Mestrado em Ciências da Educação
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Mestrado em Ciências da Educação por assunto "ADOLESCENTS"
A mostrar 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Efeitos do programa de erradicação do trabalho infantil (peti) na escolarização de adolescentes do município de João Pessoa - Paraíba(2015) Ramalho, Maria Senharinha Soares; Lima, Marisete Fernandes de, orient.A presente pesquisa tem por finalidade analisar de acordo com depoimentos de participantes adolescentes e Gestores a contribuição do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) no processo de escolarização de crianças e adolescentes beneficiários do Programa no município de João Pessoa – Paraíba. Para isso, combina-se o material coletado nas entrevistas, o levantamento bibliográfico e documental, visando captar temáticas relacionadas ao objeto proposto. Optamos por uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, para que por meio das entrevistas individuais semiestruturadas pudéssemos obter informações sobre as contribuições do programa na escolarização dos adolescentes sujeitos desta investigação. A amostra constituiu-se de doze adolescentes e três Gestores. O trabalho infantil no Brasil tem causas complexas, no entanto, para muitos estudiosos são várias as razões: a necessidade econômica de manutenção da família; a reprodução cultural dos mitos sobre trabalho infantil; e a falta de universalização das políticas públicas de atendimento aos direitos de crianças, adolescentes e suas famílias. O trabalho precoce interfere negativamente na escolarização das crianças e no desenvolvimento físico, emocional e social. Em decorrência dessa situação, o PETI foi implantado em 1996 com o objetivo de “retirar crianças e adolescentes de 7 a 15 anos de idade do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre ou degradante”. Constatou-se que o Programa favorece um ganho significativo na aprendizagem, além da importância e dos efeitos positivos do programa no acesso a atividades lúdicas, culturais e esportivas, e do desenvolvimento pessoal.Item Intensidade comunicativa e conflito familiar: um estudo descritivo com adolescentes de uma escola publica na cidade de Campina Grande / PB-Brasil(2012) Olinto, Hilândia Morais Mota; Sousa, Óscar Conceição de, orient.Este estudo teve por objetivo avaliar a intensidade comunicativa entre pais e filhos, relacionando-a com o grau de conflito familiar com adolescentes com idades entre 14 e 19 anos, distribuídos igualmente no nível Fundamental e Médio, de uma escola da rede pública na cidade de Campina Grande / PB. Utilizou-se, nesta pesquisa um questionário composto das seguintes medidas: Instrumento de avaliação da comunicação com o Pai e Mãe, proposto por Parra e Oliva (2002). Trata-se de um instrumento auto-aplicável, originalmente com 12 itens, para os quais, os adolescentes indicaram a frequência com que ocorre o diálogo entre eles (pais e filhos). Um outro instrumento também foi aplicado, igualmente desenvolvido por Parra e Oliva (2002) referindo-se à frequência da aparição de discussões negativas entre pais e filhos. Recorreu-se, também, a um conjunto de perguntas sobre as suas características pessoais com a finalidade de caracterizá-los. Neste estudo descritivo os dados foram analisados através do SPSS (versão 15). Conforme a avaliação dos filhos, as mães apresentam melhores indicadores de comunicação e participação que os pais. A mãe é a pessoa mais procurada. Os dados refletem uma estrutura familiar na qual a mãe aparece como a principal responsável pelo cuidado e mediação das relações familiares, enquanto o pai ocupa um lugar periférico. Os adolescentes também informaram que consideram a comunicação familiar como algo muito importante. Esses dados confirmam o que os autores apontam no estudo, ou seja, o diálogo e a negociação – caminhos propostos nesta dissertação para que os pais possam compartilhar responsabilidades na relação com seus filhos, no sentido de educá-los e orientá-los e pacificamente diminuírem os conflitos familiares.Item Os itinerários de Reintegração Social de adolescentes privados de liberdade em Teresina - Piauí, Brasil(2010) Dias, Valdirene Pinheiro; Sabino, Emmanuel Maria Carlos Borrego, orient.A dissertação “Reintegração Social de Adolescentes Privados de Liberdade em Teresina” tem como objetivo analisar como se materializam os itinerários de reintegração social de adolescentes privados de liberdade e inseridos no Centro Educacional Masculino (CEM), em Teresina, Estado do Piauí, tendo sido considerada para a análise dos dados a articulação entre as possibilidades e oportunidades oferecidas aos adolescentes e as suas reais necessidades, desejos e sonhos para uma reintegração segura ao meio social. