FEFD - Dissertações de Mestrado
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Item Inovação escolar e organização curricular(2010) Agostinho, Leonor Marques; Veiga, Ana Leça da, orient.O presente estudo teve como objectivo investigar os principais impedimentos que ocorrem nos estabelecimentos de ensino relativamente à aplicabilidade dos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF). Considerando as particularidades do grupo disciplinar, as instalações da escola ou o meio cultural envolvente, pretende-se perceber as razões para que no panorama nacional, a grande maioria das escolas resista a esse processo de mudança, não criando condições para o desenvolvimento de iguais oportunidades na disciplina de educação física no currículo de todos os alunos. Este estudo ambiciona ser um contributo para que a educação física (EF) dê um passo no desenvolvimento qualitativo da realidade educativa, ao destacar os pontos comuns e mais importantes reunidos nas escolas de referência que aplicam os PNEF. A metodologia desenvolvida apresenta duas fases na análise de dados, sendo que a primeira extrai os pontos em comum e personalizados do grupo de professores entrevistados pertencentes ao grupo A, constituído pelos autores dos PNEF e por uma especialista na área de desenvolvimento curricular. A segunda fase, segue a lógica anterior para o grupo B, grupo que reúne professores em contacto directo no dia-a-dia das escolas. A consciência e o conhecimento dos problemas apresentados nas escolas que não seguem os programas, torna-se importante pois possibilita a procura de soluções para esses mesmos problemas. Desta forma será possível desenvolver as inovações escolares, proporcionando aos alunos a oportunidade de crescer no seio das inúmeras qualidades que a disciplina de educação física pode oferecer e desenvolver. Um crescimento baseado na autonomia, na cooperação e no desenvolvimento de hábitos de vida saudável enquanto futuros cidadãos.Item O ensino dos desportos de combate no currículo de educação física(2010) Prisal, Sara Margarida Pereira; Veiga, Ana Leça da, orient.O presente estudo teve por objectivo distinguir as características da luta em relação às outras matérias, num conjunto de aspectos relevantes na Educação Física Curricular. Para dar suporte à revisão de literatura e alargar o campo de investigação das mesmas foi realizada uma entrevista exploratória (Quivy & Campenhoudt, 1992) ao professor Luís Bom. Foi utilizado um estudo de carácter exploratório, de modo a realizar uma sondagem neste campo de estudo e facilitar a recolha de informação sobre o tema. Os professores responderam a um questionário de estrutura fechada, a partir do qual, a posteriori, foram levantadas hipóteses. Algumas das conclusões que se podem retirar deste estudo referem-se ao facto de, sendo uma matéria que permite a existência de contacto físico, os desportos de combate (Luta/Judo) revelam-se como aquela matéria onde os professores admitem verificar uma melhoria do comportamento, respeito e fair-play. Por outro lado, é a matéria menos leccionada nas aulas de Educação Física, por falta de formação dos professores.Item Sistemas educativos : Comparação do Sistema Educativo Português com Sistemas Educativos de Referência(2010) Lemos, José Machado de; Ramalho, Glória, orient.A actividade de um Supervisor Pedagógico processa-se no interior dos sistemas educativos. Ele é um profissional altamente especializado que tem de tomar decisões no sentido da melhoria do sistema e dos agentes que nele intervêm. Neste estudo, parte-se do princípio que as decisões dentro de um sistema educativo têm de ser decisões bem fundamentadas, pois irão ter repercussões em todo o sistema e nos seus elementos. Para estas decisões serem consequentes, não podem ser tomadas sem uma orientação que esteja baseada em modelos ou práticas consideradas boas. Só depois de se saber as melhores práticas é que podemos conhecer se as nossas decisões estão a ser tomadas num sentido correcto. Pretendeuse saber quais os sistemas educativos, do conjunto mundial de países, que respondiam melhor a um grupo de critérios considerados críticos. Com base nos critérios do Índice de Educação do PNUD foi encontrado um conjunto de países com um Índice de Educação considerado elevado e, a partir deste dado, foi feito a dois níveis um estudo em Educação Comparada. Na primeira parte, é comparado o sistema educativo português com o conjunto destes países. Esta comparação mais global foi realizada nos seguintes critérios: índice de educação do PNUD; percentagem do PIB gasta