ULusófona - Centro Universitário de Lisboa
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer ULusófona - Centro Universitário de Lisboa por título
A mostrar 1 - 20 de 9009
Resultados por página
Opções de ordenação
Item 1. Introdução(2017) Freitas,Rui Lomelino; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Esoterismo Ocidental constituiu-se durante as últimas décadas um indiscutível campo de conhecimento académico, fundamental para a compreensão da História das Ideias. Pode ser definido como um "padrão de pensamento" com as suas raízes na filosofia helénica, em particular o Gnosticismo, Hermetismo e Neoplatonismo.Item 10. Franco-maçonaria e Esoterismo(2017) Ventura, António Pires; Bobet, Valeria Aguiar; Camargo, Felipe; Freitas, Rui Lomelino; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoUm sistema de ritos nos quais, através da alegoria e do símbolo se procura proporcionar ao iniciado a Iluminação e uma irmandade de filósofos-construtores – este é o ideal da maçonaria que influenciou diversos desenvolvimentos científicos, culturais, políticos e sociais até aos dias de hoje.Item 100 anos de Paulo Freire: a pedagogia freiriana no ensino-aprendizagem da educação brasileira(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Fratelli, Minéa Paschoaleto; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoItem 10° Encuentro estatal de museos comunitarios y juntas vecinales de Nayarit Centro Inah Nayarit concepción, método y vinculación de la museología comunitaria(Lusofona University, 2007) Lugo, Raúl Andrés Méndez; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoLa museología comunitaria es una disciplina de las ciencias sociales que tiene como propósito fundamental desarrollar un proceso de organización comunitaria en torno a la planeación y operación de espacios educativos y culturales dedicados a la investigación, protección, conservación, valoración y difusión del patrimonio natural y cultural de una comunidad o región determinada, cuya misión es promover e instrumentar procesos de enseñanza-aprendizaje que contribuyan en el desarrollo integral para el mejoramiento de la calidad de vida de la población. La museología comunitaria se sustenta en tres conceptos básicos: 1. El Territorio; 2. El patrimonio y 3. La comunidad.Item O 11 de Setembro como mega-acontecimento: um desafio à globalização(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Claudia, Alvares; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoDefende-se, neste texto, que o 11 de Setembro põe em causa os parâmetros de definição tradicional de «acontecimento mediático», revelando uma função simultaneamente integradora e desagregadora. Ao mesmo tempo que serviu para consolidar um comunitarismo ocidental definido em relação a uma alteridade islâmica ameaçadora, também enfatizou a existência de fissuras numa globalização não homogénea, deixando em aberto divisões acentuadas entre centro e periferia. A especificidade do 11 de Setembro prende-se ainda com o facto desse acontecimento ter sido produzido para os media por aqueles que pretendiam desafiar o sistema de globalização de que os media fazem parte. Assim, este mega acontecimento adquire conotações particularmente perversas, pois o ritual ao qual deu origem foi, em parte, ditado pelo ‘outro’, com o intuito de utilizar os media como espaço público de contestação, combate e confronto em tempo real.Item 11. Rosacruz, Teosofia Cristã e Ciências Arcanas(2017) Mateus,Gabriel; Freitas,Rui Lomelino; de Mendonça Jr,Francisco; Bubello,Juan Pablo; Carreira,Fernando; Vieira,Otávio Santana; Lindemann,Ricardo; Macias,Enrique Santos; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA Theosophia cristã, que emerge no Renascimento, em contraposição ao dogmatismo teológico, procurou unir a via religiosa com a via científica, assumindo-se como Religião do Pensamento, da que falaria Giordano Bruno ao descrever o hermetismo. Foi neste contexto que se desenvolveu a astrologia, a alquimia, as ciências médicas, a magia e o estudo da natureza, profundamente influenciados pelo trabalho de Paracelso. Neste movimento a arte encontrou novos cânones de beleza, adquirindo uma dimensão simbólica, menos formal e utilitária, mas muito mais profunda. A religião tornava-se mística, individual, buscando o contacto directo e sem intermediários com o divino arquitecto. O pensamento filosófico era incitado ao questionamento e o método experimental