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Item 1. Introdução(2017) Freitas, Rui LomelinoO Esoterismo Ocidental constituiu-se durante as últimas décadas um indiscutível campo de conhecimento académico, fundamental para a compreensão da História das Ideias. Pode ser definido como um "padrão de pensamento" com as suas raízes na filosofia helénica, em particular o Gnosticismo, Hermetismo e Neoplatonismo.Item 11. Rosacruz, Teosofia Cristã e Ciências Arcanas(2017) Mateus, Gabriel; Freitas, Rui Lomelino; de Mendonça Jr, Francisco; Bubello, Juan Pablo; Carreira, Fernando; Vieira, Otávio Santana; Lindemann, Ricardo; Macias, Enrique SantosA Theosophia cristã, que emerge no Renascimento, em contraposição ao dogmatismo teológico, procurou unir a via religiosa com a via científica, assumindo-se como Religião do Pensamento, da que falaria Giordano Bruno ao descrever o hermetismo. Foi neste contexto que se desenvolveu a astrologia, a alquimia, as ciências médicas, a magia e o estudo da natureza, profundamente influenciados pelo trabalho de Paracelso. Neste movimento a arte encontrou novos cânones de beleza, adquirindo uma dimensão simbólica, menos formal e utilitária, mas muito mais profunda. A religião tornava-se mística, individual, buscando o contacto directo e sem intermediários com o divino arquitecto. O pensamento filosófico era incitado ao questionamento e o método experimental era aplicado de forma racional. Desta miscelânea nasceram impulsos e movimentos que determinariam profundamente a História moderna e contemporânea. São conhecidos autores deste movimento, entre muitos outros, nomes como: Valentin Weigel, Heinrich Khunrath, Johann Arndt e Jacob Bohme.Item 12. New Age e o Esoterismo Ocidental(2017) Honrado, Alexandre; Casademont, Eudald Espulga; Cordovil, Daniela; Vital, MarianaA New Age é uma corrente variegada do esoterismo contemporâneo que se espalhou supõe-se que a partir da Califórnia, nos Estados Unidos, mas tem raízes em diversas correntes. É comum entre vários investigadores a indicação de Alice Bailey como ‘inventora’ da denominação New Age e Marilyn Ferguson e Fritjof Capra são tipicamente considerados os expoentes máximos desse movimento. O termo New Age é muitas vezes associado a Era de Aquário. O holismo ocupa um lugar central na filosofia da New Age. Nessa visão tudo está interligado. É objectivo deste painel temático compreender melhor o fenómeno na sua manifestação actual e nas influências advindas da tradição esotérica ocidental.Item 2. Arte e Esoterismo Ocidental(2016) Lousa, Teresa; Ribeiro, Luís Campos; Soares, Manuela; Marivoet, Salomé; Garcia, Jorge Tomás; Rita, Dora Iva; Garcia, Inês Henriques; Peneda, João; Ventosa, Roger Ferrer; Rodrigo, Júlio Mendes; Marjorie E., Warlick; Váraljai, Anna; da Rocha, Isabel; Nunes, Mariana Bernardo; Ribeiro-Pereira, Miguel; Oliveira, ArilsonA arte constitui, tal como muitas outras áreas do saber, um veículo de expressão e de comunicação de conhecimentos interiores, sendo considerada pela Gnosis uma das quatro colunas do conhecimento, em conjunto com a Ciência, a Filosofia e a Religião. Podemos encontrar, da Antiguidade à Contemporaneidade, em templos, pinturas, esculturas, na música e também na literatura e poesia, muitos testemunhos de como os artistas plasmaram, numa linguagem metafórica, intuições de uma ciência tendencialmente dialética. Mais do que uma via mística, a arte constitui também uma das principais manifestações culturais de um saber que, por não ser mainstream e por ter sido cunhado pejorativamente durante séculos, não pode ter uma divulgação pacífica ou ostensiva. Por isso, o esoterismo ocidental encontrou inegavelmente na arte, pelo seu caráter imagético e metafórico e não textual ou literal, um território de difusão e promoção extremamente fértil. Assim, neste Simpósio Temático gostaríamos de receber propostas que explorem a relação da arte com o esoterismo ocidental numa dupla vertente: como revelação e como divulgação de um saber hermético.Item 3. Hermetismo, Pitagorismo e