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Item 1. Introdução(2017) Freitas, Rui Lomelino; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Esoterismo Ocidental constituiu-se durante as últimas décadas um indiscutível campo de conhecimento académico, fundamental para a compreensão da História das Ideias. Pode ser definido como um "padrão de pensamento" com as suas raízes na filosofia helénica, em particular o Gnosticismo, Hermetismo e Neoplatonismo.Item 10. Franco-maçonaria e Esoterismo(2017) Ventura, António Pires; Bobet, Valeria Aguiar; Camargo, Felipe; Freitas, Rui Lomelino; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoUm sistema de ritos nos quais, através da alegoria e do símbolo se procura proporcionar ao iniciado a Iluminação e uma irmandade de filósofos-construtores – este é o ideal da maçonaria que influenciou diversos desenvolvimentos científicos, culturais, políticos e sociais até aos dias de hoje.Item 100 anos de Paulo Freire: a pedagogia freiriana no ensino-aprendizagem da educação brasileira(University of Lusophone Humanities and Technology, 2021) Fratelli, Minéa Paschoaleto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem 10° Encuentro estatal de museos comunitarios y juntas vecinales de Nayarit Centro Inah Nayarit concepción, método y vinculación de la museología comunitaria(Lusofona University, 2007) Lugo, Raúl Andrés Méndez; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoLa museología comunitaria es una disciplina de las ciencias sociales que tiene como propósito fundamental desarrollar un proceso de organización comunitaria en torno a la planeación y operación de espacios educativos y culturales dedicados a la investigación, protección, conservación, valoración y difusión del patrimonio natural y cultural de una comunidad o región determinada, cuya misión es promover e instrumentar procesos de enseñanza-aprendizaje que contribuyan en el desarrollo integral para el mejoramiento de la calidad de vida de la población. La museología comunitaria se sustenta en tres conceptos básicos: 1. El Territorio; 2. El patrimonio y 3. La comunidad.Item 11. Rosacruz, Teosofia Cristã e Ciências Arcanas(2017) Mateus, Gabriel; Freitas, Rui Lomelino; de Mendonça Jr, Francisco; Bubello, Juan Pablo; Carreira, Fernando; Vieira, Otávio Santana; Lindemann, Ricardo; Macias, Enrique Santos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Theosophia cristã, que emerge no Renascimento, em contraposição ao dogmatismo teológico, procurou unir a via religiosa com a via científica, assumindo-se como Religião do Pensamento, da que falaria Giordano Bruno ao descrever o hermetismo. Foi neste contexto que se desenvolveu a astrologia, a alquimia, as ciências médicas, a magia e o estudo da natureza, profundamente influenciados pelo trabalho de Paracelso. Neste movimento a arte encontrou novos cânones de beleza, adquirindo uma dimensão simbólica, menos formal e utilitária, mas muito mais profunda. A religião tornava-se mística, individual, buscando o contacto directo e sem intermediários com o divino arquitecto. O pensamento filosófico era incitado ao questionamento e o método experimental era aplicado de forma racional. Desta miscelânea nasceram impulsos e movimentos que determinariam profundamente a História moderna e contemporânea. São conhecidos autores deste movimento, entre muitos outros, nomes como: Valentin Weigel, Heinrich Khunrath, Johann Arndt e Jacob Bohme.Item 12. New Age e o Esoterismo Ocidental(2017) Honrado, Alexandre; Casademont, Eudald Espulga; Cordovil, Daniela; Vital, Mariana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA New Age é uma corrente variegada do esoterismo contemporâneo que se espalhou supõe-se que a partir da Califórnia, nos Estados Unidos, mas tem raízes em diversas correntes. É comum entre vários investigadores a indicação de Alice Bailey como ‘inventora’ da denominação New Age e Marilyn Ferguson e Fritjof Capra são tipicamente considerados os expoentes máximos desse movimento. O termo New Age é muitas vezes associado a Era de Aquário. O holismo ocupa um lugar central na filosofia da New Age. Nessa visão tudo está interligado. É objectivo deste painel temático compreender melhor o fenómeno na sua manifestação actual e nas influências advindas da tradição esotérica ocidental.Item 1492 : implicações e impacto sobre o reino português : reflexões para um «estado da arte»(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Pinto, Paulo Mendes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA partir de um estudo de François Soyer, é nosso objectivo fazer um “estado