Mestrado em Estudos Cinematográficos
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Estudos Cinematográficos por assunto "AUDIOVISUAL"
A mostrar 1 - 20 de 28
Resultados por página
Opções de ordenação
Item A adaptação televisiva como extensão da voz do autor(2022) Doranti, Filipe de Carvalho; Cachapa, Possidónio, orient.Tomando como objeto principal de análise a série televisiva American Gods, adaptada de romance homônimo escrito por Neil Gaiman, a presente pesquisa tem como finalidade constatar a presença da Voz do Autor na obra audiovisual resultante deste processo de adaptação. Além disso, considerando a longevidade de um projeto no formato seriado, será motivo de atenção, também, os efeitos ocasionados nesse elemento, decorrentes das possíveis variações estéticas ocorridas nas transições entre temporadas. E, para que se verifique a hipótese de que uma adaptação televisiva pode ser considerada uma extensão da voz do autor original, a prática analítica buscará examinar, em minucias, tanto as características do texto narrativo apresentado em obras literárias de Neil Gaiman, quanto daquele que se observa nas três temporadas do seriado, lançadas de 2017 a 2021. Dessa maneira, acredita-se, será possível confrontar, para além do conteúdo que constitui o enredo, a forma como é contada essa mesma história em diferentes meios por diferentes equipes de escrita e, assim, constatar se é possível que algo que remeta a essência dessa forma original de se contar a história seja mantido, mesmo que sofrendo as modificações inerentes ao processo de adaptação e, em caso de confirmação, quais são as condições para que isso ocorra.Item Am i a producer?(2018) Melero., Laura Solé; Grabner, Marta Cidraes Vaz de Sousa, orient.Este projeto consiste na definição de uma metodologia para descobrir se uma pessoa tem a capacidade de ser um produtor. Como vamos fazer isso? Vamos dividir o projeto em três partes diferentes para responder às questões que queremos revelar sobre a figura do produtor. Para começar, vamos conhecer alguns produtores para assim conhecer melhor a figura do produtor nos seus diferentes campos. De modo a conhecer esses produtores, nós entrevistámo-los com vista a determinar quais as características que eles acham que um produtor deve ter. Com estas palavras-chave, vamos fazer um teste em que a pessoa que participa na metodologia pontuará cada tópico e, em seguida, um obteremos uma pontuação, se esse valor for superior a 2.5, essa pessoa vai cumprir as características que o produtor acha que cada um deles tem que ter. O próximo passo para obter nossas respostas é gravar um projeto audiovisual e dividilo em duas partes, uma em estilo televisivo e a outra em estilo cinemático. Desta forma, nós vamos experimentar os dois ramos e saberemos as diferenças de cada um. Assim que terminar a avaliação seremos avaliados pela nossa equipa nas diferentes etapas que temos planeadas e no resultado final. Então, dependendo dos resultados, vamos saber que tipo de produtor são: de estratégia ou de execução, e no campo que se encaixa melhor: televisão ou cinema.Item Argumento “Viver o Jogo” e o seu desenvolvimento(2013) Ferreira, David Renato Cunha; Gil, Inês, orient.Influenciado por ter descoberto o gosto pela escrita e pelo meu género de filmes preferido ser os de acção, propus-me a elaborar como Tese de Mestrado um argumento cinematográfico para um filme de acção e um relatório com o processo de escrever um argumento cinematográfico. Depois de pesquisar sobre o assunto e usando praticamente como base os métodos de Syd Field elaborei um relatório com os vários processos de como escrever um argumento. Neste processo podemos constatar a criação de personagens, de uma cena, de uma sequência, assim como o nascimento do assunto a desenvolver num argumento. Desse relatório consta também a metodologia que usei para escrever o meu argumento “Viver o Jogo”.Item Aspectos documentais da mise en scène do filme – Aguarde! Por Favor(2010) Cravidão, Tiago Delgado; Cordeiro, Edmundo, orient.Este trabalho reflecte sobre a definição de cinema documental a partir da experiência de montagem do filme – Aguarde! Por favor. Parte assim do ponto de vista do montador para, com as suas ferramentas discursivas, reactualizar aquela discussão em torno das ideias de homeostasia, escala e resistência.Item A casa encantada(2014) Alves, Júlio Manuel Lopes; Miranda, José Bragança de, orient.A Casa