Platonismo como forças motrizes do Renascimento e da Ciência Moderna(2017) Anacleto, José Manuel; Marques, José Manuel; Gonçalves, Nuno Ferreira; Ferré, Pere SanchesO Hermetismo, o Pitagorismo e o Platonismo – parentes próximos e, em muitos casos, indestrinçáveis – ressurgiram em força na Europa na primeira metade do século XV e constituíram forças iniciadoras ou deveras influentes do Renascimento e (por estranho que a muitos possa parecer) do nascimento da Ciência Moderna. Os concílios de Florença e de Ferrara, a Academia Florentina, figuras como Plethon, Marsílio Ficino, Picco della Mirandola, Giordano Bruno, Nicolau de Cusa, Copérnico, Kepler, Galileu, Newton, Roger Bacon e Francis Bacon, Thomas Morus e Thomas Campanella, entre outros, sem esquecer os manifestos Rosacruzes, representam sinais manifestos e até evidentes disso mesmo.Item 6. Estética, simbólica e esoterismo(2017) Cavalcante, Francisco de Assis; Amorim, José Carlos de Abreu; Moraes, Suelma; Mendia, Fabio; Jimenez, Rócio Sola; Segundo, João; Ferré, Pere SanchesAs manifestações simbólicas e imagéticas que têm um amplo uso no ocidente e ao mesmo tempo foram rejeitadas, utilizam-se de uma larga morfologia, símbolos, sintemas, signos, ícones, emblemas, os mesmos fornecem significação para a construção da realidade que o homem apreende a partir do século XV. Haja vista, que há uma ampla divulgação de tratados alquímicos, cabalistas, herméticos, movimento este que alcança no século XVIII uma barreira impávida do racionalismo. Desta maneira, temos aqui uma ampla e difusa produção imagética, cuja a permanência de indicadores estéticos nos permite evocar uma estetização nestes trabalhos, a partir das imagens evocadas e ilustradas que nos remetem à conceitos abstratos e alegóricos dos textos, cuja a análise dos mesmos, nos permite inseri-los no âmbito da arte. O presente simpósio visa receber trabalhos que voltem-se para os aspectos estéticos (este termo entendido de forma ampla), presentes nos múltiplos trabalhos alquímicos, herméticos, cabalistas, rosacruzes e outros do gênero, que possuam um diálogo com o esoterismo ocidental. Afim de, que possamos perceber as contribuições epistemológicas para o campo do esoterismo na estetização.Item 7. Teosofia Antiga e Moderna(2017) Lindemann, Ricardo; Anacleto, José Manuel; Marchesini, Otávio; Baptista, Erlinda Martins; Almirall, JuanO Simpósio/Painel Temático sobre Teosofia Antiga e Moderna tem por objetivo apresentar pesquisa opcional em três subdivisões de área temática: (i) A Teosofia Antiga ocidental, conforme sua origem grega possivelmente remota em Pitágoras e Platão, ou mais recente no Neoplatonismo Alexandrino (Século III dC, significando literalmente “Sabedoria Divina”) a partir de Amônio Sacas, Plotino, Jâmbico, Proclo, Orígenes de Alexandria, entre outros, e suas possíveis correlações orientais, principalmente no Hinduísmo, Vedanta, Yoga e Budismo; (ii) A Teosofia Moderna, principalmente a partir de Blavatsky e da fundação em 17/nov./1875 da Sociedade de Teosófica (e suas derivações: Maçonaria Mista Internacional, Igreja Católica Liberal, etc.) encorajando o estudo comparativo de Religião, Filosofia e Ciência, investigando principalmente A Doutrina Secreta e suas proposições fundamentais, as Cartas dos Mahatmas, em temas como a relação entre o Absoluto, o Logos ou Deus, as Leis de Periodicidade, Reencarnação, Karma, Evolução e o Plano Divino; autores como Besant, Leadbeater, Jinarajadasa, Sri Ram, Taimni, Krishnamurti, entre outros, e em obras traduzidas por Fernando Pessoa como Ideais da Teosofia, A Voz do Silêncio, Introdução ao Yoga, etc. ; (iii) As correlações ou correspondências entre A Teosofia Antiga e a Moderna e sua possível unidade.Item À procura da identidade de Heinz : um modelo de compreensão da motivação moral(2011) Ferreira, António Jorge Saraiva; Aguiar, Maria Stela, orient.As teorias psicológicas da moralidade dividem-se na conceptualização da motivação moral, o tema desta dissertação. Os modelos construtivistas, apoiados na epistemologia