da arte” sobre a expulsão dos judeus dos reinos de Castela e Aragão, especialmente no que respeita às principais implicações para com o reino Português. Iremos olhar para alguns dos aspectos mais significativos, tentando entender o contexto histórico, centrando a nossa atenção nas negociações entre algumas famílias judias e o monarca Português. No final, de forma comparativa, mostramos os diferentes valores indicados pelos vários autores e historiadores para este grande migração, bem como os valores,os pagamentos então necessários para as portagens.Item 2. Arte e Esoterismo Ocidental(2016) Lousa, Teresa; Ribeiro, Luís Campos; Soares, Manuela; Marivoet, Salomé; Garcia, Jorge Tomás; Rita, Dora Iva; Garcia, Inês Henriques; Peneda, João; Ventosa, Roger Ferrer; Rodrigo, Júlio Mendes; Marjorie E., Warlick; Váraljai, Anna; da Rocha, Isabel; Nunes, Mariana Bernardo; Ribeiro-Pereira, Miguel; Oliveira, Arilson; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA arte constitui, tal como muitas outras áreas do saber, um veículo de expressão e de comunicação de conhecimentos interiores, sendo considerada pela Gnosis uma das quatro colunas do conhecimento, em conjunto com a Ciência, a Filosofia e a Religião. Podemos encontrar, da Antiguidade à Contemporaneidade, em templos, pinturas, esculturas, na música e também na literatura e poesia, muitos testemunhos de como os artistas plasmaram, numa linguagem metafórica, intuições de uma ciência tendencialmente dialética. Mais do que uma via mística, a arte constitui também uma das principais manifestações culturais de um saber que, por não ser mainstream e por ter sido cunhado pejorativamente durante séculos, não pode ter uma divulgação pacífica ou ostensiva. Por isso, o esoterismo ocidental encontrou inegavelmente na arte, pelo seu caráter imagético e metafórico e não textual ou literal, um território de difusão e promoção extremamente fértil. Assim, neste Simpósio Temático gostaríamos de receber propostas que explorem a relação da arte com o esoterismo ocidental numa dupla vertente: como revelação e como divulgação de um saber hermético.Item 20 propositions a propos du dialogue islamo-chrétien (en contexte méditerranéen)(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Sidarus, Adel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEstá patente que um dos conflitos mais sangrentos e retumbantes da actualidade e, por consequência, o diálogo mais premente hoje em dia, são os que implicam as sociedades cristãs e muçulmanas. Depois de sublinhar os laços de afinidade religiosa, cultural e civilizacional que ligam o islamismo ao cristianismo, as duas religiões mais “universalistas” do planeta, o autor convida-nos a situar a presente confrontação no quadro global das relações históricas e políticas dos tempos modernos e actuais, com vista a aclarar a verdadeira natureza da questão e melhor focar os desafios imediatos do diálogo. Ele analisa assim os diferentes “choques” sofridos pelas sociedades muçulmanas, há mais de dois séculos, sob o impacto do colonialismo e da hegemonia excessiva e arrogante do Ocidente. Denuncia também a tendência a ver apenas os aspectos negativos do islão actual, fruto da conjuntura do momento, e “substancializar” os respectivos elementos. Na verdade, as regressões a que se assiste hoje devem-se às circunstâncias sócio-políticas evocadas e não se podem imputar à essência do islamismo. Para concluir, invocam-se as condições objectivas de todo o diálogo sincero: fim de todo o tipo de domínio; autocrítica; ausência de preconceitos e abertura à “memória histórica” do Outro; convívio tolerante e procura humilde dos pontos comuns; igualdade real e partilha solidária das riquezas materiais e dos recursos naturais e tecnológicos, tal como do espaço vital...Item 3. Hermetismo, Pitagorismo e Platonismo como forças motrizes do Renascimento e da Ciência Moderna(2017) Anacleto, José Manuel; Marques, José Manuel; Gonçalves, Nuno Ferreira; Ferré, Pere Sanches; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Hermetismo, o Pitagorismo e o Platonismo – parentes próximos e, em muitos casos, indestrinçáveis – ressurgiram em força na Europa na primeira metade do século XV e constituíram forças iniciadoras ou deveras influentes do Renascimento e (por estranho que a muitos possa parecer) do nascimento da Ciência Moderna. Os concílios de Florença e de Ferrara, a Academia Florentina, figuras como Plethon, Marsílio Ficino, Picco della Mirandola, Giordano Bruno, Nicolau de Cusa, Copérnico, Kepler, Galileu, Newton, Roger Bacon e Francis Bacon, Thomas Morus e Thomas Campanella, entre