Encantada é um filme que nasce da procura, da espontaneidade, do contraste, da colaboração, e desenvolve-se a partir de uma reflexão pessoal sobre a montagem e a minha visão sobre o cinema, as influências das diferentes formas de ver cinema e a minha forma de fazer cinema. Este documento está dividido em dois blocos temáticos. O primeiro expõe de modo panorâmico e sintético as influências das diferentes correntes cinematográficas na minha forma de fazer cinema, para passar depois a contextualizar os meus projetos dentro do panorama cinematográfico do Séc. XXI. O segundo descreve os elementos-chave do projeto A Casa Encantada, centrando-me numa nova metodologia de trabalho que denominei metodologia Loop. O procedimento de trabalho usado na elaboração deste documento foi o seguinte: em primeiro lugar, escrevi os conceitos e os temas que englobam este filme – Cinema, democratização das ferramentas, cinema de autor, realismo social, cinema de massas, Hollywood, formalismo, festivais, digitalização, mass media, felicidade, infância, realidade, recordações, objetos, resistência – e que, de forma direta ou indireta, também marcaram os meus anteriores trabalhos. Estes temas foram discutidos com o professor José Bragança de Miranda, que escolheu uma variada bibliografia sobre estes conceitos e temas que abordámos nos nossos encontros. Esses encontros e o intercâmbio de opiniões e visões serviram também para estabelecer e delimitar os objetivos deste trabalho que em breve exporemos. Durante o período de leitura, investigação e reconstrução dos meus conhecimentos sobre estes conceitos, fui consciente, por um lado, das influências das diferentes correntes cinematográficas e, por outro, da relevância da minha nova forma de montagem, a que chamei sistema loop e que assenta, não só numa determinada forma de editar o material captado, como também em materiais periféricos como a fotografia, a interação com quem faz parte do Júlio Alves. A Casa Encantada. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Departamento de Estudos Cinematográficos. 7 projeto e ainda com o meu caderno de notas. Daí os dois blocos temáticos mencionados no parágrafo anterior. A Casa Encantada é um projeto que nasceu no contexto desta tese mas que ainda não terminou. Continua em processo enquanto escrevo este documento. Mas a reflexão e a análise que aqui se expõem servem para refletir os seguintes objetivos: – Sintetizar as diferentes formas de fazer cinema ao longo da história do cinema – Estabelecer relações entre as diferentes correntes cinematográficas e A Casa Encantada – Analisar o contexto do Cinema na era audiovisual – Reflectir sobre o papel do realizador no panorama cinematográfico atual – Estabelecer os elementos-chave de A Casa Encantada – Definir a relevância dos elementos-chave em A Casa Encantada – Descrever o processo da metodologia Loop. Assim, descritos a origem e a forma de escrever o projecto, passaremos às duas partes temáticas desta tese.Item Chechens in Germany : the conflict between integration and assimilation(2021) Malinowski, Igor;Islamists, terrorists, bandits. Chechens worldwide are associated with their very negative reputation. But very little is known about this small ethnic group whose culture has a long ancient history. As long as their cultural heritage goes back, their war-torn history is also an elementary part of their identity. Since round about 400 years there have been various armed conflicts and wars between Russia and Chechnya. After the collapse of Soviet Union in 1991 Chechnya declared itself as the independent state “Chechen Republic Of Ichkeria”. This resulted in two Chechen wars, the first one endured from 1994-1996 with the Chechens defeating the Russian troops. The second Chechen war took place between 1999 and 2009 and was declared as an anti-terror campaign. Afterwards a pro-Russian government has been established with Ramzan Kadyrov1 who is frequently accused by NGOs, journalists and human rights activists of massive human right abuses, arbitrariness, corruption and an exaggerated personal cult. Reasons for more than 300.000 refugees living in Europe coming along the last 25 years. Diverse studies have been developed to understand the political situation between Chechnya and Russia, but barely any studies deal with the new living conditions in the countries of their new residence, nor how their integration works in combination with