genética, privilegiam a cognição como factor determinante mas, as teorias que enfatizam o funcionamento individual admitem que as emoções e a identidade interferem na tendência de cada pessoa agir moralmente. Particularmente apoiados na segunda perspectiva, testámos um modelo preditor da motivação moral com três variáveis, identidade, identidade moral e integridade, todas avaliadas por medidas psicométricas, em duas amostras. A primeira era composta por 320 estudantes do 12º ano de uma escola do concelho de Lisboa, com idades compreendidas entre 18 e 20 anos (M=18,22; Dp=0,49), 108 masculinos e 194 femininos e a segunda era composta por 174 sujeitos, estudantes finalistas de cursos profissionais de uma escola do concelho de Lisboa frequentada por alunos provenientes de ambientes sociais caracterizados pelo stresse sócio-económico e familiar, e até, em bastantes casos, que já tinham participado em actos ilegais relacionados com furto, vandalismo, tráfico de drogas, e agressões, com idades compreendidas entre 18 e 22 anos (M=18,98; Dp=1,075), 104 masculinos e 70 femininos. A primeira amostra foi considerada normativa e a segunda de risco psicossocial. Para avaliar a motivação moral foi construída uma medida que incluiu dois aspectos: a consciência moral, relativa à avaliação objectiva e subjectiva que os indivíduos fazem das situações morais que através de processos de análise de conteúdo foi distinguida em três categorias exclusivas: não transgressão, transgressão relativizada e transgressão; e a autoatribuição de emoções que indica a probabilidade objectiva dos indivíduos cometerem acções morais. Foi verificada a existência de diferenças individuais em ambas as medidas da motivação moral e, também, a existência de diferenças na atribuição de emoções em função da consciência moral: os sujeitos da categoria transgressão apresentaram atribuições mais negativas do que os sujeitos de transgressão relativizada e estes, por sua vez, apresentaram atribuições mais negativas que os sujeitos da categoria não transgressão. Estes resultados confirmam o papel da identidade na motivação moral. A análise da predição confirmou que a integridade, a identidade e a identidade moral, em ordem decrescente de capacidade explicativa, constituem factores preditores tanto da consciência moral como da auto-atribuição de emoções.Item À raiz do problema do pensamento reflexivo : a aprendizagem experiencial colaborativa de KOLB em estudantes de marketing(2022) Bogas, Paulo Sérgio Ribeiro de Araújo; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.As intervenções pedagógicas experienciais oferecem a possibilidade de desenvolverem abordagens à aprendizagem profundas através de oportunidades de experimentação, embora grupos de estudantes sejam menos permeáveis a este tipo de abordagem. Estas intervenções carecem de caraterísticas importantes a serem valorizadas por educadores de marketing. Deste modo, o objetivo do estudo pretendeu identificar os fatores que ajudam a compreender a razão pela qual alguns educandos, após uma intervenção pedagógica, no âmbito de uma unidade curricular específica, desenvolvem uma abordagem à aprendizagem profunda e outros superficial, bem como, identificar as estratégias que melhor se adequam a cada perfil de estudante. Para tal, recorreu-se a uma intervenção pedagógica de natureza quasi-experimental, com metodologia mista. Como resultados principais aponta-se para que, perante um mesmo contexto, a resposta dos estudantes em termos de abordagens à aprendizagem pode ser descrita como: estudantes que reforçam a abordagem profunda inicial, estudantes que mantém o nível de abordagem profunda inicial e outros que mudam de uma ênfase na abordagem profunda para uma mais próxima de superficial. O resultado da investigação sugere a inclusão de atividades pedagógicas e uma didática integradora de diferentes motivações e estratégias iniciais, conducentes a uma possível adoção de abordagens profundas, uma vez que revelou diferenças estatísticas significativas na diferença nos