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Teresina, junto aos adolescentes envolvidos com a prática de atos infracionais, sentenciados judicialmente e submetidos à Medida Socioeducativa de Internação, que segundo a Lei Brasileira n. 8.069 de 13 de Julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), as pessoas que compõem esse segmento da sociedade brasileira são consideradas sujeitos de Direitos e se encontram em situação peculiar de desenvolvimento pessoal e social. Os resultados apresentados revelam que o programa oficial de reintegração social de adolescentes do Piauí apresenta uma proposta de trabalho elaborada dentro do modelo determinado pelo ECA. Porém o desenvolvimento do trabalho de modo geral não ocorre de forma a garantir o que teoricamente apresenta, isto é, ações concretas que garantam o desenvolvimento psicossocial dos jovens, pois verificamos uma visível desarticulação entre necessidades e ofertas de oportunidades, bem como, a ausência de um grupo formado concretamente de educadores preparados para propor e executar ações que ofereçam meios para o adolescente moderar-se e viabilizar-se como pessoa e cidadão produtivo e assim poder construir seu projeto de vida e garantir seu retorno seguro ao meio social, familiar e comunitário.Item A mídia televisiva e a escola : um olhar sobre a influência de mensagens da TV na vida escolar de adolescentes de Santa Luzia-PB(2012) Medeiros, Sonia Martins de; Sousa, Óscar Conceição de, orient.A presente pesquisa tem como objetivo problematizar e refletir a influência da mídia televisiva no comportamento e na aprendizagem de adolescentes de duas escolas da Zona Urbana de Santa Luzia-PB. A amostra foi selecionada em um universo de oito turmas do 9º ano do ensino fundamental, em 2011. Através de inquéritos por questionários, o estudo apresenta as percepções de 59 estudantes na faixa etária entre 12 e 16 anos de idade e de suas professoras sobre como as informações veiculadas pela mídia televisiva são interpretadas pelos estudantes, quais os efeitos midiáticos no comportamento desses jovens e qual o nível de conscientização da escola frente à aprendizagem paralela proporcionada pela TV. Na análise da pesquisa recorremos a uma abordagem quanti-qualitativa, à análise de conteúdo, que utiliza a unidade de sentido como base de análise. Sob a ótica da interlocução comunicação/educação, o estudo reflete sobre a importância da utilização dos meios de comunicação na escola. Dados teóricos e empíricos comprovaram, assim, que, diante de seu papel significativo na sociedade, a educação atual deve provocar a emancipação do indivíduo tornando-o capaz de atuar como interlocutor crítico dos acontecimentos sociais, de modo a superar todo e qualquer tipo de alienação midiática.Item Práticas socioeducativas e o processo de ressocialização de adolescentes em conflito com a lei nas unidades do CENAM e USIP na cidade de Aracaju/SE(2018) Souza, Abigail Maria Santos de; Sousa, Óscar Conceição de, orient.Este trabalho teve como finalidade conhecer a maneira como são desenvolvidas as práticas pedagógicas e o trabalho voltado à ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei, no atual sistema de punição socioeducativo do CENAM e USIP, na cidade de Aracaju/SE, na perspectiva dos gestores institucionais, socioeducadores, pedagogos, agentes de segurança, assistentes sociais e psicólogos. No que se refere ao plano metodológico, a pesquisa seguiu o referencial de estudo de caso, que se caracteriza como descritivo. Optou-se por um paradigma qualitativo e, em complementaridade, por um paradigma quantitativo, de forma a alcançar, com coerência e fundamentação, os objetivos definidos. Fizeram parte da pesquisa 72 funcionários do Centro de Atendimento ao Menor e da Unidade Socioeducativa de Internação Provisória, o Diretor da Diretoria de Operações e o Diretor Presidente da Fundação Renascer. Para a coleta de dados junto aos participantes, elegeu-se o questionário que foi construído para ser aplicado aos funcionários e ainda a entrevista, realizada com os diretores. Procedeuse, de igual modo, à análise documental do Plano Individual de Atendimento, com o intuito de caracterizar o perfil do adolescente infrator. Os discursos dos participantes desta pesquisa retrataram deficiências em relação às estruturas de funcionamento das Unidades, bem como suas concepções a respeito das medidas socioeducativas visando à reinserção do adolescente na família e na sociedade. Os resultados do estudo indicaram a necessidade de melhoria nas instalações físicas das Unidades, a provisão de recursos humanos, pedagógicos e condições materiais, dentre outros, para o atendimento ao adolescente em conflito com a lei. Por fim, cabe assinalar que o trabalho desenvolvido nas Unidades de Medidas Socioeducativas integra uma realidade que a sociedade prefere desconsiderar e não conhecer, ainda que a situação desses adolescentes exija caminhos e perspectivas que o conduzam a uma transformação.Item O processo de ressocialização de adolescentes: uma análise da Casa de Atendimento Socioeducativo Juiz Melo Matos em Feira de Santana, Bahia(2016) Lustosa, Ibraim Vieira; Sousa, Óscar Conceição de, orient.O processo de