their Adats (characteristic way of living/honor code). Through this research I am giving an overview of Chechen behavior rules called Adat, what difficulties they face between integrating in order to start a new life and maintaining their own identity, which has been exposed to repression, war and the fight for surviving for the last four centuries. But also how the actual “Being Chechen Like” identity changes along the process of integration far away from their homeland.Item Cor : a definição do cinema como arte(2018) Hipólito, João Guilherme Furtado; Flores, Maria Teresa Silva Guerreiro Mendes, orient.Esta Dissertação pretende colocar em perspectiva a influência da descoberta, e consequente processo evolutivo da cor, como o elemento polarizador que ajudaria a elevar o estatuto artístico do filme nos primeiros anos do filme, até cerca de 1935. O que se tenta demonstrar aqui é a existência de um desejo histórico pela cor, que viria a desenvolver-se em inúmeros tipos de discurso sobre a mesma e que viriam a influenciar a criação/desenvolvimento da indústria cinematográfica, bem como a noção do objecto fílmico artístico. Esta obra acaba por se dividir em duas componentes. Uma que analisa a invenção dos processos técnicos de cor e seu impacto nos anos consequentes, e uma outra que pretende analisar os discursos formalistas do filme, de forma a perceber o impacto da presença da cor nos primeiros espectadores e potencialidades ou defeitos que os mesmos lhe associaram.Item Do cinema à narrativa seriada : um estudo da transposição do filme Psycho para a série Bates Motel(2021) Dias, Vinicius de Oliveira; Cachapa, Possidónio, orient.O caminho que percorremos na condução desse trabalho foi o de uma estrada árdua e desafiadora: com suas curvas perigosas, vias de mão dupla e o compromisso por parte do condutor de tentar fazer as melhores escolhas, ainda que algumas mais arriscadas. A proposta de investigação é analisar a transposição do filme Psycho - realizado em 1960 por Alfred Hitchcock - para a série Bates Motel, lançada em 2013 pela Universal Television. Primeiro, apresentamos o contexto cinematográfico e televisivo, de forma geral, para depois trazer à tona os principais debates em torno do conceito de ‘adaptação’, passando tanto pela questão da fidelidade à ‘obra original’ quanto pelas ideias de ‘intertextualidade’ e ‘transtextualidade’. Como nossa análise está calcada nos cinco elementos básicos da ‘narrativa’, também mostramos a visão de referenciados teóricos sobre esse amplo conceito. Num segundo momento, nos dedicamos a explicitar a metodologia de investigação escolhida e a efetivamente estudar a transposição do filme para a série. Mas tendo em conta que os Estudos em Adaptação estão num movimento de ebulição constante, não é nosso intuito formular dogmas. Nosso objetivo é encontrar possíveis respostas para as questões colocadas e, especialmente, contribuir para a área de conhecimento formulando novos enunciados.Item Do cinema ao segredo(2019) Viana, Gonçalo Alves; Damásio, Manuel José, orient.Todas as narrativas cinematográficas propôem-se a desvendar algo novo, a contar uma história que nunca foi contada, ou a retratá-la de uma forma diferente. No fundo, todas elas consistem numa passagem de informação do ecrã para o espectador. Algumas dessas histórias englobam ainda uma busca, uma procura no seu interior, um mistério que não é desvendado à partida. Estas narrativas trazem-nos segredos. E como é contada uma história com um segredo? Deve este ser desvendado imediatamente? Ou pode tornar-se parte formal do próprio conto? Como parte integrante do estudo central teórico, serão aprofundadas diferentes representações do segredo em diversas histórias. Como é trabalhado este aspecto fulcral de cada filme, em que nível é colocado o espectador e quando ou a que ritmo decide o realizador desvendar a informação oculta. Tratando-se de um estudo algo específico, são poucas as fontes onde podesse basear esta tese e a metodologia aplicada. Renira Gambarato, estudiosa brasileira, douturada em Design de Informação, lançou em 2010 um artigo sobre a metodologia para análise de filme, tendo em conta os objectos. Adaptando o segredo a um “objecto” do filme, esta foi a metodologia usada. Compreende-se que o segredo é uma parte integrante do filme que pode ser representada de várias formas e originar diferentes interpretações na audiência. Enquanto o segredo revelado