scores da abordagem profunda/superficial e o nível experiencial percecionado e a diferença no score da abordagem profunda/superficial. Ao se ter identificado três perfis de estudantes com graus diferentes de permeabilização a uma intervenção pedagógica, sugere-se, assim, estratégias de intervenção distintas e concomitantes que permitam integrar as motivações e estratégias respetivas dos três grupos conducentes, possivelmente, à adoção de abordagens descritas como profundas, em detrimento das superficiais. A relevância/originalidade desta investigação resulta da metodologia mista a qual contribui com sugestões de atividades pedagógicas, a viva-voz, que permitem uma maior integração de estudantes com perfis distintos.Item O abandono da agricultura no concelho do Montijo(2014) Santana, Isidoro da Silva; Figueira, Eduardo Álvaro do Carmo, orient.O concelho de Montijo situa-se na margem sul da Área Metropolitana de Lisboa, com uma área de 348,1 km2, sendo cerca de 80% deste território agrícola e florestal. O trabalho desenvolvido, procura identificar e compreender o porquê do abandono da atividade agrícola em algumas das explorações do concelho. Para uma melhor compreensão do abandono dos sistemas produtivos das explorações agrícolas, é feita uma resenha histórica da agricultura, consequências da nossa participação na EU, onde existem um conjunto de normas impostas através da PAC até ao programa plurianual 2014-2020. Para o desenvolvimento do trabalho, é feito o enquadramento geográfico do território, uma pequena resenha histórica, uma análise demográfica do concelho e uma identificação do processo de povoamento das zonas rurais. Foram realizadas 28 entrevistas a um conjunto de indivíduos e de entidades representativas de todas as freguesias do concelho de Montijo, onde na análise dos dados se verificaram um conjunto de causas que estão a originar o abandono da agricultura em algumas explorações. A inviabilidade económica devido à pequena dimensão, a dificuldade de escoamento dos produtos, o envelhecimento de grande parte dos agricultores, a evolução dos circuitos de comercialização, a certificação dos produtos e a modernização das explorações, são problemas para as pequenas explorações. A alteração da dimensão das explorações, mais jovens na agricultura e o optar pela produção de novos produtos, podem ajudar ao desenvolvimento rural, aumentando o rendimento dos agricultores. A importância da organização dos agricultores, em associações, criando assim, a escala necessária para dar resposta às novas exigências do mercado, aproveitando os fundos comunitários disponíveis.Item Abandono escolar em Moçambique : políticas educativas, cultura local e práticas escolares(2016) Mucopela, Virgílio Mairosse; Sousa, Óscar Conceição de, orient.O presente estudo tem como objetivo entender o fenómeno do abandono escolar na sociedade makua no distrito de Malema - Moçambique, em locais não urbanizados e com cultura local marcante. O estudo é de âmbito provincial, com destaque para o caso do distrito de Malema, teve uma perspectiva de pesquisa qualitativa e interpretativa, embora tenha incorporado alguma análise quantitativa a partir das estatísticas oficiais do sector de educação e dos dados do questionário aplicado aos alunos. A questão de partida foi formulada nos seguintes termos: Quais as causas do Abandono Escolar dos alunos e das alunas do EP2 no distrito de Malema - província de Nampula? O estudo inquiriu um total de 143 sujeitos, entre os entrevistados e os que reponderam o questionário, sendo de diferentes categorias socioprofissionais. Figuram entre os sujeitos - diretores e funcionários de educação de níveis provincial, distrital e escolar; professores, pais e encarregados de educação, líderes comunitários e alunos do EP2 das escolas abrangidas pelo território palco do estudo. Do ponto de vista teórico-conceitual, o abandono escolar no Ensino Primário foi analisado com fundamento nas teorias Socioinstitucional, do Handicap sociocultural e dos Dotes individuais entendido por nós