Revista Lusófona de Educação n.º 05 (2005)
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Item Compreender, agir, mudar, incluir : da investigação-acção à educação inclusiva,(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Sanches, Isabel Rodrigues; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo pretende fazer uma pequena reflexão sobre um paradigma de investigação, considerado por alguns “menos nobre”, e a sua oportuna e necessária aplicação no processo de construção de uma educação inclusiva. Parte-se de uma breve fundamentação teórica sobre a investigação-acção como estratégia de actuação que pode desencadear profissionais mais reflexivos, mais intervenientes nos contextos em que se inserem e desencadeadores de práticas pertinentes, oportunas e adaptadas às situações com as quais trabalham, para chegar à explicitação de um modelo de actuação que usa a investigação-acção em práticas de educação inclusiva.Item Conhecimento especializado, apoios externos e reforma educativa na época do neoliberalismo : um enfoque no Banco Mundial e na questão das responsabilidades morais na reforma educacional no Terceiro Mundo(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Torres, Carlos Alberto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste ensaio discute as implicações do conhecimento especializado nas reformas educacionais de países do Terceiro Mundo. Centrando-se nas orientações adoptadas pelo Banco Mundial, que submete a uma impiedosa análise crítica, o autor debruça-se sobre as possibilidades de construir um outro quadro de cooperação e de assistência técnica que não se sujeite às regras do positivismo ideológico e da racionalidade instrumental, hegemónicas nas organizações internacionais de natureza intergovernamental.Item Contributos para o debate teórico sobre o desenvolvimento local : um ensaio baseado em experiências investigativas(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Fragoso, António; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNeste artigo temos a intenção principal de apresentar uma discussão acerca de oito pontos distintos sobre o desenvolvimento local. Estes pontos não abordam aquelas que são as características básicas do desenvolvimento local, ou outros que poderíamos considerar numa discussão substantiva do campo. A intenção é basear-nos na nossa experiência de investigação e realçar as questões que achamos mais importantes, desenvolver uma argumentação sobre algumas linhas de orientação exploratórias e, ainda, apontar algumas direcções para futuras linhas de investigação.Item As crianças de rua em Angola : um estudo das necessidades e dos potenciais para a introdução do ensino básico informal de Zoran Roca(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Kandingi, Adelina de; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Declaração de Fortaleza : Declaração dos Ministros Responsáveis pelo Ensino Superior da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Emancipação, ruptura e inovação : o "focus group" como instrumento de investigação(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Galego, Carla; Gomes, Alberto Albuquerque; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Entre a continuidade e a inovação : o ensino superior de Enfermagem e as práticas pedagógicas dos professores de Enfermagem(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Marques, Maria de Fátima Mendes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEste artigo tem como objectivo identifi car e caracterizar que mudanças a integração do ensino de enfermagem no ensino superior politécnico desencadeou nas práticas pedagógicas dos docentes de enfermagem. As fi nalidades do ensino superior de estimular o desenvolvimento do espírito científi co, do pensamento refl exivo e da criação cultural, consequentemente relacionado com uma aprendizagem emancipatória, emergiu como um dos objectivo a alcançar na reforma curricular de enfermagem. Nesse âmbito, preconizou-se o estudante como um dos actores na formação e que esta atendesse às suas necessidades de aprendizagem. E o professor, como elemento coadjuvante da formação, tendo sempre em conta a globalidade da pessoa do estudante e a sua relação com o mundo. Para poder compreender o efeito que a integração do ensino de enfermagem no sistema educativo nacional, ao nível do ensino superior politécnico, provocou nas práticas pedagógicas dos professores de enfermagem, analisou-se a forma como estes vivenciaram a reforma educativa e a interligação entre as suas concepções do perfi l do enfermeiro bacharel e as estratégias desenvolvidas na formação dos mesmos. Os resultados do estudo evidenciaram um discurso dicotómico polarizado à volta de duas ideias essenciais: o papel do estudante e a concepção de enfermagem subjacente à formação. Uma das posições defendia a inovação, com o estudante como actor da sua formação e com uma concepção de enfermagem centrada na pessoa; enquanto outra, defendia a continuidade no papel passivo do estudante e na concepção de enfermagem centrada na doença. Esta bipolaridade de pareceres sugere algumas situações dilemáticas que emergem na prática pedagógica dos docentes como uma escolha difícil entre o que querem e o que fazem.Item Espaço Lusófono de Ensino Superior (ELES) : ir além da "Declaração de Luanda" e da "Declaração de Fortaleza"?