proporciona a espectativa de confronto entre personagens; a suspeita do segredo constrói uma tensão até à sua descoberta; e um segredo surpreendente origina um choque dramático e uma mudança drástica na compreensão da história. São estas pequenas variáveis que proponho analisar e, consequentemente, aplicar numa curta-metragem produzida e aliada a esta tese teórica, intitulada Qualquer um pinta.Item A experiência em relação à obra de arte(2012) Brás, Luís Campos; Miranda, José Bragança de, orient.Esta tese pretende fazer a ligação entre o momento da idealização e da conclusão de uma obra de arte. O que se tenta demonstrar é que a experiência é transformadora de tudo o que tem a ver com a criação e, portanto, tudo o que a criação implica sofre transformações sobre transformações até ganhar uma vida autónoma à do criador. No culminar do processo criativo passam a existir duas componentes da obra. A própria obra, na sua fisicalidade, e a experiência da sua realização. Estes dois fatores da criação são complementares, mas valem por si e são completamente independentes. Apresenta-se como anexo da tese excertos da obra sobre a qual ela mais incide, o filme Quadro Branco, cuja elaboração foi feita sempre a par deste documento. Por esse facto, na introdução e fundamentação teórica que se apresenta, os aspetos teóricos são observados em relação ao cinema, mas muito particularmente em relação a este filme. O que se conclui é que a experiência é de uma significação tão importante quanto a obra. E que a todas as questões que poderemos formular, o criador já não pode responder pela sua criação, apenas por ele mesmo e pela sua experiência passada.Item Forma(s) de expressão(2019) Batista, Claudia Sofia Mendes; Grabner, Marta Cidraes Vaz de Sousa, orient.O presente relatório técnico explora métodos de análise através dos seus objetos e estruturas envolventes. Fora proposta a criação de um projeto de curta-metragem, juntamente com o relatório de estudo sobre os seus elementos fílmicos, com base no estudo e tratamento de informação. O objeto de estudo aborda o filme de curta-metragem “Éramos Assim”, como tese final do meu curso de Mestrado em Estudos Cinematográficos. Após uma análise pormenorizada dos elementos fílmicos, interpretando o seu simbolismo na sua contribuição e atribuição como ferramenta de análise no meio cinematográfico. As obras artísticas apresentadas sobre este documento incluem “Hills Like White Elephants”, de Ernest Hemingway, juntamente com a defesa da sua teoria de Iceberg; “The Dreamers” de Bernardo Bertolucci; o filme “Captain Fantastic” de Matt Ross e a pintura de Lucien Freud “Naked Man with Rat”. Apresento uma proposta de interpretação ao aplicar a metodologia de análise dos objetos, explorando o conceito de forma e formas defendido por Maria Irene Aparício no seu capítulo “Foma(s) – Das Matérias do Filme ao Espírito nas Formas”, em “Cinema Filosofia”, acrescentando a minha interpretação do mesmo sobre forma(s) de expressão, não só de objetos, mas do ambiente e partes do corpo como portadores de simbolismo ativamente responsáveis pelo desenlace consequente no filme.Item A geometria no quadro cinemático de Kurosawa : um estudo sobre forma e estilo(2017) Neto, Mário Granado Gonçalves; Viveiros, Paulo, orient.Partindo de uma premissa que considera a estética como um importante elemento narrativo do exercício cinematográfico, é possível destacar o cineasta Akira Kurosawa como um dos mais exímios realizadores a ativarem este traço estilístico em seu repertório cinemático. Suas obras são notórias, seja pela exuberância de suas imagens, seja pela capacidade de estímulos sensoriais exercidas no processo de recebimento do conteúdo dramático por parte do expectador. Percebe-se, no entanto, certa particularidade metodo lógica na cinematografia de Kurosawa, uma tendência a arranjar os elementos no quadro cinematográfico, de maneira que a disposição destes componentes remeta a construção de formas geométricas primárias, tais como: triângulos, quadrados e círculos. Estas for mas podem funcionar como simbolismos visuais para determinada situação do enredo, sugerindo o potencial narrativo deste aspecto fotográfico em seu cinema. Posto isso, pretende-se com a dada dissertação, investigar a hipótese da incidência de padrões geométricos presentes no processo de composição imagética dos filmes de Akira Kurosawa, através do experimento de observação e contagem