como adequadas para a compreensão do fenómeno em estudo. Em geral, as principais conclusões do estudo consideram que a falta de escolas do EPC em muitas localidades do distrito de Malema é a causa principal da não conclusão do ensino obrigatório nas zonas rurais, mencionada pelos pais encarregados de educação e líderes comunitários entrevistados. No que diz respeito às práticas escolares, concluiu-se que o método do ensino centrado no aluno é praticado de forma deficiente. No capítulo da cultura local da sociedade macua, concluiu-se que a questão do abandono escolar nas zonas rurais do distrito de Malema não tem nada a ver com o sistema matrilinear dessa sociedade. O fenómeno dos casamentos prematuros apresenta-se inscrito na sociedade moçambicana de forma profunda e deveras generalizada, cuja mitigação e eliminação exige do Estado uma intervenção forte e generalizada, tendo em consideração os fatores que propiciam a sua efetivação.Item Uma abordagem ao património baleeiro como inspiração para práticas criativas em Educação Visual(2022) Moniz, Carina Adriana da Silva; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Este trabalho de pesquisa, desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, na disciplina de Educação Visual de uma turma de 9º ano, relaciona-se com o património cultural imaterial, mais especificamente o património baleeiro dos Açores e a arte do scrimshaw. A baleação determinou um período marcante na vida de muitas famílias nas ilhas açorianas, principalmente no Faial e no Pico. Embora atualmente extinta, os museus mantêm vivas essas memórias que moldam a identidade do povo açoriano. Esta temática foi escolhida com o intuito de preencher lacunas observadas em sala de aula, no que se referia ao conhecimento dos alunos do seu património cultural regional, tentando despertar a sua curiosidade, contribuir para o reforço da sua identidade, ao mesmo tempo que se estimulava a criatividade através de atividades propostas no âmbito das artes visuais e do currículo em vigor. Para além da contribuição para o conhecimento da riqueza e importância do património local e sua preservação, pretendeu-se igualmente reforçar as ligações à comunidade mobilizando o poder educativo e relacional que as artes podem proporcionar. Através da metodologia de investigação-ação utilizada, foi possível realizar uma constante procura, observação e reflexão das atividades propostas e dos resultados obtidos pelos alunos. Reforçamos neste trabalho a capacidade das artes visuais de incorporar e tratar temas de interesse social e cultural e proporcionar a interdisciplinaridade. Constatou-se que quando os alunos se aproximam e conhecem as diferentes realidades patrimoniais locais através de projetos artísticos, ganham espírito de pertença, maior cuidado e vontade de preservar algo que é deles.Item Abordagem dos livros didáticos de língua inglesa sob a ótica da interculturalidade(2015) Feliciano, Mariana Carolina Ferreira; Duarte, José Bernardino, orient.Esta pesquisa tem como finalidade analisar os aspetos interculturais em uma coleção de livros didáticos de Língua Inglesa, desenvolvida para acatar os critérios do PNLD. Para isso, utilizamos o conceito de interculturalidade (Fleuri, 2005) e a noção de educação intercultural proposta por Candau (2008). Este trabalho insere-se em um cenário em que a Língua Inglesa apresenta um número cada vez maior de falantes, nas mais diferentes partes do mundo, o que nos faz pensar sobre o impacto dessa língua na produção e na qualidade desses materiais didáticos. Amparamo-nos em uma metodologia qualitativa, utilizamos a Análise do discurso (Orlandi, 2009), abarcando duas etapas. A primeira refere-se à análise das entrevistas proferidas pelos professores e a segunda consiste na análise da coleção em foco com o objetivo de perceber o tratamento dados aos aspetos interculturais. Em meio, a essas discussões, o nosso estudo aponta: a coleção apresenta referências culturais, mas que se apresentam de forma incipiente em alguns aspetos