do ano letivo de 2010/2011. Pode constatar-se no fim da intervenção que os resultados foram positivos, pois permitiram à aluna alcançar os objetivos inicialmente previstos, atingindo as metas da edu-cação pré-escolar e ingressar no 1º ciclo. Foram surgindo novas questões, entre elas a necessidade de promover de forma mais intensa a participação da família e a continuidade do trabalho desenvolvido após uma mudança de ciclo, e portanto, do grupo e dos professores.Item Inclusão ou ilusão? Intervenção com uma criança com autismo, no âmbito da componente de apoio à família(2011) Capucha, Maria Catarina dos Santos Antunes; Duarte, Rosa Serradas, orient.RESUMO: Cada vez mais, os desafios que se impõem a toda a comunidade educativa, estão relacionados com a inclusão e o ensino de crianças com Necessidades Educativas Especiais, nas escolas de ensino regular. Este trabalho, é o relatório de uma intervenção, feita junto de uma criança com autismo, com sete anos de idade, matriculada no 2º ano de escolaridade, de uma escola básica da cidade de Lisboa, e a intervenção realizou-se no âmbito da Componente de Apoio à Família. Esta intervenção testou a pertinência das estratégias lúdico-pedagógicas, na evolução, tanto no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, como da sua inclusão. A metodologia utilizada, assentou nos pressupostos teórico-práticos da investigação-acção. Este trabalho parece-nos espelhar a realidade vivida por muitas crianças com Necessidades Educativas Especiais, que muitas vezes não encontram um cenário escolar inclusivo, capaz de oferecer a todas o direito de aprenderem juntas. ABSTRACT: The challenges that impose into the entire educational community are increasingly related to the inclusion and education of children with Special Educational Needs in regular schools. This work is a report of an intervention with a seven year old child with autism. This child is enrolled in the 2nd grade of an elementary school in the city of Lisbon, and the intervention occurred in the context of the Family Support Component. This intervention has tested the relevance of the playful – pedagogical strategies in evolution, both in the learning process of reading and writing of the child in the study, as in her inclusion. The used methodology was based on the theorethical-pratical assumptions for a research-action project. This work seems to reflect the reality experienced by many children with Special Educational Needs, who often do not find an inclusive school setting, able to offer to them all, the right to learn together.Item Intervenção junto de alunos com necessidades educativas especiais e da sua turma na disciplina de história e geografia de Portugal(2013) Vieira, Sandra Sofia Lopes Barreto; Duarte, Rosa Serradas, orient.O presente trabalho teve como finalidade a inclusão de três alunos com Necessidades Educativas Especiais na disciplina de História e Geografia de Portugal, partindo da seguinte questão: Numa turma do sexto ano de escolaridade do ensino básico com vinte e cinco alunos, três têm Necessidades Educativas Especiais, que estratégias se mostram mais adequadas na efetivação das aprendizagens correspondentes aos conteúdos do programa da disciplina de História e Geografia de Portugal? A partir da questão de partida, a intervenção propôs-se a atingir os seguintes objetivos: identificar as necessidades dos alunos com Necessidades Educativas Especiais em contexto de sala de aula, na disciplina de História e Geografia de Portugal; contribuir para o sucesso de três alunos do sexto ano de escolaridade com Necessidades Educativas Especiais na disciplina de História e Geografia de Portugal. Para o desenvolvimento da intervenção, elegeu-se na área de História e Geografia de Portugal, o tema: “Do Portugal do século XVIII à consolidação da sociedade liberal”, subdividindo-se em dois subtemas: “Império e monarquia absoluta do século XVIII” e; “1820 e o Liberalismo”. Privilegiou-se a especificidade da turma, a socialização e a inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais. A salientar, o seguimento da evolução dos alunos com Necessidades Educativas Especiais, quer na aprendizagem dos conteúdos programáticos da disciplina, quer na socialização com o grupo.Item A migração dos alunos da escola pública para a escola privada : uma reflexão sobre a realidade de um município do Estado do Maranhão, Brasil(2017) Melo, Ana Maria Ramalho; Duarte, Rosa Serradas, orient.A educação básica brasileira vem passando por transformações, desde o seu surgimento até os dias atuais, que visam atender as demandas, para qualificar o processo de ensino e aprendizagem, no intuito de formar o cidadão de forma integral. Por isso, esta tornou-se “o direito de todos”. Porém, apesar de todo aparato legal que a educação básica brasileira possui, esta vem passando por grandes problemas que insistem em permanecer no âmbito escolar. Assim, na busca da consolidação deste direito, muitas famílias procuram nas escolas privadas a garantia da aquisição de uma educação satisfatória e plena para seus filhos. Desta forma surge o fenômeno da migração de alunos da escola pública para a escola privada, um movimento das famílias de baixa renda, que buscaram no programa social “Bolsa Família” subsídios para garantir o direito de uma educação pautável como direito. A pesquisa desenvolveu-se no cenário sócio educacional de um município maranhense, onde a pesquisadora observa o fenômeno de migração desde 2010. Para melhor resultado, o desenvolvimento da pesquisa se deu em dois momentos: primeiro, observação na secretaria e escolas onde o fenômeno da migração era mais grave; depois, entrevistas aleatórias com 30 famílias a partir do descritor participantes do Programa Bolsa família. O presente trabalho tem por objetivo compreender as causas da migração escolar dos alunos do ensino fundamental das escolas públicas para as escolas privadas, em um município do Estado do Maranhão.