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Percorrer por autor "Tavares, Manuel"

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    Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses (Orgs.) (2009). Epistemologias do Sul.
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2009) Tavares, Manuel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
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    Calvet de Magalhães e o Direito à educação
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Tavares, Manuel; Ricardo, Maria Manuel Calvet; Magalhães, Manuel Maria de Sousa Calvet de; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    O artigo Direito à educação, de Calvet de Magalhães, foi publicado em Fevereiro de 1974 para celebrar os 25 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Pela sua actualidade, pelas referências teóricas a que recorre, pela revisão de literatura e de legislação e pela visão democrática da educação, núcleo central do artigo, justifica-se a sua publicação Para além da perspectiva pedagógica do autor, aqui claramente explicitada, e das suas concepções filosóficas, enquadradas entre o socialismo utópico e o socialismo científico, o artigo exprime uma antevisão do modelo de sociedade que o 25 de Abril de 1974 possibilitou. No que diz respeito à democratização do ensino, Calvet de Magalhães considera que constitui o grande fundamento para o desenvolvimento económico e para elevar o nível cultural da população. Afirma, assim, que a verdadeira democratização do ensino consiste, fundamentalmente, em “assegurar o lugar que convém a cada um e não o acolhimento, sem controlo, nas escolas casernas ou, melhor ainda, nos armazéns de jovens. Neste sentido, a democratização não pode ser somente seleccionar, tem também de produzir “alunos que triunfem”; para isso, considera fundamental que o professor tenha um perfil que garanta um modelo democrático de ensino. Numa época em que se discute o Estatuto da Carreira Docente, em que se conflituam modelos pedagógicos e em que se apresentam diferentes filosofias para a resolução dos problemas da educação, este artigo de Calvet de Magalhães é de leitura obrigatória para todos aqueles que, directa ou indirectamente, estão envolvidos no processo educativo.
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    De um conhecimento etnocêntrico e supostamente neutro, a um conhecimento eticamente prudente e socialmente decente
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2004) Tavares, Manuel; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
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    Editorial
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2009) Teodoro, António; Tavares, Manuel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
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    Em torno de um novo paradigma sócio-epistemológico : Manuel Tavares conversa com Boaventura de Sousa Santos
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2007) Tavares, Manuel; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Boaventura de Sousa Santos, Doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973), é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É Director do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Director do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra e Director da Revista Crítica de Ciência Sociais. Prémio de Ensaio Pen Club Português 1994; Prémio Gulbenkian de Ciência, 1996; Prémio Bordalo da Imprensa – Ciências, 1997; Prémio Jabuti (Brasil) - Área de Ciências Humanas e Educação, 2001; Prémio Euclides da Cunha da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, 2004; Prémio “Reconocimiento al Mérito”, concedido pela Universidade Veracruzana, México, 2005; Prémio de Ensaio Ezequiel Martínez Estrada 2006, da Casa de las Américas, Cuba, 2006. Os seus temas de pesquisa situam-se no âmbito da epistemologia, sociologia do direito, teoria pós-colonial, democracia, interculturalidade, globalização, movimentos sociais, direitos humanos. Na entrevista concedida à Revista Lusófona de Educação aborda, sobretudo, os temas relacionados com a construção de um novo paradigma sócio-epistemológico, 25 anos depois da publicação da obra emblemática Um Discurso sobre as Ciências.
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    A emergência de modelos contrahegemônicos de educação superior : a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e sua contribuição para a redefinição da geopolítica do conhecimento Manuel Tavares & Tatiana Romão conversam com o Prof. Naomar Almeida Filho
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2015) Tavares, Manuel; Romão, Tatiana; Almeida Filho, Naomar; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O Professor Naomar Almeida Filho é, atualmente, Reitor pro-tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia.