outros, sem esquecer os manifestos Rosacruzes, representam sinais manifestos e até evidentes disso mesmo.Item 6. Estética, simbólica e esoterismo(2017) Cavalcante, Francisco de Assis; Amorim, José Carlos de Abreu; Moraes, Suelma; Mendia, Fabio; Jimenez, Rócio Sola; Segundo, João; Ferré, Pere Sanches; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoAs manifestações simbólicas e imagéticas que têm um amplo uso no ocidente e ao mesmo tempo foram rejeitadas, utilizam-se de uma larga morfologia, símbolos, sintemas, signos, ícones, emblemas, os mesmos fornecem significação para a construção da realidade que o homem apreende a partir do século XV. Haja vista, que há uma ampla divulgação de tratados alquímicos, cabalistas, herméticos, movimento este que alcança no século XVIII uma barreira impávida do racionalismo. Desta maneira, temos aqui uma ampla e difusa produção imagética, cuja a permanência de indicadores estéticos nos permite evocar uma estetização nestes trabalhos, a partir das imagens evocadas e ilustradas que nos remetem à conceitos abstratos e alegóricos dos textos, cuja a análise dos mesmos, nos permite inseri-los no âmbito da arte. O presente simpósio visa receber trabalhos que voltem-se para os aspectos estéticos (este termo entendido de forma ampla), presentes nos múltiplos trabalhos alquímicos, herméticos, cabalistas, rosacruzes e outros do gênero, que possuam um diálogo com o esoterismo ocidental. Afim de, que possamos perceber as contribuições epistemológicas para o campo do esoterismo na estetização.Item 7. Teosofia Antiga e Moderna(2017) Lindemann, Ricardo; Anacleto, José Manuel; Marchesini, Otávio; Baptista, Erlinda Martins; Almirall, Juan; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Simpósio/Painel Temático sobre Teosofia Antiga e Moderna tem por objetivo apresentar pesquisa opcional em três subdivisões de área temática: (i) A Teosofia Antiga ocidental, conforme sua origem grega possivelmente remota em Pitágoras e Platão, ou mais recente no Neoplatonismo Alexandrino (Século III dC, significando literalmente “Sabedoria Divina”) a partir de Amônio Sacas, Plotino, Jâmbico, Proclo, Orígenes de Alexandria, entre outros, e suas possíveis correlações orientais, principalmente no Hinduísmo, Vedanta, Yoga e Budismo; (ii) A Teosofia Moderna, principalmente a partir de Blavatsky e da fundação em 17/nov./1875 da Sociedade de Teosófica (e suas derivações: Maçonaria Mista Internacional, Igreja Católica Liberal, etc.) encorajando o estudo comparativo de Religião, Filosofia e Ciência, investigando principalmente A Doutrina Secreta e suas proposições fundamentais, as Cartas dos Mahatmas, em temas como a relação entre o Absoluto, o Logos ou Deus, as Leis de Periodicidade, Reencarnação, Karma, Evolução e o Plano Divino; autores como Besant, Leadbeater, Jinarajadasa, Sri Ram, Taimni, Krishnamurti, entre outros, e em obras traduzidas por Fernando Pessoa como Ideais da Teosofia, A Voz do Silêncio, Introdução ao Yoga, etc. ; (iii) As correlações ou correspondências entre A Teosofia Antiga e a Moderna e sua possível unidade.Item A função social do património marítimo português(Edições Universitárias Lusófonas, 2009) Sancho Querol, M. Lorena; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoDuring this study, we sought to fully define the role played by Portuguese maritime heritage in today’s society. Our work covered museological themes and, in this case, the Lisbon Maritime Museum; for which we have dealt with unique historical objects, situations, persons and moments. To meet our goal, we divided the work into four parts. The first part implied studying all museological and non-museological institutions involved with maritime heritage. In the second part, we studied the history of the Lisbon Maritime Museum in detail in order to define its social role through time. In the third part, we proposed to diagnose the museum’s current situation in detail. To do so, we carried out the first survey at this institution. Lastly, and based on the respective data, we created a museological structure that will be applied to update the said project. Consequently, we may conclude that the institution under study is a real museological phenomenon, not only for the appeal of its theme, but also because of its location and the content of its exhibits. Moreover, and taking into account the various potentials in question, we have decided to update this museological scenario since, as we confirmed, we know that it could play a much more complete, interesting and broader cultural role than what has been the case until