Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição
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Percorrer Mestrado em Futebol - da Formação à Alta Competição por assunto "ATIVIDADE FÍSICA"
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Item Relatório de estágio em futebol realizado no escalão sub-17 do Clube de Futebol “Os Belenenses”(2023) Oliveira, Rafael João André de; Faculdade de Educação Física e DesportoNo âmbito do Mestrado em Futebol – da formação à alta competição da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, foi desenvolvido um relatório do estágio curricular realizado na modalidade de Futebol, no escalão de Sub-17 do Clube de futebol “Os Belenenses”. O escalão de estágio esteve inserido no Campeonato Nacional de Sub-17, contexto este muito competitivo, que foi dividido por 3 fases distintas, tendo o escalão participado em todas: 1ª fase, 2ª fase e fase de apuramento de campeão. O plantel de Sub-17 foi composto por atletas nascidos no ano de 2005 e 2006. No início da primeira fase do Campeonato Nacional, era constituído por 31 atletas, sendo 3 nascidos em 2006 e 28 nascidos em 2005 e no final da época eram 27 atletas, sendo 4 atletas de 2006 e 23 de 2005. No trabalho da equipa técnica tive a meu encargo as tarefas de análise do jogo realizado, tendo em conta o modelo de jogo adotado e a abordagem estratégica para o jogo e consequente apresentação da mesma à equipa técnica e aos atletas. A análise e reflexão realizada sobre o jogo através do video, o modelo de jogo adotado e a abordagem estratégica a ter em conta para o próximo jogo foram os fatores mais importantes a ter em conta para o planeamento do processo de treino e competição. O estudo técnico-científico teve como objetivo a comparação entre a performance técnica em treino e a performance técnica em jogo competitivo para cada posição. O valor de performance em treino (PST) foi 8,48 e o valor de performance em jogo (PSJ) 6,06. Os Defesas centrais esquerdos (DCE) apresentaram o valor mais elevado para PSJ, 11,33. Os Defesas centrais (DC) apresentaram o valor mais elevado para PST, 8,43. A posição de EXT apresenta diferenças significativas entre o valor obtido em treino e em jogo para o Valor de Performance (p= 0,01). Por último, podemos concluir que existem diferenças significativas entre o Valor de Performance em treino e em jogo (p < 0,01). O processo de estágio permitiu o desenvolvimento ao nível dos conhecimentos relativos ao Futebol, capacidade de gerir atletas próximas ao contexto sénior, e adquirir competências inerentes ao aumento de responsabilidades em contexto de elevada existência. Palavras-chave: Ações técnicas; Análise da Performance; Desenvolvimento do atleta; Periodização do treinoItem Relatório de estágio na equipa sénior do Sport Clube Vila Real durante a época desportiva 2021/2022(2022) Bragança, Luís Carlos Gonçalves; Casanova, Filipe, orient.O presente relatório de estágio foi desenvolvido ao longo da época desportiva 2021/2022, onde a entidade acolhedora foi o Sport Clube Vila Real. Este foi orientado pelo Professor Filipe Luís Martins Casanova, Docente da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, e tutoriado pelo Diogo Coutinho, treinador principal do Sport Clube Vila Real. Este estágio, teve como objetivo principal a concretização de uma rigorosa e profunda análise ao processo de desenvolvimento e operacionalização de uma equipa do Campeonato de Portugal. Neste sentido, além da descrição do processo de treino e das diferentes fases que constituem a época desportiva, foi realizado uma análise ao modelo de jogo, ao treino, à observação, ao recrutamento, ao trabalho individualizado de força e preventivo, ao controlo de treino e à avaliação. Através da experiência adquirida no estágio, conjugado com as evidências científicas adquiridas ao longo da época desportiva foi possível concluir: (1) é de extrema importância definir os instrumentos de avalização, de monitorização e de controlo de treino a serem implementados na equipa e normalizar o procedimento de recolha de dados; (2) a utilização de instrumentos de avaliação, de monitorização e controlo do esforço do atleta, sejam elas de avaliação mais objetiva, caso do Global Positioning System, ou mais subjetiva, como a Perceção de Esforço, apresentam uma contribuição fundamental para a gestão das cargas e prevenção de lesões; (3) os dados obtidos com a utilização destas ferramentas devem ter um papel mais determinante na prescrição e gestão das cargas de treino. Por último, irá constar no relatório, um estudo alicerçado às qualidades físicas e fisiológicas dos atletas do Sport Clube Vila Real. Este estudo foi realizado com objetivo de mensurar e estudar os atletas em quatro momentos distintos