interculturais. Dessa maneira, se faz necessário que o docente planeje e adeque as próprias metodologias de acordo com a realidade do educando, tornando a utilização do livro didático um processo contínuo de reflexão e (re)construção do conhecimento.Item A ação do orientador educacional para a evolução da educação: análise das dificuldades, avanços e desafios em seis escolas do município de Sobral/CE(2013) Fonseca, Maria Valdênia de Morais; Sabino, Emmanuel Maria Carlos Borrego, orient.A pesquisa empírica pautada nesse trabalho apresenta resultado de uma investigação realizada em seis escolas da rede pública mantidas pelo Governo do Estado do Ceará, localizadas no município de Sobral/CE. Com o objetivo de contribuir para a reflexão acerca da atuação do Orientador Educacional numa perspectiva inclusiva, perpassando por mudanças conceituais, políticas e culturais específicas de cada escola ora investigada. Insere-se nesse contexto o fazer profissional dos sujeitos que promovem a educação. Considerando a inserção dos alunos no espaço escolar, norteando as práticas do Orientador Educacional, identificando, sobretudo, fundamentações como sendo importantes articuladoras entre a teoria e a prática vivenciada no cotidiano da escola. A contribuição da Orientação Educacional na estruturação do Projeto Político Pedagógico voltado para as especificidades da escola remete eficazmente a questões de cunho pedagógico, ético e político. Por oportuno, destacamos a importância da Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de N° 9394/1996, contextualizadas nas ações propostas pela escola bem como os contributos dos governos Federal, Estadual e Municipal, consolidando a atuação do Orientador Educacional como promotor das relações interpessoais, evidenciando como cerne do embate o crescimento educacional. A pesquisa bibliográfica contextualizada à luz dos referenciais de teóricos como: Rangel (1999), Grinspun (2006), Teixeira (2000), Mantoan (1997), Villon (1994), Lück (1996), Nóvoa, Ledesma (2008), Góes (1997), Garcia (1999), Moore (1998) dentre outros. A técnica do questionário foi usada nessa pesquisa como forma de medição das variáveis que envolvem a ação e atuação do Orientador Educacional na escola.Item Ação inspetiva na educação : inovação ou continuidade? Diferentes perspetivas(2018) Borges, Maria Leonor da Silva; Duarte, José Bernardino, orient.Na investigação que denominámos Ação Inspetiva na Educação: Inovação ou Continuidade? Diferentes perspetivas, pretende-se desenvolver uma pesquisa qualitativa. O objetivo primeiro foi procurar apreender o ponto de vista de observadores privilegiados sobre a temática. O estudo está alicerçado num enquadramento teórico oriundo de diversos autores em confronto com informação divulgada pela própria Inspeção Geral da Educação e Ciência. A metodologia traduziu-se num guião de perguntas, explorado através de entrevistas áudio, gravadas com os observadores já mencionados. Após análise cuidada foi feita uma reflexão sobre as funções atribuíveis aos inspetores da Inspeção Geral de Educação e se a ação inspetiva poderia trazer melhoria e inovação do sistema educativo. A pesquisa revela que a IGEC aposta num modelo imbuído de um discurso colaborativo mas, com base nos testemunhos dos observadores, parece não haver uma mudança real de fundo de forma a melhorar as práticas pedagógicas existentes. Assim, afirma-se a necessidade no futuro de uma intensificação da sua ação ao nível do acompanhamento podendo essa mudança contribuir para a melhoria e inovação do sistema educativo nacional.Item Ação política e a perspetiva social : Freguesia de São Domingos de Benfica : Relatório Profissional(2012) Silva, Rodrigo Nuno Elias Gonçalves da; Brandão, Augusto Pereira, orient.O presente relatório caracteriza a ação política e a perspetiva social da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, categorizando-o em cinco eixos de intervenção, analisando a sua eficácia e abrangência no período entre 2005 e 2011. No primeiro eixo, focado na ação na infância e