de frequência, inten tando-se compreender de que modo esta técnica é utilizada como ferramenta narrativa.Item A influência do cinema norte-americano no cinema brasileiro através da jornada do herói(2017) Pontes, José Arthur de; Viveiros, Paulo, orient.O presente trabalho vem a estudar a Jornada do Herói no cinema e como ela representa uma cultura de massa, através de uma análise comparativa entre os filmes Jaws (1975), de Steven Spielberg, e Central do Brasil (1998), de Walter Salles, de modo a encontrar os elementos que formam um herói ou Monomito no cinema de massa no Brasil e nos EUA. Os filmes do Gênero Drama\Aventura são escolhidos como exemplos de histórias que foram apresentadas para um grande número de espectadores, são colocados como exemplos de cinema de massa por sua grande difusão em salas para o grande público. Sendo assim, temos uma amostra estratificada para análise, baseada em um subgrupo já existente: filmes que foram vistos por multidões. O objeto de pesquisa é o herói ou heroína. Através da comparação entre os personagens e suas jornadas nos filmes analisados, foi possível encontrar padrões entre os mundos dos heróis. A estrutura da comparação entre as jornadas é feita através das fases da Jornada do herói mítico descrito por Joseph Campbell, em O Herói das Mil Faces (CAMPBELL, 1949, p. 30), e Christian Vogler, em A Jornada do Escritor (VOGLER, 1989, p. 34). A comparação feita entre os dois filmes ressalta as intercessões e padrões que unem as histórias e heróis; elementos em comum são colocados de forma a mostrar como a estrutura dos filmes analisados reflete a influência do cinema americano para as massas no cinema brasileiro. São encontrados e demonstrados os elementos que morfologicamente unem os filmes através das fases da Jornada do Herói e das características dos heróis analisados. A comparação entre os heróis é feita não só através de sua jornada, mas através de um mapa de personagens proposto por Laurie Hutzler (2006) e, sendo assim, foi possível identificarmos e compararmos as principais características, medos, desejos, sacrifícios, elementos que levam perigo ao herói: como são seus mundos, o que procuram, famílias etc. São destacados elementos que unem os heróis do filme americano e do brasileiro, demonstrando, assim, uma característica de cultura de massa, de inconsciente coletivo. Além da análise comparativa dos heróis e de suas jornadas, é feita uma demonstração morfológica e arquetípica das funções do herói e da forma como suas atitudes moldam a história. A jornada do herói, seus arquétipos e a cultura de massa são colocados como parte do inconsciente coletivo, que produz fenômenos em comum, na forma como as histórias são construídas para o cinema e apresentadas para as grandes multidões. Algumas referências a outras histórias também foram encontradas: Mickey (1928), Pinocchio (1940), contos de fadas também são elementos presentes que unem as histórias e são relatados. A morfologia de nossos filmes analisados é demonstrada com arquétipos comuns entre as histórias e de como os heróis se comportam. Uma fórmula para cada filme é montada, simbolizando uma morfologia, seguindo as funções descritas por Vladimir Propp, em seu livro a Morfologia do Conto Maravilhoso (PROPP, 2001 23) Com a análise paralela entre a jornada e o herói, podemos demonstrar como a cultura de massa no cinema produz efeitos de similaridade entre as histórias. Essas intercessões que unem as histórias são apresentadas de forma mítica, arquetípica e estruturada num Plot tradicional de cinema em 3 atos. O trabalho seguinte demonstra como os núcleos familiares, representações patriarcais, matriarcais e de um discurso com uma história que pode ser aceita pelas multidões, onde as pessoas se espelham e se reconhecem, são alguns pontos em comum entre as histórias que veem sendo contadas no cinema americano para massas, e agora é demonstrado no cinema brasileiro pós década de 90.Item A new approach to the y generation. Visual and narrative representations of millennials in the spanish cinema of the 21st century(2019) Bullón Moreno, Ana Luz; Álvares, Cláudia, orient.The Y generation, also known as millennials, are the next workforce who are entering the financial market and the labour world. Diverse studies have been developed to understand, tag and anticipate the consumption patterns of this generation, as well as their behaviours towards the labour