era aplicado de forma racional. Desta miscelânea nasceram impulsos e movimentos que determinariam profundamente a História moderna e contemporânea. São conhecidos autores deste movimento, entre muitos outros, nomes como: Valentin Weigel, Heinrich Khunrath, Johann Arndt e Jacob Bohme.Item 12. New Age e o Esoterismo Ocidental(2017) Honrado,Alexandre; Casademont,Eudald Espulga; Cordovil,Daniela; Vital,Mariana; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA New Age é uma corrente variegada do esoterismo contemporâneo que se espalhou supõe-se que a partir da Califórnia, nos Estados Unidos, mas tem raízes em diversas correntes. É comum entre vários investigadores a indicação de Alice Bailey como ‘inventora’ da denominação New Age e Marilyn Ferguson e Fritjof Capra são tipicamente considerados os expoentes máximos desse movimento. O termo New Age é muitas vezes associado a Era de Aquário. O holismo ocupa um lugar central na filosofia da New Age. Nessa visão tudo está interligado. É objectivo deste painel temático compreender melhor o fenómeno na sua manifestação actual e nas influências advindas da tradição esotérica ocidental.Item 1492 : implicações e impacto sobre o reino português : reflexões para um «estado da arte»(Edições Universitárias Lusófonas, 2013) Pinto, Paulo Mendes; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA partir de um estudo de François Soyer, é nosso objectivo fazer um “estado da arte” sobre a expulsão dos judeus dos reinos de Castela e Aragão, especialmente no que respeita às principais implicações para com o reino Português. Iremos olhar para alguns dos aspectos mais significativos, tentando entender o contexto histórico, centrando a nossa atenção nas negociações entre algumas famílias judias e o monarca Português. No final, de forma comparativa, mostramos os diferentes valores indicados pelos vários autores e historiadores para este grande migração, bem como os valores,os pagamentos então necessários para as portagens.Item O 18 de janeiro de 1934 na Marinha Grande : a imprensa local na (re)construção do mito(2018) Ferreira, António José Lopes; Ferreira, Nuno Estêvão, orient.Em 18 de janeiro de 1934 eclodiu em várias localidades de Portugal, nomeadamente na então vila da Marinha Grande, hoje cidade com cerca de 40 mil habitantes, um movimento insurrecional que pretendia derrubar o Estado Novo e, dessa forma, abolir a legislação que pretendia condicionar o sindicalismo livre. A ação revolucionária do operariado português, intentada fundamentalmente por anarco-sindicalistas e comunistas, unidos numa Frente Única, foi «esmagada» por Salazar, sem grandes dificuldades. O homem que liderou Portugal com «mão-de-ferro» até 1968 aproveitou a oportunidade para usar habilmente a imprensa escrita e, assim, passar ao povo a mensagem que mais lhe interessava, ou seja, permitiu que os jornais de referência à época publicassem as ações que contribuíram para desestabilizar a ordem pública, designadamente atentados bombistas, cortes de linhas férreas e interrupção de energia elétrica. Se por um lado o novo regime autoritário utilizou engenhosamente a comunicação, em contraponto esta foi uma das falhas dos revoltosos que conceberam e promoveram a ação insurrecional, uma das mais duras derrotas do movimento operário português. Oito décadas após o 18 de Janeiro de 1934 na Marinha Grande, continua muito por esclarecer. Esta tese visa observar as representações do movimento insurrecional na imprensa regional e local do distrito de Leiria (O Mensageiro, A Voz do Domingo, Região de Leiria, Jornal da Marinha Grande, O Correio, Jornal da Marinha Grande e Jornal de Leiria - 1934- 1984), verificando-se de que forma o conteúdo político da ação foi plasmado no papel, desde logo entre a ditadura e a democracia, presumindo-se que existem diferenças significativas, devido à presença permanente do censor durante os anos em que perdurou em Portugal o Estado Novo. Há ainda a ter em conta a dimensão como a efeméride foi comemorada e as apropriações que foram sendo feitas ao longo dos anos, designadamente pelo Partido Comunista Português, ou melhor, pelos seus dirigentes, bem como as controvérsias que daí resultaram.Item 2. Arte e Esoterismo Ocidental(2016) Lousa, Teresa; Ribeiro, Luís Campos; Soares, Manuela; Marivoet, Salomé; Garcia, Jorge Tomás; Rita, Dora Iva; Garcia, Inês Henriques; Peneda, João; Ventosa, Roger Ferrer; Rodrigo, Júlio Mendes; Marjorie