now. That’s why, our last part covers, in particular, the future.Item À procura da identidade de Heinz : um modelo de compreensão da motivação moral(2011) Ferreira, António Jorge Saraiva; Aguiar, Maria Stela, orient.As teorias psicológicas da moralidade dividem-se na conceptualização da motivação moral, o tema desta dissertação. Os modelos construtivistas, apoiados na epistemologia genética, privilegiam a cognição como factor determinante mas, as teorias que enfatizam o funcionamento individual admitem que as emoções e a identidade interferem na tendência de cada pessoa agir moralmente. Particularmente apoiados na segunda perspectiva, testámos um modelo preditor da motivação moral com três variáveis, identidade, identidade moral e integridade, todas avaliadas por medidas psicométricas, em duas amostras. A primeira era composta por 320 estudantes do 12º ano de uma escola do concelho de Lisboa, com idades compreendidas entre 18 e 20 anos (M=18,22; Dp=0,49), 108 masculinos e 194 femininos e a segunda era composta por 174 sujeitos, estudantes finalistas de cursos profissionais de uma escola do concelho de Lisboa frequentada por alunos provenientes de ambientes sociais caracterizados pelo stresse sócio-económico e familiar, e até, em bastantes casos, que já tinham participado em actos ilegais relacionados com furto, vandalismo, tráfico de drogas, e agressões, com idades compreendidas entre 18 e 22 anos (M=18,98; Dp=1,075), 104 masculinos e 70 femininos. A primeira amostra foi considerada normativa e a segunda de risco psicossocial. Para avaliar a motivação moral foi construída uma medida que incluiu dois aspectos: a consciência moral, relativa à avaliação objectiva e subjectiva que os indivíduos fazem das situações morais que através de processos de análise de conteúdo foi distinguida em três categorias exclusivas: não transgressão, transgressão relativizada e transgressão; e a autoatribuição de emoções que indica a probabilidade objectiva dos indivíduos cometerem acções morais. Foi verificada a existência de diferenças individuais em ambas as medidas da motivação moral e, também, a existência de diferenças na atribuição de emoções em função da consciência moral: os sujeitos da categoria transgressão apresentaram atribuições mais negativas do que os sujeitos de transgressão relativizada e estes, por sua vez, apresentaram atribuições mais negativas que os sujeitos da categoria não transgressão. Estes resultados confirmam o papel da identidade na motivação moral. A análise da predição confirmou que a integridade, a identidade e a identidade moral, em ordem decrescente de capacidade explicativa, constituem factores preditores tanto da consciência moral como da auto-atribuição de emoções.Item À raiz do problema do pensamento reflexivo : a aprendizagem experiencial colaborativa de KOLB em estudantes de marketing(2022) Bogas, Paulo Sérgio Ribeiro de Araújo; Estrela, Elsa Maria Bacala, orient.As intervenções pedagógicas experienciais oferecem a possibilidade de desenvolverem abordagens à aprendizagem profundas através de oportunidades de experimentação, embora grupos de estudantes sejam menos permeáveis a este tipo de abordagem. Estas intervenções carecem de caraterísticas importantes a serem valorizadas por educadores de marketing. Deste modo, o objetivo do estudo pretendeu identificar os fatores que ajudam a compreender a razão pela qual alguns educandos, após uma intervenção pedagógica, no âmbito de uma unidade curricular específica, desenvolvem uma abordagem à aprendizagem profunda e outros superficial, bem como, identificar as estratégias que melhor se adequam a cada perfil de estudante. Para tal, recorreu-se a uma intervenção pedagógica de natureza quasi-experimental, com metodologia mista. Como resultados principais aponta-se para que, perante um mesmo contexto, a resposta dos estudantes em termos de abordagens à aprendizagem pode ser descrita como: estudantes que reforçam a abordagem profunda inicial, estudantes que mantém o nível de abordagem profunda inicial e outros que mudam de uma ênfase na abordagem profunda para uma mais próxima de superficial. O resultado da investigação sugere a inclusão de atividades pedagógicas e uma didática integradora de diferentes motivações e estratégias iniciais, conducentes a uma possível adoção de abordagens profundas, uma vez que revelou diferenças estatísticas significativas na diferença nos scores da abordagem profunda/superficial e o nível experiencial percecionado e a diferença no score da abordagem profunda/superficial. Ao se ter identificado três perfis de estudantes com graus