ressocialização, especialmente, para os adolescentes que cometeram atos infracionais é o tema norteador dessa dissertação, e se busca inicialmente compreender o que é, e como ocorre a ressocialização; observando-se as diretrizes legais e aspectos práticos para a efetivação do processo. O objetivo principal é analisar em que consiste o processo de ressocialização, a sua importância, especialmente para os adolescentes infratores; fazendo, inicialmente, uma caracterização das Instituições onde se realiza o processo; destacando-se as possibilidades e as dificuldades para a realização do projeto, baseado no desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem que favoreça a retomada do convívio social. Para um estudo mais detalhado, foi escolhida a Comunidade de Atendimento Socioeducativo (CASE) Juiz de Melo Matos de Feira de Santana, Bahia; primeiramente, realizando uma contextualização do processo de formação do Município de Feira de Santana; evidenciando como o mesmo interfere nas condições desiguais da sociedade, ampliando-se as possibilidades de índices de violência urbana, para então, compreender como ocorre o processo de ressocialização no local. Posteriormente, discutimos sobre as comunidades de modo geral, com ênfase nas características e condições da CASE Juiz de Melo Matos de Feira de Santana, explicando como ocorre o processo de ressocialização na unidade. Finalmente teceram-se as análises finais a partir da reflexão desenvolvida no decorrer de toda a pesquisa, considerando-se os aspectos gerais sobre o processo de ressocialização, como sua efetivação na referida Unidade Institucional.Item Relação da violência doméstica com o aproveitamento escolar : percepções entre crianças e adolescentes, de uma escola municipal na cidade de Campina Grande - Paraíba(2017) Castro, Juliana Valeska Brito de; Richardson, Roberto Jarry, orient.Ao longo de toda a história, percebemos que as crianças e adolescentes foram sendo alvo da prática de disciplina rígida. Esta forma de educar com a presença de violência, na relação entre pais e filhos, ainda hoje é muito utilizada, o que nos faz acreditar que as correntes do patriarcalismo se arraigaram consolidando uma cultura semelhante à pedagogia correcional do passado, alterando apenas, os tipos de violência. Esta série de conflitos existentes, nesta difícil relação familiar, formaliza um ciclo continuo e vicioso, com o intuito de camuflar a problemática e coibi-la. Neste sentido interessa investigar e avaliar se existe relação de violência doméstica com o aproveitamento escolar. Foram aplicados cartões e questionários do instrumento CTSPC, as crianças e adolescentes, com 22 itens que permitem classificar e medir o uso de quatro práticas disciplinares, utilizadas pelos pais, numa Escola Municipal, na cidade de Campina Grande-PB. Os casos detectados pelo instrumento (CTSPC), versão portuguesa, revelam taxas elevadas de prevalência o que significa que alguns pais continuam a entender e praticar a disciplina com atos violentos, que se traduzem em ameaça psicológica; punição corporal; maus tratos físicos; maus tratos graves. Este estudo evidencia que tais práticas de criminalidade ocasionam prejuízos no aproveitamento escolar (aspectos cognitivos e sócios educativos), impedindo uma assimilação eficaz e um desenvolvimento sadio do aluno. Por último, e apesar do esforço e dos meios utilizados pela escola, as dificuldades de detecção, prevenção e intervenção ainda continuam, pois as mentalidades e os costumes impedem, ou dificultam, o trabalho desenvolvido por parte dos profissionais da educação.Item Sexualidade e género: o (re)velado no cotidiano da escola(2015) Silva, Marinalva de Oliveira Gomes da; Souza, Maria Rodrigues de, orient.Este estudo trata da sexualidade e gênero no contexto de uma escola pública localizada no município de Nova Cruz/RN. A questão central da pesquisa é investigar qual a concepção dos adolescentes acerca da sexualidade e tem como objetivo compreender como a sexualidade e as relações de gênero são manifestadas por alunos e alunas no contexto escolar. A visão epistemológica ancora-se em Michel Foucault com a História da Sexualidade, bem como Giddens e Heilborn com as contribuições dos seus estudos sobre sexualidade e gênero. A pesquisa foi realizada junto ao corpo discente, tendo como instrumento de investigação a aplicação de um questionário semiestruturado, que viabilizou a coleta de dados e a análise da pesquisa. Portanto, entende-se que informações do ponto de vista científico são fundamentais para a ampliação de conceitos e desmistificação de tabus e crendices, no que se refere a gênero, consciência corporal, elevação da autoestima, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez não planejada e violência sexual. Por fim, concluo que as concepções reveladas pelos sujeitos da pesquisa são pautadas em dúvidas e questionamentos acerca da sexualidade o que nos possibilita perceber a necessidade de institucionalização da Educação Sexual na escola.