E., Warlick; Váraljai, Anna; da Rocha, Isabel; Nunes, Mariana Bernardo; Ribeiro-Pereira, Miguel; Oliveira, Arilson; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoA arte constitui, tal como muitas outras áreas do saber, um veículo de expressão e de comunicação de conhecimentos interiores, sendo considerada pela Gnosis uma das quatro colunas do conhecimento, em conjunto com a Ciência, a Filosofia e a Religião. Podemos encontrar, da Antiguidade à Contemporaneidade, em templos, pinturas, esculturas, na música e também na literatura e poesia, muitos testemunhos de como os artistas plasmaram, numa linguagem metafórica, intuições de uma ciência tendencialmente dialética. Mais do que uma via mística, a arte constitui também uma das principais manifestações culturais de um saber que, por não ser mainstream e por ter sido cunhado pejorativamente durante séculos, não pode ter uma divulgação pacífica ou ostensiva. Por isso, o esoterismo ocidental encontrou inegavelmente na arte, pelo seu caráter imagético e metafórico e não textual ou literal, um território de difusão e promoção extremamente fértil. Assim, neste Simpósio Temático gostaríamos de receber propostas que explorem a relação da arte com o esoterismo ocidental numa dupla vertente: como revelação e como divulgação de um saber hermético.Item 20 propositions a propos du dialogue islamo-chrétien (en contexte méditerranéen)(Edições Universitárias Lusófonas, 2005) Sidarus, Adel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEstá patente que um dos conflitos mais sangrentos e retumbantes da actualidade e, por consequência, o diálogo mais premente hoje em dia, são os que implicam as sociedades cristãs e muçulmanas. Depois de sublinhar os laços de afinidade religiosa, cultural e civilizacional que ligam o islamismo ao cristianismo, as duas religiões mais “universalistas” do planeta, o autor convida-nos a situar a presente confrontação no quadro global das relações históricas e políticas dos tempos modernos e actuais, com vista a aclarar a verdadeira natureza da questão e melhor focar os desafios imediatos do diálogo. Ele analisa assim os diferentes “choques” sofridos pelas sociedades muçulmanas, há mais de dois séculos, sob o impacto do colonialismo e da hegemonia excessiva e arrogante do Ocidente. Denuncia também a tendência a ver apenas os aspectos negativos do islão actual, fruto da conjuntura do momento, e “substancializar” os respectivos elementos. Na verdade, as regressões a que se assiste hoje devem-se às circunstâncias sócio-políticas evocadas e não se podem imputar à essência do islamismo. Para concluir, invocam-se as condições objectivas de todo o diálogo sincero: fim de todo o tipo de domínio; autocrítica; ausência de preconceitos e abertura à “memória histórica” do Outro; convívio tolerante e procura humilde dos pontos comuns; igualdade real e partilha solidária das riquezas materiais e dos recursos naturais e tecnológicos, tal como do espaço vital...Item 2007-2026 Global market forecast : Airbus(Edições Universitárias Lusófonas, 2007) Airbus; Escola de Ciências Económicas e das OrganizaçõesItem 20ª edição da quinzena de dança de Almada uma análise dos públicos dos espetáculos de dança(2013) Lopes, Maria João Gomes; Neves, José Soares da Silva, orient.Na presente dissertação de mestrado procurou-se caracterizar o público da dança contemporânea e analisar as suas práticas culturais. Para tal, foi selecionado como objeto de estudo, a Plataforma Coreográfica Internacional da 20ª edição da Quinzena de Dança de Almada - Contemporary Dance Festival (QDA) realizada entre 22 de Setembro e 7 de Outubro de 2012, com organização da Companhia de Dança de Almada (CDAlmada). Este evento cultural é um espaço de apresentação e promoção da dança, oferecendo ao público um conjunto de rúbricas representativas da dança contemporânea nacional e internacional. Além dos espetáculos, o festival abrange outras atividades relacionadas com a dança, como workshops, exposições, encontros, vídeodança e debates. Incluída na QDA, a criação de uma Plataforma Coreográfica Internacional abriu o evento à participação de companhias e criadores independentes de dança contemporânea de todo o mundo, tornando-se num importante ponto de encontro para coreógrafos e bailarinos. Foi utilizada uma metodologia quantitativa. Para este fim, construiu-se e aplicou-se um questionário autoadministrado aos espetadores da Plataforma Coreográfica