na educação; número de anos na escolaridade obrigatória; e número de universidades por milhão de habitantes. Na segunda parte; é feita uma comparação mais focada entre o sistema educativo português e os sistemas educativos da OCDE e da União Europeia nos seguintes seis critérios: resultados no programa PISA e as cinco metas da União Europeia para a educação e formação para o ano de 2010. No conjunto dos 10 indicadores, os resultados mostram que em quatro [Índice de Educação, duração da escolaridade obrigatória, número de universidades por milhão de habitantes e taxa de variação do total de licenciados em matemática, ciências e tecnologias] Portugal apresenta resultados positivos que o colocam próximo dos sistemas educativos de referência, quer a nível mundial quer a nível europeu. No PIB gasto em educação, a situação do sistema educativo português está próxima dos valores de referência com um valor ligeiramente abaixo da média. Em cinco dos indicadores estudados [resultados do estudo PISA em literacia científica; abandono escolar precoce; número de alunos de 15 anos com baixos resultados em leitura; percentagem de jovens de 22 anos que concluem o ensino secundário e participação da população adulta na aprendizagem ao longo da vida], o estudo comparativo revela que o Portugal apresenta resultados baixos quando comparado com os países da OCDE e da União Europeia. Verificase que em termos mundiais o sistema educativo português mostra uma tendência de aproximação aos sistemas educativos de referência. Na comparação com os sistemas educativos da União Europeia e com os sistemas educativos dos países que fazem parte da OCDE, o sistema educativo português ainda está muito longe dos sistemas educativos de referência destas duas organizações internacionais. Portugal apresenta um comportamento misto no conjunto de indicadores estudados que poderá resultar de razões sociais, culturais e históricas.Item O planeamento plurianual em Educação Física: estudo multicaso em escolas de Lisboa(2010) Pedro, Daniel André Conceição; Veiga, Ana Leça da, orient.No presente estudo discute-se o problema do Planeamento Plurianual em Educação Física, numa perspectiva de articulação curricular vertical entre Escolas e ciclos de ensino. Realizou-se um estudo multicaso em cinco Escolas da zona de Lisboa, e foram entrevistados seis especialistas na área da Educação Física em Portugal para descrever e interpretar o problema. Ficam algumas sugestões, a seguir em futuros modelos de planeamento em Educação Física Escolar, e uma caracterização da articulação curricular vertical existente nas Escolas estudadas. ABSTRACT: In this study, we discuss Multy Year Planning in Physical Education from the perspective of vertical curricular articulation among schools and education levels. We conducted a multi case study in five schools in the Lisbon area, and six were interviewed experts in the field of Physical Education in Portugal to describe and explain the problem. Stay a few suggestions, for the future planning models in physical education, and a characterization of existing vertical curricular in schools studied.Item O trabalho em equipas docentes e o desenvolvimento da Educação Física(2010) Nobre, José António Cordeiro Martins; Clímaco, Maria do Carmo, orient.O sucesso das respostas aos novos desafios, exigências e expectativas que, nos dias de hoje, recaem sobre a escola, parece depender da concepção das estratégias organizacionais que globalmente a escola define, tendo em conta as características do contexto e das populações que serve. Depende por isso do modo como os actores chave se organizam e trabalham. Os modos de entender o trabalho docente em equipa prenunciam formas de entender a acção educativa e de conduzir a aprendizagem dos alunos. Tomando como ponto de partida as nossas experiências profissionais, este trabalho constitui uma reflexão sobre as possibilidades de desenvolvimento da Educação Física, baseada na escola e sustentada na organização do trabalho dos seus professores. Elaborando uma síntese dos principais problemas do seu desenvolvimento discutem-se as possibilidades e as vantagens da organização do trabalho dos professores em equipas, num contexto organizacional marcado por avanços e retrocessos nos processos de descentralização e atribuição de autonomia às escolas. Enquadra-se a organização do trabalho docente no âmbito das culturas de escola. Revisita-se o conceito de trabalho em equipa, distinguindo-o da simples participação nas estruturas da escola, realçando a sua importância na construção e gestão de