juventude, inclui-se o Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais, o Gabinete de Apoio à Criança e ao Jovem, os Encontros para Pais, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, as Atividades de OTL do Espaço Jovem e os Programas de Férias. Das respostas para os adultos, no segundo eixo, fazem parte dois gabinetes de apoio aos munícipes1 com perturbações de comportamento aditivo e vítimas de violência doméstica, incluindo-se ações de prevenção e sensibilização. Para a população idosa temos o terceiro eixo e salienta-se o Programa de Envelhecimento Ativo e Saudável, as Atividades de OTL, nomeadamente o Programa de Férias para a população Sénior e as visitas e passeios histórico-culturais. A família e a qualidade das relações familiares são um aspeto de grande importância, por isso temos o quarto eixo que tem o acompanhamento psicossocial, apoio a famílias carenciadas e o projeto de apoio às famílias junto de bairros isolados da freguesia. Finalmente, o quinto e último eixo refere-se a um movimento de integração das várias entidades da freguesia designado por Comissão Social de Freguesia que pretende desenvolver projetos orientados para o apoio à comunidade. Este relatório terminará com uma reflexão crítica relativamente à evolução do trabalho desenvolvido na ação social desde 2005 até 2011.Item Acessibilidade e inclusão de alunos com necessidades especiais no Ensino Superior à distância na modalidade semi-presencial(2018) Silva, Ivanete Castro dos Santos; Sousa, Óscar Conceição de, orient.O objetivo deste estudo foi analisar como se dá o processo de Ensino à Distância (EaD) do curso de Serviço Social semi-presencial para estudantes deficientes de uma instituição de ensino superior privado, identificando desafios e possibilidades de superações no contexto da INCLUSÃO. O texto foi construído à luz da pesquisa qualitativa, envolvendo procedimentos de produção de dados que permitiram realizar inferências a respeito das informações oriundas da investigação empírica. Os dados recolhidos permitem concluir que o ensino e aprendizagem constituídos no curso semi-presencial de Serviço Social em EaD da ULBRA-Manaus/AM, particularmente, os processos e metodologias desenvolvidos junto aos alunos deficientes – permitem uma educação que democratiza saberes, fortalece aprendizagens e aproxima os pares (tanto alunos deficientes ou não / quanto os professores das diversas disciplinas). Desse modo, a pesquisa realizada permitiu inferir que, da condição de segregação, vivenciada nos primeiros tempos, passando pela integração, até chegarmos ao modelo inclusivo, muito tem se caminhado, e essas trilhas percorridas foram desenvolvidas de maneira significativa, em especial, quando se envolve nessa contextualização e processos implementados, as pessoas com deficiência, agora, protagonistas de seu tempo e história.Item Ações afirmativas : o sistema de cotas da UFPE(2012) Cadena, Igor Fontes; Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.Este trabalho teve como tema de pesquisa: Ações Afirmativas: O Sistema de Cotas da UFPE . Tendo como objetivos investigar a eficácia do bônus de 10% nas notas dos alunos oriundos de escolas públicas para o ingresso dos mesmos, por meio de vestibular, na UFPE. Para isso, observamos o número de alunos inscritos no vestibular de cada curso oferecido pela referida Universidade e os índices de alunos que procuram ser beneficiados pelo bônus em cada curso da mesma. Observamos, também, quais os cursos mais procurados pelos alunos auxiliados pelo bônus e os índices de ingressos desses alunos e quais os cursos mais frequentados pelos mesmos. A pesquisa se deu de forma quantitativa e qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados para a pesquisa qualitativa as entrevistas semiestruturadas e como instrumento de análise dos dados a análise de discurso por meio de 05 Formações Discursivas (FD): globalização, exclusão, democracia, cidadania e igualdade. Buscou-se a opinião de 10 entrevistados sobre o tema, sendo 05 aprovados no