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    Ensino remoto emergencial (ERE) na educação superior : aprendizagens desterritorializadas
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2021-01-22) Tavares, Manuel; Gomes, Sandra; Fratelli, Minéa Pascholaleto; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    O cenário atual de pandemia, que afetou todo o mundo, desde o início de 2020, teve importantes e significativos impactos em todas as áreas da sociedade, com particular destaque, na educação. É sobre alguns desses impactos que refletiremos no presente texto. O estudo que se propõe tem por objetivo refletir sobre os efeitos da pandemia na educação superior, com especificidade no Brasil e como questão de pesquisa “quais as opiniões dos estudantes de um curso de Pedagogia sobre o ensino remoto emergencial”? Faremos algumas reflexões a partir de literatura publicada em 2020-2021 e completaremos essa reflexão a partir de dados empíricos coletados por questionário aplicado a estudantes de um curso de Pedagogia de uma IES particular. A incerteza, perplexidade, volatilidade, complexidade e ambiguidade fazem parte integrante do cotidiano de estudantes, suas famílias e dos professores e gestores. O virtual tornou-se a única realidade perante a qual é necessário fazer escolhas e tomar decisões. A necessidade de adaptações nos sistemas de ensino com o recurso às novas tecnologias teve como efeito a adoção de um caminho simples, ou seja, pela mera utilização das tecnologias, não se sabendo ainda quais os efeitos na aprendizagem/formação dos estudantes. Este caminho, que consiste na mera substituição de aulas presenciais por aulas online, não garante, a priori, a qualidade de ensino. Como não se conhecem dados empíricos que permitam refletir sobre os efeitos nos estudantes da substituição das aulas presenciais por aulas online, pretendemos saber, a partir dos dados coletados, quais os impactos negativos e positivos, das alterações em curso. Palavras chave: COVID 19; ensino remoto emergencial; educação superior; impactos.
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    Escola e sindicalismo docente : os Grupos de Estudo nos Cadernos "O Professor"
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2004) Tavares, Manuel; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
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    O fenómeno educativo entre a ideologia e a utopia : o pensamento de Paul Ricoeur: fundamentos para uma educação emancipatória
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2003) Tavares, Manuel; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
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    Formação continuada de professores da educação superior : novas linguagens, novas práticas, novos desafios
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2017) Gomes, Sandra; Tavares, Manuel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O texto que apresentamos pretende ser uma reflexão, a partir da literatura ajustada à temática, sobre a formação continuada de professores da educação superior e os desafios que se lhes colocam numa sociedade globalizada, infiltrada pelas políticas neoliberais que invadiram também o mundo educativo. Refletimos sobre as novas linguagens impostas pelas agências internacionais de regulação, em tempos de globalização, e que têm implicações nos processos educativos e nas concepções sobre educação. Consideramos ser importante sugerir, a partir de um conjunto de autores, a superação do professor monocultural e a exigência de um novo professor – multicultural -, capaz de promover a interculturalidade na sua prática pedagógica. Para isso, se torna necessário a articulação entre pesquisa e prática pedagógica. Percorremos alguns textos de Cortesão, Nóvoa, Sousa Santos e Walsh que conosco refletiram sobre as diversas temáticas abordadas. Consideramos que o pensamento de Freire, abordado no final do texto, se encontra numa linha de consonância com as perspectivas dos autores anteriormente referidos. O texto apresentado não contempla uma dimensão empírica, constituindo um suporte teórico para um trabalho de pesquisa de campo em curso.
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    Hacia una interversidad de saberes : Universidad e interculturalidad
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2015) Estermann, Josef; Tavares, Manuel; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    The university has affirmed itself throughout history as one of the poles of the spread of Western values and European and Western civilization. The construction of the university model in Latin America followed the fundamentals, principles and objectives of European universities, working, historically, as the cornerstone of Western Christian civilization. Mental and intellectual decolonization process manifests an monocultural and Eurocentric conception of the university, either in their structure or on the knowledge model that transmits. In this sense, cultural diversity existing in Latin America requires the construction of another University model which gives an account this epistemological diversity and contributes to the fulfillment of historical justice and the inclusion of cognitive cultures and peoples who have been silenced and oppressed by the various processes of colonization. Should be, not a university but a “interversity” which exceeds the academic monoculturalism.