conhecimento profissional através do estabelecimento de parcerias sinérgicas, onde o desempenho de papéis de liderança tem uma enorme importânciaItem Formação contínua de professores em contexto(2011) Gonçalves, Lina Maria Alves; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.A importância atribuída à formação contínua de professores justifica-se, em grande parte, pelas características da sociedade pós-moderna que colocam novas exigências ao «saber», ao «saber fazer» e, sobretudo, ao «saber como fazer» dos profissionais de educação. A formação contínua de professores deverá adquirir um sentido que valorize não só a aquisição de conhecimentos, mas sobretudo o desenvolvimento de competências e, nesse sentido, que as práticas formativas se articulem com os contextos profissionais dos docentes. A formação contínua deverá ser ajustada à realidade de cada escola e do seu grupo de professores, onde seja possível transformar o trabalho diário dos docentes em actividades formativas, onde essas práticas tenham de ser significativas e pertinentes para os profissionais. A formação contínua em contexto reúne um conjunto de características que potencializa a resolução e promoção do desenvolvimento profissional dos professores e o desenvolvimento da organização da Escola.Item As atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física(2011) Afonso, Fábio André Mendes; Leitão, Francisco Ramos, orient.Quando se fala em inclusão escolar torna-se primordial estudar as interacções que se estabelecem entre os alunos numa sala de aula, sendo essencial que estes tenham atitudes positivas nessas interacções (Roldão, 2007). Estas atitudes não aparecem subitamente numa criança, pelo que as atitudes demonstradas pelas escolas, pelos professores e pelos pais, são factores que influenciam as atitudes dos alunos perante os seus pares com deficiência. Objectivo: O presente estudo pretende analisar as atitudes dos alunos ditos “normais” face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física, verificando se estas atitudes variam consoante o ciclo de escolaridade. Método: Participaram neste estudo 520 alunos que frequentam o 2º ciclo, 3º ciclo e secundário, com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos. O instrumento utilizado foi o questionário AID – EF (Leitão, 2011), para análise das atitudes dos alunos face à inclusão de alunos com deficiência nas suas aulas de Educação Física (EF). Resultados: Na globalidade, as atitudes dos alunos ditos “normais” face à inclusão dos seus pares deficientes nas aulas de EF, não variam consoante no ciclo de escolaridade (p=0,074). Ainda assim, nas seguintes variáveis verificou-se que: o grupo de alunos que frequenta o secundário manifesta significativamente atitudes mais positivas face aos inconvenientes da inclusão, em relação aos outros ciclos de escolaridade (p<0,001); quanto às atitudes dos alunos face à inter-ajuda / cooperação entre alunos com e sem deficiência, constatou-se que os alunos do secundário apresentam significativamente atitudes mais positivas (p<0,001); no que respeita às percepções dos alunos face às atitudes dos professores em relação à inclusão, verificou-se que existem diferenças significativas nos três ciclos de escolaridade, sendo que o 2º ciclo apresenta atitudes mais positivas, seguido do 3º ciclo e por fim o secundário (p<0,001); verificou-se ainda, que os alunos do 2º ciclo apresentam significativamente atitudes menos positivas face às atitudes que os seus pais têm em relação à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF (p=0,002). Conclusões: Este estudo revela que na generalidade os alunos têm tendência para demonstrar atitudes positivas em relação à inclusão de alunos com deficiência nas aulas de EF, contudo ainda longe do esperado e desejado, sendo urgente e necessário que ocorra uma revolução de valores e atitudes na comunidade escolar.Item Futebol: gestão do plantel: análise realizada em equipas inseridas em quadros competitivos de elevada densidade competitiva(2011) Mourato, Rui Miguel da Silva; Castelo, Jorge, orient.Uma das primeiras inquietações do treinador de Futebol prende-se fundamentalmente com a criação de uma equipa e de uma estrutura de comunicação entre eles, para que, em qualquer momento da competição, possam responder de forma concertada às exigências do contexto. Esta investigação teve como objectivo saber de que forma os treinadores de Futebol conceptualizam, (re)formulam e operacionalizam a problemática relacionada com a gestão do plantel. Por isso, procurou-se perceber como efectuam as mudanças de