(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Neves, Fernando dos Santos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem (In)disciplina na aula : uma revisão bibliográfica de autores portugueses(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Pereira, Amélia Neves; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNos últimos anos, a problemática da indisciplina tem representado uma preocupação cada vez mais generalizada no quadro dos diferentes sistemas educativos.Item Os missionários da Educação e o Instituto Ponte Nova da Bahia(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Nascimento, Ester Fraga Villas-Boas Carvalho do; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoDurante cem anos – 1871 a 1971 – os missionários da Missão Central do Brasil, vinculados à Igreja Presbiteriana do Norte dos Estados Unidos (PCUSA), partindo da Bahia, organizaram igrejas, escolas e hospitais em sua área de jurisdição – Sergipe, Mato Grosso, Goiás e norte de Minas Gerais. Verifi cando a realidade do hinterland brasileiro, William Alfred Waddell propôs um novo tipo de instituição educacional, distinta do modelo do Mackenzie College, de São Paulo: uma escola secundária rural, que ofereceria os cursos normal, preparatório de pastores, auxiliar de enfermagem e técnico agrícola. O IPN, como fi cou conhecido o Instituto Ponte Nova, foi fundado pela Missão em 1906, a qual organizou e subsidiou até 1971, além da escola, uma igreja e uma escola de auxiliar de enfermagem, a primeira escola do gênero na Bahia, ao lado do Grace Memorial Hospital. O sucesso daquele complexo institucional, integrando religião, educação e saúde, levou a Missão a organizar um projeto denominado “Escolas Ponte Nova”. Em 1926, a Missão já tinha aberto no território de sua jurisdição, sete escolas naquele modelo proposto e quatro hospitais.Item Motivação e formação de professores de Saul Neves Jesus(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Lopes, Custódia Nunes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem A narratividade educativa na 1ª fase da governação de Oliveira Salazar : a voz das mulheres na Assembleia Nacional portuguesa (1935-1945)(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Adão, Áurea; Remédios, Maria José Lago dos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoCom a ascensão de Oliveira Salazar ao governo, no seguimento do golpe militar de 1926 que pôs fi m ao período de vida republicana democrática instaurada em 1910, começa a desenhar-se um processo conducente à instauração de um regime autoritário. A Constituição aprovada em 1933 define o novo regime que ficou conhecido por Estado Novo, sustentado ideologicamente por um pensamento antiliberal, de cariz católico, e que vai manter Portugal, em larga medida, alheio às profundas transformações com que se deparam as sociedades europeias. Não obstante, é este regime político que vai conceder às mulheres portuguesas não só o direito de voto, nunca alcançado durante a 1.ª República, apesar das reivindicações feministas, como lhes vai dar assento na Assembleia Nacional. A política educativa de Oliveira Salazar, entre 1935 e 1947, corresponde à formação e consolidação duma escola nacionalista, tendo por fi m preparar os novos homens e as novas mulheres que irão servir a sociedade portuguesa, sustentada em três pilares – Deus, Pátria e Família. Com esta comunicação pretende-se divulgar o trabalho desenvolvido no âmbito do projecto Mulheres, educação, poder(es), cujo objectivo principal é trabalhar fontes primárias, como contributo para a escrita da História da Educação das Mulheres no Portugal contemporâneo. Tendo em atenção as intervenções das mulheres deputadas durante três legislaturas (1935-1945), propomonos enquadrar a participação feminina no espaço político, estudando os seus discursos, em função da categoria de género.Item Pedagogia do oprimido de Paulo Freire(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Cabral, Arlinda; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem Profissionais da educação e sua forma de atuação na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Gonçalves, Rosana Peixoto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoProfissionais da educação de vários setores da sociedade vêm discutindo a concepção de educação, a função da escola, a relação entre conhecimento escolar e a vida social e cultural e o trabalho profi ssional do professor. Ao mesmo tempo em que propõem uma nova educação escolar, um novo papel para o professor, preconizam, a partir de novas práticas pedagógicas inovadoras, a atuação diferenciada da categoria às novas demandas sociais.Item Reconfigurações do Estado e da Educação : novas Instituições e Processos Educativos(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Antunes, Fátima; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoNo terreno da educação (e das políticas sociais em geral) algumas mudanças das últimas décadas traduzem-se quer por uma redefinição dos serviços educativos (e de bem-estar) e do papel do Estado na sua governação, quer pela emergência de novas configurações da participação da educação na regulação social. Um estudo de caso, incidente sobre o subsistema de Escolas Profi ssionais criado em 1989 em Portugal, permite sinalizar algumas daquelas alterações recentes e propor interpretações acerca do seu significado. A análise do lançamento daquela modalidade de escolarização de nível secundário, de algumas das suas evoluções e de orientações e práticas desenvolvidas em duas Escolas Profissionais sugere que aquela inovação testemunha o ensaio de novas instituições e processos educativos envolvidos com a gestação de um outro modo de regulação – distinto daquele que foi definido como fordista e em que teve lugar o desenvolvimento do(s) modelo(s) de Estado de Bem-estar.