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    Historicidade e inovação: fundamentos filosóficos de alguns modelos de ensino
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2000) Tavares, Manuel; Centro Universitário Lusófona - Lisboa
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    In Memoriam
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2010) Teodoro, António; Duarte, Rosa Serradas; Tavares, Manuel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
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    Outro de si no contexto da experiência carcerária : educação e reabilitação, ocultação e desvelamento
    (Edições Universitárias Lusófonas, 2010) Fernandes, Gisélia; Tavares, Manuel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    O objectivo deste artigo é desocultar o outro que existe em cada presidiário através das suas experiências educativas. O local da pesquisa foi a Penitenciaária Desembargador Flósculo da Nóbrega, na Paraíba, popularmente conhecida por Presido do Roger. O objecto da nossa pesquisa focaliza-se nas vozes dos educandos que se expressam nas formas de representações sociais sobre as suas experiências educacionais, no período de reclusão. Perante uma população aviltada pela experiência do cárcere, mediada por um percurso educativo, a questão que norteou a nossa pesquisa foi a de como dar um lugar de sujeito aos presidiários e como constituir uma espécie de pedagogia da voz, dando vez aos que devem ser protagonistas da busca de sentidos para a sua luta e para a sua vida. É justamente esse aflorar da voz da experiência educacional dos sujeitos que cumprem pena no cárcere que, a partir de nossa inserção por meio desse percurso alfabetizador, passamos a desvelar, em suas significações e possibilidades.
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    O pensamento de Paulo Freire: suas implicações na Educação Superior : Eduardo Santos e Manuel Tavares conversam com o Professor Celso Rui Beisiegel
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2013) Beisiegel, Celso Rui; Santos, Eduardo; Tavares, Manuel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração
    Celso de Rui Beisiegel possui graduação em Ciências Sociais (1958), mestrado em Sociologia (1964) e doutorado em Sociologia (1972) pela Universidade de São Paulo – USP. Exerceu a chefia do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação e a Diretoria da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e foi Pró-Reitor de Graduação da USP entre 1990 e 1993. Sua experiência académica situa-se na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, política educacional, sociologia da educação e educação de jovens e adultos. Autor de vasta obra, disseminada por livros e artigos científicos, destacam-se aquelas em que discorre sobre o pensamento de Paulo Freire e a educação popular: (2010) Paulo Freire. Recife: Editora Massangana. (1982) Política e Educação Popular. A teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São Paulo: Ática. (1974) Estado e Educação Popular: Um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo: Livraria Pioneira Editora. A entrevista do Prof. Celso de Rui Beisiegel, um dos maiores especialistas brasileiros no pensamento de Paulo Freire, com quem conviveu e debateu os temas da educação, foi realizada no seu gabinete na USP em junho de 2013, tendo por temática central “Paulo Freire e a Educação Superior”. Esta entrevista, que a seguir se reproduz, foi uma amabilidade especial do Professor Celso para com a Revista Lusófona de Educação e, por isso, aqui ficam os nossos sinceros agradecimentos.
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    Por um projeto insurgente e resistente de decolonialidade da universidade latino-americana
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2020) Severino, Antonio Joaquim; Tavares, Manuel; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    O presente texto tem por objetivo fazer uma reflexão e análise sobre as implicações da colonização na destruição das culturas dos povos originários da América Latina pela imposição de um modelo de racionalidade e epistemológico de caráter eurocêntrico. O processo de colonização gerou a colonialidade, conceito mais abrangente e mais profundo do que o de colonização. Colonialidade do poder, das mentes, do conhecimento, do gênero, da sexualidade. Construídas no âmbito e por influência da cultura europeia, as instituições de educação superior, vêm reproduzindo os modelos de racionalidade de herança europeia, primeiro e, posteriormente, também norte-americana. A proposta de decolonialidade e sua relação com o conceito e prática da interculturalidade crítica, constitui uma opção política com implicações pedagógicas, epistemológicas e ontológicas. Palavras-chave: colonização; colonialidade; educação superior; interculturalidade crítica; decolonialidade.
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    Um projecto de esperança intempestiva e uma pedagogia da não-violência
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2005) Tavares, Manuel; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
    Texto de homenagem a Paul Ricoeur (1913-2005). Abordagem de alguns aspectos do pensamento de Paul Ricoeur, uma das figuras mais proeminentes do pensamento contemporâneo e um dos mais elevados expoentes da Filosofia Hermenêutica europeia.
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    Recensão : Racionalidade comunicativa e desenvolvimento humano em Jürgen Habermas : bases de um pensamento educacional
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2003) Tavares, Manuel; CeiED - Interdisciplinary Research Centre for Education and Development
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    Os rostos da solidão : Manuel Tavares conversa com José Machado Pais
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Tavares, Manuel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e Administração; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
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    Sexualidade e educação sexual : conversa com Júlio Machado Vaz
    (University of Lusophone Humanities and Technology, 2006) Tavares, Manuel; CeIED (FCT) - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento
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