jogadores durante os jogos e entre jogos. Para além disso, procurou-se identificar quais são, os diversos estatutos dentro de um plantel, bem como identificar se há factores que o influenciam e o alteram ao longo da época. Por fim, pretendeu-se verificar de que forma os treinadores concretizam o modelo de gestão da sua equipa, se os mesmos têm em conta estatutos dentro do plantel (titular, suplente, não convocado), posições (sectores e corredores) quando efectuam mudanças, ou se são condicionados pela competição ou pela dificuldade do jogo para efectuar as trocas de jogadores durante e entre jogos. Neste âmbito, estabelecemos um desenho experimental, onde 10 equipas de Futebol com participação activa nas competições da UEFA (Liga dos Campeões e Liga Europa), de 5 campeonatos diferentes (Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra e Alemanha) com uma média de 54,7 jogos por época, foram analisadas de forma a responderem às diferentes questões constantes de uma tabela de nove ocorrências, previamente validada. Os resultados sugerem-nos que os treinadores de Futebol utilizavam um modelo de gestão onde há pouco espaço para mudanças, apesar de terem à sua disposição plantéis grandes jogam constantemente os jogadores considerados “imprescindíveis” com estatuto de titular. A gestão é feita consoante a dificuldade dos jogos, as trocas de jogadores seguem a lógia de sectores e corredores não existindo variabilidade nos mesmos. Assim sendo são aproveitados os jogos da Taça e Taça da Liga dos respectivos países com equipas de escalões inferiores para dar oportunidades aos mais novos. Por fim, estes dados indicam-nos que o modelo de gestão está condicionado aos resultados das equipas, as vitórias e as derrotas definem a gestão do jogo seguinte.Item A utilidade das disciplinas na perspectiva dos alunos: estudo exploratório por questionário(2011) Souto, Pedro Leal; Veiga, Ana Leça da, orient.Algumas investigações têm apontado que a “motivação dos alunos” influencia a participação e os resultados escolares, destacando-se de um conjunto de outras variáveis. A declaração de Utilidade das disciplinas, atribuída pelos alunos, poderá ser um dos construtos de “motivação” determinantes no “gosto pelas actividades lectivas”, influenciando, hipoteticamente, o empenho na aprendizagem e, a partir daí, os resultados escolares dos alunos. Argumentou-se, nos 3 estudos aqui apresentados, as relações da atribuição de Utilidade das Disciplinas, incluindo a perspectiva do tempo futuro, com o Gosto pelas disciplinas, o empenho na aprendizagem e os resultados dos alunos. De forma a verificar, perante este enquadramento, onde se destacam a Teoria de Expectiva-Valor, o conceito de Perspectiva de Tempo Futuro associado ao conceito de Instrumentalidade, e hipóteses, foi elaborado e aplicado um questionário. Na análise aos questionários realçamos que foi verificado uma tendência para atribuir pelo menos uma disciplina como a que os alunos mais gostam e mais útil consideram; uma justificação com motivos relacionados com a sua perspectiva de vida futura à disciplina que indicam como a mais útil e resultados médios altos a essas mesmas disciplinas.Item Zambujeira e Serra do Calvo: uma equipa júnior de futsal em evolução(2011) Morais, António Pedro Caeiro de; Castelo, Jorge, orient.O Futsal é uma modalidade em plena ascensão e com crescente popularidade em Portugal e no Mundo, com a particularidade de ser a modalidade com mais praticantes femininos em Portugal. Neste relatório pretendo apresentar a forma como interpreto o jogo e o treino de Futsal, aplicando os conhecimentos alcançados ao longo de dois anos de estudo da modalidade, no meu percurso académico e nos seis anos como treinador principal. Ao longo do relatório irei evidenciar os aspectos fundamentais da minha visão sobre o processo de treino através da elaboração de um Modelo de Jogo coerente e adequado à realidade do Grupo Desportivo Cultural e Recreativo Zambujeira e Serra do Calvo, no escalão de Júnior “A”. Cabe ao treinador a criação de um Modelo de Jogo a atingir, em que este irá direccionar todo o processo de treino através de intervenções ajustadas à jogadora de acordo com situação em que está inserida. Ao longo do processo de treino, o treinador tem que saber observar e analisar os contextos em que o clube, equipa e competição se inserem, de modo a que consiga elaborar e dotar o planeamento de uma flexibilidade desejável.Item Crenças dos pais e alunos relativamente à actividade física desportiva no 1º CEB(2011) Vaz, Joana Isabel Gonçalves; Rocha, Leonardo