world. However, not many studies contemplate their cultural background, and there is a gap regarding their frustrations, aspirations and values. Through this research, we compare the image of millennials described in these articles with the one offered by the Spanish press and diverse magazines. We have also performed an analysis of cinematographic objects of a selection of films in which they appear represented. This has helped us get a clear definition of millennials from: the academic atmosphere, the main newspapers and magazines, films whose main characters are millennials, and the documentary project The nineties made me do it, that contains the interviews of eleven Spanish millennials who were asked about all the topics brought up in articles and films. Through a thematic analysis of this material all the representations are compared and divided in topics to clarify some of the stereotypes that are attributed to this generation and to define millennials in all aspects of their life, including the psychological impacts of the world they were raised in.Item ‘No quarto da Vanda’ e ‘Boca de lixo’ cinema, sociedade, conhecimento(2017) Sepulveda, Yuri de Aguiar Xavier; Cordeiro, Edmundo, orient.Essa dissertação faz uma análise comparativa entre o fazer fílmico do cineasta português Pedro Costa em “No quarto da Vanda”, as questões que levaram o realizador para Fontaínhas, o como a região mudou sua forma de ver e falar cinema, unidos com a ideia de mundo, referencias e momento em que vive, e o fazer fílmico do brasileiro Eduardo Coutinho em “Boca de Lixo”, suas ideias sobre cinema, sobre seu posicionamento enquanto realizador e as questões levantadas no Lixão de São Gonçalo. Ao longo da dissertação surge a necessidade de entender o como apesar das varias semelhanças de ideias dos diretores os filmes são tão diferentes; é a partir dessa constatação que entramos na questão da Epistemologia do Sul do sociólogo Boaventura de Sousa Santos; as questões de consolidação de discursos do hemisfério norte – que são as chamadas epistemologias dominantes – e a feita no hemisfério sul, a dita epistemologia do sul. Isto é, nessa dissertação existe um projeto de justificar as diferenças de linguagem e resultados dos diretores a partir do espaço ao qual os realizadores estão inseridos, ou seja, Costa em Portugal – estando, portanto, inserido num espaço de discurso dominante – e Coutinho no Brasil – produzindo o discurso à margem, com uma forma distinta de ver e falar sobre o mundo.Item Os prisioneiros e o drama em Douglas Sirk(2018) Rebola, Amélia Katya Adriano Figueiredo; Cachapa, Possidónio, orient.Uma visão de “Os Prisioneiros” e a sua relação com o “drama” em “Douglas Sirk”. Mais concretamente, com uma das suas maiores adaptações ao cinema. Com efeito, outras mais adaptações do cineasta igualmente notáveis serão aqui referidas. Segue-se a comparação da primeira adaptação com a parte prática do projecto em questão — que é igualmente uma adaptação —, cuja narrativa é toda uma reflexão sobre a “servidão involuntária” (e por vezes voluntária) das personagens no que concerne ao “Amor”. Dá-se sem dúvida a evidência naturalmente inerente a “poesia” de “Safo” ― influência fulcral na concepção desta longa-metragem ―, mas dá-se igualmente a introdução da mesma no final do filme servindo assim de “reflexão”. Por fim, a conclusão global focada nos elementos do drama/melodrama presentes (ou não) nos dois filmes encerrará todo um projecto.Item Projeto “Lápis Azul”(2013) Martins, Rafael Manuel Patrão Tavares Antunes; Damásio, Manuel José, orient.A narrativa está ligada à história da humanidade, está presente em todos os tempos e lugares, é transversal ao homem e à sociedade, é independente da classe, cultura ou religião. As evoluções tecnológicas trouxeram um avanço e mudanças de comportamentos na forma como comunicamos e contamos histórias. Com a digitalização dos conteúdos apareceram tecnologias que tornaram os conteúdos portáteis, respondendo e facilitando um desejo de participação no texto por parte das audiências e, consequentemente, conduzindo a uma mudança de comportamento da sociedade e a uma sofisticação da narrativa. Neste contexto, coloca-se então o desafio para a produção de narrativas que possam ir ao encontro das expectativas e do estilo de vida da audiência e pergunta-se: de que forma as empresas de media estão preparadas para responder à sofisticação das narrativas e