Internacional da 20ª edição da Quinzena de Dança de Almada entre os dias 4 e 7 de Outubro de 2012 nos locais de realização dos espetáculos, Almada (Teatro Municipal e Auditório Fernando Lopes Graça), Lisboa (Centro Cultural de Belém – Black Box) e Sesimbra (Cineteatro Municipal João Mota). Para além deste inquérito, foi ainda realizada uma entrevista conjunta à coordenadora e à diretora artística do festival, Professora Maria Franco e a Professora Doutora Ana Macara, com vista a compreender as estratégias de programação e a relação com os públicos. Após a análise dos dados recolhidos, conclui-se que o público da QDA segue em termos gerais as características sociais dos públicos da dança. É maioritariamente feminino, relativamente jovem, solteiro, altamente qualificado (ensino superior e pós-graduação), trabalhador por conta de outrem, com atividade profissional nas profissões intelectuais e científicas e com práticas culturais frequentes. Reside em Almada mas também noutros concelhos, Salienta-se que a ida aos espetáculos da QDA é feita em família e também com amigos, sendo também estes o principal vetor de informação influenciando a sua participação no festival. Destaca-se o gosto por assistir a espetáculos de dança e o fato de ser um espetáculo da QDA, as principais razões apontadas para assistir aos espetáculos de dança. Relativamente à tipologia de relação com a QDA é um público na sua maioria iniciadoItem 24 February 2022 : for a geocinematic use of found images(Lusofona University, 2023) Barata, Hugo; Alves, Júlio; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoUnderlying the idea of precarity and the moving image, this paper describes the and theorizes about the original artwork 24TH FEBRUARY 2022 as a video-installation interconnected with the concepts of precarity in production, circulation, and participation in media culture today, this art-based research artwork tries to underpin the very nature of found material as a gateway from the public to the private, commenting on the spectacle of mass media images and also the production of “anarchival” gestures through which its possible to research a specific historic event. Included in a research project entitled FrameScapes that the authors are undergoing at this time, this research outcome relates to the war that Russia brought again to the gates of Europe when it invaded the Ukrainian territory, and also to the conflict in real-time - live action we could call it - in a way we haven’t seen since Desert Storm back in 1991. A continuous feed of videos and photographs in an era of multi-screen distraction and tiktokian dystopias, artists and creatives have the upper hand in constructing from scratch, just like the cubists would glue together a piece of old newspaper and a matchbox to paint a still-life. The precarious nature of found material to make art is present since the first vanguard movements, from Picasso to Duchamp. Through the arts, we’ve been always confronted with gestures of appropriation, quotation, found-footage, archival art, collage or the ready-made, all of these related to meager images. From Marcel Duchamp to Kurt Schwitters, from Douglas Gordon to Christian Marclay, artists have always looked into the metaphor of the precarious as a recontextualization and remediation of image and sound. The artwork 24TH FEBRUARY 2022 is an exploratory artwork about the world-as-camera-screen, responding critically and creatively to different structures of the social, economic and political contexts in today’s art research practice that deals with found materials. The phenomenon of a tele-visual structure presupposes different atopic tele-communities, built under the aegis of tele-presence and tele-objectivity – a dissolution of real space, that embraces geocinematics as a strong narrative contemporary structure, constructed with and bound by precarious images – images that are consistent with a tangible structure of the Real.Item 3-D: Realist Illusion or Perception Confusion? : The Technological Image as a Space for Play(Edições Universitárias Lusófonas, 2021) Gunning, Tom; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoThis paper seeks to explore the ambiguities of the devices of stereoscopic imagery both moving and still. Since the invention of the stereoscope there has been the claim that stereoscopic images gave a more complete representation of their objects by adding an appearance