Manuel das Neves, orient.Com o presente estudo pretende-se analisar as crenças, expectativas dos pais e alunos relativamente à Actividade Física Desportiva, de forma a saber qual o objectivo e a importância que dão a esta. Com esse objectivo constituiu-se uma amostra de 114 alunos do 4ºano de escolaridade, 52 do género feminino e 62 do género masculino, com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos, bem como 114 Encarregados de Educação, 79 mães, 31 pais e 4 com outro grau de parentesco, com idades compreendidas entre os 19 e os 50 anos. Foram utilizados como instrumentos para a recolha de dados, dois tipos de questionários, um direccionado aos alunos e outro aos Encarregados de Educação, em que os respectivos dados foram tratados estatisticamente através do programa informático EZanalyze versão 3.0 para o Windows e do SPSS. A conclusão deste estudo é que ambos os grupos de sujeitos, Encarregados de Educação e alunos têm uma atitude positiva relativamente à AFD, no qual só num aspecto analisado, posição da AFD, que não se verificou uma concordância significativa entre os dois.Item A ansiedade, o coping e a motivação: um estudo na modalidade de canoagem, disciplina de Slalom e velocidade(2011) Benedito, Nuno Miguel Costa; Palmeira, António Labisa, orient.O presente estudo tem como objectivo analisar os valores da ansiedade, do coping e da motivação, em atletas da modalidade de canoagem, em função do estilo de canoagem, do género e da idade. Nesse sentido, foram inquiridos um conjunto de atletas de canoagem (n=112) em dois estilos diferentes, Slalom e Velocidade. Este estudo recorreu aos instrumentos em versões portuguesas da Sport Anxiety Scale (SAS) (R. E. Smith et al., 1990), Athletic Coping Skill Inventory (ACSI-28) (Smith, Smoll, Ptacek e Schutz, 1995) e o The Sport Motivation Scale (SMS) (Deci e Ryan, 1991). Nos resultados obtidos para o estilo de canoagem praticado, não existem diferenças significativas entre os atletas no estudo da ansiedade. Nas estratégias de coping existe um valor marginalmente significativo, em que os atletas de Slalom apresentam uma melhor definição de objectivos (T=1,86, p=,066). De referir uma diferença significativa de resultados para os seguintes tipos de motivação: os atletas de Slalom apresentam maiores níveis de Motivação Intrínseca do Saber (T=2,47, p=,015), Motivação Intrínseca para Realizar (T=2,21, p=,029) e Motivação Intrínseca para Experimentar Estimulação (T=2,38, p=,019). Nos resultados obtidos na comparação entre géneros, o género feminino apresentou níveis significativamente superiores aos apresentados pelo género masculino na Ansiedade Somática (T=5,16, p<,001) e Preocupação (T=4,35, p<,001). De referir as diferenças significativas observadas no estudo das estratégias de coping, em que o género masculino se destaca nas seguintes dimensões do ACSI-28, Confronto com a Adversidade (T=5,74, p<,001), Treinabilidade (T=2,44, p=,016), Concentração (T=3,72, p<,001), Confiança e Motivação para a Realização (T=2,74, p=,008), Formulação de Objectivos (T=2,95, p=,004), Rendimento Máximo sobre Pressão (T=3,50, p<,001). Nos resultados obtidos para a idade e da análise da ansiedade, os atletas com -18 anos apresentam maiores índices de Preocupação (T=2,15, p=,034) e Desconcentração (marginalmente significativo, T=1,98, p=,051). Nas estratégias de coping os atletas com +18 anos apresentam resultados significativamente inferiores na Treinabilidade (T=2,86, p=,005), no Rendimento Máximo sobre Pressão (T=1,99, p=,049) e na Ausência de Preocupação (T=3,28, p=,001). Para a motivação não observámos diferenças significativas, à excepção da Motivação Extrínseca de Identificação (T=2,52, p=.013) e a Amotivação (T=2,82, p=,006), com níveis consideravelmente superiores para os atletas com -18 anos.Item Causas de abandono do desporto escolar(2011) Abreu, Miguel Lagos deNuma sociedade cada vez mais exigente, onde o acesso a estudos e estatísticas se torna cada vez mais fácil, deve consciencializar-se os intervenientes no contexto desportivo para a falta de actividade física e desportiva dos nossos jovens no seu dia-a-dia, bem como o seu abandono precoce da prática desportiva. Esse abandono apresenta-se como um fenómeno multifactorial, na medida em que são diversos os contextos e motivos que o determinam. Na actividade diária de professores/treinadores, os aspectos relacionados com os factores que conduzem ao abandono dos praticantes devem merecer uma atenção permanente. Torna-se importante responder às perguntas “o abandono surge porquê?”; “Quais as causas?” ou “Quais os factores?”, sendo esse o principal objectivo deste estudo. A amostra foi constituída por alunos de ambos os sexos, de diversas escolas de Lisboa, num total de 174 inquiridos dos ensinos básico e secundário, que abandonaram a prática do desporto escolar durante o ano lectivo 2011/2012. Foi aplicado como instrumento de medida o Questionário de Razões para o Abandono da Prática do Desporto Escolar – QRAPDE versão adaptada para o desporto escolar com base num instrumento similar desenvolvido por Cruz e colaboradores (1988; 1995). Os resultados evidenciam como causas mais importantes para o abandono as questões relacionadas com a dimensão “Falta de tempo” com média de 1,84, seguida da dimensão “Orientação desportiva” apresentando uma média de 1,44 e, como causa menos importante, a dimensão “Indicadores de treino e competição” (1,26). A todos os intervenientes desportivos, especialmente professores, cabe uma introspecção sobre os factores de abandono. Acreditamos que com uma orientação consciente e sustentada será possível inverter o abandono do desporto escolar pelos alunos.Item Análise do programa de ensino do jogo do pau nos ensinos básico e secundário(2011) Preto, Luís Filipe Amaral Franco; Proença, Jorge, orient.As condições de prática são tidas como um elemento fundamental para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem das actividades físico-desportivas que compõem a disciplina de Educação Física, nomeadamente pelo efeito de transfer positivo que é desejável ser alcançado quer entre as diferentes modalidades quer entre os diferentes níveis de prática de cada uma das mesmas. Neste âmbito, foi realizada uma avaliação qualitativa dos conteúdos que compõem o programa nacional da disciplina de Educação Física respeitante ao ensino do jogo do pau, de forma a analisar a forma como a sua organização, tanto numa perspectiva vertical como horizontal, permite uma leccionação eficaz sob o ponto de vista de maximização do efeito de transfer positivo entre os diferentes conteúdos e níveis. Desta análise, suportada pelas informações recolhidas dos mestres tradicionais tidos como os especialistas nesta arte, juntamentamente com os dados produzidos pela investigação científica realizada na área da aprendizagem motora, concluímos que a leccionação dos gestos técnicos carece de uma metodologia mais específica que permita assegurar o domínio das competências mínimas à prática de jogo antes da sua introdução, assim como uma compreensão ecológica dos gestos técnicos no sentido da sua aplicação táctica em situação formal de prática (jogo). A este respeito concluí-se também que as competências tácticas não são devidamente focadas no programa, que apresenta uma transição demasiado complexa e exigente entre a prática dos gestos técnicos e a situação de jogo.Item Organização curricular e aptidão física em alunos do ensino secundário - estudo de caso(2011) Caeiro, Carlos Filipe Narciso; Proença, Jorge, orient.O presente estudo teve como propósito a análise da evolução dos níveis de aptidão física em alunos, cujos professores seguem modelos de ensino diferenciados: modelo de ensino por blocos e modelo de ensino por etapas. O estudo foi levado a cabo na Escola Secundária Pedro Alexandrino, tendo sido a amostra constituída por 90 alunos (44 raparigas e 46 rapazes) com uma média de idades de 16,02 ± 1,15. Para se proceder à recolha de todos os dados necessários para a elaboração do estudo, utilizaram-se os seguintes instrumentos: 1) Questionário de atividade desportiva, Telama (1997); 2) Escala de Borg - Borg (1992); 3) Gravação das aulas em suporte digital; 4) Bateria de testes do FitnessGram. Os dados foram tratados utilizando a ferramenta estatística EzAnalyse 3.0. Através dos resultados obtidos conclui-se que existem diferenças significativas entre os géneros e entre os diferentes modelos de ensino, sendo que o modelo de ensino por etapas apresenta valores significativamente superiores em relação ao modelo de ensino por blocos. No que diz respeito à evolução das capacidades motoras, verificou-se que em ambos os modelos de ensino existiram ganhos, mas no modelo de ensino por etapas os ganhos foram superiores. Na comparação entre o nível de atividade física e a perceção subjetiva de esforço nas aulas de Educação Física verifica-se que as atividades extra Educação Física têm importância significativa sobre a perceção subjetiva de esforço dos alunos nas aulas.Item A importância do treino de força nas aulas de educação física : estudo em alunos de ambos os sexos do 7º ano de escolaridade(2011) Vargas, Tiago