e descobrir respostas normativas relativamente as qualidades físicas. O estudo conteve 24 jogadores, com uma média 24,7 ± 3,7 anos de idade, de massa corporal de 76,8 ± 0,8 Kg, uma altura média de 1,82 ± 0,8 m e índice de Massa Corporal de 22,8%. Com este estudo podemos concluir que quanto maior for a carga de treino aplicada durante a pré temporada melhor será a aptidão física dos atletas ao longo da temporada. Sugere-se que a carga seja aumentada no início da época e gradualmente diminuída no decorrer da época desportiva. Em suma, terminado o estágio, hoje em dia, sinto-me mais capaz de assumir uma equipa de formação em contexto de Futebol 11, bem como a capacidade de desempenhar funções no contexto sénior.Item Relatório final de estágio iniciados – SMD Caneças 2019/2020(2021) Sabrosa, Gonçalo Diniz; Lopes, António Manuel Marques de Sousa Alves, orient.O estágio realizou-se na equipa de sub-15 da Sociedade Musical e Desportiva de Caneças durante a época de 2019/2020. O treinador estagiário foi treinador principal, acompanhado por um treinador-adjunto e por um treinador de guarda-redes e liderou 27 atletas sub-15. O futebol de formação deve ser estruturado por etapas de evolução dos atletas relativamente às capacidades técnicas, táticas, físicas, psicológicas e sociais dos mesmos. Estes conteúdos foram planeados ao longo da época desportiva tendo como base um processo de desenvolvimento do atleta a longo prazo. Durante a época foi implementado um modelo de jogo, através de métodos de treino baseados nos jogos reduzidos. A época 2019/2020 foi suspensa em Março de 2020 devido à pandemia de Covid-19, sendo o processo competitivo da equipa foi interrompido à 16ª Jornada tendo a equipa obtido 19 pontos e a 6ª posição. A pandemia levou à diminuição dos níveis de atividade física por parte dos atletas, assim neste relatório é proposto um programa complementar aos treinos no clube, tanto para a fase da pandemia como para os períodos seguintes com o objetivo de alcançar os níveis de atividade física propostos para o escalão etário em que os atletas da equipa se inserem.Item Relatório Final de Estágio realizado na equipa de Juvenis (Sub.17) do Clube Desportivo de Tondela na época desportiva de 2020/2021(2021) Sousa, João Pedro Gonçalves Chaves de; Casanova, Filipe, orient.Neste relatório de estágio irei relatar todo o processo de estágio realizado no escalão de juvenis Sub.17 do Clube Desportivo de Tondela realizado durante a época desportiva de 2020/2021, no âmbito do Mestrado de Futebol – da Formação à Alta Competição, da Faculdade de Educação Física e Desporto, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Ao longo deste documento vai ser possível aprender um pouco sobre a história do Clube Desportivo de Tondela; perceber quais os recursos disponíveis a utilizar por parte do escalão em que estive inserido; dar a conhecer as funções de estagiário exercidas ao longo do processo, respetivos objetivos e os da equipa, também; informar os processos de treino, jogo e de observação; e, claramente, analisar a evolução desta equipa ao longo período competitivo. Este documento termina com um estudo técnico-científico realizado na equipa em questão, em que o seu objetivo foi o de perceber a influência (positiva ou negativa, significativa ou não) da realização de planos de treino durante o período confinamento (gerado devido ao surto global do coronavírus), nas avaliações das capacidades condicionais de 25 atletas de uma equipa de futebol de juvenis (15 e os 16 anos), através da comparação dos resultados obtidos em dois momentos avaliativos. No período de pré-época foi realizado o primeiro momento avaliativo. Foram aplicadas baterias de testes para avaliar a Resistência específica, a Força (nomeadamente a força dos membros superiores, força abdominal e força dos membros inferiores), a Velocidade (máxima e de aceleração) e a Flexibilidade (Modified Sit-and-Reach). Durante o período de inatividade presencial (confinamento), eram enviados planos de treino a estes atletas para realizarem durante a semana (três a quatro treinos por semana) desde 10 de novembro a 27 de abril. No final do momento competitivo (uma semana depois do ultimo jogo da época) foi realizado o segundo momento. Concluiu-se que os planos de treino enviados, que visavam trabalhar estas capacidades influenciaram positivamente todas as capacidades (66,6% dos atletas melhoraram resistência; 66,6% a força m.s.; 81% a força abdominal; 85,7% a força m.i.; 57,1% a velocidade máxima; 61,9% a velocidade de aceleração; e 42,8% a flexibilidade). Em suma, o relatório evidenciou todo o exercício de funções de treinador estagiário nos sub.17, possibilitando a aquisição integral das múltiplas competências de treinador de Futebol.