mudanças de comportamentos da audiência? Que novos tipos de narrativas estão a emergir para ir ao encontro das expectativas e estilos de vida da audiência? Este relatório pretende discutir o conceito de narrativa transmedia bem como compreender as potencialidades do mesmo no contexto da sua aplicação a um projeto concreto – o projeto Lápis Azul. Após a produção de uma narrativa transmedia, “Mutter”, que teve por base um universo de ficção científica, destinada a uma audiência habituada às novas tecnologias e que seguem as narrativas por várias plataformas, foi traçado o objetivo de testar, através de um trabalho prático, a eficácia das narrativas transmedia para uma audiência menos habituada às novas tecnologias, com um tema que encaixasse no género de entretenimento e educação. Tendo como tema a censura, desenvolveu-se um projeto que possibilitasse conteúdos mais rentáveis e coerentes, que criasse hábitos e fluxos de consumo entre plataformas e que facultasse novas oportunidades de financiamento e modelos de negócio para criadores e produtores. A presente proposta tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma narrativa transmedia que agregue diferentes plataformas e tecnologias e que inclua cruzamentos narrativos e dramáticos. Tendo como tema central a censura, a narrativa vai estender-se por uma curta-metragem de ficção enganchado em factos reais, um documentário com personalidades que foram visados pela censura, um site com material de arquivo e um jogo online que desafia a escrita sobre a liberdade de imprensa.Item Propositadamente incoerente:estudo das adaptações dos videojogos para o cinema(2016) Wassermann, Jacopo; Luz, Filipe Costa, orient.No enquadramento de três disciplinas de referência (estudos cinematográficos, game studies e adaptation studies), a proposta de investigação aqui apresentada tem como objetivo principal esboçar uma abordagem de estudo às adaptações dos videojogos para o cinema, obras liminais que receberam escassa atenção académica. O problema que se coloca neste trabalho é analisar como as adaptações dos videojogos para o cinema podem alterar a nossa compreensão dos dois media em questão, pois um conjunto de factores industriais, tecnológicos e estéticos responsáveis pela sua criação remetem para as fronteiras cada vez mais frágeis entre narrativa “fechada” e interação “em aberto.” Será apropriado distinguir entre espectador e jogador com base na passividade do primeiro, por oposição à actividade da segundo? A arbitrariedade e o agenciamento conferidos ao videojogador são verdadeiramente antitéticos à construção de uma narrativa fílmica? O realismo é uma prerrogativa do cinema, ou poderá caracterizar os videojogos, também? Estas questões tornam-se relevantes no enquadramento teórico do cinema, dos videojogos e da própria adaptação, obrigando a redefinir algumas das suas assunções fundamentais. De igual modo, esta redefinição teórica poderá eventualmente informar uma nova abordagem à adaptação dos videojogos para o cinema em termos de escrita, produção e realização.Item Qual a resposta do produtor mediante o actual ambiente média(2013) Beato, Nuno Ricardo Castro; Damásio, Manuel José, orient.Item Relatório da curta-metragem: «O meu avô»(2014) Costa, António Afonso; Damásio, Manuel José, orient.O principal objetivo proposto para o trabalho conducente à obtenção do grau académico de mestre foi a realização uma curta-metragem intitulada «O Meu Avô». Esta obra conta a estória de uma criança de 10 anos obrigada a passar férias na casa dos avós contra a sua vontade. O filme ficcionado aborda a diferenças entre gerações e com isso levanta a questão: Será possível às gerações atuais aceitarem dos mais velhos o testemunho de princípios e valores de convivência social? Segundo Mannheim que define as gerações pelo seu tempo de vivência e não necessariamente viverem em tempos diferentes, distinguem-se sobretudo por viverem experiências diferentes no mesmo tempo cronológico. Mas este facto não impede que sejam passados valores de bens culturais acumulados de uma geração para outra. (Doll, 2014) O projeto desenvolvido procura assim ser simultaneamente um trabalho que testa a capacidade da obra de ficção cinematográfica em constituir-se como retrato ficcional de um momento histórico e temporal, mas também a sua capacidade de, através de um dispositivo narrativo, preconizar momentos e processos de intervenção social e cultural.