Alexandre Nobre; Proença, Jorge, orient.No conjunto das capacidades motoras, a força parece ser uma das que menos se trabalha no âmbito das aulas de Educação Física. Considerando a sua importância ao nível da saúde, bem-estar e qualidade de vida, nos rendimentos motores e desportivos, e na aquisição da aptidão física, temos como objectivo central verificar se um programa de força tem efeitos múltiplos e multilaterais sobre as diferentes manifestações de força. Como tal, pretendemos verificar a treinabilidade da força em jovens pré-pubescentes e pubescentes, testando a eficácia de um protocolo de treino da força, nas condições da aula de Educação Física, durante 10 semanas à razão de 3 unidades semanais de treino integradas na aula, utilizando apenas recursos existentes na maioria das escolas nacionais. A amostra foi constituída por 2 turmas do 7ºano de escolaridade (55 alunos no total, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre 12 e 15 anos, pertencentes à Escola EB 2,3 António Gedeão, em Odivelas). Em ambas as turmas aplicou-se o mesmo protocolo de treino de força, diferindo apenas a sua carga. Numa turma aplicou-se uma carga contínua (grupo experimental), enquanto noutra aplicou-se uma carga descontínua e intermitente (grupo de controlo), no que à elevação da capacidade motora força concerne. A partir da análise comparada das médias dos testes, pudemos constatar a existência de ganhos significativos de força em ambos os sexos no grupo experimental; o trabalho contínuo mostrou-se mais efectivo no desenvolvimento da força média, inferior e superior, enquanto o outro grupo não revelou ganhos significativos nas 3 variantes força. Podemos concluir que é possível melhorar a força nas condições da aula de Educação Física, com apenas três unidades semanais de treino e durante 10 semanas; os rapazes são mais fortes que as raparigas e apresentam uma treinabilidade maior do que elas; enquanto os alunos mais velhos e maturacionalmente, segundo Tanner (1962) têm ganhos mais significativos que se revelam no número de testes de força aptos, após a aplicação dos programas de treino de força.Item O ensino da dança no curriculo de educação física(2011) Cardoso, Luís Carlos de Matos Alves; Veiga, Ana Leça da, orient.O presente trabalho irá tratar a Dança no Currículo de Educação Física escolar realizando um estudo sobre as dificuldades na leccionação desta temática, assim como o porquê de a mesma ser tão pouco abordada nas aulas de educação Física. Na bibliografia consultada sobre este tema, existem vários autores que utilizei como “fio condutor” do meu trabalho devido à sua importância no desenvolvimento desta matéria. Entre os vários autores pesquisados, destaco Luís Bom, Luís Xarez (ambos responsáveis pela criação de um currículo de dança nos PNEF), Helena Coelho, Alberto Sousa, Ralph Buck, Rossum e Judith Bell. O Trabalho de Campo foi concebido por duas etapas distintas. A primeira etapa consistiu em entregar questionários a docentes de E.F. focando as opções pedagógicas dos mesmos nas suas aulas e as maiores dificuldades encontradas na leccionação da Dança. Posteriormente foi realizado um estudo de caso à secundária José Gomes Ferreira visto esta ser um bom exemplo de sucesso desta matéria uma vez que de alguns anos para cá mantém a leccionação da Dança no currículo de E.F. de forma consistente e continuada. Uma das conclusões do estudo refere como principal dificuldade/problema: a falta de formação específica em dança por parte dos professores, mas o mesmo, evidencia a dança como uma matéria muito importante no desenvolvimento dos alunos, potencializando as suas capacidades motoras e sociais.Item Meio-fundo e fundo em Portugal: um estudo de caso(2011) Correia, Pedro Miguel Braz; Proença, Jorge, orient.No âmbito do 2º ano do Mestrado em Treino Desportivo da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias foi proposta a realização de um estágio curricular na secção de atletismo do Sport Lisboa e Benfica, instituição desportiva de reconhecido mérito no nosso país, sob supervisão do Professor Doutor Jorge Proença.Neste contexto, importa salientar que apesar de ter tido a oportunidade de colaborar no treino de atletas de várias disciplinas, o que me permitiu melhorar as minhas competências globais como treinador de atletismo, o objectivo fundamental do estágio prendeu-se com a realização de um estudo de caso sobre um atleta de 800m, considerado por muitos especialistas do treino desportivo a grande promessa do meio-fundo e fundo em Portugal, pelo que acompanhei todo o seu processo