diferentes de permeabilização a uma intervenção pedagógica, sugere-se, assim, estratégias de intervenção distintas e concomitantes que permitam integrar as motivações e estratégias respetivas dos três grupos conducentes, possivelmente, à adoção de abordagens descritas como profundas, em detrimento das superficiais. A relevância/originalidade desta investigação resulta da metodologia mista a qual contribui com sugestões de atividades pedagógicas, a viva-voz, que permitem uma maior integração de estudantes com perfis distintos.Item A(s) igreja(s) face ao processo de recomposição do religioso ; práticas e representações de jovens vinculados à estrutura da Igreja Católica romana(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Leitão, Simão Pedro Cardoso; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoCom base num estudo empírico realizado entre 2001 e 2004, que incidiu sobre jovens leigos organizados formalmente na estrutura da Igreja Católica-romana e sujeitos a um processo de socialização religiosa institucional estruturado, propomo-nos discutir a incidência do processo de recomposição do religioso entre os jovens católicos praticantes no contexto português. Os resultados apontam, por um lado, para uma progressiva erosão das práticas e representações associadas à doutrina Católica-romana – o que se traduz numa heterogeneidade de posicionamentos que oscilam entre o integrismo intransigente e o progressismo radical – e por outro, verificámos que o envolvimento emocional, em detrimento do processo estruturado de formação, é neste caso o elemento central na vinculação ideológica confessional.Item O abandono da agricultura no concelho do Montijo(2014) Santana, Isidoro da Silva; Figueira, Eduardo Álvaro do Carmo, orient.O concelho de Montijo situa-se na margem sul da Área Metropolitana de Lisboa, com uma área de 348,1 km2, sendo cerca de 80% deste território agrícola e florestal. O trabalho desenvolvido, procura identificar e compreender o porquê do abandono da atividade agrícola em algumas das explorações do concelho. Para uma melhor compreensão do abandono dos sistemas produtivos das explorações agrícolas, é feita uma resenha histórica da agricultura, consequências da nossa participação na EU, onde existem um conjunto de normas impostas através da PAC até ao programa plurianual 2014-2020. Para o desenvolvimento do trabalho, é feito o enquadramento geográfico do território, uma pequena resenha histórica, uma análise demográfica do concelho e uma identificação do processo de povoamento das zonas rurais. Foram realizadas 28 entrevistas a um conjunto de indivíduos e de entidades representativas de todas as freguesias do concelho de Montijo, onde na análise dos dados se verificaram um conjunto de causas que estão a originar o abandono da agricultura em algumas explorações. A inviabilidade económica devido à pequena dimensão, a dificuldade de escoamento dos produtos, o envelhecimento de grande parte dos agricultores, a evolução dos circuitos de comercialização, a certificação dos produtos e a modernização das explorações, são problemas para as pequenas explorações. A alteração da dimensão das explorações, mais jovens na agricultura e o optar pela produção de novos produtos, podem ajudar ao desenvolvimento rural, aumentando o rendimento dos agricultores. A importância da organização dos agricultores, em associações, criando assim, a escala necessária para dar resposta às novas exigências do mercado, aproveitando os fundos comunitários disponíveis.Item Abandono escolar em Moçambique : políticas educativas, cultura local e práticas escolares(2016) Mucopela, Virgílio Mairosse; Sousa, Óscar Conceição de, orient.O presente estudo tem como objetivo entender o fenómeno do abandono escolar na sociedade makua no distrito de Malema - Moçambique, em locais não urbanizados e com cultura local marcante. O estudo é de âmbito provincial, com destaque para o caso do distrito de Malema, teve uma perspectiva de pesquisa qualitativa e interpretativa, embora tenha incorporado alguma análise quantitativa a partir das estatísticas oficiais do sector de educação e dos dados do questionário aplicado aos alunos. A questão de partida foi formulada nos seguintes termos: Quais as causas do Abandono Escolar dos alunos e das alunas do EP2 no distrito de Malema - província de Nampula? O estudo inquiriu um total de 143 sujeitos, entre os entrevistados e os que reponderam o questionário, sendo de diferentes categorias socioprofissionais. Figuram entre os sujeitos - diretores e funcionários de educação de níveis provincial, distrital e escolar; professores, pais