vestibular da UFPE utilizando-se do bônus de 10% em sua nota e 05 não aprovados no vestibular da UFPE mesmo utilizando-se do bônus. Constatou-se que nos vestibulares dos anos de 2010/2011 da UFPE foram aprovados, proporcionalmente, mais alunos beneficiados pelo bônus, do que alunos não beneficiados e que os alunos oriundos de escolas públicas alcançam bons índices de aprovação nos cursos que mais almejam. Evidencia-se ainda que os entrevistados apontam o déficit na qualidade de ensino das escolas públicas como o principal fator de desigualdade de concorrência.Item Administração pública e cidadania : proposta para uma governação participativa - caso Município sede de Cabinda em Angola(2021) Intya, Edny Marcos Muanda; Calazans, José Carlos, orient.Atualmente assiste-se em Angola a um distanciamento entre Administração Pública e os cidadãos gerando um impacto no que tange à implementação das políticas públicas no seio da sociedade. Administração Pública tem procedido a investimentos para a satisfação das necessidades coletivas de forma independente, cujo processo de implementação se tem traduzido numa redução gritante da interatividade entre o Estado e os particulares. É neste contexto que urge a necessidade de projetar no presente estudo uma governação participativa, visando a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos. Ao longo desta dissertação pretende-se explicar, no âmbito da governação participativa, a relação entre Administração Pública e os cidadãos, bem como, observar de que forma a proposta para uma governação participativa poderá afetar as ações da Administração Pública na execução de suas atividades e na promoção da democracia participativa local cuja tendência se pode traduzir numa importante ferramenta para assegurar a melhor forma de sobrevivência das pessoas. Tomaremos como base teórica fundamentada em autores como Freitas do Amaral, Juan Linz, Nuno Sousa, Fernando Tenório, Manuel Martins e outros. Portanto, usaremos como método de investigação, a revisão bibliográfica, a recolhe e análise de dados.Item Adolescente e ato infracional : uma investigação acerca da medida socioeducativa de internação na cidade do Recife-PE(2010) Costa, Silvana Carla Pereira da; Viana, Ivontonio Gomes de, orient.Este estudo procura avaliar a Medida Socioeducativa de Internação decretada a adolescentes autores de ato infracional na Cidade do Recife no ano de 2009. É um trabalho de grande importância para a sociedade brasileira, sobretudo, no que diz respeito ao combate à violência juvenil, à criminalidade em geral, e à construção de um mundo mais justo e solidário. Escolhemos a Cidade do Recife, Capital do Estado de Pernambuco, localizada na região Nordeste do Brasil, para ser o local da nossa pesquisa, por ser esta uma das mais violentas cidades do país. No decorrer desta pesquisa fizemos ainda uma breve análise do cenário sociológico da adolescência na Cidade do Recife. Em seguida estudamos o cenário jurídico dos adolescentes autores de ato infracional com base no Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/1990, analisando a evolução histórica do tratamento legal dispensado a estes jovens, abordando o conceito de adolescente e ato infracional, e investigando as Medidas Socioeducativas previstas na legislação brasileira, sobretudo, a Medida de Internação, pelo fato de ser a mais grave delas. Assim, além investigarmos através de dados estatísticos o quantitativo por gênero de adolescentes autores de ato infracional aos quais foram decretadas Medida de Internação, observamos os tipos de atos infracionais mais praticados. Intentamos, dessa forma, questionar a violência juvenil e o modo como a sociedade e as instituições envolvidas têm tratado a questão. Para tanto, foram realizadas entrevistas com servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo- FUNASE, entidade que trabalham diretamente com a reeducação de adolescentes autores de ato infracional submetidos à Internação na Cidade do Recife, para analisar como estão sendo aplicadas essas medidas.