de treino até 27 de Junho de 2010, dia em que o jovem prodígio tomou a decisão de abandonar a modalidade. Com base neste entendimento, não podemos deixar de referir que ao longo do trabalho é notória a intenção de compreender porque razão o atleta falhou a concretização do seu enorme potencial, pelo que acreditamos que este estudo poderá contribuir para o conhecimento na área do treino desportivo, assim como para sensibilizar os treinadores que o êxito no alto rendimento exige um processo de treino estruturado a longo prazo, com objectivos e conteúdos claramente definidos. Neste sentido, após elaboração de uma revisão da literatura que documenta a fonte das nossas ideias, analisamos e discutimos todos os dados obtidos sobre o jovem oitocentista durante o período de estágio, apresentando, posteriormente, as nossas considerações finais.Item A percepção do clima motivacional em Educação Física em alunos do 3º ciclo e Ensino Secundário : influência do estilo de vida, da atitude face à Educação Física e da orientação de objectivos(2011) Teixeira, Óscar Miguel Gomes; Costa, Francisco Alberto Arruda Carreiro da, orient.Este trabalho teve como objetivo principal analisar os estilos de vida de alunos de Educação Física, e relaciona-los com a perceção de competência, orientação de objetivos para a mestria, performance aproach, performance avoidance, perceção de clima motivacional para a mestria, performance aproach, performance avoidance, atitude gosto e importância face a disciplina de Educação Física. Neste sentido foi aplicado um Questionário (Papaioannou et al. 2007, versão adaptada por Martins, 2010), em quatro escolas da rede de estágio pedagógico em Educação Física de 3º ciclo e Secundário, de modo a avaliar as perceções de 199 alunos com idades compreendidas entre os 14-20 anos. Os resultados revelaram diferenças significativas entre alunos ativos e sedentários ao nível da perceção de competência (p=0,000), orientação de objetivos para a mestria (p=0,000), orientação de objetivos performance avoidance (p=0,028), perceção de clima motivacional para a mestria (p=0,010), atitude gosto pela educação física e suas matérias (p=0,001), e a atitude e importância atribuída à EF (p=0,002). A análise das correlações demonstrou a existência de relação entre o estilo de vida sedentário relativamente à perceção de competência (p=0,004), e orientação de objetivos performance avoidance esta ultima no sentido inverso (p=0,010). Em relação aos alunos ativos apenas se verificou a existência de correlação para a orientação de objetivos performance aproach (p=0,048).Item Avaliação dos JDC em Educação Física : Estudo de Caso(2011) Godinho, Lino Filipe Neves; Veiga, Ana Maria Leça da, orient.Este estudo teve como questão de pesquisa verificar se há evidência de progressão na avaliação final dos Jogos Desportivos Colectivos de invasão, mantendo o protocolo de avaliação inicial, utilizando as Provas de Avaliação Aferida, aplicadas na Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão (ESDLG). Como contributo à aplicação e sustentabilidade das Provas apresentamos um levantamento dos níveis introdução e elementar do Programa, em que destacamos princípios comuns que possam beneficiar a clarificação do currículo para os professores avaliadores e contribuir para o ensino dos jogos desportivos. O presente trabalho assume-se como um estudo exploratório de caso, em que se escolheu uma turma específica de oitavo ano da ESDLG, com vinte e seis sujeitos envolvidos no caso. Isto para estudar a filosofia de aplicação das Provas de Avaliação, em que a sua operacionalização é da responsabilidade do Grupo de Educação Física. Os resultados apontam para a progressão do nível de desempenho dos alunos nas matérias de Andebol, Basquetebol e Futebol. A avaliação nos jogos desportivos colectivos da ESDLG está de acordo com as orientações dos PNEF. O estudo é válido pela representação que as Provas têm nos objectivos definidos nos Programas Nacionais de Educação Física e obedece a níveis de fidelidade pela constância apresentada nas observações realizadas pelos professores nos dois momentos de avaliação. Importa também referir que as Provas de Avaliação alicerçam a aferição de critérios, moderam a avaliação dos alunos e permitem ao Agrupamento de Educação Física tomar decisões mediante os resultados e tendências das Provas. Para que a avaliação possa ser ainda mais objectiva será importante associar às Provas de Avaliação um ensino contextualizado dos jogos desportivos, de modo a que se avalie o aluno nas mesmas condições em que se ensina.