e encarregados de educação, líderes comunitários e alunos do EP2 das escolas abrangidas pelo território palco do estudo. Do ponto de vista teórico-conceitual, o abandono escolar no Ensino Primário foi analisado com fundamento nas teorias Socioinstitucional, do Handicap sociocultural e dos Dotes individuais entendido por nós como adequadas para a compreensão do fenómeno em estudo. Em geral, as principais conclusões do estudo consideram que a falta de escolas do EPC em muitas localidades do distrito de Malema é a causa principal da não conclusão do ensino obrigatório nas zonas rurais, mencionada pelos pais encarregados de educação e líderes comunitários entrevistados. No que diz respeito às práticas escolares, concluiu-se que o método do ensino centrado no aluno é praticado de forma deficiente. No capítulo da cultura local da sociedade macua, concluiu-se que a questão do abandono escolar nas zonas rurais do distrito de Malema não tem nada a ver com o sistema matrilinear dessa sociedade. O fenómeno dos casamentos prematuros apresenta-se inscrito na sociedade moçambicana de forma profunda e deveras generalizada, cuja mitigação e eliminação exige do Estado uma intervenção forte e generalizada, tendo em consideração os fatores que propiciam a sua efetivação.Item Uma abordagem ao património baleeiro como inspiração para práticas criativas em Educação Visual(2022) Moniz, Carina Adriana da Silva; Vasconcelos, Maria Constança, orient.Este trabalho de pesquisa, desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada, na disciplina de Educação Visual de uma turma de 9º ano, relaciona-se com o património cultural imaterial, mais especificamente o património baleeiro dos Açores e a arte do scrimshaw. A baleação determinou um período marcante na vida de muitas famílias nas ilhas açorianas, principalmente no Faial e no Pico. Embora atualmente extinta, os museus mantêm vivas essas memórias que moldam a identidade do povo açoriano. Esta temática foi escolhida com o intuito de preencher lacunas observadas em sala de aula, no que se referia ao conhecimento dos alunos do seu património cultural regional, tentando despertar a sua curiosidade, contribuir para o reforço da sua identidade, ao mesmo tempo que se estimulava a criatividade através de atividades propostas no âmbito das artes visuais e do currículo em vigor. Para além da contribuição para o conhecimento da riqueza e importância do património local e sua preservação, pretendeu-se igualmente reforçar as ligações à comunidade mobilizando o poder educativo e relacional que as artes podem proporcionar. Através da metodologia de investigação-ação utilizada, foi possível realizar uma constante procura, observação e reflexão das atividades propostas e dos resultados obtidos pelos alunos. Reforçamos neste trabalho a capacidade das artes visuais de incorporar e tratar temas de interesse social e cultural e proporcionar a interdisciplinaridade. Constatou-se que quando os alunos se aproximam e conhecem as diferentes realidades patrimoniais locais através de projetos artísticos, ganham espírito de pertença, maior cuidado e vontade de preservar algo que é deles.Item Abordagem dos livros didáticos de língua inglesa sob a ótica da interculturalidade(2015) Feliciano, Mariana Carolina Ferreira; Duarte, José Bernardino, orient.Esta pesquisa tem como finalidade analisar os aspetos interculturais em uma coleção de livros didáticos de Língua Inglesa, desenvolvida para acatar os critérios do PNLD. Para isso, utilizamos o conceito de interculturalidade (Fleuri, 2005) e a noção de educação intercultural proposta por Candau (2008). Este trabalho insere-se em um cenário em que a Língua Inglesa apresenta um número cada vez maior de falantes, nas mais diferentes partes do mundo, o que nos faz pensar sobre o impacto dessa língua na produção e na qualidade desses materiais didáticos. Amparamo-nos em uma metodologia qualitativa, utilizamos a Análise do discurso (Orlandi, 2009), abarcando duas etapas. A primeira refere-se à análise das entrevistas proferidas pelos professores e a segunda consiste na análise da coleção em foco com o objetivo de perceber o tratamento dados aos aspetos interculturais. Em meio, a essas discussões, o nosso estudo aponta: a coleção apresenta referências culturais, mas que se apresentam de forma incipiente em alguns aspetos interculturais. Dessa maneira, se faz necessário que o docente planeje e adeque as próprias metodologias de acordo com a realidade do educando, tornando a utilização do livro didático um processo contínuo de reflexão e (re)construção do conhecimento.