of three-dimensionality. However, it has also been acknowledged that stereoscopy creates merely an optical illusion of three-dimensionality, one which presents its own perceptual ambiguities. Moving from the issues raised by Jonathan Crary in his discussion of stereoscopy in The Techniques of the Observer to the history 3-D films, this paper explores how the tension between an illusionist approach of fooling the senses into believing an image and an outright challenge to representation which fosters the contradictions of stereoscopic images has made 3-D a dynamic aesthetic form. I will discuss both commercial films, such as the late Transformers series, as well as avant-garde works by Ken Jacob and The OpenEnded Group (Marc Downie and Paul Kaiser).Item 3. Hermetismo, Pitagorismo e Platonismo como forças motrizes do Renascimento e da Ciência Moderna(2017) Anacleto, José Manuel; Marques, José Manuel; Gonçalves, Nuno Ferreira; Ferré, Pere Sanches; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoO Hermetismo, o Pitagorismo e o Platonismo – parentes próximos e, em muitos casos, indestrinçáveis – ressurgiram em força na Europa na primeira metade do século XV e constituíram forças iniciadoras ou deveras influentes do Renascimento e (por estranho que a muitos possa parecer) do nascimento da Ciência Moderna. Os concílios de Florença e de Ferrara, a Academia Florentina, figuras como Plethon, Marsílio Ficino, Picco della Mirandola, Giordano Bruno, Nicolau de Cusa, Copérnico, Kepler, Galileu, Newton, Roger Bacon e Francis Bacon, Thomas Morus e Thomas Campanella, entre outros, sem esquecer os manifestos Rosacruzes, representam sinais manifestos e até evidentes disso mesmo.Item 3D negative space beyond stereoscopy(Edições Universitárias Lusófonas, 2017) Parmeggiani,Paolo; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoThis paper investigates the relationship between photography, stereoviews and visual icons in Venice, and proposes an experimental video that integrates stereoscopic representations with ambient sounds. The article opens with a historical analysis of the stereoviews made in Venice, highlighting the repertoire of subjects, technology and stylistic choices adopted by the most relevant photographers of the late nineteenth century. The second section proposes an experimental project that attempts to replace the Venetian iconic touristic photographs and stereoviews. The aim is to investigate how to help the viewer focus on depth and negative spaces in a virtual space by walking him/her through different parts of the urban layout. The author discusses which of the main features are adopted to create an immersive experience through a digital combination of stereoscopic photography and binaural ambient sounds. The result indicates that it is possible to capture the essence of the 3D experience of a typical touristic sightseeing tour by applying specific digital transformations to a stereoscopic kinematic flow.Item 3x3D – a sobreposição de imagens volumétricas como investigação estética do potencial da montagem(Edições Universitárias Lusófonas, 2019) Pereira, Fabiano; Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da InformaçãoA sobreposição de imagens é um recurso de montagem utilizado desde os primórdios do cinema, quase sempre pouco reconhecido como efeito de verossimilhança. No filme 3x3D (França/Portugal, 2013), vários tipos de sobreposição que evidenciam esse estilo de montagem são empregues e, mais atipicamente ainda, somados ao efeito 3D. O intuito deste artigo é investigar a eventual originalidade deste procedimento, tanto a sua forma como o conceito, a partir de um levantamento da produção cinematográfica em 3D ficcional filmado – excluindo-se, portanto, as animações –, o pré-cinema e os cinemas experimental e expandido. A análise deve indicar como a montagem do filme acrescenta complexidade tanto à construção perceptível de imagens sobrepostas, quanto à imagem fílmica tridimensional. Assim, pode-se observar a relação do 3D nas imagens audiovisuais contemporâneas e estimar a sua possível evolução.Item 40 anos do Código Penal(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Palma, Maria Fernanda; Faculdade de DireitoItem 40 anos do Código Penal : apontamentos sobre o princípio da legalidade penal na jurisprudência do Tribunal Constitucional(Edições Universitárias Lusófonas, 2022) Caupers,João; Costa,Joana Fernandes; Faculdade de Direito